Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

Olá,
Tenho umas dúvidas e precisava da vossa ajuda e experiência para tentar resolver isto o mais fácil possível.
Eu comprei uma casa no 8º andar e esta possui uma fração de garagem individual no piso -2 juntamente com outras frações. Eu tenho um carro elétrico (Renault Zoe 100km) no entanto, como moro no Cacém, esta zona não tem PCRs nem PCNs acessíveis e preciso de carregar o carro praticamente todas as noites para me deslocar ao trabalho e voltar no mesmo dia.
A minha box de garagem contém 2 tomadas, 1 quadro elétrico e um contador associado. Por mim é perfeito para a minha própria energia e contabilizar, no entanto a EDP informou-me que só permite ter até 1,15kW de potência e desta forma não é possível carregar o carro. Também me disseram que não era possível aumentar a potência porque o quadro não aguentava. Foi me comunicado também que a instalação elétrica da garágem e o quadro geral que alimenta os outros quadros foi feito com o mais barato que havia para apenas fornecer 1,15kW. Então a solução que me deram era de fazer um aumento de ramal. Gostava de saber como proceder a este aumento, se tem de ser um eletricista específico, se é demorado, que implicações tenho a nível do condomínio, custos e pedidos a fazer (entregar à EDP ficha eletrotécnica - orçamento de 450 euros até agora).

Não sei se alguém teve o mesmo problema e conseguiu resolver, mas era urgente para mim resolver isto que a longo prazo vai me ser vantajoso para ter o carro cá por Lisboa. Também se alguém recomendar um eletricista que esteja habituado a este tipo de trabalhos agradecia.

Muito obrigado,
Cumprimentos

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por rnlcarlov »

Já agora, alguma vez experimentou um carregador regulável e pô-lo na potência mínima, a ver se consegue carregar sem mandar o quadro abaixo?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por APHenriques »

Na minha opinião, deve pedir orçamento a eletricistas credênciados...
Tanto a instalação como as burocracias associadas podem ser tratadas por qualquer electricista credenciado.

Mas veja também junto da EDP ou outro fornecedor as soluções para carregadores de condomínio.
Mais tarde ou mais cedo haverá mais algum condómino a precisar do mesmo.


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

rnlcarlov Escreveu: terça dez 29, 2020 10:34 am Já agora, alguma vez experimentou um carregador regulável e pô-lo na potência mínima, a ver se consegue carregar sem mandar o quadro abaixo?
O carregador que liga à tomada elétrica comum é regulável, quando o ligo na tomada ele diz "Carga bateria impossível". A tomada só tem terra de 5A pelo que percebi, com esta potência nem o minimo carrega..


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

APHenriques Escreveu: terça dez 29, 2020 11:04 am Na minha opinião, deve pedir orçamento a eletricistas credênciados...
Tanto a instalação como as burocracias associadas podem ser tratadas por qualquer electricista credenciado.

Mas veja também junto da EDP ou outro fornecedor as soluções para carregadores de condomínio.
Mais tarde ou mais cedo haverá mais algum condómino a precisar do mesmo.
Obrigado, a EDP distribuição dispõe de uma lista de eletricistas credenciados, já entrei em contacto com um. No entanto estou a aguardar resposta do engenheiro para averiguar se o ramal está certificado e o que podem fazer.
No entanto a EDP em todos os contactos telefónicos que fiz não me disseram nada, apenas para eu entrar em contacto com um eletricista e pedir uma ficha eletrotécnica. Não recomendaram ninguém nem me deram passos a seguir e dicas de como agilizar o processo.

Para depender do condomínio teria de aguardar até Maio para decidir e pelo que sei ninguém tem carro elétrico nem se mostrou muito interessado em querer melhorar o ramal. Seria mesmo um investimento para a minha box de garagem, mas não sei o que isso interfere com a rede geral do prédio. Queria manter o mais simples.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por rnlcarlov »

diogocamoesas Escreveu: terça dez 29, 2020 12:30 pm
O carregador que liga à tomada elétrica comum é regulável, quando o ligo na tomada ele diz "Carga bateria impossível". A tomada só tem terra de 5A pelo que percebi, com esta potência nem o minimo carrega..
Tratando-se de um zoe, diria que muitas cargas impossíveis podem estar na qualidade da terra e não propriamente na potência disponível.


