Nissan Leaf - custo baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

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Freddy_krueger
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Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Já muito foi escrito (ver nissanleafpt e FB respetivo), mas como nada circulou por aqui... cá vai o tópico...

O Pedro e o civic já estão dentro do assunto (apesar de informação muito confusa), de diversos orçamentos pornográficos (para não dizer mais) de diversos comercializadores de automóveis e peças Nissan (vulgo stands) com preços de baterias superiores a metade do valor de carro novo, e superiores ao valor comercial de automóvel (no caso dos 24 e 30kw)....

Face a esta situação (apesar de ainda não ser muito clara), expus o meu descontentamento à Nissan Portugal (alguém tem contacto nissan Europe ou sede?), nomeadamente por tornarem veiculo obsoleto em poucos anos... e incentivando o usar-e-deitar-fora... completamente contrário ao mencionado por exemplo aqui:
https://insideevs.com/news/351314/nissa ... longevity/

Ligaram-me hoje a confirmar aumento exponencial verificado sem terem mais nada para me dizer a não ser que notam meu descontentamento... operadora estava visivelmente sem saber que dizer...

Da minha parte farei o que estiver ao meu alcance para tornar isto o mais público possível e pressioná-los a mudarem de postura... Sugestões?

Sim, continuo defensor do do leaf enquanto carro acessível, mas não me esclarecendo que se trata dum PVP apenas para quem quer comprar peça e será diferente para quem precisar de trocar bateria...até ver, É PARA TODA e QUALQUER SITUAÇÃO... e Nissan Portugal parece não querer esclarecer isso...
"Freddy Krueger"
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APHenriques
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 10, 2019 1:47 pm
Ligaram-me hoje a confirmar aumento exponencial verificado sem terem mais nada para me dizer a não ser que notam meu descontentamento... operadora estava visivelmente sem saber que dizer...
Supostamente o preço anterior era comparticipado e deixará de o ser. Mas de que valor estamos a falar?

A situação não é exclusiva da Nissan. Recentemente disseram-me que no caso do BMW i3, já nem vendem a bateria para os modelos antigos. :(


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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

estamos a falar de valores (para 24 e 30kw) acima dos 20.000 EUR.... Mandei email ao insideev's detalhando um pouco mais e inclusive com print's de Nissan... já me pediram esclarecimentos adicionais.. a ver se aparece alguma coisa por lá para pressionar Nissan...
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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Percebo que seja dificial fazerem uma bateria quando já descontinuaram sua produção em massa e também não dá para a stockarem muito tempo (degradaria antes de ser instalada)...até aqui tudo bem, mas então propõem upgrade de bateria, como BMW chegou a fazer mas não estando tb muito interessada nisso, empurrou clientes para novos I3' com mais capacidade valorizando BEM os da retoma... Pelo menos foi o que ouvi.
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jmlflorencio
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Freddy_krueger Escreveu:Percebo que seja dificial fazerem uma bateria quando já descontinuaram sua produção em massa e também não dá para a stockarem muito tempo (degradaria antes de ser instalada)...até aqui tudo bem, (...)
Não concordo. Não têm sequer que deixar de fabricar a bateria, enquanto houver carros em número substancial em circulação. Caso contrário, é "obsolescência programada", e ninguém tem que estar sujeito a isso...


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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: quinta out 10, 2019 4:23 pm
Freddy_krueger Escreveu:Percebo que seja dificial fazerem uma bateria quando já descontinuaram sua produção em massa e também não dá para a stockarem muito tempo (degradaria antes de ser instalada)...até aqui tudo bem, (...)
Não concordo. Não têm sequer que deixar de fabricar a bateria, enquanto houver carros em número substancial em circulação. Caso contrário, é "obsolescência programada", e ninguém tem que estar sujeito a isso...
Falando de casos concretos:

A partir de 2018 não fizeram mais produção de veiculos com baterias de 24 ou 30kwh.
Eu por isso compreendo que fazê-lo seja dificil... mas não impossível, isso tem de ser acautelado se não estou enganado, pelo menos durante 10 anos...seja até 2027. Só estava a dar uma ideia à nissan para poupar e oferecer aos clientes bens um pouco menos obsoletos...
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, 2027 pareceria um bom prazo...


