Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

Ora viva,

Estou no mercado para um elétrico citadino para a minha esposa e hoje tive a oportunidade de fazer um test-drive a um Smart ForTwo de 2021.

Vim a casa testar o carregamento, liguei a uma tomada comum na minha garagem e apenas consegui 1.8kw.
Pareceu-me pouco, tendo em conta que tenho 4.6kW de potencia contratada. Não sou entendido na área, mas penso que qualquer tomada comum doméstica devia dar mais.

Expectável estes 1.8kw? Ou tenho uma Instalação elétrica com problemas?

Segundo o site ev-database.org deveria conseguir mais kW
Charging Point Max. Power Power Time Rate
Standard 4.6 kW On-Board Charger
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
3-phase 16A (11 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW † 5h30m 18 km/h
3-phase 32A (22 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
Optional 22.0kW On-Board Charger *
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 2h45m 36 km/h
3-phase 16A (11 kW) 400V / 3x16A 11 kW 2 hours 50 km/h
3-phase 32A (22 kW) 400V / 3x32A 22 kW † 55 min 100 km/h
Anexos
carregamento.JPG
carregamento.JPG (73.83 KiB) Visto 3968 vezes


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por warrior.1977 »

Podes explicar melhor porque não conseguiste mais de 1.8Kw? e como mediste?


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

Viva,

Confirmei de duas formas:
O carro acusou 1.8kW no display enquanto carregava.
E tenho um Shelly EM ligado no geral do quadro que de certa forma me veio validar que o que aparecia no display do carro estava certo.


O porquê de não conseguir mais é o que eu quero descobrir :(


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por jfr2006 »

Não consegues mais, porque isso é o que o EVSE que estás a usar (que deve ser o que veio com o carro) diz ao carregador do carro quanto este pode puxar da tomada

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por Freddy_krueger »

Conforme dito pelo JFR2006 muito provavelmente é o EVSE que está a limitar a carga... penso qeu os Smart não têm forma de fazer essa limitação de "potência" de carga onboard (seja nos menus do carro).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por APHenriques »

burtzz Escreveu: sábado jul 24, 2021 11:02 pm Vim a casa testar o carregamento, liguei a uma tomada comum na minha garagem e apenas consegui 1.8kw.
Pareceu-me pouco, tendo em conta que tenho 4.6kW de potencia contratada. Não sou entendido na área, mas penso que qualquer tomada comum doméstica devia dar mais.
Penso que já foi respondido, mas é uma questão frequente...

A potência de carregamento não é limitada pela tomada ou instalação... ou seja, se ligarmos um equipamento de 25A a uma tomada ele vai puxar os 25A. Mesmo que isso ultrapasse a potência contratada... provocando o corte.

O limite de potência é definido pelo EVSE ou pelo carro.
É sempre o aparelho consumidor que define a potência consumida, em instalações domésticas.

Não sei se é o EVSE de origem do carro, nem conheço o de origem... não sei se é regulável.
mas 1,8kW corresponde a aproximadamente 8A. Para uma tomada schuko que teoricamente pode ir aos 16A, mas que na prática não deve ter uma utilização prolongada acima dos 10A, parece-me uma potência apropriada. Mesmo porque o carro tem uma bateria proporcional ao tamanho do carro.
Especialmente considerando que a maioria dos utilizadores não tem o cuidado de verificar o estado das tomadas e a qualidade da ligação à terra. Por vezes até ligam usando tomadas e extensões sem terra, enfim.... carregam o carro, como se tivessem a carregar o telemóvel.

Eu uso um EVSE regulável, onde posso definir a potência de carregamento (até ao limite do carro), mas obviamente não é numa tomada schuko, mas sim CEE e, é com uma ligação directa ao quadro e com diferencial e disjuntor independente.

Já agora e por curiosidade, qual é a potência máxima de carregamento em AC do modelo? É que existe duas versões: 4,6 kW ou 22 kW... supostamente. Isto pote ter reflexos importantes no custo de carregamento se houver utilização frequente de PCNs.


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

Obrigado a todos, ficou claro como a água :)

É uma boa questão, não sei se o carro do test drive era a versão de 22kw ou 4,6kw.

Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.

Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.

Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por APHenriques »

burtzz Escreveu: terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.

Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.

Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.
Pois eu pensava que a bateria era igual, mas já verifiquei que não é assim...
Gosto mais do Twingo, mas não sabia dessa vantagem adicional.

O carregamento doméstico a 8A parece-me ser óptimo, pois pode evitar a necessidade de aumento de potência contratada e evitar problemas eléctricos.
Mais importante é a potência de carregamento em PCN.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por Freddy_krueger »

burtzz Escreveu: terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Não sei se Twingo tem mesmo carregador do Zoe, mas se tiver convém testar carregar em casa antes de comprar... é sabido que são algo sensíveis à Terra (e outras coisas também)....

Consegue-se já arranjar Twingo's ZE semi novos a preços OK?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

APHenriques Escreveu:
burtzz Escreveu: terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.

Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.

Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.
Pois eu pensava que a bateria era igual, mas já verifiquei que não é assim...
Gosto mais do Twingo, mas não sabia dessa vantagem adicional.

O carregamento doméstico a 8A parece-me ser óptimo, pois pode evitar a necessidade de aumento de potência contratada e evitar problemas eléctricos.
Mais importante é a potência de carregamento em PCN.
Exacto, em casa no máximo apostaria em algum método, ou alteração eléctrica simples, para conseguir fazer 16A, 3.7 kW. Parece-me ser o sweet spot
E já assim teria que passar de 4.6 para 5.75 de potência contratada.


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

Freddy_krueger Escreveu:
burtzz Escreveu: terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Não sei se Twingo tem mesmo carregador do Zoe, mas se tiver convém testar carregar em casa antes de comprar... é sabido que são algo sensíveis à Terra (e outras coisas também)....

Consegue-se já arranjar Twingo's ZE semi novos a preços OK?
Sim, vou testar, obrigado pela dica. Já pude ler essas queixas do carregador do zoe aqui no fórum.

Ainda estou a fazer esse trabalho de casa. Twingo semi-novo em PT (carros de serviço da marca) de finais de 2020, ainda estão algo caros na minha opinião. Mais vale dar uns 1500€ extra e comprar novo.
Na Alemanha já se vê vários de serviço a preços interessantes. Mas tenho que fazer contas e explorar melhor o mobile.de.
Confesso que estou um bocado baralhado com o que vejo por la, twingos com o mesmo nível de equipamento e kms com diferença de preço de mais de 2000€ entre eles, não percebo porquê. E depois tens vários que estão com preços excelentes e apenas estão disponíveis, por exemplo, em dezembro de 2021. Também não percebo a lógica de listar carros para venda quando só estão “disponíveis” no final do ano

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por zeuz »

Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.

Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

zeuz Escreveu:Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.

Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Então os stands compram-nos novos, mal andam, e depois vendem para exportação?
Parece-me excelente então, é que passado 6meses já nem pago iva porque já é considerado um carro usado Imagem

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por zeuz »

burtzz Escreveu: quinta jul 29, 2021 9:48 pm
zeuz Escreveu:Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.

Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Então os stands compram-nos novos, mal andam, e depois vendem para exportação?
Parece-me excelente então, é que passado 6meses já nem pago iva porque já é considerado um carro usado Imagem
+6 meses E + 6.000km ;)

Há coisa de 3 anos atrás era em França que os incentivos podiam chegar aos 10.000€... mas o carro só podia sair do território francês após 2 anos.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por Freddy_krueger »

Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

Freddy_krueger Escreveu:Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...
Sim, tenho olhado para o preço gross e não net


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por burtzz »

zeuz Escreveu: +6 meses E + 6.000km ;)
Lixou tudo esse pormenor :)

Bem, mas acredito que se for comprado através de empresa importadora só pague apenas iva em PT certo?
Estão isentos de iva na origem.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 30, 2021 9:31 am Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...
Os holandeses gostam de anunciar preços sem IVA... :roll:
Os restantes costumam anunciar com o preço final. ;)
burtzz Escreveu: sexta jul 30, 2021 9:45 am
zeuz Escreveu: +6 meses E + 6.000km ;)
Lixou tudo esse pormenor :)

Bem, mas acredito que se for comprado através de empresa importadora só pague apenas iva em PT certo?
Estão isentos de iva na origem.
Não tenho a certeza, mas o pessoal que te foi recomendado sabe responder-te a isso. ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”