Página 1 de 1

Biodigestores.

Enviado: domingo mar 25, 2007 11:53 pm
por Ferra
o que me têem a dizer sobre biodigestores e o aproveitamento da biomassa para produção de metano para consumo caseiro. (esquentadores por exemplo pq para o fogão é demasiado mal cheiroso e a maria chateava-se)

Enviado: segunda mar 26, 2007 12:46 am
por escalavardo
é tudo uma questão de problemas de armazenamento do metano e também da queima. mas já existem uns biodigestores caseiros, de proporções razoáveis.

Enviado: segunda mar 26, 2007 5:36 pm
por Ferra
quanto ao armazenamento penso ter o problema facilmente resolvido. agora o que não sei é se são rentaveis para uma casa. por exemplo, com os residuos produzidos por 3 pessoas é possivel produzir metano para o consumo normal dessas 3 pessoas? se não, há alguma maneira razoável e facil de conseguir ser auto-suficiente?
è que não pretendia abrir uma pocilga ou um aviário...

Enviado: segunda mar 26, 2007 10:42 pm
por escalavardo
epá, sabia de uma empresa que comercializava biodigestores "domésticos", mas já perdi o endereço..

mas é fácil de fazer um.. basta arranjares uma cuba estanque, que não permita a passagem de ar, metes os residuos orgânicos lá dentro, metes água e uma pequena percentagem de metanol, até cobrir os residuos (de preferência até acima) e arranjas uma passagem da cuba, para um recipiente que armazene o metano (esse recipiente pode ser um balão daqueles das bombas eléctricas de puxar água, que depois de ter alguma pressão deverá o metano ser transferido para outro recipiente do género um compressor..).

problemas logo à partida:

1-garantir a estanquicidade do sistema, no que diz respeito a trocas gasosas.

2-fazer o processo arrancar (se não "semeares" umas bactérias, até se formar uma colónia capaz de digerir os resíduos pode demorar até 1 ano)

3-se pretendes ter um processo continuo e gastar muito gás, então tens mesmo de ter uma pocilga, pois só os restos de comida não chegarão para uma produção regular de metano.

quanto aos cheiros, se houverem, é porque o sistema não é estanque e existem trocas gasosas...

perigos:

1-perigo de explosão do sistema se não garantires periodicamente um "alivio" do reservatório intermédio (balão).

2-não te aconselho a fumar perto do sistema.

3-perigo bacteriológico, pois se o teu sistema funcionar e ser um sucesso, significa que colónias de bactérias, de diferentes tipos, se terão instalado no biodigestor e arredores.

Enviado: segunda mar 26, 2007 10:59 pm
por Ferra
pensava que era possivel produzir gaz suficiente para o abastecimento normal de casa...
sendo assim tenho de por esta ideia de lado...
obrigado.
abraço

Enviado: segunda mar 26, 2007 11:03 pm
por orbis
e o gás obtido não é puro. normalmente tem uma elevada percentagem de dióxido de carbono porque a ausência total de oxigénio é difícil de conseguir.

Enviado: terça mar 27, 2007 6:12 pm
por Ferra
sim eu sei. o volume de co2 ronda os 45/55%. se o volume fosse muito isso dava para compensar. mas como parece que quando aplicado a uma casa o volume de gaz é pouco não vale a pena...
abraço

Enviado: terça mar 27, 2007 10:13 pm
por ventoinhas
quanto à vabilidade do consumo caseiro do metano era so uma questao de se informar como fazem os asiaticos que utilizam o sistema depois de decadas e aparentemente nao se ve noticias de esplusoes de maior quanto as fugas ou producoes mal elaboradas de metano ai quidado ^pois apatrentemente é o gas mais provocador do buraco atomosférico mesmo muito acimo do gas carbonico a ideia ideal seria recoltar os gazes estraidos de todos os animais terrestres inventar o(recoltapeidos)

Enviado: quinta mar 29, 2007 11:08 pm
por Ferra

e produzir energia com eles