Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta fev 24, 2021 12:30 pm Também é mais simples alterar a instalação doméstica para 45A (10,35kVA) ficando com 32A para o carro do que alterar para uma instalação trifásica.
Pode ser mais simples que passar para trifásico, mas no meu caso, solicitei aumento de 6,9kVA para 10,35kVA e foi-me negado pelas EDP Distribuição (agora E-Redes)... tinha de fazer uma inspeção à casa e equacionarem custos de fornecimento pois zona não estava preparada para tal....

Na altura pensei que precisasse para minha bomba-calor 16kw+carregamento carro (6 a 16amp regulável manualmente)+eletricidade casa (tudo elétrico incluindo termoacumulador para AQS, placa indução e forno)...

Tenho conseguido gerir a coisa (este inverno só meti luz abaixo umas 3x de madrugada com bomba de calor literalmente a BOMBAR energia a mais em conjunto com carro :P... o termoacumulador tinha a funcionar das 22h às 24h e depois carro.... mas de madrugada em inicio de Janeiro a bomba de calor precisou mesmo de funcionar a sério para manter os 20º em casa :)... nesses dias em vez de carregar o carro a 10amp, carreguei mais horas a 7/8amp... vantagens de ter um EVSE regulável...só é pena não ter um medidor no quadro e se adaptar para não ter de me levantar da cama, ligar quadro, ir à garagem, reconfigurar carregador, e voltar à cama...isso quando acordava....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta fev 24, 2021 2:17 pm
APHenriques Escreveu: quarta fev 24, 2021 12:30 pm Também é mais simples alterar a instalação doméstica para 45A (10,35kVA) ficando com 32A para o carro do que alterar para uma instalação trifásica.
Pode ser mais simples que passar para trifásico, mas no meu caso, solicitei aumento de 6,9kVA para 10,35kVA e foi-me negado pelas EDP Distribuição (agora E-Redes)... tinha de fazer uma inspeção à casa e equacionarem custos de fornecimento pois zona não estava preparada para tal....
Em qualquer dos casos é sempre necessário substituir a ligação do poste/caixa publica até ao nosso contador... parte da E-Redes. E do contador ao quadro geral, a nossa parte, que implica certificação. Caso nunca tenha sido feito antes.

É verdade que em algumas zonas/bairros/ruas é mais fácil pedir trifasico 11kVA ou mesmo 22kVA do que 10,35kVA em monofásico...
Eu já tive as duas situações mas em zonas diferentes.
Na minha casa actual é mais fácil ter trifásico de 22kVA, pois está tudo preparado e até já teve essa potência. E não sei se haverá algum impedimento de colocar 10,35kVA. Nesta casa nunca tive.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois... minha ligação não teve que ser certificada...consegui evitar isso (custo adicional), apesar de ter mudado toda a instalação em 2014 (era uma instalação elétrica muito manhosa dos anos 50/60.... e nem quis ligar luz antes de mudar...tinha mesmo muito mau "ar").
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: quarta fev 24, 2021 9:22 pm Na minha casa actual é mais fácil ter trifásico de 22kVA, pois está tudo preparado e até já teve essa potência. E não sei se haverá algum impedimento de colocar 10,35kVA. Nesta casa nunca tive.
Passar de tri para monofásico tanto quanto sei é relativamente simples e qualquer eletricista deve conseguir fazer isso, penso que fazendo um shunt à saída do contador. Já o inverso é outra loiça pois uma instalação tem de estar preparada para isso.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: sábado fev 27, 2021 11:00 am
APHenriques Escreveu: quarta fev 24, 2021 9:22 pm Na minha casa actual é mais fácil ter trifásico de 22kVA, pois está tudo preparado e até já teve essa potência. E não sei se haverá algum impedimento de colocar 10,35kVA. Nesta casa nunca tive.
Passar de tri para monofásico tanto quanto sei é relativamente simples e qualquer eletricista deve conseguir fazer isso, penso que fazendo um shunt à saída do contador. Já o inverso é outra loiça pois uma instalação tem de estar preparada para isso.
A questão não é essa...
A EDP é que pode não fornecer 10,35KVA, numa única fase.
Seja como for, só foi um exemplo, pois consigo fazer tudo actualmente com 6,9kVA com o auxilio dos painéis solares.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am O e-Corsa tem a opção carregador interno AC de 11kW, mas não sei se justifica o gasto versus carregar em PCR...
Sim... é verdade. Existe como opção, mas a diferença não é significativa. Mas pode interesar apenas para quem tenha uma instalação domêstica/trabalho trifasica superior a 11kW
Na minha opinião, para quem puder carregar em casa, os 7,4kW deverão ser suficientes para um carregamento noturno.

