Degradação Leaf's 24-30-40

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem, achei interessante partilhar...

Ao que parece a bateria dos modelos 40kwh para já mais estável e com menos degradação...

https://medium.com/@eTaxidriver/an%C3%A ... aa31524149
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por warrior.1977 »

Este tipo de comparação não é completamente leal.
Um bateria de 24Kw/h terá de fazer quase o dobro dos ciclos de uma de 40Kw/h para percorrer o mesmo numero de Km.

Claro que é vantajoso ter uma bateria maior, em todos os aspectos, autonomia, duração, etc.

Em relação à bateria de 30Kw, conheço alguns Leaf, em que o SOH baixou até consideravelmente, mas a autonomia real mantém-se muito identica ao que fazia quando era novo


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por Freddy_krueger »

warrior.1977 Escreveu: segunda set 28, 2020 9:11 pm Em relação à bateria de 30Kw, conheço alguns Leaf, em que o SOH baixou até consideravelmente, mas a autonomia real mantém-se muito identica ao que fazia quando era novo
Sim, essa foi uma das teorias que me fez escolher o 40kwh mesmo sabendo que continauva sem TMS (comprei logo após lançamento, antes de entendidos fazerem testdrive e aparecer rapidgate)

Hummm, isso também tem acontecido nos 40... Tanto eu como Civic ainda não notamos uma baixa significativa que consigamos quantificar como relevante face ao desempenhao que carro fazia em novo.. o Civic tem mais kms.... pode ser que neste inverno a degradação comece a se tornar mais visível...espero que não!! eheheh

Os pack de 30kwh (alguns) tinham um update de software para melhor contabilizar soh pois supostamente carro contabilizava exageradamente por baixo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por serges »

Muito interessante pois considero raro as marcas ou modelos de veículos que demostrem a sua real degradação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por Freddy_krueger »

Entretanto no FB têm aparecido uns casos "estranhos" de degradação acentuada em Leaf's 30kwh comprados em 2ª mão para uso particular provenientes de uso TVDE... com carros a reportar aquando da venda um valor de SOH em linha com normal degradação, mas depois, fazendo um uso mais normal (menos kms, quase sem cargas rápidas), ao invés de degradação abrandar, parece que tem aumentado...e muito mesmo!

Um fenómeno estranho especialmente tendo em conta que o teste tomada confirma a degradação (entra menos energia que antes), pelo que não será o BMS a "estimar" mal SOH por carro ter um uso menos intensivo que antes... muito estranho mesmo.... a acompanhar...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por pemifer »

Não estou a par do historial destes carros, aparentemente eles queixam-se muito do 30 mas nos gráficos comparativos há uma descida acentuada e um salto para cima, terá sido o upgrade do software?

O meu 40 apresenta, no Leaf Spy uma degradação de 12%.
Ora se eu tivesse feito uma viagem de 200km quando ele era novo, agora faria uma viagem de 194km, dá para notar a diferença?
Eu não consiguiria notar a diferença.
Com base nisto não posso dizer que a degradação não é real.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por Freddy_krueger »

Pelas minhas contas 12% a menos em 200kms já são só 176kms.... já se devia notar alguma coisa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 20, 2020 4:48 pm Pelas minhas contas 12% a menos em 200kms já são só 176kms.... já se devia notar alguma coisa...
Tens razão, estava a fazer as contas ao contrário, considerei que 12% de 100 são 12, e que 12% de 200 eram 6, mas não, são 24!
Mesmo assim, teria de ter feito uma viagem a esticar a autonomia em mais novo, e agora nova viagem do mesmo género, sendo que no meu caso recebi o carro já com 5,5% de degradação.
É mais difícil para mim notar alguma coisa uma vez que a percentagem para mim é mais pequena.
6,5% de 200km são 13km, não ía notar diferença.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Degradação Leaf's 24-30-40

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...não é fácil detetar...

Minha viagem mais standard é a Leiria (+/- 160kms AE)... mas já não vou lá desde o Natal.... sei que dava com uma carga mas já nem sei bem com que percentagem chegava.

Algo que noto é que resistência interna da bateria deve ser maior pois antes quando chegava a 80% SOC vindo de SOCS mais elevados já tinha regeneração total (todos os quadrados de regen) mas agora às vezes só abaixo de 7#% fica todo disponível... como não tenho leafspy não sei valores SOH ou HX nem em novo nem agora...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”