Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Já lá vão uns anos desde que temos postos de carregamento nas ruas.

Os "Xicos Espertos" tinham as passadeiras, os passeios, as segundas filas, os locais para deficientes, e passaram a ter mais um local de estacionamento: os Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos.

O mais frequente até há pouco tempo atrás era encontrarmos veículos não eléctricos a ocupar estes locais. Muitas vezes por distracção, ou ignorância, ou a famosa "xicoespertice".
Mas, pelo menos nos locais onde passo habitualmente, essas situações são cada vez mais raras...
No entanto os "Xicos Espertos" estão claramente a migrar para VEs. E fazendo jus a sua mentalidade tacanha, a nova "xicoespertice" é estacionar o carro nos PCN, ligar o cabo e nem activar o posto. Ou mesmo activando e sabendo que o carregamento termina, deixam lá o carro o resto do dia.
Assim, ao chegar tem sempre estacionamento garantido e não pagam nada o dia todo.

Deparei-me com algumas situações destas... e em alguns locais já são mais os interessados nesta prática que os lugares disponíveis...

Ora, mesmo partindo do principio que neste forum só participam pessoas bem formadas e esclarecidas, logo não tem esse tipo de comportamentos, gostava de deixar aqui algumas sugestões de como actuar quando nos deparamos com estas situações:

Nunca ignorar e seguir... Por uma questão de civismo é importante denunciar a situação. Não só porque não denunciar uma infracção, perante a Lei, é crime. Mas também porque não só ficamos impedidos de carregar, como todos os outros condutores de VE que cheguem depois não o poderão fazer, como a situação torna-se recorrente....
Tendo eu um plug in, posso simplesmente seguir a gasolina... mas se o próximo for um VE a precisar mesmo de carga, fica pendurado...
Possivelmente a denuncia não resolve o problema no momento, excepto nas zonas em que as autoridades tem reboques em permanência... mesmo assim demora, mas evitará que no dia seguinte o mesmo condutor volte a repetir o mesmo comportamento.

Eu, antes de denunciar a situação costumo deixar um aviso da UVE. Pode ser obtido aqui: https://www.uve.pt/page/avisos-de-corte ... rsao-2018/
Imprimo, recorto e ando sempre com alguns no carro...
Ás vezes resolve... mas já me aconteceu passar no local no dia seguinte, estar lá o mesmo carro estacionado e o aviso amarrotado no chão... sim, no chão, pois não é de esperar que as pessoas com este tipo de mentalidade coloquem os papeis no lixo!

Nesse caso só resta chamar as autoridades locais e pedir o cumprimento da legislação. Normalmente só multa, mas em alguns caso também o reboque.
Ao terceiro dia o mesmo carro já não está lá. Se estiver, é só voltar a denunciar... duplica a multa.
Mas provavelmente estará outro a fazer o mesmo.... é só repetir o processo. E a malta vai apreendendo!

Chamar as autoridades, leva por vezes a uma situação caricata... é que por vezes os agentes de autoridade (seja GNR, PSP, ou outros) não conhecem a legislação.
E nem sabem ver se o carro está em carga... vêm o cabo ligado e pronto. É preciso explicar... Para além da indicação do equipamento, mostrar na Miio o tempo em que o posto está disponível, por exemplo, ou ainda ligar para o OPC e pedir que confirme ao agente que de facto o posto não está a carregar.
Um agente da autoridade bem informado, simplesmente verifica e multa...
Para evitar dúvidas dos agentes de autoridade, eu ando com cópias da legislação, para entregar aos mesmos... que pode ser obtida aqui: https://dre.pt/home/-/dre/75132644/deta ... h=0Fzdo986

Chamo a atenção para os pontos 3, 4 e 5 do Artigo 7º.

Como isto de andar a explicar a cada Agente torna-se cansativo, acabo sempre por enviar um email para a esquadra da zona com a explicação... também já enviei para os respectivos Comandos Nacionais.

Seria bom que a UVE, insistisse junto das autoridades policiais, ou com poder de fiscalização, para terem mais atenção a estas infracções.