A opção pelo carregador interno AC de 11kW faz sentido para quem carregar muito em postos públicos, mas para estas pessoas o mais certo é ser melhor carregarem em PCR.
APHenriques Escreveu: Sobre isto tenho uma duvida que deixo aqui para alguém que me possa esclarecer:
Sendo a potência de 11kW obtida através de ligação trifasica de 3,7kW por fase. Qual é a potencia máxima de carregamento em monofásico?
Teoricamente será apenas de 3,7kW quando em monofásico. Ou será que estes carregadores suportam os 7,4kW em monofásico?
Boa pergunta!
Nos Tesla Model 3 sei que carregam a 7,4kW, monofásico, ou 11kW, trifásico.
APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am Esta aposta satisfaz, na minha opinião, ambas as partes. Por um lado os postos de combustível podem continuar a operar, por outro o consumidor tem tempos de carregamento semelhantes a abastecer combustível. Infelizmente assim perde-se uma das vantagens dos VEs, que é abastecerem enquanto fazemos outras actividades. Acredito mesmo que chegará o dia em que os futuros BEV não tragam carregador interno AC.
Isso não faz sentido. O carregador interno AC será sempre necessário para carregar em casa....
Não estou a ver alguém ter interesse em comprar um VE que não possa ligar a tomada
Não faz sentido para ti, não faz sentido para mim e não faz sentido para muitas outras pessoas!

Mas isso não impede que no futuro os fabricantes ofereceram o carregador interno AC como um extra pago à parte.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: sábado fev 27, 2021 12:50 pm A questão não é essa...
A EDP é que pode não fornecer 10,35KVA, numa única fase.
Seja como for, só foi um exemplo, pois consigo fazer tudo actualmente com 6,9kVA com o auxilio dos painéis solares.
Poder pode. Agora claro que tens de ter uma instalação com cabos de espessura apropriada o efeito.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por serges »

Pois maioritariamente as residências em PT estão com os pontos de ligação nos 6.9KVa!

No meu caso os 5.75Kva chegam… claro que para a realidade neste momento… mas se vem um VE então teria de pensar nisso ou testar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

No meu tópico do DB do meu Outlander referi que não compensa os carregamentos rápidos acima para plug in's acima de 0,06€/min.
Também referi que já não muitos.
Pessoalmente o unico que conheço é em Loulé o LLE-000049 que continua com OPC a zero.

Recentemente dei com um posto no Forum Montijo limitado a 25kW e com um preço a condizer 0,05€/min.
Isto para os poucos plug in que tem carregamento rápido, como o Outlander que está limitado a 22kW, é bom pois carrega ao mesmo ritmo mas com um preço que compensa.

Na minha opinião, nos parques de shopping's faz sentido postos rápidos mais lentos... :) com preço a condizer.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: sexta mar 05, 2021 7:44 pm No meu tópico do DB do meu Outlander referi que não compensa os carregamentos rápidos acima para plug in's acima de 0,06€/min.
Também referi que já não muitos.
Pessoalmente o unico que conheço é em Loulé o LLE-000049 que continua com OPC a zero.
Também ainda há Guimarães (de longa data) e Barranco do Velho (novo).


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: quinta out 22, 2020 10:51 am
APHenriques Escreveu: terça out 13, 2020 10:41 pm
APHenriques Escreveu: terça set 08, 2020 3:37 pm Fui agora surpreendido com o anúncio de um novo PCR no Intermarche de Torres Vedras... um local que conheço bem.
Mas a surpresa, que poderia ser boa... passou a estranha ao ver o preço anunciado: 0,24€/min.
Ou seja, um custo de OPC com IVA de 17,71€/hora... fica o alerta para os distraídos. :)
Não sei se é erro, mas se não for é um novo recorde... parabéns Mobielectric! :twisted:

Pelo menos, pelo que sei, o recorde anterior era do OPC Propel - Cepsa com 0,15€/min.

