Re: Diferentes tipos de BMS
Enviado: quarta set 21, 2011 11:26 pm
A ecocriterio n tem bms nas ML4000 e TL6000(a minha), as ML5000 e 8000 têm bms.
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
Eu sei e como é a tua TL6000 que não tem BMS e até és um utilizador que a meu não me parece tendencioso e és participativo, és tu quem vou seguir.electrizado Escreveu:A ecocriterio n tem bms nas ML4000 e TL6000(a minha), as ML5000 e 8000 têm bms.
O explodir é uma "expressão" (graças a Deus, lol). O que causa danos irreversíveis às células são as descargas não as sobrecargas. A célula recupera melhor de uma situação de over-charge do que de under-charge. Um célula que ultrapasse os 4v na carga, não fica danificada (creio até que as primeiras células conhecidas hoje como TS, tinham como limite máximo 4.5v). Já uma célula que desça dos 2.5v pode ficar irremediavelmente danificada, apesar de já ter verificado quem tenha conseguido dar alguma vida a uma TS que bateu no fundo (0v).Njay Escreveu:Não é por sobrecarga que as células "explodem"? O limite inferior são 2V (n verdade é o "limite dos limites", o reocmendado é 2.5, 2.8 nas novas).
Mas repara bem, mais que isso já perderam eles em reparações e chatices, sem contar com as tuas perdas, por isso normalmente existe o ditado "que o barato sai caro".2wheelfun Escreveu:Infelizmente não sou desse tempo.jmal Escreveu:Antes de teres essa mota já eu tinha dito que esses bms não serviam para essas baterias, e também já tinha dito que as pessoas que vinham aqui ao fórum falar dessas motas e desses bms não demonstravam ter qualquer tipo de experiência no ramo, lamento que na altura muitas pessoas me tivessem visto como um concorrente, mas afinal os meus rumores estavam certos.Posts movidos de http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 09#p172009Eu sei que existem diferenças, não espero é ter um BMS de 500€ num VE desta gama. Especialmente por este facto, penso que é preferível iniciar um pack sem BMS do que com BMS.jmal Escreveu:Não concordo contigo quando dizes que um sistema bms também mata as baterias, não podemos é comparar bms de 100 euros para bms de 500 e mais euros, sim existem diferenças tanto a nível de controle como de potência.
Cumps.
Sim, eu sei que explodir é só um termo, para designar que a célula ficou internamente sob pressão e a válvula de segurança abriu deixando sair parte do eletrólito... que será o responsável pelas tuas teias de aranha. Mas para a célula construir pressão, pensei que fosse só por sobrecarga, que é aí que o electrólito começa a "cozer" e gerar gás.2wheelfun Escreveu:O explodir é uma "expressão" (graças a Deus, lol). O que causa danos irreversíveis às células são as descargas não as sobrecargas. A célula recupera melhor de uma situação de over-charge do que de under-charge. Um célula que ultrapasse os 4v na carga, não fica danificada (creio até que as primeiras células conhecidas hoje como TS, tinham como limite máximo 4.5v). Já uma célula que desça dos 2.5v pode ficar irremediavelmente danificada, apesar de já ter verificado quem tenha conseguido dar alguma vida a uma TS que bateu no fundo (0v).Njay Escreveu:Não é por sobrecarga que as células "explodem"? O limite inferior são 2V (n verdade é o "limite dos limites", o reocmendado é 2.5, 2.8 nas novas).
Boas,2wheelfun Escreveu: Olá.
Como medes? Em esforço ou utilização? Ou medes com as baterias em repouso? Posso dizer-te que antes de ter o meu problema, as células em repouso podiam-se considerar equilibradas mas mal a punha a andar percebia logo que tinha problemas.
Verdade, mas entre ter este BMS e não ter nenhum...., a única "vantagem" em não ter BMS é obrigar-te a estar mais atento ao equilíbrio das células.2wheelfun Escreveu: Pouco ou quase nada. O nosso BMS tem uma capacidade de dissipação de energia muito reduzido. É chamado a intervir no momento em que o carregador entra na fase de redução de energia mas não consegue segurar a sério uma célula.
O problema era o carregador que tinha uma voltagem de corte muito alta (não me recordo do valor), e por isso nunca era o carregador a desligar a carga, mas sim o BMS porque uma célula atingia o valor máximo. O carregador tem 2 etapas, e é na segunda etapa onde a corrente diminui que o BMS consegue fazer o seu trabalho, como o carregamento era parado na 1º etapa pela protecção do BMS de Overvoltage, ele nunca equilibrava as células.2wheelfun Escreveu: Como te resolveram o problema? Eles pensavam que eu tinha o meu BMS a desligar aos 3.8v mas vi células a ultrapassarem os 3.9v (penso que até partilhei um vídeo). Agora dizem-me que estava mal parametrizado e que estaria a cortar aos 4v.
Atenção 2wheelfun, isso que falas é um BMS (Battery management System) é um mais simples, mas é um.2wheelfun Escreveu: Balanceamento por baixo a 1.8 ou 1.9v e quanto muito um sistema de corte over e under voltage como segurança adicional.
