Nissan Leaf - custo baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Com baterias (e Leafs) da Europa fabricados em Sunderland, UK, brexit pode ser um GRANDE problema...

https://observador.pt/2019/10/13/nissan ... -ingleses/
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por becosemsaida »

Tanto se fala em precos e complicacoes em questao de baterias de EV. Fico eu entao com uma duvida muito grande. No caso que se fala (Leaf) a garantia e de 8 anos OU 160.000km. Fazendo um uso intenso de 30mil Km por ano da para 5 anos, ate la com tanta carga a SOH ja deve estar baixo. Pode e nao estar tao baixo que a Nissan troca as batts mas isso e outra, presupomos que esta dentro dos "parametros" da troca...... Quer dizer que a Nissan, no pior dos casos E no exemplo que dei, troca as baterias DENTRO das condicoes de garantia i.e a CUSTO ZERO para o proprietario. Como toda gente sabe que ha Leafs por ai com 8 que perderam 3-5 barras e a aproximar dos 160.000km que de certeza nao estarao cobertos mas tambem so compra esse tipo de carro quem quer. Tambem ja e mais que sabido que os carros "duram" cada vez menos, so neste pais e que somos "incentivados" a comprar carros velhos, mas infelizmente nao ha outra maneira para muitos (eu incluido).

Se houvesse mais incentivos para a compra/troca de EV/Hibrido e melhor aproveitamento da reciclagem dos mesmos talvez nao e preciso andar com "medo" de comprar um EV com "pilhas fracas"..... Trocava-se de carro em tempo admissivel por um novo com um valor de retoma/incentivo atractivo e todos ficavam a ganhar.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu defendo que um carro deve durar uns 15-20 anos (apesar de ter comprado um leaf novo tenho uma mégane de 2000 com 370KKms)... os carros duram muito mais que 8-10 anos... duram uns 15 anos na boa se dispensarmos últimas "merditas" tecnológicas...só nos últimos 2/3 anos o peso se começa a notar na Mégane (puxadores de portas interiores a rachar, maior cuidado na manutenção e verificação liqidos...

Claro que tem custos de manutenção mais altos... mas ainda assim, acho que compensam o trocar carro a cada 5-8 anos...

Incentivar troca rápida de veiculos também não me parece melhor opção... talvez incentivar troca de veiculos combustão antigos (c/ mais de 12-15 anos) por BEV PHEV, mas tirando o incentivo nesses termos (carros em fim de vida), não partilho da opinião.

Bem, todos temos ideias diferentes... por isso é que avançamos... :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pemifer »

Vou tentar explicar porque razão o custo das baterias alto é uma tremenda estupidez.
Eu tinha um Leaf de 2013 com 70% de SOH que fazia, à rasca, 100km. Esta autonomia, apesar de dar para o meu dia a dia estava a tornar-se limitativa em termos do que poderia fazer em termos de viagens.
Tinha 2 opções, ou trocava de bateria, ou trocava de carro.
Poderia trocar de bateria, na altura, já por uns elevados 9000€ ou podia juntar esses 9000€ + "o valor do carro" + "algum" e trocar de carro.
Optei por trocar de carro.
Obviamente os 9000€ entraram também no "algum".
Claro que o "algum" seria tanto menor quanto maior fosse "o valor do carro".
Qual seria "o valor do carro" se o potencial comprador soubesse que se tratava de um carro descartável?
Se no meu caso "o valor do carro" tivesse sido mais baixo, o meu "algum" não teria chegado para trocar de carro.
Quanto menor for "o valor do carro" menor a probabilidade de alguém trocar de carro.
Com o preço alto das baterias, o primeiro dono do carro manterá o carro por mais anos e, provavelmente, não comprará outro modelo igualmente descartável.
A entrada de mais pessoas na mobilidade elétrica vai se tornar mais difícil pois ninguém quererá um carro usado que provavelmente irá morrer nas suas mãos.

Se os preços das baterias de substituição fosse baixo, o atual dono do meu carro, quando o SOH for mais baixo, poderia optar por substituir a bateria ou trocar de carro.
Para ele uma troca de bateria será muito mais interessante do que para mim.
Se eu tivesse trocado de bateria saltaria de 100km para 140km de autonomia, se ele trocar quando o carro tiver 70km de autonomia, saltaria de 70km para 140km de autonomia.
Ou então venderia o carro a quem os 70km de autonomia fossem suficientes. Para esse terceiro dono, a possibilidade de trocar bateria seria ainda mais interessante.
O meu Leaf não só duraria mais anos como possibilitaria a adoção da mobilidade elétrica por mais pessoas.