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

rnlcarlov Escreveu: terça dez 29, 2020 1:31 pm
diogocamoesas Escreveu: terça dez 29, 2020 12:30 pm
O carregador que liga à tomada elétrica comum é regulável, quando o ligo na tomada ele diz "Carga bateria impossível". A tomada só tem terra de 5A pelo que percebi, com esta potência nem o minimo carrega..
Tratando-se de um zoe, diria que muitas cargas impossíveis podem estar na qualidade da terra e não propriamente na potência disponível.
É um tema um pouco desconhecido para mim, o que me disseram foi que a terra era representativa da capacidade elétrica da rede e do que chega ao quadro. Sendo que só chega 1,15kW = 5A que era muito pouco. Mas não sei se haverá outra forma de aumentar a terra.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: terça dez 29, 2020 1:31 pm
diogocamoesas Escreveu: terça dez 29, 2020 12:30 pm
O carregador que liga à tomada elétrica comum é regulável, quando o ligo na tomada ele diz "Carga bateria impossível". A tomada só tem terra de 5A pelo que percebi, com esta potência nem o minimo carrega..
Tratando-se de um zoe, diria que muitas cargas impossíveis podem estar na qualidade da terra e não propriamente na potência disponível.
A qualidade da terra nunca deve ser desprezada.... independentemente do carro.
Embora seja prática corrente do "desenrascanso português" ligações de qualquer maneira.
Um carro está em cima de borracha... sem a ligação a terra pela tomada pode ser altamente perigoso.

A potencia de 5A não serve para nenhum carregador de carro. Nem deve ser ligado. Ném para um secador de cabelo.

A EDP Distribuição terá que verificar o ramal... só isso tem um custo. Se bem me lembro o último que paguei foi mais de 100 euros. Só verificação.
Havendo potencia do ramal, um eletricista terá depois de fazer a instalação particular até a box. Se não houver potência, será necessário pedir esse aumento, o que tem mais um custo.

Eu diria que o minimo de potência a pedir seria 6,9kVA, mas sendo necessário reforçar o ramal eu pedia mais potência, pois a diferença não deve ser muita.


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

APHenriques Escreveu: terça dez 29, 2020 4:55 pm
rnlcarlov Escreveu: terça dez 29, 2020 1:31 pm
diogocamoesas Escreveu: terça dez 29, 2020 12:30 pm
O carregador que liga à tomada elétrica comum é regulável, quando o ligo na tomada ele diz "Carga bateria impossível". A tomada só tem terra de 5A pelo que percebi, com esta potência nem o minimo carrega..
Tratando-se de um zoe, diria que muitas cargas impossíveis podem estar na qualidade da terra e não propriamente na potência disponível.
A qualidade da terra nunca deve ser desprezada.... independentemente do carro.
Embora seja prática corrente do "desenrascanso português" ligações de qualquer maneira.
Um carro está em cima de borracha... sem a ligação a terra pela tomada pode ser altamente perigoso.

A potencia de 5A não serve para nenhum carregador de carro. Nem deve ser ligado. Ném para um secador de cabelo.

A EDP Distribuição terá que verificar o ramal... só isso tem um custo. Se bem me lembro o último que paguei foi mais de 100 euros. Só verificação.
Havendo potencia do ramal, um eletricista terá depois de fazer a instalação particular até a box. Se não houver potência, será necessário pedir esse aumento, o que tem mais um custo.

