[Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

[Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

ora bem acabei de chegar do jumbo com o novo brinquedo, gosto bastante dela mas vou devolver. isto a subir passa dos 20kmh para 10kmh ou menos, la tenho eu de meter o pé de fora lol.
tou mesmo triste pois gostava mesmo de começar andar de bicicleta electrica.

alguem sabe como meter a bicicleta a dar mais do que 20kmh? supostamente ela tem um limitador que apartir dos 25kmh a alimentação desliga. alguem sabe se da para alterar?

algumas fotos ao lado do meu carrito.

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

tem alguma informação técnica com ela? (provávelmente, nada, pois é nítidamente de origem chinesa...)
não irá ser fácil ganhar muito mais em velocidade ou "força" (as is) , (penso...) sem alterar significativamente a máquina, o que previsivelmente terá custos altos. mas, possível, é!!!

- possui engrenagens no motor? (por vezes é difícil de saber com facilidade, pois estão escondidas dentro daquele chamado "cubo" motor)
- que tipo de motor usa?
--------

- por que valor está a ser vendida?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por serges »

não foi por falta de aviso!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

sun_rise_pt Escreveu:tem alguma informação técnica com ela? (provávelmente, nada, pois é nítidamente de origem chinesa...)
não irá ser fácil ganhar muito mais em velocidade ou "força" (as is) , (penso...) sem alterar significativamente a máquina, o que previsivelmente terá custos altos. mas, possível, é!!!

- possui engrenagens no motor? (por vezes é difícil de saber com facilidade, pois estão escondidas dentro daquele chamado "cubo" motor)
- que tipo de motor usa?
--------

- por que valor está a ser vendida?
obrigado pela resposta, a caracteristicas que tenho são:

- peso: 60kg
- corrente electrica: 4.5a
- medidas: 168x67x107cm
- pneus: 18x250
- rpm/velocidade max: 300/25 km/h
- consumo electrico p/(100km) 1.2kw/h
- tempo de carga: 6-8horas
- voltagem de carga 220v
- autonomia: 25/30km
- nivel de ruido: < 60db
- potencia do motor 180 - 250w
- peso máx. do condutor: 75/80kg

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

serges Escreveu:não foi por falta de aviso!!!
sim não foi por falta de aviso, mas eu não imaginava o que era andar a 20 25km/h dentro da cidade é porreiro o problema é que eu apanho uma recta enorme, cerca de 9km e é uma monotonia fantastica.
mas sinceramente hoje acordei com vontade de lhe dar uma oportunidade e de ficar com ela, pois o guito que pouco é bastante mesmo.

abraço

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

e especificações da bateria ?

eu meto isso a andar a 50 kmh, claro que não me responsabilizo pelo que possa acontecer. apenas dou garantia do que lhe meter a mais.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

jmal Escreveu:e especificações da bateria ?

eu meto isso a andar a 50 kmh, claro que não me responsabilizo pelo que possa acontecer. apenas dou garantia do que lhe meter a mais.

isso era perfeito, epa 35kmh ja sentia algum vento no corpo lol foi o maximo que dei nela. quando é que podes fazer isso ou podes dizer o que fazer que eu faço na boa. eu tava com ideias de entregar hoje mas tou com vontade de lhe dar uma oportunidade.
em relação a bateria não sei, tenho de tentar ver isso.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

zalman Escreveu:
jmal Escreveu:e especificações da bateria ?

eu meto isso a andar a 50 kmh, claro que não me responsabilizo pelo que possa acontecer. apenas dou garantia do que lhe meter a mais.

isso era perfeito, epa 35kmh ja sentia algum vento no corpo lol foi o maximo que dei nela. quando é que podes fazer isso ou podes dizer o que fazer que eu faço na boa. eu tava com ideias de entregar hoje mas tou com vontade de lhe dar uma oportunidade.

isso não é assim tão fácil, e provavelmente vais gastar outro tanto. quanto custou ela ?

já agora, isso é uma bicicleta, tens de pedalar para ela andar, apesar dos 60 kg, não deixa de ser uma bicicleta.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

não preciso de pedalar para ela andar, é so rodar o punho e ela anda. custou 599€

se me poderes dizer quanto vou gastar +/- assim ja tinha uma ideia se fico com ela ou não. mas penso que isto da para tirar o limitador que tem de origem.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

zalman Escreveu:não preciso de pedalar para ela andar, é so rodar o punho e ela anda. custou 599€

se me poderes dizer quanto vou gastar +/- assim ja tinha uma ideia se fico com ela ou não. mas penso que isto da para tirar o limitador que tem de origem.
tens de me dizer quais as baterias que tem, e qual a autonomia que faz e os que precisas. só assim poderei dar uma estimativa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

basicamente então fazes um pack de bateria com mais amperes certo?
consegues dar uma ideia de como te posso dizer que tipo de bateria tenho? a unica coisa que te consigo dizer é que a bateria é enorme, mas isso sao todas. vou ver se a tiro fora mal chegue a casa a ver se diz algo la.

eu com 40kmh ficava já contente mas se der para dar 50kmh melhor ainda é uma questão depois de nao puxar ao limite.
não consegues dar nem um pouquinho de ideias de valores?