De referir ainda que apesar de os OPC puderem definir tempos de tolerância após a carga, essa tolerância é habitualmente de ZERO. Ou seja, o carro terá que ser removido de imediato após a carga. E ninguém pode alegar que não sabia que o carregamento terminou, pois compete-lhe estar munido das ferramentas para o saber.

Resumindo:
Não há desculpa para postos ocupados indevidamente.
E também não há desculpa para quem não denuncia estas situações, tornando-se cúmplice.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: quarta abr 28, 2021 3:41 pm De referir ainda que apesar de os OPC puderem definir tempos de tolerância após a carga, essa tolerância é habitualmente de ZERO. Ou seja, o carro terá que ser removido de imediato após a carga. E ninguém pode alegar que não sabia que o carregamento terminou, pois compete-lhe estar munido das ferramentas para o saber.

Resumindo:
Não há desculpa para postos ocupados indevidamente.
E também não há desculpa para quem não denuncia estas situações, tornando-se cúmplice.
Concordo com tudo o resto exceto esse ponto. A nível de PCNs não temos uma qualidade suficiente nos postos que evite paragens súbitas inesperadas. E uma vez que muitos utilizadores de PCN podem estar a realizar alguma tarefa mais demorada a contar com um determinado tempo, paragens antes do tempo podem não ser detectadas imediatamente ou o condutor estar numa posição em que não pode largar o que está a fazer no momento para ir a correr reiniciar carga. Logo tem de haver alguma tolerância neste ponto, mas naturalmente de abusos recorrentes prolongados são outra história.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Freddy_krueger »

É um ponto válido rnlcarlov... nem todos os EV ainda têm suporte de app (se bem que cada vez menos) que permita que pessoa saiba num PCN que carga foi interrrompida inesperadamente e sem vontade de utilizador...
Mas é uma "grey area" e algo tem de se fazer pois estes casos são cada vez mais comuns...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

Para mim a única coisa viável é o OPC implementar cobrança por ocupação do posto sem estar a carregar. Para quem as paragens de carga aconteçam inesperadamente existe um custo mas não é uma "bomba" como uma multa. Para quem deixa lá o carro o dia todo paga mais. Claro que depois existem os que ligam e nem sequer iniciam carga, e para esses será necessário averiguar se o cabo está preso ao posto ou não.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta abr 29, 2021 12:00 pm É um ponto válido rnlcarlov... nem todos os EV ainda têm suporte de app (se bem que cada vez menos) que permita que pessoa saiba num PCN que carga foi interrompida inesperadamente e sem vontade de utilizador...
Mas é uma "grey area" e algo tem de se fazer pois estes casos são cada vez mais comuns...
Até o Miio dá essa informação em tempo real... eu próprio já tive uma situação em que o posto desligou ao fim de 10 minutos...
Mas em caso de multa numa interrupção por falha do posto, o OPC pode emitir justificação para comprovar junto das autoridades.

Pelo que tenho visto, em muitos casos o aviso é ignorado. Só após a multa o comportamento muda.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: quinta abr 29, 2021 12:51 pm Para mim a única coisa viável é o OPC implementar cobrança por ocupação do posto sem estar a carregar.
Sem dúvida... está previsto na legislação, mas nem todos os equipamentos tem possibilidade de controlar isso.
rnlcarlov Escreveu: quinta abr 29, 2021 12:51 pm Claro que depois existem os que ligam e nem sequer iniciam carga, e para esses será necessário averiguar se o cabo está preso ao posto ou não.
Pois... mas as autoridades não mexem no cabo... o posto tem de dar a informação. E em caso de duvida podem e devem usar a aplicação ou ligar para o OPC... mas por norma não o fazem.
Esta situação prejudica os utilizadores, mas também o OPC. Estes sem saber, tem postos que passam dias ser nenhuma utilização, simplesmente porque um "Xico Esperto" deixa lá o carro a fingir que está ligado.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Freddy_krueger »

Nos posto SUC a tesla já implementa a penalização dos Teslas que ficam ligados, mas é tudo relativamente fácil, hardware e software pensados para isso... claro que se for um carro simplesmente estacionado (não ligado), apenas polícia eventualmente poderia atuar... mas sendo em locais privados, acho que não deve ser algo fácil, e donos do espaço têm de reportar situação a autoridades

No caso dos equipamentos e software da rede Mobie, como menciona o APHenriques muito provavelmente nem todos (equipamentos) o permitirão...O cabo também pode estar colocado mas não "locked" e sem sessão iniciada.... mobie nem sabe que posto está "maroscamente ocupado"....