Eu diria que o minimo de potência a pedir seria 6,9kVA, mas sendo necessário reforçar o ramal eu pedia mais potência, pois a diferença não deve ser muita.
A mim a EDP distribuição nunca falou de verificar ramal, o que eles fizeram foi tentar colocar mais potência no quadro e o contrato dava como rejeitado uma vez que só permitia ligações até 1,15. Mas posso tentar entrar em contacto novamente e tentar ver se é possível eles verificarem se o ramal poderia aguentar, o que duvido e aí necessitava mesmo de aumentar a capacidade do ramal. Ontem uma empresa parceira da EDP disse-me que necessitava de um eletricista de interiores, para avaliar a instalação e passar uma ficha eletrotecnica à EDP distribuição de modo a eles depois submeterem a uma empresa para fazer esse aumento de ramal


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por Freddy_krueger »

No Zoe não sei... mas eu no mínimo dos mínimos no Leaf consigo carregar à potência de 6,2amp (uso para aproveitar paineis de verão).... mas tem maiores perdas e no carregador do Zoe (mesmo que consigas carregar nos 5amp), as perdas devem ser grandes, e nem sei se noite toda dava para os 100kms... o ideal é mesmo os 10amp (2,3kw)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por APHenriques »

diogocamoesas Escreveu: quarta dez 30, 2020 10:32 am Ontem uma empresa parceira da EDP disse-me que necessitava de um eletricista de interiores, para avaliar a instalação e passar uma ficha eletrotecnica à EDP distribuição de modo a eles depois submeterem a uma empresa para fazer esse aumento de ramal
Isso mesmo.... todo o processo é tratado por um electricista.
Existem atualmente empresas especializadas em carregadores para carros que tratam de tudo... tem eletricistas e equipamentos...
É mais caro, mas tratando-se de um Zoe que tem possibilidade de carregar a potências elevadas, ou mesmo prevendo um outro carro futuramente, pode compensar instalar mesmo um carregador...

Vê nos parceiros da UVE. Se fores sócio, tens alguns descontos.


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

APHenriques Escreveu: quarta dez 30, 2020 11:13 am
diogocamoesas Escreveu: quarta dez 30, 2020 10:32 am Ontem uma empresa parceira da EDP disse-me que necessitava de um eletricista de interiores, para avaliar a instalação e passar uma ficha eletrotecnica à EDP distribuição de modo a eles depois submeterem a uma empresa para fazer esse aumento de ramal
Isso mesmo.... todo o processo é tratado por um electricista.
Existem atualmente empresas especializadas em carregadores para carros que tratam de tudo... tem eletricistas e equipamentos...
É mais caro, mas tratando-se de um Zoe que tem possibilidade de carregar a potências elevadas, ou mesmo prevendo um outro carro futuramente, pode compensar instalar mesmo um carregador...

Vê nos parceiros da UVE. Se fores sócio, tens alguns descontos.
O carro era do meu pai e na altura a renault instalou um carregador elétrico ligado ao quadro na garagem no norte, no entanto agora até poderia tentar transferir mas o carregador iria precisar de mais potência de qualquer forma. Mas vou avaliar essa situação, instalar carregadores elétricos em garagens com baixa potência deve ser o dia a dia deles hoje em dia..


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por APHenriques »

diogocamoesas Escreveu: quarta dez 30, 2020 4:51 pm
APHenriques Escreveu: quarta dez 30, 2020 11:13 am
diogocamoesas Escreveu: quarta dez 30, 2020 10:32 am Ontem uma empresa parceira da EDP disse-me que necessitava de um eletricista de interiores, para avaliar a instalação e passar uma ficha eletrotecnica à EDP distribuição de modo a eles depois submeterem a uma empresa para fazer esse aumento de ramal
Isso mesmo.... todo o processo é tratado por um electricista.
Existem atualmente empresas especializadas em carregadores para carros que tratam de tudo... tem eletricistas e equipamentos...
É mais caro, mas tratando-se de um Zoe que tem possibilidade de carregar a potências elevadas, ou mesmo prevendo um outro carro futuramente, pode compensar instalar mesmo um carregador...

