Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Foi criada (por enquanto apenas para o iPhone) uma aplicação com os postos de carregamento que temos juntado à folha de cálculo e-carga. Tanto os postos MobiE como os centros comerciais e outros, estão lá referenciados. A aplicação ainda está no início (está em constante desenvolvimento e aceitando sugestões de melhoria) mas já permite ter no iPhone todos os pontos de carga actualizados ao momento. :-D.

Experimentem também (quem tem iPhone) e vão dando sugestões. A empresa que construiu a aplicação chama-se Estrela Sustentável e está em parceria connosco (Nova Energia).

Procurem por Charge Me na Apple Store. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Uma das sugestões que tenho para melhorar a aplicação, é a introdução de fotografias dos postos (incluindo parte da rua pois facilita a procura). Digam outras.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

Felicito, mais uma vez, o forum por uma parceria que, caso corra bem, vai dar grandes beneficios aos membros.
De qualquer forma, e apesar de não ter experimentado, vou dar uma sugestão:

Que seja possivel fazer uma verificação de estado do posto de carregamento; quero dizer, quando alguém utilizar o posto, que possa clicar num botão "OK" de forma a que o proximo utilizador que tenha intenção de utilizar o mesmo posto, saiba se em determinada data estava tudo a funcionar ou não.
(A aplicação RECARGO tem esta funcionalidade que identifica como "Check IN", não tem é os postos :) )

Eu não tenho (nem vou ter) equipamentos IOS, assim, fico a aguardar por uma versão Android.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Volt »

Parecem-me excelentes sugestões.

Além destas, há algumas melhorias anunciadas para a versão 1.2 que estou curioso em ver. Uma é a criação de um icon próprio para os MobiE. Outra é um botão nas preferências que permite refrescar a lista de postos de carga. Há mais, mas teremos oportunidade de falar sobre isso há medida que as coisas se forem desenvolvendo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por hmma »

Fizeram algum estudo para concluir que havia mais utilizadores de VE com iPhone do que com Android? :D :D

Sugestão: modelo de check-in/check-out, tipo Foursquare, para saber se um determinado posto está ocupado num dado momento, para além das fotos, comentários e indicação de estado funcional ou não...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

bom... apesar de não ter coisas dessas sufisticadas :P aqui ficam algumas ideias ;)

1º ter uma opção como ja indicado.. em que seja possivel a QUALQUER utilizador indicar se o ponto está operacional ou não.
2º caso consigam as fotos... que seja possivela QUALQUER utilizador. introduzir fotos nos pontos quando não as tem ou consigam ser melhores e mais esclarecedoras.
3º opção em que como o hmma disse seja possivel indicar a ultizaçao "ocupado" quando está e seja retirada (não pode esquecer o utilizador), isto para cada tomada! pois ha pontos com várias..
Tipo uma "bolinha" para cada tomada... verde = livre, vermelha = ocupada ;)

repeti possivelmente algumas coisas... mas penso ser as mais importantes e que a meu ver é onde falha o electromaps...

e va.. toca a por isso tudo XPTO... para qd eu tiver uma coisa assim tao evoluida (que ja vai ser velha) ter isso tudo catita :mrgreen: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Em android temos o electromaps, para já... mas para breve poderá existir outra app,

Tinha mos a lacuna nos Iphone e Ipad assim fica resolvido...

Quanto as ideias venham elas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

hmma Escreveu:Fizeram algum estudo para concluir que havia mais utilizadores de VE com iPhone do que com Android? ...
serges Escreveu:Em android temos o electromaps, para já... mas para breve poderá existir outra app,...
Apesar de achar que qualquer iniciativa que tenha como objectivo agilizar a utilização de VEs é sempre excelente; não sou da opinião que se desenvolva qualquer aplicação com base em trabalho comunitário para ser utilizado sobre software fechado e proprietário.

Ou seja, não considero moralmente correcto (e não sei se judicialmente impugnável), utilizar o fruto do trabalho e do conhecimento comum, partilhado num espaço livre na Internet que tem como objectivo a partilha de informação e do conhecimento em plataformas que não permitem, não acreditam, nem suportam o mesmo; é logo à partida um contra senso.
Até acredito que esta utilização vá incorrer numa quebra das regras dessas plataformas (sejam Microsoft, Apple, Nokia, Samsung...).
serges Escreveu:...Tinha mos a lacuna nos Iphone e Ipad assim fica resolvido...
Não concordo contigo serges, existem outros softwares que funcionam nos outros equipamentos.
Se os utilizadores de outros equipamentos querem ter a informação existente no electromaps..... têm que a inserir nos outros softwares(não pode é ser a mesma, está protegida pelos direitos de autor)!
Já existia a parceria com a Enredats (electromaps), porque não tentar melhorar o que já existia? Ou tentaram e o Xavier não quis?
sergiomms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Ola sergiomms

Temos todos os principais sitemas operativos com app com os mapas e pontos de carga...

Falo de IOS, aplle, Android...

Quanto aos symbian nao existe possibilidade, alias existe o ndrive e exportar os pontos, coordenadas gratis e disponiveis para todos....

Quanto a sistemas operativos proprietarios, bada, samsung prop e ou outros nao podemos agradar a todos...

No entanto existe sempre espaço para quem queira ajudar a desenvolver app...

Alias estamos com uma nova parceria que ja vai permitir symbian e windows phone...

Claro esta todas gratis e disponiveis para todos os utilizadores nao percebendo a tua duvida da parte de ser ilegal???

