Biocombustíveis - A "Batalha" de Gigantes

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
jjoel
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta fev 16, 2006 11:14 am

Biocombustíveis - A "Batalha" de Gigantes

Mensagem por jjoel »

o primeiro sinal que esta "batalha" está para começar surge do outro lado do atlântico. a opep do bioetanol nunca esteve tão perto!
durante anos o bioetanol, tem sido usado em larga escala como combustível renovável e limpo. enquanto apenas o brasil o utilizava em massa, nada de novo vinha ao mundo.
a europa apregoa aos sete ventos a sua nobre vontade de os utilizar maciçamente. o japão, a austrália e inclusivamente a china têm-se agitado na utilização dos biocombustíveis como forma de reduzir dependências, tanto energéticas como ambientais.
mas os eua paulatinamente, foram galgando terreno na produção de biocombustiveis. não ratificam o protocolo de quioto. após tornarem-se os maiores produtores de bioetanol do mundo, deixando-se de campanhas propagandistas, iniciam o seu périplo de negociações com vista à organização mundial do mercado do álcool, veja-se o tema central do seu presidente na recente visita pela américa latina.
o tema revestiu-se de tal importância, que nem o enorme déficit de popularidade e amizade que goza o presidente dos estados unidos naquelas bandas, foi capaz de abafar o relevo que terão os fornecedores de energias renováveis e limpas num futuro próximo.
bastou aos estados unidos fazerem breves alusões ao uso de biocombustíveis para fazer disparar o preço das "commodities" nos mercados internacionais.
uma pseudo guerra instalou-se. os utilizadores tradicionais das "commodities", habituados a driblar o mercado e os consumidores a seu belo prazer, da noite para o dia, esbarraram com uma barreira à primeira vista intransponível. surgem as primeiras vozes detractoras. buscam desesperadamente aliados. mas a verdadeira "guerra" ainda não começou.
há cerca de um ano ninguém questionava os artigos de especialistas anunciando, a curto prazo, o preço do petróleo a $100/barril. hoje podemos questionar - até onde, os biocombustíveis, deixarão ir o preço do petróleo. a batalha de gigantes está para começar!

in g-sat forum

inté
jjoel


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

os bio combustiveis não têm força para lutar com o petroleo. têm uma produção limitada face á procura. e mesmo que houvesse era só uma questão de tempo para acontecer o mesmo que aconteceu no brasil com o etanol. assim que falte os preços disparam...
mas que é uma boa arma, é...

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”