Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Responder

Autor do tópico
samuelcorças
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 27, 2012 9:00 pm

Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por samuelcorças »

Boas amigos
fiz uma instalação de aquecimento central aos meus pais com um fogão a lenha Hergom para aquecer 9 radiadores com um total de 64 elementos e um radiador toalheiro. Depois de toda a instalação concluída com um vaso de expansão em aberto de 25 litros, a tubagem desde o fogão até ao vaso de expansão é de 22 milimetros em cobre. Quando fiz o enchimento do sistema e liguei o fogão a água quente em vez de circular para a tubagem dos radiadores, esta sobe e sai no vaso de expansão e circula entre fogão e vaso, a tubagem quando sai do fogão deriva para baixo(alimentando os radiadores estes estão quase todos abaixo do nivel do fogão) ou seja a água quente sobe para o vaso em vez de ir direcção ao radiadores.
Como posso resolver este problema???
Aguardo algumas respostas com urgencia.
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por visitante1 »

Onde tem a bomba de circulação? no retorno ou na ida?
o vaso está a uma altura suficiente para permitir a agua circular pelos radiadores?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

josecaixa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am
Localização: enxames

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por josecaixa »

a bomba de circulação de agua deve estar á saida da caldeira em baixo para empurrar a agua quente para os radiadores pelas entradas de cima nos radiadores
o deposito de expanção deve ter pelo menos a cima da caldeira 2 metros de altura ;)

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por g_card »

josecaixa Escreveu:a bomba de circulação de agua deve estar á saida da caldeira em baixo para empurrar a agua quente para os radiadores pelas entradas de cima nos radiadores
o deposito de expanção deve ter pelo menos a cima da caldeira 2 metros de altura ;)
eu digo que deve é estar a puxar a agua fria dos radiadores e empurrar para o fogão, para não apanhar tanto calor.
em minha casa esta assim a 16 anos a mesma bomba e a funçionar!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por visitante1 »

Claro que deve estar no retorno, se estiver na ida pode danificar-se prematuramente, normalmente as bombas aceitam temperaturas até 110ºc mas esse valor nunca chaga ao retorno.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
samuelcorças
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 27, 2012 9:00 pm

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por samuelcorças »

A bomba circuladora tenho-a no retorno, pois assim danifica-se menos é o que várias pessoas me teem dito, quanto ao vaso de expansão estava a 1,5m acima do fogão, com tubagem de 22 mm e como a ida e o retorno dos radiadores a tubagem desce para o piso debaixo, ou seja a tubagem trabalha toda por baixo e apenas sobe para os radiadores. ora a água quente subia direcção ao vaso pois era muito mais facil do que ter que descer e trabalhava entre vaso e fogão a tubagem para baixo do fogão nem chegava a aquecer.
Conclusão decidi retirar o vaso em aberto e coluquei hoje mesmo um vaso fechacho com vávula de enchimento claro, sempre quiz instalar com vaso em aberto por questoes de segurança, mas varios instaladores me tem dito que funciona melhor em fechado e não tem tanta nessecidade de atingir temperaturas tão altas o fogão.

Obrigado a todas as respostas ;)

Avatar do Utilizador

josecaixa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am
Localização: enxames

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por josecaixa »

g_card tens razão eu é que me enganei a explicar sobre a bomba de circulação


zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Fogão a lenha / vaso de expansão em aberto

Mensagem por zigtalk »

boas. sem o equema de ligações é complicado de comentar mas pelo que percebi a bomba não está a fazer o seu papel, normalmente a bomba monta-se no retorno da agua fria ou seja puxa a água fria dos radiadores para o depósito, fazendo com que a quente entre.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”