Comprar uma mota eléctrica: Dúvidas e Questões existenciais

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Comprar uma mota eléctrica: Dúvidas e Questões existenciais

Mensagem por Axe »

boas,

sou novato no assunto, mas ando bastante interessado em adquirir uma mota eléctrica para as habituais deslocações diárias de casa-trabalho-casa.

como moro numa zona pouco acidentada e faço apenas cerca de 10 a 15 km por dia em percurso maioritariamente citadino para ir e vir do trabalho, não pretendo adquirir uma mota demasiado potente (ou seja, demasiadamente cara). depois de uma pequena pesquisa pela net, deparei-me com este modelo que considero bastante atractivo:

Imagem

reparei igualmente que o mesmo modelo está a ser vendido por diversos distribuidores em portugal e sob nomes diferentes, o que me tem dificultado a tarefa de comparação de preços. também já dei conta que estas motas são de fabrico chinês, o que me deixou um tanto ao quanto apreensivo, mas a verdade é que das poucas críticas que tive oportunidade de ler nenhuma se queixava de grandes problemas relacionados com esse aspecto.

até agora, os distribuidores que já encontrei, pela net, são:

* by. eco: bee 3000w -> €1.720.000 (julgo que s/iva) http://www.by-eco.com/catalogo.php?acca ... 1&idsub=17
* ecoglady: ecorider 3000w -> €2.295.000 (c/iva) http://www.ecoglady.com/produtos/ecorider.html
* eco critério: ecoway v3000 -> não sei preço mas v2000 custa 1.764.000 (não sei se é com ou s/iva) http://www.ecocriterio.pt/produtos.html
* veiculos ecologicos de maria jose da silva santos: v3000 -> 2.388.000 (c/iva) http://veiculosecologicos.webs.com/mota ... svenda.htm
* sw energy: sw victoria -> €2.475.000 (c/iva) http://www.swenergy.pt/
* greentarget (http://www.greentarget.pt/modelo3.php) e ecodesignar (http://eco.designar.org/site.htm) são parceiros da ecoglady e praticam os mesmos preços.

todos estes preços são para motas com baterias de silicone, uma vez que não me parece que venha a precisar de adquirir uma com bateria de lítio dado o n.º de km que em princípio deverei fazer por ano. o que estou a achar estranho é que tenho enviado emails a vários destes distribuidores para saber mais informações e, salvo a byeco, mais nenhum me respondeu até ao momento... até parece que não querem vender!

as minhas dúvidas são então as seguintes:
* será esta uma boa compra?
* haverão por aí outros modelos com características semelhantes que sejam melhores?
* baterias: até que ponto compensa comprar a mota já com bateria de lítio? se comprar a mota com bateria de silicone posso depois facilmente adquirir uma de lítio mais tarde para a substituir?
* irs: durante este ano podemos deduzir 30% no irs na compra deste tipo de veículos, mas segundo me parece, e por causa dos cortes orçamentais, essa dedução vai diminuir ou mesmo desaparecer para o ano... será verdade?
* peças e avarias: é fácil arranjar peças para este tipo de veículos? e em relação às avarias?

dêem as vossas opiniões! obrigado
Última edição por Axe em segunda out 18, 2010 10:24 pm, editado 1 vez no total.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: Comprar uma mota eléctrica: Dúvidas e Questões existenci

Mensagem por sergio ferraz »

eu faço no minimo 8 km por dia de bicicleta electrica 1000w
se comprares litio fica-te mais barato e dá menos chatisses
podes facilmente sustituir as peças e até por de outras marcas
sim realmente é uma boa compra
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

a sw energy também tem esse modelo.

aconselho vivamente baterias de lítio, o problema é que o gel apesar de andares poucos kms irá sempre viciar, e nunca se sabe o dia de amanhã, ou seja, se podes vir a necessitar de mais autonomia.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

