Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Progressivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta jul 20, 2018 12:33 pm

Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por Progressivo »

Boas a todos!

Quando me registei em 2018 anunciava a intenção de criar um tópico sobre fotovoltaico e o autoconsumo. Pois não aconteceu, mas também nada está consumado quanto ao tema.

Outro tema que já na época me despertava muito interesse e que sempre que posso tento acompanhar, é o dos veículos elétricos.

Pois bem, neste momento estou comprador de um VE, que chegará em breve, e começam a surgir as primeiras dúvidas.

1. O condomínio está a consultar o mercado com vista à instalação de um sistema para carregamento de VE’s. Mas como isso ainda poderá demorar 2 ou 3 meses, correndo tudo bem, necessito de uma solução provisória.
Não tendo eu nenhuma tomada na minha zona de estacionamento, pensei fazer uma “puxada” de uma outra tomada, desativando-a, e colocar na minha zona de estacionamento, montando antes um contador e um disjuntor para ativar e desativar a tomada e contabilizar o meu consumo.
Nesta fase, não havendo melhor, terei de me contentar com o carregador doméstico que vem com o VE que no caso é de 12A.
Da vossa experiência há algum inconveniente com esta solução/ utilização (usar principalmente o carregador de 12A)?

2. Outra questão para a qual agradeço a vossa preciosa ajuda é o que instalar na casa dos meus sogros, fora de Lisboa, onde vou regularmente. Então é assim: 😊

i) Há uma forte probabilidade de poder vir a ter contratados os 6,90 kVA ou pelo menos os 5,75 kVA monofásicos;
ii) Para usufruir destas potências terei de ir para a montagem de uma tomada CEE de 32A;
iii) Pensei em comprar um EVSE, pela versatilidade de poder usar em qualquer lugar, podendo depois ajustar a potência de carga;
iv) Mas se o EVSE for de 6-32A será que fica difícil a sua utilização noutras circunstâncias, por exemplo quando em férias uma vez que tem uma ficha CEE de 32A?
v) É possível e fácil conseguir adaptadores para poder usar o mesmo EVSE de 32A, por exemplo na casa de um familiar, numa tomada schuko de 16A? Já vi à venda adaptadores de Schuko para CEE de 16A e o contrário, mas não são compatíveis com as CEE de 32A. Como costumam fazer?

Por fim, quais as marcas com qualidade de EVSE que recomendam? E empresas para comprar estes materiais?

Muito obrigado a todos e desculpem o texto longo.
Cumprimentos e saúde da boa.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por rnlcarlov »

Sobre os EVSE reguláveis, eu tenho um com ficha CEE32A e depois comprei adaptadores para carregar em vários tipos de tomadas, CEE16A, schuko. Ainda que não haja nas grandes superfícies, várias pessoas fazem-no. O EVSE que tenho é este e recomendo (https://www.clubeletricos.com/viewtopic ... 8&p=141465). Pedi a quem os faz para me fazer logo alguns adaptadores e depois mais tarde acabei por comprar mais uns aqui perto para outras situações.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por mafgod »

Parabéns pela escolha de um VE.
Vamos ás respostas :-)

1. O condomínio irá muito provavelmente colocar um posto privado ligado à rede mobi.e onde terá de usar um cartão CEME.
Para além do valor do kWh ser superior ao que tem em casa, terá muito provavelmente que pagar algo ao OPC e as taxinhas....
Depois, este posto terá no máximo duas tomadas, o que fará com que um terceiro que precise tem de esperar até que um dos outros termine e retire o carro e o cabo.... pode não ser prático.
A ideia de usar uma tomada do condomínio é o mais rápido e o mais barato, onde iria pagar ao condomínio apenas a eletricidade consumida. MAS, se forem vários, a potência disponível pode não dar para todos ao mesmo tempo.
Não há mesmo possibilidade de passar a energia da sua casa para o parqueamento?
Soube de que num prédio, colocaram uma prumeira (semelhante à que já tinham do gás canalisado),no exterior onde, quem precisar é só passar a cabalgem por ela até à garagem, simples e eficaz!

2. O melhor é mesmo uma tomada CEE32A (na casa dos sogros e até no seu parqueameto) com uma ligação ao quadro elétrico por um cabo de 4 ou mesmo 6mm^2 se pretender usar acima de 16A.
Um cabo portátil regulável até 32A com ficha CEE32A é uma excelente opção.
Preços há muitos, podes contactar-me por mensagem privada que dou-te soluções, sem compromisso ;-)
Os adaptadores são fáceis de fazer, com um conheciment básico de eletricidade faz-se ;-)


Autor do tópico
Progressivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta jul 20, 2018 12:33 pm

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por Progressivo »

Caros rnlcarlov e mafgod, boas!
Desde já o meu obrigado pelas prontas respostas!

1. Quanto ao sistema para o qual o condomínio está a estudar a viabilidade da sua instalação é bastante interessante, uma vez que todos os condóminos terão a possibilidade de instalar a sua Wallbox ligada a um sistema com balanceamento de cargas. Apenas há que aguardar por essa infraestrutura a funcionar.

2. Quanto à casa dos meus sogros é que tenho mais dúvidas, mas creio que a opção por um EVSE será mais versátil, pela vantagem de poder também usar noutras situações. Alguém tem alguma observação contra a fazer?

Quanto à tomada CEE de 32A, é para colocar em parede exterior sem abrigo.
O que me dizem desta da Legrand? E outras alternativas de qualidade?

Legrand 555454
_https://www.legrand.pt/e-catalogo/quadros-de-eq ... 66-67.html

Obrigado pela vossa ajuda e contributos!
Cumprimentos.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por mafgod »

1. Quanto vai custar cada BOX a casa condomínio? E qual o valor a pagar por cada kWh? Como é feito o pagamento?

2. Essa tomada é uma boa opção visto ser IP66, portanto apta para o exterior. Eu optaria por uma mais barata (IP44) e colocava-a dentro de uma caixa de plástico para a proteger da chuva e sol.
Pode verificar nas lojas tradicionais onde vendem produtos para eletricistas, pode ser que encontre a um preço mais em conta por essa tomada.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois,questão do condomínio...tanto quanto sei nenhum condomínio pode cobrar ao kwh...isso exclusivo dos CEME's - pelo menos legalmente falando...sem dúvida a melhor solução seria essa para não fazer puxadas de cada apartamento.

E em casa dos sogros precisa carregar a 32amp?Eu normalmente tenho carregado entre 6amp (fimdesemana durante o dia para usar mais os paineis solares), 10amp (à noite diariamente) ou 16amp quando tenho mais pressa... dependendo do carro, locais de carregamento e kms necessários fazer esse 32amp pode dar jeito...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Progressivo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta jul 20, 2018 12:33 pm

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por Progressivo »

Obrigado pelos comentários.
A questão dos 32A nos meus sogros é que a fazer as coisas – comprar diferencial, passar cabo e montar a tomada - e havendo boa probabilidade de poder vir a ter os 5,75 kVA, fico logo com uma maior valência nos carregamentos.

Mafgod quer enviar-me uma mp com o seu número para poder trocar algumas ideias quanto aos EVSE? Obrigado!
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por rnlcarlov »

Essa solução de balanceamento de cargas é interessante, mas estou para ver como esses sistemas vão funcionar quando muitos condóminos tiverem VEs todos a carregarem à noite. Dependendo do número de veículos à carga e das limitações de potência locais poderão surgir alguns constrangimentos, embora para já não deva haver qualquer problema.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas com carregamentos ocasionais e em casa de fim-de-semana

Mensagem por mafgod »

@Progressivo,

acabei de enviar ;-)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”