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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Afinal 10 anos parece que é um mito urbano :( :

https://www.honestjohn.co.uk/forum/post ... tm?t=49057

Aqui aparecem mencionados carros em que já não existe algumas peças pouco tempo depois de serem descontinuados...
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accoelho
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por accoelho »

O consumismo e a demasiada procura dos bens incentiva as tais medidas....
Por parte de todos e quaisqueres marcas...


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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu (e meus pais) sempre tivemos carros mais de 10 anos (excepção um AX que foi para abate exatamente com 10 anos)... e nunca senti falta de peças... por exemplo agora possuo um Renault Mégane Break 2000 que tem em comum peças com modelos de 96 a 02... até agora arranjar peças diversas tem sido fácil...se calhar tb depende se carro teve ou não muita saída.
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pedrosilva
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pedrosilva »

Por estas e por outras e devido ao valor do que é supostamente um "bem duradouro" a UE devia obrigar a abertura do firmware e especificações técnicas do carro. Se a marca não quer dar apoio tudo bem, agora fechar à chave soluções de terceiros é contra princípios de mercado livre agora ainda mais agravado com as preocupações ambientalistas.

A indústria automóvel tem muita força na europa e se os consumidores não se juntarem contra eles os políticos continuarão confortavelmente no seu bolso.


APHenriques
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 10, 2019 3:00 pm estamos a falar de valores (para 24 e 30kw) acima dos 20.000 EUR.... Mandei email ao insideev's detalhando um pouco mais e inclusive com print's de Nissan... já me pediram esclarecimentos adicionais.. a ver se aparece alguma coisa por lá para pressionar Nissan...
Eu sempre achei o preço dos carros elétricos exageradamente caro. E a desculpa sempre foi as baterias.
Eu diria que se a Nissan vendesse um Leaf sem bateria por 10 mil euros ainda tinha lucro. A parte motora de um EV é bem mais barata de produzir que um MCI.
A justificação para o preço final dos EVs é a bateria. Dessa forma faz todo o sentido que a bateria tenha um preço de venda de 20 mil euros.
Também cheguei a fazer as contas de outra forma. Se a pequena bateria do meu antigo Prius (NiMH) custava 1650 euros (montagem, iva e entrega da velha), como raio é que uma bateria de um Leaf (Li-ion) poderia custar menos de 10 mil euros ?
Tinha que depender de muita boa vontade da Nissan... e como sabemos as empresas não vivem de boa vontade.

Não se trata de dificuldade de produção, mas sim de falta de interesse comercial (prejuízo na venda de cada unidade) quando essas mesmas baterias são necessárias para a produção de carros novos. Produção essa condicionada exatamente pela falta de baterias.

Eu compreendo a ideia de manter os carros mais de 10 anos. Eu proprio comprei restaurei e usei no dia a dia vários carros antigos. Uma fase que já me passou. O ultimo foi vendido a pouco tempo com 37 anos. Mas a verdade é que por varias razões a vida util de um carro deve terminar +/- aos 10 anos. E os fabricantes indicam que a bateria deve ser usada em toda essa vida útil.
Uma coisa é substituir uma peça por avaria... outra é substituir todas as peças por desgaste/velhice.

No caso dos BMW i3, pelo que me disseram, nem sequer vendem a bateria completa.

Existem muitas razões para se comprar um EVs, as a economia não é uma delas... exceto para empresas e para utilização especificas.


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Re: Nissan Leaf - custo baterias

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jmlflorencio Escreveu: quinta out 10, 2019 4:23 pm
Freddy_krueger Escreveu:Percebo que seja dificial fazerem uma bateria quando já descontinuaram sua produção em massa e também não dá para a stockarem muito tempo (degradaria antes de ser instalada)...até aqui tudo bem, (...)
Não concordo. Não têm sequer que deixar de fabricar a bateria, enquanto houver carros em número substancial em circulação. Caso contrário, é "obsolescência programada", e ninguém tem que estar sujeito a isso...
Mas todos os equipamentos que usamos no dia a dia tem "obsolescência programada".
Nem precisamos falar em equipamentos eletrónicos onde isso é mais facil de fazer.
O caso mais flagrante, é um equipamento basico que todos usamos e nem pensamos como estamos a ser descaradamente enganados. Com uma "obsolescência programada" extremamente meticulosa. Laminas de barbear :)


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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

pedrosilva Escreveu: sexta out 11, 2019 11:09 am Por estas e por outras e devido ao valor do que é supostamente um "bem duradouro" a UE devia obrigar a abertura do firmware e especificações técnicas do carro. Se a marca não quer dar apoio tudo bem, agora fechar à chave soluções de terceiros é contra princípios de mercado livre agora ainda mais agravado com as preocupações ambientalistas.