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Se tiveres duvidas contacta me que posso explicar...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

serges Escreveu:...
Claro esta todas gratis e disponiveis para todos os utilizadores nao percebendo a tua duvida da parte de ser ilegal???
Ok, eu não tenho duvida nem disse que é ilegal, o que disse é que pode chocar com algum ponto dos Termos e Condições das empresas proprietárias, e se for ilegal, serão elas a lutar pelos seus interesses; a mensagem que quis passar foi, como escrevi, acho uma excelente iniciativa, só acho "imoral" e paradoxal o facto do forum viver da partilha de informação e conhecimento em comunidade, e ajudar e suportar os que vivem exactamente do oposto.

É como um médico ser assassino, um policia ladrão, uma freira prostituta, um pediatra pedófilo :) ... (exagerando, claro)
sergiomms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Bem que confusao. Não é isso que se quer por isso a pluralidade, a mesma base de dados mas varias app...

Depois falamos para explicares melhor....

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por srecologico »

serges Escreveu:Ola sergiomms

Temos todos os principais sitemas operativos com app com os mapas e pontos de carga...

Falo de IOS, aplle, Android...

Quanto aos symbian nao existe possibilidade, alias existe o ndrive e exportar os pontos, coordenadas gratis e disponiveis para todos....

Quanto a sistemas operativos proprietarios, bada, samsung prop e ou outros nao podemos agradar a todos...

No entanto existe sempre espaço para quem queira ajudar a desenvolver app...

Alias estamos com uma nova parceria que ja vai permitir symbian e windows phone...

Claro esta todas gratis e disponiveis para todos os utilizadores nao percebendo a tua duvida da parte de ser ilegal???

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
Claro que se pode. Não faz sentido não ser possivel. E em symbian só Ndrive? conheço pelo menos 10 programas de gps para symbian que permitem importar pontos. Para Bada também existe assim como maemo, windows phone e muitos outros.
Basta importar pontos. É bastante fácil. Eu importei os dados de um ficheiro .kml pra tomtom. converti o ficheiro obviamente. demoruo 2 segundos e poucos clicks.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Fantastico...

Partilha com a malta... nokia nunca foi o meu forte mas...

Assim ajuda...

obrigado.

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por srecologico »

symbian é relativamente fácil. não sei bem aqui as regras do fórum mas existem determinados sitios na internet que permitem o download de certas e determniadas aplicações deveras interessantes...

mas, quanto aos pontos de interesse, depende sempre do programa que se usa. normalmente são os mais comerciais como tomtom ndrive garming etc etc. por isso há instruções para cada um. com tomtom foi relativamente fácil. há uma pasta para onde se pode adicionar.
Basicamente os pontos são só coordenadas gps nada mais...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

é assim mesmo :D viva a partilha de conhecimento :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


alexandre_fs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 22, 2011 2:57 pm

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por alexandre_fs »

Olá a todos,

O Charge Me! está disponível gratuitamente na App Store, por isso não percebo a "imoralidade" em servir conteúdo que é público (nomeadamente os pontos de carga dos veículos eléctricos) numa plataforma como o iPhone.

Quando se utiliza um browser como o Internet Explorer ou o Google Chrome que tb não são projectos open-source (apesar do Chrome ter uma versão light open-source chamada Chromium), e se acede ao mapa dos pontos de carga, tb se considera uma "imoralidade" ?

Compreendo no entanto a questão de utilizar esse conhecimento (lista de pontos de carga) que foi criado pelos utilizadores do forum numa aplicação que fosse paga pudesse levantar algumas questões, mas não é o caso, pois a aplicação é gratuita.

Aquilo que temos acordado com a associação Nova Energia, é que o Charge Me! será sempre uma aplicação gratuita, e não prevemos sequer colocar lá anúncios. Mesmo que possa existir uma aplicação no futuro que sirva funcionalidades mais avançadas e que tb contenha os pontos de carga, e que esta já não seja gratuita (até pq terá custos de manutenção de servidores, etc), o nosso compromisso, acordado com a Nova Energia, é que esta versão do Charge Me! será sempre gratuita. E irá estar sempre actualizada com os pontos de carga mais actuais, ou seja, garante-se que o mapa de pontos de carga estará sempre disponível gratuitamente aos utilizadores de iPhone e iPad.

Isso é algo positivo, e não vejo como interpretar de outra maneira, sinceramente.

Cumprimentos,

Alexandre Silva
Responsável pelo departamento ICT da Estrela Sustentável, Lda

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por serges »

Obrigado Alexandre.

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por sergiomms »

Olá alexandre, que tal passares pelo forum das apresentações? ;)

A questão que eu levantei, foi exactamente por estar a ser desenvolvida uma parceria pela ANE que prevê a partilha da informação e do conhecimento, para utilização em plataformas que não aceitam este comportamento!
Agora cada um interpreta como quer!

Já havia para android? Exactamente pelo que eu acabei de referir, é a vantagem de ser uma plataforma que aceita este tipo de comportamento; mas também já existem para iOS, não se chamam electromaps, tem outros nomes (obviamente) e também têm versões pagas! (recargo.com, chargelocator.com, entre outros...)

Mas desejo tudo de bom para este projecto, claro!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Charge Me! - Aplicação de postos de carregamento

Mensagem por Mumia »

terei de concordar com o Alexandre Silva. :)

venha de lá isso que fico curioso de a ver e testar :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”