No meu caso, gosto tanto da mobilidade elétrica que, já não me satisfaria passar de 100km para 140km de autonomia, por isso passei para 200km.
Agora interessa-me passar para mais autonomia e para carregamentos mais rápidos.

Motivos para comprar um VE novo há mais do que suficientes sem ser só porque a bateria morreu e é muito caro substitui-la.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

É um bocado a evolução.... ou queremos ser early adopters e pagamos por isso, ou vamos com corrente....

Eu nalguns casos de compra sinto-me early adopter, mas também procuro bons negócios...:)

Nos dias de hoje o TM3 ou um Model S usado (mas Tesla sem garantia mete-me medo) para mim são os carros que fazem mais sentido devido à melhor distribuição dos superchargers... o interior norte de PT está melhor coberto com rede Tesla que com uma rede Pública (na minha opinião) que no seu início foi altamente subsidiada com fundos, mas ainda muito caros (TM3 em França a partir de 43KEUR e Model S NL (taxis?) MUITO rodados a partir dos 30KEUR)...

De qualquer forma são sempre custos grandes... meu leaf 40 ficou abaixo e 28KEUR e já foi orçamento MUITO esticado!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda out 14, 2019 3:14 pm
APHenriques Escreveu: sábado out 12, 2019 5:50 pm Por curiosidade, num PCN a quanto carrega o Leaf? E quantos kms carrega por hora?
Um Leaf 40 (e acho que tb o 30) em AC carregam a ca.30/32amp, seja a rondar os 6-7kwh (perdoem-me os kw e kwh mas sou mesmo confuso com isso)... a ca.15kwh/100kms dá apróx. 40/50km/hora de carregamento...quem consegue fazer 10/12kw/100kms, pode esticar o carregamento para os 50/60km/hora carregamento.

Eu uso o carregador de origem, seja 10amp e 2,2kwh seja +/-5% soc/hora no de 40 e como minha média consumo 13,5kw/100, acho que dá um carregamento de 16km/h...como no dia-a-dia faço 50-60kms... normalmente carrego ca. 3-4h para ficar entre os 50/75% soc....nem baixo nível soc nem carrego muito para estar muito alto...
kW é a potência (do posto, por exemplo
kWh é a capacidade da bateria ou a energia carregada por hora.

Então no Leaf a carga é sempre monofásica. Num PCN de 22kW ele só usa uma fase o que dá os 7.36 kWh.
Num posto de 11kW só carrega a 3,68 kWh. Será isso?
Eu pensei que carregava em trifásico.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Esta situação das baterias sempre me preocupou... pois havia a forte suspeita de que o preço da substituição estava a ser fortemente subsidiado.
Ou seja, eram vendidas abaixo do preço de custo... o que na prática não é sustentável por muito tempo.
Suponho que pela quantidade de baterias já substituídas a nível mundial em garantia ou abaixo do custo, o peso no orçamento da Nissan seja elevado... e alguma vez teria que acabar.
Desde os primeiros Zoe e Leaf que ando a fazer contas e chego sempre a mesma conclusão: Que a forma mais segura era através de contrato de aluguer de baterias... infelizmente agora confirma-se.

Se imaginarmos que as baterias durem, com uma autonomia útil, uns 10 anos (o que acredito que seja possível com alguns cuidados), e que o custo de substituição seja 20 mil euros. Implica um custo mensal de 166.66 euros.
O Zoe que tem o sistema de contrato de baterias, na opção mais cara (sem limite de kms) custa mensalmente 119,00 euros.... E o custo de aquisição é naturalmente inferior.

Atualmente é possível comprar um Zoe usado por 10 mil euros e com um contrato de baterias em função dos kms que se faz, pode ser um bom negócio e sem grandes riscos... Em comparação quanto pode valer um Leaf com baterias e os mesmos kms e anos?

Alguns dirão que ter um custo com as baterias mensal já não compensa... Mas a verdade é que o custo existe sempre. De uma forma ou de outra.
A ideia que a mobilidade elétrica é mais económica é uma ilusão. Pode compensar pela redução de outras despesas. Não pelo consumo de combustível vs bateria.

