Ajudas para culturas energéticas vão ser reduzidas

Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Ajudas para culturas energéticas vão ser reduzidas

Mensagem por luimio »

ajudas para culturas energéticas vão ser reduzidas
18.10.2007
ana fernandes

como a europa já plantou 2,84 milhões de hectares de culturas energéticas, ultrapassando assim o limite da superfície elegível para os apoios comunitários, as ajudas vão ser reduzidas para 70 por cento em 2007.

a proposta foi apresentada pela comissão europeia e aprovada na quarta-feira pelo comité de gestão dos pagamentos directos. até aos dois milhões de hectares no total do espaço da união, os agricultores podem receber 45 euros por hectare “desde que celebrem um contrato com o colector ou o primeiro transformador, a fim de assegurar que as culturas serão utilizadas para a transformação nos produtos energéticos em questão”, explica a comissão.

mas ao ser excedida essa superfície, o que veio a acontecer, as ajudas começam a ser reduzidas de forma a não se ultrapassar o orçamento previsto de 90 milhões de euros, que este ano será totalmente utilizado pela primeira vez. por esta razão, este ano os agricultores vão receber 70 por cento das ajudas.

"este pagamento tem sido muito útil para incentivar o sector europeu dos biocombustíveis", afirmou mariann fischer boel, comissária responsável pela agricultura e desenvolvimento rural, citada num comunicado da comissão. "mas quando avaliarmos no próximo mês o estado de saúde da política agrícola comum, teremos de perguntar se ainda é necessário. dispomos agora de um objectivo vinculativo para os biocombustíveis e de um mercado florescente".

a ajuda às culturas energéticas data de 2003 e destina-se a apoiar os agricultores que apostem na produção de biocombustíveis e de energia eléctrica e térmica produzida a partir da biomassa. a aplicação do regime teve início em 2004, quando a superfície abrangida totalizava 0,31 milhões de hectares. a superfície aumentou nos dois anos seguintes: 0,57 milhões de hectares em 2005 e 1,23 milhões de hectares em 2006, duplicando neste ano.

Imagem
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1307934

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”