boas,

na minha pesquisa tb tive problemas na resposta aos email, já telefonicamente o sucesso é total. recomendo tb que leias os vários db (diários de bordo), pois lá encontras os vários tipos de problemas que vais encontrar.
no meu caso dei preferência a uma assistência que fique no raio de autonomia da moto que encomendei. sou uma homem desenrascado, mas neste tipo de veículos considero a assistência muito importante.
em relação ao modelo que pensas comprar, tb achei muito interessante e estava quase convencido em adquiri-lo. chamo-te a atenção que os modelos de baterias de gel, não gostam nada de descargas profundas, pelo que se evitares testes de autonomia, e a carregares o maior numero de vezes possível, devem aguentar uns bons km's. chamo-te no entanto a atenção que nos db's que tenho lido não encontrei ninguém que se aguenta-se sem ver qual a autonomia da ve, e isso arruína as baterias.
a troca de baterias por lithium, é uma espécie de sonho, pois implica troca de carregador, colocação de bms, e compra de baterias (não tenho a certeza se também é necessário trocar o carregador), logo compras uma nova.
irs - espera por tudo... não está nada garantido, pois o orçamento ainda não apareceu

por ultimo sou alguém que ainda não tem um ve, mas pesquisou bastante... desejo-te uma boa escolha.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Axe »

sergio ferraz Escreveu:se comprares litio fica-te mais barato e dá menos chatisses
fica mais barato como? não estou a perceber. só se fôr a logo prazo...
seal Escreveu:aconselho vivamente baterias de lítio, o problema é que o gel apesar de andares poucos kms irá sempre viciar, e nunca se sabe o dia de amanhã, ou seja, se podes vir a necessitar de mais autonomia.
pois, bem sei que as de lítio são melhores, mas a questão é que a mota fica cerca de €1000 mais cara...

qual é normalmente a longevidade de uma bateria de gel?
e qual a diferença de preço entre uma bateria de gel e uma de lítio no mercado?
zointz Escreveu:a troca de baterias por lithium, é uma espécie de sonho, pois implica troca de carregador, colocação de bms, e compra de baterias (não tenho a certeza se também é necessário trocar o carregador), logo compras uma nova.
não sabia desses pormenores, julguei que seria apenas necessário comprar uma bateria e pronto!

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

axe Escreveu: pois, bem sei que as de lítio são melhores, mas a questão é que a mota fica cerca de €900 mais cara...

qual é normalmente a longevidade de uma bateria de gel?
e qual a diferença de preço entre uma bateria de gel e uma de lítio no mercado?
não te sei responder com exactidão, mas este conselho está nas motas com baterias de gel:
* neste tipo de bateria não pode descarregar mais de 50%, pois estará a danificar definitivamente as baterias.
só isto...

a diferença de preço pelo menos o pvp é o que dizes ronda os 800/1000€ de diferença.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Axe »

seal Escreveu:a sw energy também tem esse modelo.
obrigado, já adicionei ao post inicial.

já agora, em relação às assistências técnicas, alguém tem boas ou más experiências com algum destes distribuidores?

sou de viseu e pelo que já vi, os distribuidores que tenho mais próximos são a coimbreco (em coimbra, distribuidor da sw energy) e a wattmove (em aveiro, distribuidor da ecoglady), ambos a aproximadamente 100km de minha casa...

Terror do Galinheiro
Membro
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 7:25 pm

Mensagem por Terror do Galinheiro »

axe Escreveu:
seal Escreveu:a sw energy também tem esse modelo.
obrigado, já adicionei ao post inicial.

já agora, em relação às assistências técnicas, alguém tem boas ou más experiências com algum destes distribuidores?

sou de viseu e pelo que já vi, os distribuidores que tenho mais próximos são a coimbreco (em coimbra, distribuidor da sw energy) e a wattmove (em aveiro, distribuidor da ecoglady), ambos a aproximadamente 100km de minha casa...
só tem uma hipótese... ir á boleia e voltar montado na montada eletrica.

scooteko
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 30, 2010 7:35 pm

Mensagem por scooteko »

não tenhas medo das baterias de gel.
esta tecnologia está sempre em evolução.
se tiveres dinheiro deves ir para o lítio mas é possível que queiras mudar de mota num futuro próximo e por isso poupa agora.

sousa1.
KM: Vendida com 46 centos Sem nunca ter chamado AV.