A indústria automóvel tem muita força na europa e se os consumidores não se juntarem contra eles os políticos continuarão confortavelmente no seu bolso.
Sou de opinião contrária.
Atualmente os fabricantes não protegem os seus carros. Reparem na quantidade de motores VW reprogramados que andam ai na estrada. Facilmente identificáveis pelo fumo, ruído, cheiro...
Os fabricantes deveriam proteger totalmente toda a parte eletrónica. E as IPOs deveriam verificar também a conformidade de peças. Também qualquer reparação após acidente deveria ser inspecionado.
Um dos carros usado que comprei, teve anteriormente um acidente, que implicou substituição do capô e do parabrisas. O parabrisas tinha a certificação, mas o capô era uma peça barata de substituição em aço e sem o ponto de quebra.
Possivelmente foi reparado numa oficina recomendada pela seguradora....

O fabricante é sempre responsável pelos equipamentos produzidos... mas se estes forem alterados, quem se responsabiliza?
Isso não invalida a possibilidade de usar peças de vários fabricantes, mas devidamente certificadas.


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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sexta out 11, 2019 1:12 pm O caso mais flagrante, é um equipamento basico que todos usamos e nem pensamos como estamos a ser descaradamente enganados. Com uma "obsolescência programada" extremamente meticulosa. Laminas de barbear :)
Por isso uso um aparador de cabelo em modo máquina 0 para fazer a barba (além do cabelo).... se bem que também já vou no 2º (apesar de ainda tentar usar o 1º, já não tem o trabalhar que tinha....) mas 1º deu para muita barba e cabelo....
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Entretanto o insideevs fez uma reportagem sobre app do leaf e até publicou lá uns inputs meus (que me pediram depois de reportar situação das baterias)... Estão ainda a tentar ver preços noutros locais da Europa para confirmar se o que se passa é só aqui ou noutros locais também...deve sair uma notícia brevemente...
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Suponho que o maior desgaste nas baterias é provocado pelas cargas rápidas.
As cargas domésticas ou em PCN são mais saudáveis.

Por curiosidade, num PCN a quanto carrega o Leaf? E quantos kms carrega por hora?

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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pemifer »

Começa cada vez mais a confirmar-se o preço das baterias da Nissan.
20191013 confirmação Sérgio Magno.png


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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sábado out 12, 2019 5:50 pm Por curiosidade, num PCN a quanto carrega o Leaf? E quantos kms carrega por hora?
Um Leaf 40 (e acho que tb o 30) em AC carregam a ca.30/32amp, seja a rondar os 6-7kwh (perdoem-me os kw e kwh mas sou mesmo confuso com isso)... a ca.15kwh/100kms dá apróx. 40/50km/hora de carregamento...quem consegue fazer 10/12kw/100kms, pode esticar o carregamento para os 50/60km/hora carregamento.

Eu uso o carregador de origem, seja 10amp e 2,2kwh seja +/-5% soc/hora no de 40 e como minha média consumo 13,5kw/100, acho que dá um carregamento de 16km/h...como no dia-a-dia faço 50-60kms... normalmente carrego ca. 3-4h para ficar entre os 50/75% soc....nem baixo nível soc nem carrego muito para estar muito alto...
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Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: domingo out 13, 2019 8:25 pm Começa cada vez mais a confirmar-se o preço das baterias da Nissan.

20191013 confirmação Sérgio Magno.png
A ideia do brexit pode ser possível semi-explicação pois todas as transacções pós Outubro estão numa gray area....até ver...

Mas acho que nem isso explica o aumento exponencial... quando muito aumentaria taxas mas que eu saiba de componentes automóveis a U.E. não deve ser muita... os toyotas e Nissan's made in JAPAN ainda se vendem por cá
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