Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por mix »

nuno machado Escreveu:parabéns pela iniciativa camarada.. será que podes colocar umas fotos com o resultado final? eu sou novo por estas bandas e não sei se já haverá essas fotos noutro tópico.

abraços para todos..
tens aqui o que procuras!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


teslafragoso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 10, 2008 11:00 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por teslafragoso »

l.t.a laboratório de tecnologia automóvel em braga... liguém para o engenheiro...


carlosmtdias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta set 02, 2009 3:27 pm

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por carlosmtdias »

já ca não vinha ha algum tempo e levo logo com uma noticia destas...excelente.
parabens.

Avatar do Utilizador

PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por PMCBF_EV »

tozeve Escreveu:empresas a contactar:

tds
sr. antonio almeida

trata da parte burocratica com o imtt


lta
manuel martins
tel 253627409/10

fazem os testes aos veiculos que vao ser exigidos no imtt


vou mantendo este topico actualizado sempre que possivel.
boas
tozé podes por favor colocar o telefone da tds ou alguma outra forma para entrar em contacto com eles ?


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por TOZEVE »

http://www.pbi.pai.pt/search/lisboa/tds.html

ou

tds-engenharia e gestão automóvel lda
r julieta ferrão 12-escr 806
1600-131 lisboa

tel: 217 993 522
pmcbf_ev Escreveu:
tozeve Escreveu:empresas a contactar:

tds
sr. antonio almeida

trata da parte burocratica com o imtt


lta
manuel martins
tel 253627409/10

fazem os testes aos veiculos que vao ser exigidos no imtt


vou mantendo este topico actualizado sempre que possivel.
boas
tozé podes por favor colocar o telefone da tds ou alguma outra forma para entrar em contacto com eles ?
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portugal

Mensagem por PMCBF_EV »

obrigado

Avatar do Utilizador

pedm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
Localização: Cascais

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por pedm »

Estive a investigar sobre como legalizar um Projeto de conversão em EV no nosso país.
Fui ao IMTT onde fui sempre muito bem recebido.

As informações que consegui foram as seguinte:
Atualmente em Portugal, não existe legislação especifica sobre este assunto.
Mas:
Sempre que fizerem uma conversão devem ter em respeitar o regulamento numero 100 da CEE-ONU (UNECE) e a Directiva Europeia 2007/46/CE que afeta qualquer estado membro da União Europeia (incluindo Portugal).

É preciso preencher o modelo numero 9 do IMTT em duplicado e juntar todos os elementos do projeto de conversão (incluindo a memória descrita, desenhos, fotografias, e outros detalhes que entendam a entender o projeto). Depois deve passar por uma aprovação num Centro de Inspeção Técnica de Veículos de categoria B. Se acham que as vossas conversões podem meter em causa a segurança mecânica do veiculo estas devem ser certificados por um engenheiro na área. Devem entregar estes elementos numa secção regional do IMTT, em Lisboa existe uma junto ao Ministério de Educação.

Resumindo e simplificando:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... Mendes.pdf - Henrique Mendes - IMTT

Mas ler também a diretiva europeia o o regulamento 100 da UNECE (obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2011) para fazer as vossas conversões com a máxima segurança possível.
O IMTT pode exigir em certas transformações um parecer técnico do construtor do produto a ser modificado no caso de haver dúvidas no projeto. O Projeto de Transformação pode e deve ser entregue antes de iniciar a conversão. Assim também sabem logo com o que contam.
Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.

As transformações que impliquem alteração das características regulamentares dos veículos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identificação ou classificação, que alterem sistemas componentes ou acessórios objecto de homologação ou possam constituir risco para a segurança rodoviária, só podem ser efectuadas mediante autorização prévia do IMTT.

Nos casos em que dada a natureza da transformação se torna necessária a apresentação de um projecto de transformação, este pode revestir a forma de projecto individual, válido apenas para um veículo, ou projecto geral, válido para um modelo de veículo.

Os projectos individuais devem ser apresentados junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo os projectos gerais analisados pelos serviços centrais do Instituto.

Texto retirado do site do IMTT em:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... acoes.aspx

Estas foram as informações que recolhi até agora espero ter ajudado.
:) Votos de Boas Conversões!

Acho que este link deve interessar a todos os que pretendem legalizar as conversões:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... iveis.aspx
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por serges »

Muito obrigado pela ajuda vai ser útil a muitos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por Barrocas »

Informação sempre util, gracies! ;)

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por Barrocas »

UNECE = United Nations Economic Comission for Europe

Reg.100 = Battery electric vehicles with regard to specific requirements for construction and functional safety
UNECE Reg.100 = Veículos eléctricos a baterias, no que diz respeito a requisitos específicos para a construção e segurança funcional

UNECE - Regulations 81 a 100

Avatar do Utilizador

pedm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
Localização: Cascais

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por pedm »

Barrocas Escreveu:UNECE Reg.100 = Veículos eléctricos a baterias, no que diz respeito a requisitos específicos para a construção e segurança funcional
Obrigado pela informação Barrocas,

Junto à legalização e para quem está interessado em importar baterias para as conversões:

É importante que o certificado do fabricante das baterias seja de acordo com a directiva europeia 2006/95/EC. Não basta ter o simbolo CE se não respeitar os testes feitos para esta directiva.