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Axe »

scooteko Escreveu:não tenhas medo das baterias de gel.
esta tecnologia está sempre em evolução.
se tiveres dinheiro deves ir para o lítio mas é possível que queiras mudar de mota num futuro próximo e por isso poupa agora.

sousa1.
já reparei que tens uma eko2.0, também acho o modelo interessante (principalmente pelo preço). estás satisfeito com ela?

scooteko
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 30, 2010 7:35 pm

Mensagem por scooteko »

só tive pequenos problemas e não muitos como descrevo no db.
estou só a espera do fim da garantia para ela deixar de ser chinesa.
KM: Vendida com 46 centos Sem nunca ter chamado AV.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

penso que a mais barata é a versão da batlight para esse modelo...são 1500€...aqui:

http://www.batlight.pt/scooters/lightning%201500.htm
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

parabens pela escolha, dos modelos pequenos de scooters eléctricas , é a scooter mais bonita, eu tenho uma igual em vermelho e a marca da minha é uma evader ev metro, quanto a peças há tudo e os preços são baixos , se vires o meu db vês que não tenho tido problemas , neste momento o unico problema que ponho é a qualidade dos plásticos que estão a fazer muito barulho , em comparação com a minha a da sw embora seja mais cara os plásticos são melhores .

nota : os chineses não copiam só as empresas estrangeiras , eles copiam-se a eles próprios , por isso é que aparecem as mesmas motas com marcas diferentes e qualidade diferente obviamente a qualidade de um produto de 2500 euros não será o mesmo de um de 1500 euros , mesmo parecendo o mesmo produto.

exemplo:

quem quer comprar um carro de confiança e qualidade compra um vw , quem quer o mesmo produto mas com menos qualidade e um preço mais baixo compra um seat ou um skoda , aparentemente são todos iguais , mas não são.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

praticamente ta tudo dito.... só mais uma dica para baralhar... escolhe um modelo com motor 3kw e jante 13, porque para andar a 45km/h, mais vale uma bicicleta como a do sergio ferraz

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Axe »

rufus Escreveu:penso que a mais barata é a versão da batlight para esse modelo...são 1500€:
sim, mas a diferença é que essa é de 1500w, enquanto que as outras são de 3000w
tavares Escreveu:nota : os chineses não copiam só as empresas estrangeiras , eles copiam-se a eles próprios , por isso é que aparecem as mesmas motas com marcas diferentes e qualidade diferente obviamente a qualidade de um produto de 2500 euros não será o mesmo de um de 1500 euros , mesmo parecendo o mesmo produto.
parece-me que a diferença de preços deve estar naquilo que referi anteriormente. as de €1500 são de 1500w e as de €2000 e tal são de 3000w, pelo que a qualidade dos materiais deve ser a mesma (julgo eu).

eu nem me importava de comprar uma de 1500w mas tenho medo que não tenha potência suficiente para se aguentar à bronquite em determinadas situações. qual é que tem sido a vossa experiência com 1500w? será que vale a pena ou não há assim grande diferença para as de 3000w?

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

boas

em relação à potência da mota existe, de facto, diferença na performance e quanto menos potência mais dificuldade em determinadas circunstâncias, como subidas muito inclinadas e / ou longas.

quanto à mota ....eu também queria uma dessa cor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

é linda ............................

espero que sejas brevemente
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Autor do tópico
Axe
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Axe »

monicasalgado Escreveu:boas

em relação à potência da mota existe, de facto, diferença na performance e quanto menos potência mais dificuldade em determinadas circunstâncias, como subidas muito inclinadas e / ou longas.
pois, esse é o meu medo. se bem que no meu percurso diário habitual não irei passar por estradas muito inclinadas e viseu não é uma cidade com muitos desníveis...
monicasalgado Escreveu:quanto à mota ....eu também queria uma dessa cor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
reconheço que esta cor lhe assenta muito bem, mas como não sou mulher não quero uma assim... já estou a ver o pessoal a chamar-me maricas mal eu passasse com ela...

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

lol

só mais uma recomendação (questões técnicas deixo para outros responderem): provavelmente vais tomar o gosto à mota muito rapidamente e acabarás por desejar ter comprado uma melhor para poderes fazer percursos mais longos. neste sentido, compra o melhor que puderes comprar agora: lítio, 60amp, 3000, 4000 ou 5000... o que seja.

informa-te bem e escolhe o melhor que puderes comprar, porque ainda assim passado algum tempo vais querer ainda mais

falo por experiência própria - a minha era só para fazer cerca de 50km diários, mas já foi ao algarve, a s. pedro do sul, figueiró dos vinhos, montargil... é uma festa
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

vou ser mais explicito
motor 1,5kw, jante 10, chega com dificuldade aos 40-42km/h reais... 45-50km/h no velocímetro.
motor 3kw, jante 13, passa os 65km/h,

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”