Compreendo que seja difícil rentabilizar os PCR e PCN, mas com estes preços não sei se haverá muitos clientes interessados, uma vez que a algumas centenas de metros está em instalação outro PCR por 0,10€/min.

Uma coisa é certa... PCR instalados e desligados há meses é que não rendem nada.
Entretanto... o PCR que referi a 0,10€/min já abriu...
Mas entretanto, tive possibilidade de passar pelo do Intermarché, que já aparecia na Mobie com disponível... Na verdade ainda não existe... está na fase inicial da instalação. Continuo a achar que o preço de 0,24€/min é um erro. Veremos.

Continuando esta saga:
Ontem percebi... já la está um PCR de 50kW, mas também um PCUR de 160kW.
O PCR é a 0,12€/min.
Provavelmente os 0,24€/min será o preço do PCUR.
Há ainda uma pré instalação de 2 PCN
Por curiosidade tenho monitorizado esporadicamente estes postos... não por interesse próprio, pois são inúteis para o carro que tenho actualmente.
Trata-se do TVD-00015 (PCR) e do TVD-00016 (PCUR), em Torres Vedras.
1º o preço anunciado era de 0,24€/min sem distinção. O que logo a partida seria estranho. Mas um responsável do operador disse-me que não seria assim.
2º depois de algum tempo os postos foram instalados e activados.... bastante tempo.
3º e verificou-se o que já esperava... por erro ou não, tanto o PCUR como o PCR estavam registados na Mobie-e a 0,24€/min. E estiveram assim a ser facturados por algum tempo.
4º Por insistência minha, o preço do PCR lá foi corrigido. Passou para uns aceitáveis 0,10€/min.

Agora a parte engraçada:
O PCUR tem uma ligação CCS2 a 160kW e uma CHAdeMO a 50kW.
Não sei se seria possível ter preços diferentes nas ligações, pois na Mobie.e o preço é definido por posto. Logo o Preço da CHAdeMO é de 0,24€/min. O que é um absurdo, especialmente porque mesmo ao lado está o PCR a 0,10€/min.
Apesar do preço estar bem explicito em ambos, o CHAdeMO do PCUR tem tido mais utilização que o do PCR.... :D
Será que os electrões do PCUR tem aditivo? :twisted:

Por exemplo, o carregamento normal de um Leaf tem uma diferença de +/- 5€
O aditivo dos electrões é caro!!! :lol:

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

O que interessa é carregar rápido!

E logo num LEAF que não chega aos 50kW, nem os mantém por muito tempo...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

O Leaf 40kwh ainda fica nos 41-45 Kw até aos 61% se não estou em erro....

Ainda se tivessem colocado esse posto com um Chademo 100kw... sempre dava para os Leaf 62kwh aproveitarem....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu: O Leaf 40kwh ainda fica nos 41-45 Kw até aos 61% se não estou em erro....
No primeiro carregamento rápido e se não estiver muito calor! Imagem
Freddy_krueger Escreveu: Ainda se tivessem colocado esse posto com um Chademo 100kw... sempre dava para os Leaf 62kwh aproveitarem...
Só se o negócio for muito bom! E mesmo assim ficava na dúvida... Imagem


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Última edição por zeuz em terça mar 23, 2021 11:31 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: terça mar 23, 2021 11:31 pm
Freddy_krueger Escreveu: O Leaf 40kwh ainda fica nos 41-45 Kw até aos 61% se não estou em erro....
No primeiro carregamento rápido e se não tiver muito calor! Imagem
A não ser que tenha tido muitos kms em AE acima de 110kmh (reais).... no primeiro carregamento nunca tive stress.... nose seguintes :o :x :twisted: :!:
Freddy_krueger Escreveu: Ainda se tivessem colocado esse posto com um Chademo 100kw... sempre dava para os Leaf 62kwh aproveitarem...
Só se o negócio for muito bom! E mesmo assim ficava na dúvida... Imagem
Só naquela de testar rapidez de Leaf.... os preços mesmo dos de 150kw CCS2 só devem ser equacionados para quem tem um Taycan ou etron que carregam rápido rápido durante bastante tempo (salvoerro até aos 80%).... para outros carros, mais vale os 50kw a não ser para poupar 5 minutos de viagem...

