Óleo de girassol pode abastecer carros e casas

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Óleo de girassol pode abastecer carros e casas

Mensagem por Tó Miguel »

cientistas britânicos afirmam ter descoberto uma nova forma de abastecer carros e casas. trata-se de um óleo de girassol, normalmente utilizado para cozinhados

durante uma apresentação feita aos membros da american chemical society, na filadélfia, investigadores universitários afirmam que este popular óleo vegetal pode facilmente ser usado para fazer hidrogénio, necessário para desenvolver células de combustível, uma promissora fonte de energia alternativa. para tal apenas se teria de recorrer ao óleo, ar e vapor de água.
o objectivo é conseguir que o hidrogénio, considerado por muitos o combustível do futuro - já que produz electricidade sem emissões danosas ao meio ambiente, possa ser utilizado tanto em motores de automóveis como noutros instrumentos, como baterias e lanternas.
a maioria dos métodos de produção de hidrogénio envolve o uso de petróleo ou gás e, cada um deles, criam diversos problemas ecológicos. segundo os investigadores britânicos, para além deste método não afectar o ambiente, pode trazer imensas vantagens a nível de custos.
os cientistas ingleses acreditam ainda que as células de combustível podem tornar-se indispensáveis na produção de combustível não poluente, substituindo assim fontes extremamente caras como o petróleo. da mesma forma, os ambientalistas afirmam que o investimento na tecnologia das células de combustível pode provocar incríveis alterações na poluição do ar.
muitos países estão já a usar este método; no entanto há alguns factores que estão a limitar o seu crescimento. se por si só o hidrogénio é uma excelente opção de combustível "limpo", há um grande problema a ser vencido para se chegar até ele. até agora, a grande maioria dos métodos de produção do hidrogénio resultam em algum tipo de poluição, com emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogénio, por exemplo. o sistema de dois catalisadores criado pelos investigadores britânicos está a tentar resolver o problema. no entanto, ainda devem demorar alguns 10 a 20 anos até que este método seja utilizado na totalidade.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”