Quanto a duração dos carros, e tendo eu restaurado e usado vários carros antigos por carolice, eu diria que concordo com a substituição entre os 8 e os 12 anos.
Deixei-me de carros antigos para uso diário por questões de segurança. E os que tive foram desmontados, e completamente repostos em estado novo...
Pouca gente tem noção que um carro com 10 anos ou mais tem uma resistência estrutural muito inferior. A corrosão em alguns pontos da estrutura torna os carros muito frágeis em caso de acidente... já para não falar de vários sistemas que deixam de funcionar corretamente.

Poderiam ser feitos para durar mais, mas depois as fábricas não produziam tanto, com todos os impactos bons e maus ...


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta out 16, 2019 10:06 am Então no Leaf a carga é sempre monofásica. Num PCN de 22kW ele só usa uma fase o que dá os 7.36 kWh.
Num posto de 11kW só carrega a 3,68 kWh. Será isso?
Eu pensei que carregava em trifásico.
Sim, é issso Leaf sempre monofásico... e penso que não chega aos 32amp mas a 30 ou algo assim seja nunca chega bem aos 7,36kwh num de 22kwh... é realmente uma limitação. Mas tirando o zoe e alguns poucos teslas, acho que nenhum outro BEV carrega a 22kw AC... nem falo dos 43kw que aí só mesmo alguns Zoe's.

Quanto a duração dos carros, e tendo eu restaurado e usado vários carros antigos por carolice, eu diria que concordo com a substituição entre os 8 e os 12 anos.
Deixei-me de carros antigos para uso diário por questões de segurança. E os que tive foram desmontados, e completamente repostos em estado novo...
Pouca gente tem noção que um carro com 10 anos ou mais tem uma resistência estrutural muito inferior. A corrosão em alguns pontos da estrutura torna os carros muito frágeis em caso de acidente... já para não falar de vários sistemas que deixam de funcionar corretamente.
Agora fiquei preocupado pois nossa mégane leva diariamente puto de 3 anos à escolinha... contava substitui-la só daqui a uma porrada de anos :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta out 16, 2019 1:26 pm Agora fiquei preocupado pois nossa mégane leva diariamente puto de 3 anos à escolinha... contava substitui-la só daqui a uma porrada de anos :(
Pois eu despachei todos os antigos exatamente por isso... embora usava cada vez menos os clássicos com os miúdos. O Mercedes estava muito bem equipado para a época mas era de 82. Mas tive um Porsche que não tinha cintos nos bancos traseiro. Tive de colocar... os miúdos adoravam andar no carro e o pai também. ;) Mas tive de ganhar juízo e vender o carro. As estradas são locais perigosos.
E entre o meu Prius de 2007 (um dos melhores da epoca em segurança passiva) e qualquer carro de 2018 ou 2019 há há um abismo. Exceto talvez os Fiat Punto que são uma aberração...
O mesmo se passa entre uma megane e um Leaf. O Leaf está entre os melhores atuais.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

A megane na altura não era muito má.. Já tinha airbags frontais e laterais (nos bancos) mas é de um projeto de 96 (1o megane... Minha era a carrinha do relift modelo).. O Punto já era fraco em 2006...em 2019.. Ai ai ai!
Mas passar de um para outro (megane e leaf) é mesmo grande a diferença...
Não estou muito bem a ver como resolver situação (leia-se falta de euros) ... E megane só a 8000kms de mudar correia e provavelmente pastilhas e discos travão... AI AI
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por gbento »

Já há novidades acerca dos custos das baterias?
Os negócios que andava a "namorar" dos leafs de 2014/2015 agora parecem-me um negócio não tão bom. Será que lá fora é mais acessível? Os colegas foristas importadores de automóvel eléctricos terão mais informações?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pedrosilva »

Tivessem feito a fábrica em Portugal, mas aí acho que a culpa foi mais dos politiqueiros do que da Nissan. O lítio vai pelo mesmo caminho...

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pemifer »

Apesar de não ser uma confirmação oficial penso que não restam grandes duvidas.
20191013 confirmação Sérgio Magno.png

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por serges »

Esses Sérgio muito sábios lool

Agora honestamente não vai ajudar em nada a Nissan, ainda por cima tinham uma grande oportunidade de se destacarem na mobilidade electrica com os clientes já feitos, problemas todos os fabricantes tinham mas considerava um dos mais fiavéis... agora com esta...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por accoelho »

Águas passadas não movem moinhos...
Quando vier o leaf 3....milhoes de clientes vão comprar....nem que a maioria dos antigos compradores esteja insatisfeita.
E no final quem leva a melhor?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por jmlflorencio »

A concorrência... Não acredito que se safem com isto dos carros descartáveis...

