Alimentação elétrica da casa via VE

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Já alguém pensou em usar o seu VE para alimentar eletricamente a casa em caso de emergência?

Tive a ver uns videos Americanos, e apesar de instalações Eurpeias serem diferentes da Americana, penso que poderia ser interessante ter uma coisa destas funcionais para alguma eventualidade...

Pelo que percebi (e no caso do leaf):

- Preciso de um Inversor onda pura ligado à bateria 12V e não convém muito puxar mais de 1000 e poucos watts por causa do inversor DC/DC do carro.
- Também seria necessário um "switch" (não sei termo técnico) que desligasse casa da rede protegendo a rede em caso de trabalhos nesta.
- No caso do Leaf, o carro tem ainda que estar ligado e em modo ready... no meu caso (vivenda), isto não é problema.
- Mais alguma coisa?

1000watts é mesmo pouco... mas numa emergência seria sempre melhor que nada... Que dizem?

Depois de fazer o switch para isolar a casa da grid, bastaria ligar o inversor a uma tomada de casa, certo? ou teria de ligar diretamente a cada eletrodoméstico? (muito mais prático ligar à rede da casa e ter eletrodomésticos não essenciais desligados)

Abraços
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por JLMF »

No caso do Ioniq 5 pelo que percebi será mais simples, 1 tomada interior até 3600W 220V e uma exterior que não sei qual a saída mas segundo consta dá até para recarregar a bateria de um outro EV. Ou percebi mal?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por rnlcarlov »

Para emergência tenho um inversor de onda pura de 12V e outro de 60V (para ligar à bateria de tração da scooter). Estes inversores têm uma tomada shucko onde dá para ligar umas coisas. Enroladores tratam de fazer chegar a energia ao que precisa, tipo frigorífico. Não que alguma vez tenha tido necessidade disso, mas já usei várias vezes a bateria removível da mota para alimentar carregadores de trotinetes.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por APHenriques »

Se procurar bem, encontro ali no fundo da garagem um inversor de ligar ao isqueiro e outro de ligar directo à bateria...
Com alguma frequência usava-os para ligar computadores no carro nos primórdios das redes wireless... para alimentar antenas em pontos intermédios... outros tempos.

Mas daí a alimentar a casa... vai uma distância.

Por acaso, no manual do meu Outlander, fala-se desse tipo de ligação... basta adquirir um acessório próprio para o efeito... é algo que já existe para o Outlander, como existirá certamente para outros. É como um EVSE ao contrário...

É o tipo de coisa que se deve fazer com os acessórios próprios.... ;)



Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado por todas as respostas...

A maneira mais fácil em carros com Chademo, é naturalmente usando esta porta pois permite um rápido acesso à bateria do carro, mas todos os carregadores/inversores que tenho visto são com custos ENORMES, para uma tecnologia (chademo) que está a morrer na Europa....

A wallbox ia ter uma solução chademo, mas tanto quanto sei, ainda não vende (e vi que seria a rondar os 5000eur + instalação...yaikes!).... o mencionado acima dvbel é Canadiano, provavelmente não homolgado para Europa e ainda diz para reservar....

A ideia do ioniq 5 até ver parece-me a mais interessante, mas precisava de outro carro :P

O melhor é arranjar mesmo o tal inversor onda pura e fazer só uma ligação via extensão a frigo e/ou outros...

E eu a achar que as baterias (LIPO ou li-ion) e inversores para paineis fotovoltaicos eram caros
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Alimentação elétrica da casa via VE

Mensagem por Freddy_krueger »

O Novo MG5 (carrinha) modelo 2021/2 apresentado esta semana estará já preparado também V2L (vehicle to Load) - máximo 2500w.. dá para algum conforto em caso de falta de luz...

A ver quando vem para PT (ainda sem importador definido tanto quanto sei).... gosto do conceito de carrinha... não vou muito à bola com SUV's...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”