Nissan Leaf - custo baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por pemifer »

APHenriques Escreveu: quinta nov 07, 2019 12:03 am Ou seja, se aos 6 anos avariar dois ou três módulos a garantia não cobre.... não sabia disso.
E a garantia de substituição, ninguém quer questionar a marca?
Será 2 anos sem limite de quilometragem, como todas as peças?
Ou terá um regime especial?
1 módulo avariar só ao fim de 6 anos?
Isso é um cenário praticamente impossível!

Pensei que o texto era explicito, mas parece que não é.
Substituição do quê?
Se for a substituição da bateria por avaria, está coberto na parte em que diz "Garantia de 5 anos ou 100.000km, o que ocorrer primeiro, para todos os componentes dedicados ao VE."


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: quinta nov 07, 2019 11:00 am
1 módulo avariar só ao fim de 6 anos?
Isso é um cenário praticamente impossível!
Não é impossível. É a realidade.
Qualquer engenheiro projeta qualquer dispositivo para durar o tempo da garantia. Nunca menos tempo. Mas também nunca mais.
Menos tempo dá prejuízo. O ideal é avariar o mais próximo possível a seguir ao termo...

A situação que averiguei a fundo foi relativa ao meu Toyota Prius 2G.
Vendi o carro com 11 anos ainda com a bateria original, sem problemas, mas coloquei todos os cenários à Toyota.
A bateria vai perdendo eficiência, o que é normal, mas com o tempo o que vai acontecer é um dos módulos avariar. O sistema do carro vai detetar isso e vai assinalar avaria.
Acontecendo dentro dos 8 anos é substituída a bateria sem custos. Poucos casos... os engenheiros japoneses são bons nisso.
Fora da garantia, tem acontecido alguns casos a partir dos 11 anos. Mas acontecerá mais tarde ou mais cedo a todos.
Há duas coisas que se pode fazer:
Ir a uma empresa especializada, (já há várias) e substituir apenas os módulos avariados. Pode-se substituir por usados devidamente testados e com alguma garantia. Um mês, ou seis meses, depende... é uma solução económica de voltar a por o carro a andar... Porque, tratando-se de um HEV, a capacidade real da bateria afeta os consumos, mas desde que os modulos estejam bons, não há problema. E montar módulos novos junto com usados não trás grandes vantagens.
A segunda solução é ir a Toyota e entregar a bateria velha, montando uma bateria nova. Com montagem e IVA eram 1650.00 euros. Só que deixaram-me bem claro que essa bateria só teria a garantia geral de peças genuínas: 2 anos sem limite de kms.
Estamos a falar de baterias de NiMh, trabalhando apenas em ambiente controlado dentro do carro sem cargas externas.
pemifer Escreveu: quinta nov 07, 2019 11:00 am Pensei que o texto era explicito, mas parece que não é.
Substituição do quê?
Se for a substituição da bateria por avaria, está coberto na parte em que diz "Garantia de 5 anos ou 100.000km, o que ocorrer primeiro, para todos os componentes dedicados ao VE."
Se um modulo da bateria avariar, dentro da garantia é substituído o modulo, terminando a garantia do mesmo no prazo global do conjunto.
Fora da garantia, que é naturalmente o mais provável o cliente paga o modulo a substituir, e fica com uma garantia deste de dois anos sem limite de kms. Mas apenas deste.
Se pretender a substituição da bateria completa, compra a bateria e fica com a garantia de 2 anos sem limite de kms.

Fica o alerta para os proprietários de qualquer BEV confirmar na sua marca como se processa isto...

Fica ainda o alerta que em algumas marcas não dá para recorrer a empresas externas para substituir módulos. Principalmente os donos de BMW que confirmem isto.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Referi anteriormente por lapso que a bateria da Toyota é de 8 anos. Na verdade é 10 anos.

Não tem nada a ver com o Leaf, mas para retificar o meu erro e não induzir ninguém em erro:


Os modelos híbridos recentes beneficiam de uma garantia de 7 anos ou 160.000Km (o que ocorrer primeiro), com exceção para a bateria do sistema híbrido, com uma garantia de 5 anos ou 100.000km (o que ocorrer primeiro).
Quando o seu Híbrido passa na Verificação Anual do Sistema Híbrido, fica elegível para o Programa de Cobertura Extra da Bateria do Sistema Híbrido por um período de mais 1 ano ou 15.000Km (é valido o que terminar primeiro).
A cobertura da bateria do sistema híbrido pode ser renovada anualmente, de forma gratuita, até ao 10º ano de vida da viatura, se ativada no ato de manutenção programada, no seu Concessionário ou Reparador Toyota.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Uma bela forma de Toyota ter os carros em manutenção anual na marca durante 10 anos...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta nov 08, 2019 9:59 am Uma bela forma de Toyota ter os carros em manutenção anual na marca durante 10 anos...
Sem duvida... mas também é bom que se diga que no meu concessionário não me saía mais caro que ir ao meu mecânico de confiança... e algumas coisas, como o teste do sistema ele nem podia fazer.
E naturalmente, oficinas tipo Norauto, não servem para mim.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu tb tenho um mecânico de confiança para a velharia... (megane 2000)... vai lá uma vez por ano para revisão e inspecção... até me vem pôr e buscar à fábrica.

Serviço é o mais importante para mim!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nissan Leaf - custo baterias

Mensagem por serges »

Ter alguém nessa área de confiança é ouro...

Muito bom serviço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”