Em Portugal e com preços atuais, os PCR 50kw são mesmo (para mim) a única solução de carregamento pública minimamente acessível... os PCN 22 é aquele preço que quem carrega a 3, 7 ou mesmo 11kw só vai perder montes de tempo e dinheiro (mais caros por kwh que os PCR)... ou então... comprem Teslas (quem pode) que SC resolvem isso
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Isto é mesmo caricato...
O CHAdeMO do PCUR a 0,24€/min, 50kW, acabou de ser usado à poucos minutos....

Já o CHAdeMO do PCR ao lado, a 0,10€/min, 50kW está livre à mais de 24 horas. :D

Mas um responsável de um OPC já me tinha dito... basta um design mais apelativo do carregador, mesmo com o dobro do preço, que os tótós caem que nem patos! :D (palavras minhas, não dele).

É a velha história das navalhas de barbear!!!
É possível criar um império baseado na ignorância e tolice.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

eheheh....

nada como um produto "shiny".... os PCR da EFacec são muito quadradões :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Não acho nada caricato. Já apanharam PHEVs e carregar em AC de PCRs de 50kW. Vai haver sempre pessoal que não liga.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Mais uma vez, no sentido de alertar para os custos de carregamento, vamos simular 3 viagens entre Lisboa e Algarve com um carregamento na A2 em pontos diferentes usando um Tesla Model 3 MR.

Considerando um carregamento entre os 20% e os 80%. que corresponde a 37,2kWh (vamos definir exactamente esta quantidade de energia em todos os carregamentos).

Primeira viagem, usando o Supercharger de Alcacer do Sal, (implica sair da A2), considerando o preço médio e aproximado indicado pela Tesla de 0,34€/kWh, fica por: 12,65€.

Segunda viagens, usando o PCR de 50kW da área de serviço A2 de Aljustrel, (45 minutos) simulando dois tarifários:
Miio Simples: 14,16€
EDP (parceria UVE): 12,67€

Terceira viagens, usando o Ionity da área de serviço A2 de Almodôvar,(26 minutos) simulando dois tarifários:
Miio Simples: 30,84€
EDP (parceria UVE): 30,34€

Se salientar que no posto Ionity, o preço é igual, independentemente da potência aceite pelo carro, uma vez que a contabilização é feita por kWh... Já o tempo de carregamento depende do carro.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Qual é o Tesla Model 3 MR?! Não foi vendido por cá (que eu saiba só o SR+, LR AWD e Performance). Eu se tivesse o Tesla e precisasse carregar sem ser o destino, optava pelo SUC devido:
1) Posto 50kw apesar de competitivo em localização e preço (semelhante a SUC no preço), perde em potência (espera com carro parado) e availability.... corres o risco de esperar meia hora (ou mais) que outros EV carreguem pois só deve ter 1 ou 2 stalls... ou sujeitar seguir viagem e carregar na ionity a mais do dobro do preço....
2) Ionity preço (aliás como em toda a rede ionity), é para esquecer para quem faz contas....0,81 EUR/kwh...mesmo num veiculo eficiente que faça 15kwh/100kms dá 12,15 EUR/100kms... num etron que gasta facilmente 30kwh/100kms o carregamento fica a 24,30 EUR/100kms....

NO SUC, e tendo em conta os tais 15kwh/100kms, o preço fica a 5,10 EUR/100kms.... imaginando a gastar 30kwh/100kms (em velocidades acima do legal em PT), ficava a 10,20 EUR/100kms... abaixo de um diesel/gasolina semelhante....

Resumo, se desvio não for enorme, eu optaria por SUC (se tivesse tesla)....

No caso específico de Alcacer aproveitava para relaxar e almoçar no fantástico (para mim) restaurante Porto Santana e pagava a estupidez do posto PCN KLC ao lado.... a rondar o preço de PCR mas com paragem de 3h e tal no Tesla (carrega a 11kw).... mas papava bem e relaxava a ver o rio....TOP
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”