Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por jmlflorencio »

Mumia Escreveu: quarta mai 05, 2021 7:42 pm este post passou-me completamente.....

mas parte do inicio logo com muita informação errada, e muita presunção que só alguns não sabem de nada....

Poderia comentar e argumentar que há aqui muita coisa dita incorrectamente, mas sinceramente depois do que já li..... nem vontade tenho de contradizer tanta certeza!
Nada como apresentar a informação de forma clara e suportada, para esclarecer os participantes. Assim acrescentar-se-ia valor ao fórum...


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por JLMF »

Mumia Escreveu: quarta mai 05, 2021 7:42 pm este post passou-me completamente.....

mas parte do inicio logo com muita informação errada, e muita presunção que só alguns não sabem de nada....

Poderia comentar e argumentar que há aqui muita coisa dita incorrectamente, mas sinceramente depois do que já li..... nem vontade tenho de contradizer tanta certeza!
muita informação errada
muita presunção
muita coisa dita incorrectamente


- Senhor, perdoai-nos que não sabemos o que fazemos e dignai-vos iluminar-nos o caminho com a Vossa sabedoria. :oops:


Poderia comentar e argumentar

- E pode, Sr. Moderador. ;)


nem vontade tenho

- E se houver uma vaquinha para angariação de fundos, tipo uma contrapartida monetária ou em espécies? :D


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Naturalmente que quando possível é melhor falar com as pessoas cordealmente. Alertando para a situação e informando.
Recentemente tive mais uma situação... cheguei a um PCN com 2 lugares disponíveis e sem bateria. Como iria permanecer no local +/- duas horas, ocupei um lugar e coloquei à carga.
Ainda estava a tirar o meu filho mais novo do carro, quando chega um outro plug in e ocupa o outro lugar...
Ao afastar-me do local percebi que o outro carro não estava ligado... e como o condutor ia na mesma direcção abordei-o educadamente... alertando que tinha se esquecido de ligar o carro. Ele reconheceu que não era uma atitude correta... que ainda tinha bateria e não ia demorar muito tempo, mas usou o lugar porque era um estacionamento mais próximo.
Voltou atrás e ligou o carro... ao menos isso.
Mas possivelmente da próxima vez acredito que não vai ocupar um posto sem necessidade, pois sem dúvida é uma pessoa educada e bem formada.
Nem sempre é assim...
Há quem simplesmente responda: "chame a policia!..." e vir costas a rir...
A ignorância vai ao ponto de nem saber que na verdade não é preciso chamar para que o "presente" chegue a casa...

A questão é que devemos ter atitude, se queremos ter postos para todos. E este tópico vai nesse sentido. Alertar e informar. Pois todos nós UVE's gostamos de chegar e ter um posto disponível.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Mumia Escreveu: quarta mai 05, 2021 7:42 pm este post passou-me completamente.....

mas parte do inicio logo com muita informação errada, e muita presunção que só alguns não sabem de nada....

Poderia comentar e argumentar que há aqui muita coisa dita incorrectamente, mas sinceramente depois do que já li..... nem vontade tenho de contradizer tanta certeza!
O tipo de comentário que não se espera de um participante num forum, muito menos de um moderador.

Também gostava de saber o que disse de errado.... enganei-me no nº da Portaria?
Saiu algum Decreto que permite o estacionamento livre nos Postos de Carregamento de VE's ?

E como autor do tópico, qual é o meu tipo de presunção: pessoal ou legal?
Pessoal: «Sentimento ou opinião de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio. = IMODÉSTIA, VAIDADE ≠ MODÉSTIA»
Legal: «Dedução estabelecida pela lei, dispensando a prova.»

"presunção", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/presun%C3%A7%C3%A3o [consultado em 19-05-2021].

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Mumia »

JLMF Escreveu: terça mai 18, 2021 3:23 pm
muita informação errada
muita presunção
muita coisa dita incorrectamente


- Senhor, perdoai-nos que não sabemos o que fazemos e dignai-vos iluminar-nos o caminho com a Vossa sabedoria. :oops:
quando a argumentaçao do texto vem nos moldes que vem... nem Senhor nem Iluminação... já lá está tudo dito. e correcto...

JLMF Escreveu:Poderia comentar e argumentar

- E pode, Sr. Moderador. ;)
lamento informar, mas o que aqui escrevo é enquanto um comum utilizador deste Fórum, fácilmente perceberá quando tiver acções de Moderador.

JLMF Escreveu:nem vontade tenho

- E se houver uma vaquinha para angariação de fundos, tipo uma contrapartida monetária ou em espécies? :D
nem assim.... dinheiro não preciso dele e os bens pesam muito, fazem-me mal ás costas... ;) :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Mumia »

APHenriques Escreveu: quarta mai 19, 2021 10:18 am Ao afastar-me do local percebi que o outro carro não estava ligado... e como o condutor ia na mesma direcção abordei-o educadamente... alertando que tinha se esquecido de ligar o carro. Ele reconheceu que não era uma atitude correta... que ainda tinha bateria e não ia demorar muito tempo, mas usou o lugar porque era um estacionamento mais próximo.
Voltou atrás e ligou o carro... ao menos isso.
Duas boas atitudes, concordo....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Mumia »

APHenriques Escreveu: quarta mai 19, 2021 10:31 am O tipo de comentário que não se espera de um participante num forum, muito menos de um moderador.
lamento informar, mas o que aqui escrevo é enquanto um comum utilizador deste Fórum, fácilmente perceberá quando tiver acções de Moderador.