Vê nos parceiros da UVE. Se fores sócio, tens alguns descontos.
O carro era do meu pai e na altura a renault instalou um carregador elétrico ligado ao quadro na garagem no norte, no entanto agora até poderia tentar transferir mas o carregador iria precisar de mais potência de qualquer forma. Mas vou avaliar essa situação, instalar carregadores elétricos em garagens com baixa potência deve ser o dia a dia deles hoje em dia..
Sim... garagens de prédios normalmente tinham pouco mais que uma instalação para iluminação.
Implica sempre reforçar... mas por norma, o prédio tem um ramal de potencia elevada pois é dai que parte as ligações para todos os apartamentos, basta que um eletricista faça a instalação entre a entrada no prédio e a garagem/box.
No entanto alguns prédios podem ter ramais independentes para as garagens... enfim... tem que ser avaliado.
Seja para colocar uma tomada para ligação de um carregador portátil ou para instalar um fixo, haverá sempre necessidade de passar cabos entre o ramal e a box/garagem.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem verdade, o apartamento de meus pais em Leiria (construção meados anos 80), tem energia da garagem ligada diretamente ao quadro deles do apartamento (é bem longe a garagem...nem quero pensar na trabalheira de mudar cabos se necessário).
Lá só têm a tal energia de "luz", um disjuntor de 6amperes... como meu EVSE quando carrega a 6amperes gasta na verdade 6,2 amperes, acho que não vou ter sorte se tentar carregar lá...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 04, 2021 9:30 am Bem verdade, o apartamento de meus pais em Leiria (construção meados anos 80), tem energia da garagem ligada diretamente ao quadro deles do apartamento (é bem longe a garagem...nem quero pensar na trabalheira de mudar cabos se necessário).
Lá só têm a tal energia de "luz", um disjuntor de 6amperes... como meu EVSE quando carrega a 6amperes gasta na verdade 6,2 amperes, acho que não vou ter sorte se tentar carregar lá...
Depende da sensibilidade do disjuntor. É uma questão de experimentar. No entanto podes tentar perguntar à malta aí ao pé de ti quem tem um EVSE feito pelo Apr. Quando meto o meu carro a carregar a 6A, ele carrega a menos, cerca de 5,2A. Eu oferecia-me para fazer o teste com o teu carro, mas estamos um pouquito longe :lol:


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: segunda jan 04, 2021 8:28 pm Depende da sensibilidade do disjuntor. É uma questão de experimentar. No entanto podes tentar perguntar à malta aí ao pé de ti quem tem um EVSE feito pelo Apr. Quando meto o meu carro a carregar a 6A, ele carrega a menos, cerca de 5,2A. Eu oferecia-me para fazer o teste com o teu carro, mas estamos um pouquito longe :lol:
Eu tenho um EVSE regulável do Mafgod (um que não tem caixa, só o cabo e as fichas cee16 e type 2 e a eletrónica está toda dentro da ficha type2) + o original Nissan (10amp) e fiz medição com um daqueles medidores shucko (com adaptador para cee16)... para ver quanto gastava e aparece-me os 6,2 amp estáveis na potência mais baixa... acho que meu não deve de dar menos que isso. Quando vou a Leiria carrego mobie....praticamente única altura que uso.... em 2020 nem cheguei a ir com pandemia e assim :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
diogocamoesas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 28, 2020 4:23 pm

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por diogocamoesas »

Uma empresa certificada deu me um orçamento para submeter à edp o projeto, ou seja a empresa fazia avaliaçao, projeto, submissao a edp ate estar tudo concluido por volta de 1050€. Qual o valor de mercado para isso?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu não sou nenhum expert, mas este ramal novo não deveria ser para a garagem do prédio e da responsabilidade do condomínio?! Depois restante percurso (do contador individual e até garagem) aí sim da responsabilidade de condómino.... ideal era haver já mais alguém com BEV para forçar a coisa....

Se pessoal não quiser avançar e se precisares mesmo carregar em casa, propunha "adiantares" o dinheiro, mas sempre que alguém necessitasse de aumentar potência, ressarcir-te desse custo... não é a solução mais justa mas pode ser a que consegues em reunião de condomínio... convém ficar estas decisões todas escritas em ata...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por APHenriques »

Isso mesmo...

Mas apenas se o ramal for comum...

O preço não me parece muito... pois a parte da EDP distribuição nessas coisas é sempre elevado.
Mas podes pedir outro orçamento para comparar

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aumento de ramal na Garagem do Prédio

Mensagem por rnlcarlov »

Também não creio que seja pera doce, mas poderá ser uma opção fazer ligação ao seu quadro da casa?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”