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

este motor deve estar limitado por resistencias apenas, ou seja a bateria deve estar a dar por exemplo 36v mas deve ter resistencia para nao deixar passar tanto e motor nao conseguir dar mais do que 20kmh. eles dizem que o motor desliga apartir dos 25kmh mas gostava de saber se realmente se desliga, e como é que fazem com que ele se desligue.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

zalman Escreveu:este motor deve estar limitado por resistencias apenas, ou seja a bateria deve estar a dar por exemplo 36v mas deve ter resistencia para nao deixar passar tanto e motor nao conseguir dar mais do que 20kmh. eles dizem que o motor desliga apartir dos 25kmh mas gostava de saber se realmente se desliga, e como é que fazem com que ele se desligue.

não é bem assim, ele tem um controlador que controla a corrente para o motor, mas está programado para dar essa corrente, o que faço é meter um pack de baterias melhores e mais leves, além disso adaptamos o teu controlador para então dar mais corrente ao motor.

o tipo de baterias eu sei, são de chumbo seladas, o que preciso de saber é a capacidade, ou a designação que aparece nelas com "ah".

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

jmal Escreveu:
zalman Escreveu:este motor deve estar limitado por resistencias apenas, ou seja a bateria deve estar a dar por exemplo 36v mas deve ter resistencia para nao deixar passar tanto e motor nao conseguir dar mais do que 20kmh. eles dizem que o motor desliga apartir dos 25kmh mas gostava de saber se realmente se desliga, e como é que fazem com que ele se desligue.

não é bem assim, ele tem um controlador que controla a corrente para o motor, mas está programado para dar essa corrente, o que faço é meter um pack de baterias melhores e mais leves, além disso adaptamos o teu controlador para então dar mais corrente ao motor.

o tipo de baterias eu sei, são de chumbo seladas, o que preciso de saber é a capacidade, ou a designação que aparece nelas com "ah".

cumps
ok eu vou ver isso mal chegue do trabalho. devo chegar a casa apartir das 19h, se poderes estar aqui no forum ou enviar um mail para, [email protected] era porreiro.

obrigado e um abraço

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por serges »

sempre podem usar a chat room que temos aqui no fórum!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

por vezes elas trazem uma ficha de 2 pinos num cabo que sai do controlador (costuma vir desligada, nalguns casos perto do punho acelerador), e que permite comutar a pot. dos 180w para os 250w.


certamente o controlador produzirá pwm, pois outros modos estão obsoletos.
-se o motor for dc (o que será fácil de investigar) el terá apenas dois condutores na alimentação, e poderá fazer o teste de ligar directamente o motor à bateria, e comparar os resultados (cuidado que ele fica a trabalhar de "esticão". tudo, ou nada. ).

-se for brushless ( 3 fios grossos, + 6, ou 4, finos ) a coisa é mais complicada, porque actualmente o controlador costuma ter um microcontrolador bloqueado para alterações ao firmware original. poderá fazer um teste com outro controlador.

ainda assim, certamente o motor dela estará limitado para os 250w. não me refiro a meios electrónicos, mas à parte física dele, o que inviabilizará qualquer tentativa de forçar um motor que não terá "arcaboiço" para mais. essas máquinas mais simples (consideradas bicicletas com motor auxiliar) possuem o motor compatível com o serviço delas esperado,até porque o fabricante conhecerá a legislação europeia, e por tal não agregará na máquina um motor capaz de exceder esses 250w.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

sun_rise_pt obrigado pela resposta, eles falam em motor sem escovas, mas quando chegar a casa vou tentar saber mais algo. a bicicleta de certeza que esta limitada pelo controlador, pois ela vai muito rapido aos 20kmh e fica ali parado, parece que quere dar mais mas para.
onde posso comprar ou testar algum controlador?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

zalman Escreveu:sun_rise_pt obrigado pela resposta, eles falam em motor sem escovas, mas quando chegar a casa vou tentar saber mais algo. a bicicleta de certeza que esta limitada pelo controlador, pois ela vai muito rapido aos 20kmh e fica ali parado, parece que quere dar mais mas para.
onde posso comprar ou testar algum controlador?
sim, é de certeza, não referi isso porque vê-se bem nas fotos, o motor está dentro do cubo da roda de traz.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

tente comprar em http://www.eu-r.com
acredito tenham controladores, porque importam muitas máquinas da china, e há muitas semelhanças de conexão entre eles. claro, há diferenças nas especificações. terá de os informar as caracerísticas eléctricas da sua máquina e apelar à boa-vontade, divido a que a máquina não ter sido adquirida neles.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

mas para quê comprar outro controlador ? esse tá queimado ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”