Não confunda a estrada da Beira, com a beira da estrada.
APHenriques Escreveu:Também gostava de saber o que disse de errado.... enganei-me no nº da Portaria?
Saiu algum Decreto que permite o estacionamento livre nos Postos de Carregamento de VE's ?

E como autor do tópico, qual é o meu tipo de presunção: pessoal ou legal?
Pessoal: «Sentimento ou opinião de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio. = IMODÉSTIA, VAIDADE ≠ MODÉSTIA»
Legal: «Dedução estabelecida pela lei, dispensando a prova.»

"presunção", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/presun%C3%A7%C3%A3o [consultado em 19-05-2021].
Na minha opinião tem sim informações erradas, mas como disse com a opção que levou no seu post, achando que todos os outros são incultos, lamento mas nem vou dizer-lhe onde nem o porquê... A sabedoria está do seu lado.

Se como o disse no post anterior que o citei, em que acho que tomou uma atitude correcta, nas anteriores mantenho a minha opinião.... e se quiser fazer como fez com as palavas "pessoal, modéstia, legal, presunção" ir ver o que a mesma quer dizer no dicionário, força....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Mumia Escreveu: quarta mai 19, 2021 6:50 pm Na minha opinião tem sim informações erradas, mas como disse com a opção que levou no seu post, achando que todos os outros são incultos, lamento mas nem vou dizer-lhe onde nem o porquê... A sabedoria está do seu lado.
Não vejo onde disse que todos os outros são incultos.... não as pessoas que participam neste forum... e o post é dirigido a como eu acho que devemos proceder perante a ignorância e muitas vezes arrogância dos demais... mas não deixa de ser a minha opinião ou sugestão se preferirem.

Com todos os condutores de VE que falei nos postos, não me lembro de nenhum, dos que não tinham o dístico, que soubesse que é obrigatório para usar os postos.... e é de facto obrigatório.
É um facto que nem os vendedores de concessionários das marcas sabem... como eu já constatei antes e referi por aqui. Não custava nada entregarem o carro ao cliente já com o dístico.
E por incrível que pareça também há novos condutores de VE que pensavam que podiam usar os postos como apenas estacionamento reservado a eléctricos... e ficam muito surpreendidos quando chamo atenção para a sinalética do local...
ou seja... nem sempre é "xicoespertice". muitas vezes é mesmo ignorância.
Quanto à ignorância dos agentes da autoridade... está a ser tratado... dizem...

Mesmo não sendo este forum exclusivo da mobilidade eléctrica, julgo que compete a todos nós informar os novos utilizadores e alertar para as coisas...

Se em algum momento dei alguma informação errada, agradeço a correcção o quanto antes, pois de forma alguma foi minha intenção induzir alguém em erro.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por Freddy_krueger »

Penso que a solicitação do distico tem de ser pedida ao IMTP (ou lá como agora se chama) pelo dono do carro. Ouvi dizer que era uma limitação do sistema que não fazia a sua emissão automática aquando do registo do carro... Nisso, acho que concessionários apenas deviam informar clientes, mas para isso era preciso, terem esses conhecimentos (como aliás muitos outros conhecimentos que infelizmente não têm nem se esforçam para ter).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta mai 20, 2021 10:02 am Penso que a solicitação do distico tem de ser pedida ao IMTP (ou lá como agora se chama) pelo dono do carro. Ouvi dizer que era uma limitação do sistema que não fazia a sua emissão automática aquando do registo do carro... Nisso, acho que concessionários apenas deviam informar clientes, mas para isso era preciso, terem esses conhecimentos (como aliás muitos outros conhecimentos que infelizmente não têm nem se esforçam para ter).
Pois o problema é mesmo eles não saberem nem quererem saber....
Bastava preencherem o impresso de pedido ao IMT e juntar ao pedido de matricula...

O dístico pode parecer uma formalidade inútil, mas é algo muito útil para que no caso de acidente, as entidades de socorro saibam como actuar.
Se num Tesla acidentado não há dúvidas que está lá uma bateria de lítio de alta voltagem, já num plug-in como o meu, que tem versões só a gasolina ou só a gasóleo também... não é assim tão evidente que esteja lá uma bateria de lítio.
Sabendo nós que a norma dos bombeiros é água para cima, é bom que se saibam quando não o podem fazer.
Pelas mesmas razões existe dístico para o GPL e para o GN, mesmo não tendo estes combustíveis a perigosidade da gasolina e do gasóleo.

É um pouco estranho que não exista mais rigor na exigência do dístico EV, nesta actual época de transição.
Uma coisa que não custa nada... é pedir gratuitamente e afixar no pára-brisas.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”