Policia devia ter formação (não sei se têm) nesta área para estarem qualificados para poder autoar infratores....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por jfr2006 »

Por software é possível saber se o carro está ligado ao posto, mesmo não estando a carregar.

Já quando há esses chicos-espertos num posto aqui em Coimbra, costumo desligar-lhes o cabo.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 1:27 pm Por software é possível saber se o carro está ligado ao posto, mesmo não estando a carregar.
Mais uma vez, nem todos. Tendencialmente caminha-se nesse sentido, isto quando há não problemas na comunicação dos postos, que infelizmente ainda acontece muito.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por JLMF »

Numa multinacional com estacionamento "premium" para cerca de 50 colaboradores, as restantes centenas ficam á chuva, foram instalados para todos, nos lugares premium, inicialmente 4 postos de carga, posteriormente passaram a 8 e com esse aumento de postos colocaram uns led bem visíveis a distância considerável, vermelhos em carga ativa, verdes quando livres ou carga inativa, o que acabou com os abusos, colaborador com veículo em lugar de carregamento com led verde recebe um email ou SMS a solicitar que retire o veículo, na segunda comunicação o código de carregamento é desativado pelos RH.

(Vermelho intermitente é avaria no posto, com led desligado é falha de corrente).

Seria assim tão difícil um sistema de leds nos postos de carregamento públicos para as autoridades poderem verificar as ocupações indevidas?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem pensado para os premium....só faltam os restantes :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por jfr2006 »

rnlcarlov Escreveu:
jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 1:27 pm Por software é possível saber se o carro está ligado ao posto, mesmo não estando a carregar.
Mais uma vez, nem todos. Tendencialmente caminha-se nesse sentido, isto quando há não problemas na comunicação dos postos, que infelizmente ainda acontece muito.
Em todos os postos é possível saber se o veículo está mesmo a carregar ou só está com o cabo ligado para enfeitar, por software. Em todos. Faz parte do protocolo de comunicação de carregamento com o veículo.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 4:03 pm Em todos os postos é possível saber se o veículo está mesmo a carregar ou só está com o cabo ligado para enfeitar
Tenho algumas dúvidas nos efa 3.7kW. Quer dizer, visualmente conseguimos ver pela luz do posto se o cabo está trancado ou não, mas não tenho a certeza que os OPC consigam ver se lá está um cabo ligado.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por jfr2006 »

rnlcarlov Escreveu:
jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 4:03 pm Em todos os postos é possível saber se o veículo está mesmo a carregar ou só está com o cabo ligado para enfeitar
Tenho algumas dúvidas nos efa 3.7kW. Quer dizer, visualmente conseguimos ver pela luz do posto se o cabo está trancado ou não, mas não tenho a certeza que os OPC consigam ver se lá está um cabo ligado.
Não tenham dúvidas. O protocolo é todo igual, independentemente do posto.

Procura pela norma J1772 Imagem

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 30, 2021 11:31 am Nos posto SUC a tesla já implementa a penalização dos Teslas que ficam ligados, mas é tudo relativamente fácil, hardware e software pensados para isso... claro que se for um carro simplesmente estacionado (não ligado), apenas polícia eventualmente poderia atuar... mas sendo em locais privados, acho que não deve ser algo fácil, e donos do espaço têm de reportar situação a autoridades
É neste ponto que convém andar com uma cópia da portaria que faço referência.