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pemifer »

accoelho Escreveu: sábado out 19, 2019 1:54 pm Águas passadas não movem moinhos...
Quando vier o leaf 3....milhoes de clientes vão comprar....nem que a maioria dos antigos compradores esteja insatisfeita.
E no final quem leva a melhor?
Eu acho uma tremenda estupidez a Nissan hostilizar os atuais clientes.
Em qualquer negócio o cliente satisfeito é aquele que é mais provável de continuar a ser cliente.
Quem vai levar a melhor será a Tesla ou outra marca que apareça com interesse em vender carros elétricos.
Por exemplo, a Kia e Hyundai, se tivessem interesse em vender carros elétricos, poderiam beneficiar com a insatisfação dos clientes Nissan.
Se isto do aumento brutal do preço das baterias de substituição tivesse acontecido antes de trocar de Leaf, tinha comprado um carro de outra marca!
jmlflorencio Escreveu: domingo out 20, 2019 7:28 pm A concorrência... Não acredito que se safem com isto dos carros descartáveis...
Podem safar-se!
Isto porque, se olharmos para os clones e o Fluence ZE, os outros carros elétricos que andam cá à tanto tempo como o Leaf, passa-se exatamente o mesmo.
As bateria dos clones são, e sempre foram, caríssimas e a Renault demora imensos meses a substituir as baterias dos Fluence ZE, apesar de, na maior parte dos casos, ser a Renault a dona das baterias.
Em relação a substituição de baterias em outras marcas ainda é muito cedo para falar.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: segunda out 21, 2019 10:51 am
Eu acho uma tremenda estupidez a Nissan hostilizar os atuais clientes.
Em qualquer negócio o cliente satisfeito é aquele que é mais provável de continuar a ser cliente.
Quem vai levar a melhor será a Tesla ou outra marca que apareça com interesse em vender carros elétricos.
Por exemplo, a Kia e Hyundai, se tivessem interesse em vender carros elétricos, poderiam beneficiar com a insatisfação dos clientes Nissan.
Se isto do aumento brutal do preço das baterias de substituição tivesse acontecido antes de trocar de Leaf, tinha comprado um carro de outra marca!
jmlflorencio Escreveu: domingo out 20, 2019 7:28 pm A concorrência... Não acredito que se safem com isto dos carros descartáveis...
Podem safar-se!
Isto porque, se olharmos para os clones e o Fluence ZE, os outros carros elétricos que andam cá à tanto tempo como o Leaf, passa-se exatamente o mesmo.
As bateria dos clones são, e sempre foram, caríssimas e a Renault demora imensos meses a substituir as baterias dos Fluence ZE, apesar de, na maior parte dos casos, ser a Renault a dona das baterias.
Em relação a substituição de baterias em outras marcas ainda é muito cedo para falar.
Eu ia dizer isso que referes na segunda parte.
Qual concorrência?
A Nissan não está a fazer nada que os outros não façam.
De uma forma ou de outra a substituição das baterias será cara. Muito provavelmente 2/3 do carro em novo. E quando a substituição for possível. Pelo que parece na BMW nem é possível.
Fala-se muito da Tesla, mas suponho que a substituição das baterias não será barata. Ou será que alguém acredita que não se degradam? Os fãs da marca acreditam facilmente em tudo.... 8-)
Não estou a ver nenhuma marca fazer diferente. Ninguém vai vender baterias sem ter lucro.
E cada vez estou mais convencido que a vida útil dum EV é a vida útil das baterias.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por jfr2006 »

Falou o experto em EVs... Só que não, como dizem os miúdos nos dias de hoje

Tens N reports e estudos que mostram que a degradação das baterias dos Tesla é irrisória e quase nula

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

jfr2006 Escreveu: segunda out 21, 2019 12:50 pm Falou o experto em EVs... Só que não, como dizem os miúdos nos dias de hoje ImagemImagemImagem
Como sabes, tenho uma boa dose de tolerância. Mas este tipo de provocações por vários fóruns e tópicos tornam-se cansativos.
Convém não abusar da sorte.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”