Se a importação for feita por uma Empresa, esta tem de estar registada numa entidade de registo de baterias/acumuladores. O exemplo de uma entidade destas é a Ecopilhas. Foi o que me disse o despachante da mercadoria. No meu caso como foi uma importação para uso particular não será necessário. (Circular 101/2009 Ponto 13) :)
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com

Avatar do Utilizador

pedm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
Localização: Cascais

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por pedm »

pedm Escreveu: É importante que o certificado do fabricante das baterias seja de acordo com a directiva europeia 2006/95/EC. Não basta ter o simbolo CE se não respeitar os testes feitos para esta directiva.
Desculpem, aqui enganei-me, Esta directiva é aplicada apenas ao sistema de carregamento (bms).

Para a importação de baterias o que é necessário é:
Medidas associadas à importação de pilhas e acumuladores e de baterias (acumuladores) de veículos novos ou usados

1. Base Legal
• DL n.o 6/2009, de 6 de Janeiro
• Circular n.o 101/2009, série II, de 28 de Setembro
• Directiva n.o 2006/66/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de
Setembro
• Directiva n.o 2008/12/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de
Março
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por RuiSantos10 »

Bom, não querendo propriamente acrescentar nada ao tópico, alguém me sabe indicar se os procedimentos se mantêm ou mudaram?

Já passaram 6 anos desde o início do tópico, portanto - apesar de estarmos em Portugal - não estará já o processo mais simplificado?

E será que já é possível adquirir baterias LiFePo4 sem recorrer à importação de outros continentes?
Confesso que me faz uma tremenda confusão não conseguir ter acesso fácil aos constituintes de uma conversão para eléctrico... ou melhor, chegar à conclusão que fica mais caro converter só indo pelos portes do material e posterior legalização, que pelas minhas contas pode sem dificuldade bater os 1500€... Com o corte dessa despesa, tenho quase a certeza de ser possivel converter um VE por cerca de 5000€.

Pode ser só um sonho/divagação minha, mas decerto alguém já imaginou o quão ecológico seria deixar de abater tantos carros e passar a convertê-los, por um valor muito abaixo do de um carro novo, para as voltas trabalho-casa-lazer.
Penso que uma pequena indústria de transformação (como existem DEZENAS de oficinas de transformação de carros a combustivel, nos States por exemplo) destes carros quase em fim de vida!
Depois penso no monopólio do petróleo, e perco um pouco a esperança, mas essa há-de morrer em último 8-)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por rnlcarlov »

RuiSantos10 Escreveu: E será que já é possível adquirir baterias LiFePo4 sem recorrer à importação de outros continentes?
Penso que atualmente é possível adquirir essas baterias a partir de uns Checos. Não sei bem quais, mas as baterias da minha scooter vieram por essa via.


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por RuiSantos10 »

Bom, vou procurar para esses lados então! pode ser que descubra...

Já agora, rnlcarlov, essas que adquiriu foi para upgrade ou conversão? Procuro informação concreta, pois não tenho a certeza se as normas aplicáveis à conversão de carro, são as mesmas que para mota...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por marcopns »

RuiSantos10 Escreveu:Bom, vou procurar para esses lados então! pode ser que descubra...

Já agora, rnlcarlov, essas que adquiriu foi para upgrade ou conversão? Procuro informação concreta, pois não tenho a certeza se as normas aplicáveis à conversão de carro, são as mesmas que para mota...
Não é necessário... É aqui
http://www.ev-power.eu

Lá para os lados da Polonia também há isto:
http://3xe-electric-cars.com/


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por RuiSantos10 »

Obrigado marcopns!
O EV Power já conhecia, mas o Australiano... o 3xe não, mas fica mais uma opção.

Agora é esperar conseguir ter orçamento para as baterias de lítio! A ver vamos.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Bom dia. Na intenção de seguir os conselhos aqui dados, eu hoje (segunda feira) foi ao IMTT aqui da zona de Leiria e sobre legalização não me souberam dizer nada. Deram-me de telefone de um numero de um engenheiro de Coimbra e disseram-me para eu ligar para lá que ele explicava-me tudo. Liguei mas do outro lado ninguém atendeu, vou tentar hoje (terça) novamente...
Fica a foto dos "hieroglifos" que o funcionário dos serviços do IMTT escreveu, um homem com talvez uns 38 - 40 anos, as frases mais em baixo. Vejam se aquilo é letra de quem estuda para estar num lugar daqueles!...
Amanhã tenho de ler este tópico atentamente...
Anexos
Scan0001.jpg
Scan0001.jpg (397.04 KiB) Visto 27512 vezes

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por Mumia »

Flamingo Escreveu: Fica a foto dos "hieroglifos" que o funcionário dos serviços do IMTT escreveu, um homem com talvez uns 38 - 40 anos, as frases mais em baixo. Vejam se aquilo é letra de quem estuda para estar num lugar daqueles!...
Será que é necessário letra de "Dr" para se trabalhar? :roll:

Se calhar se tivesse letra de "dr" não te tinha dado essa informação e saías de lá como tu próprio disseste "sobre legalização não me souberam dizer nada". Mas foram "hieroglifos" como dizes, que te podem ajudar em algo... :roll: ;)

Espero que esse contacto consigo explicar tudo e claro que acima de tudo consigas a legalização para ser mais um VE convertido a papar Km por aí ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Como legalizar um carro convertido p electrico em Portug

Mensagem por Volt »

Epá, que implicativos... Se vissem a minha letra despediam-me. :-D.
Os médicos bem me tentam imitar. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”