É que, o desconhecimento da mesma, pode levantar várias duvidas ao Agente da Autoridade.
Porque na verdade, os postos de rua, estão em espaço público, mas concessionados a entidades privadas... que pagam para deles usufruir... ou seja, são espaços privados... :o
Desta forma, enquanto durar o contrato de concessão, são espaços privados. Sendo assim é o titular da concessão o único que pode apresentar queixa por estacionamento incorrecto... Ou seja, deverá ser o OPC a reclamar perante as autoridades. :shock:
Mas, sendo espaços privados, foram concessionados sob a condição de prestarem um serviço público, logo qualquer pessoa pode exigir o cumprimento da legislação sobre o local... pois o serviço que está impedido de usufruir é público.

O agente nem tem que saber isto tudo... apenas fazer cumprir a sinalética do local. E normalmente é muito claro:
Sinal de estacionamento proibido, excepto em carga. Ou sinal de parque, durante a carga.

Naturalmente que parques privados, deve ser a entidade gestora do mesmo a resolver o assunto. Por exemplo nos shoppings, através dos seguranças do parque.

Em caso de duvida, ligar para o OPC e esclarecer quem é a autoridade fiscalizadora do posto e como actuar ;)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 5:00 pm Não tenham dúvidas. O protocolo é todo igual, independentemente do posto.

Procura pela norma J1772 Imagem
Mantenho o meu ceticismo dado toda a minha experiência a carregar nestes postos e das várias comunicações que tive com a mobie quando era necessária intervenção deles. A norma pode permitir, mas quanto a isso traduzir-se em informação visível para quem está do outro lado é outra história.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: sábado mai 01, 2021 10:32 am
jfr2006 Escreveu: sexta abr 30, 2021 5:00 pm Não tenham dúvidas. O protocolo é todo igual, independentemente do posto.

Procura pela norma J1772 Imagem
Mantenho o meu ceticismo dado toda a minha experiência a carregar nestes postos e das várias comunicações que tive com a mobie quando era necessária intervenção deles. A norma pode permitir, mas quanto a isso traduzir-se em informação visível para quem está do outro lado é outra história.
Sinceramente também não me parece que essa informação seja passada ao OPC... mas a próxima vez que encontrar um carro com o cabo, mas sem estar a carregar, ligo para o OPC e pergunto se eles sabem que isso está a acontecer.

Essa informação seria muito útil, para o próprio OPC chamar as autoridades para multar a ocupação indevida do posto. E também poderia dar essa informação através da APP, em vez de nos aparecer simplesmente "disponível", poderia dizer, "ocupado após carga"

Obviamente que se a morna prevê essa informação do posto, é pena não estar a ser utilizada...

Sei de um Posto que passou semanas sem qualquer carga por estar sempre ocupado por 3 "xico espertos"... e ultimamente está a fazer várias cargas por dia... graças a mim... e nem preciso de o utilizar regularmente.
Assim eu pergunto: o OPC, que estava a ser prejudicado, sabendo porquê, não era suposto ter alguma atitude?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por rnlcarlov »

Muitos diziam que quando fosse a pagar o serviço melhorava, mas a verdade é que isso não foi assim tão visível quanto isso, pelo menos nos PCNs. Arrisco-me a dizer que quem concorreu aos lotes dos postos e ficou com alguns que não interessam quase nada economicamente(como os de 3.7kW) quer é o menor número de chatices possível. Se os postos estão ocupados e ninguém carrega também não é preciso gastar dinheiro com manutenção deles. :roll:


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por jfr2006 »

Eu nunca disse que a informa era passada ao OPC.

O que eu estou a dizer é que é possível saber em que estado está o posto e o carro, desde que o cabo esteja ligado no posto.

Agora se lhes falta vontade para implementar essa parte do software, problema deles...

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk



Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Mumia »

este post passou-me completamente.....

mas parte do inicio logo com muita informação errada, e muita presunção que só alguns não sabem de nada....

Poderia comentar e argumentar que há aqui muita coisa dita incorrectamente, mas sinceramente depois do que já li..... nem vontade tenho de contradizer tanta certeza!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”