Pois... é esta a parte que me deixa preocupado, porque é que o BMS não actuou ? Eu continuo a achar que é avaria do BMS (pode ser uma avaria intermitente) e em termos de confiança neste BMS, diga-mos que estou sempre muito atento.2wheelfun Escreveu: Zointz, como medes esses 80Amp? O problema é quando o BMS avaria é, pois no nosso caso ficamos agarrados (literalmente) ao nosso vendedor. Não podes comprar outro BMS igual na internet porque... não há. Vendo a coisa pelo lado positivo, se ele avariar e perceberes que está avariado podes sempre matar 2 coelhos com uma cajadada só... lol
Deixa-me só dizer-te o seguinte... eu "explodi" com uma célula. Foi um cheiro que não se podia. Foram aquelas teias todas debaixo do banco, como partilhei convosco. Pergunta: Esquecendo a parte de balanceamento do nosso BMS que como já constatámos é fraco e não segura as células que 'fogem', porquê é que o BMS não interveio impedindo que aquela desgraçada descesse abaixo dos 2.5v e entrasse num processo de 'suicidio'? Ele estava lá... O quê? Está avariado? Isso é o lógico e isso pensei eu. E se te disserem que estava bom? Pois é... é o que me dizem. Perdoem-me os fundamentalistas mas... confio quase tanto no BMS como na nossa classe política.
Cumps.
electrizado Escreveu:Boas pessoal esta discussão sobre bms ter ou não ter, ou q tipo de bms é melhor é interessante. Mas reparem numa situação quando comprei um carro foi para ele me servir e andar sem estar preocupado com isto ou aquilo, o mesmo se passa com a moto. O pessoal andar sempre preocupado com o bms, baterias, etc.... acho q n se anda descansado nem se curte o veiculo a 100%. No meu caso digo-vos não percebo de electronica nem de electricidade, uso a minha mota como um cidadão comum carrego e descarrego n estou a pensar q vai haver problemas..... se aparecerem paciencia vamos ter de arrajar tal e qual como no meu carro. Prefiro assim ando mais descansado.
Abraço
Electrizado, tens toda a razão no que dizes, contudo, no meu caso pessoal gosto de conhecer o que tenho e de saber como funciona. O meu "sonho" seria conseguir pegar no meu VE e mexer nele caso fosse necessário, não ficando dependente de terceiros como estou neste momento mas sim, tens toda a razão. Metade das nossas preocupações não teriam razão para existir se o sistema não fosse ele próprio propenso a gerar problemas.electrizado Escreveu:Boas pessoal esta discussão sobre bms ter ou não ter, ou q tipo de bms é melhor é interessante. Mas reparem numa situação quando comprei um carro foi para ele me servir e andar sem estar preocupado com isto ou aquilo, o mesmo se passa com a moto. O pessoal andar sempre preocupado com o bms, baterias, etc.... acho q n se anda descansado nem se curte o veiculo a 100%. No meu caso digo-vos não percebo de electronica nem de electricidade, uso a minha mota como um cidadão comum carrego e descarrego n estou a pensar q vai haver problemas..... se aparecerem paciencia vamos ter de arrajar tal e qual como no meu carro. Prefiro assim ando mais descansado.Abraço
Olá.zointz Escreveu:Balanceamento por Baixo...
Boas,
Esse tipo de gestão de baterias, não fica comprometido pelas diferentes resistências internas de cada bateria, ou seja com o tempo vão ficar novamente desequilibradas.
Está correta a minha linha de pensamento ?
Boas,2wheelfun Escreveu:Olá.
A resposta está no vídeo. Já o viste? Reparaste na precisão dos aparelhos do Jack e no cuidado que teve no primeiro balanceamento por baixo? Vê o vídeo e vê que a resposta à tua pergunta é negativa. A resposta não é minha, é dele. A resposta nao é teórica, está demonstrada. O seu Porshe não é virtual, é o veículo que utiliza todos os dias.
Eu não pretendo fazer muitos mais comentários sobre o assunto. A informação existe, está aí, é clara e está demonstrada. Cabe a cada um de nós ajuizar e rever se faz sentido continuar a falar de coisas que não conhece mas que acha que é fundamentar existirem num VE, só porque a sociedade o dá como certo e os interesses de alguns falam mais alto.
É engraçado... o Jack começa por dizer que o mal dele é estar rodeado de gente que acha que sabe tudo mas que quando é questionado se experimentaram... dizem que não! Pois bem, ele experimenta! Experimentem vocês também pelo menos a ver o mundo com outros óculos de vez em quando.
E se não gostam do Jack... pesquisem um pouco e vão ver que não é o único "maluco" a remar contra a maré...
Cumps.
Pessoalmente agradeço a tua participação pois já aprendi com ela. Possua menos conhecimentos que tu mas também sou pela partilha para que cada eu de nós ajuíze o que considera melhor para si.jmal Escreveu:Tentei ser útil e deixar aqui para todos uma informação básica sobre o que é um bms. Não estou desconfiado nem necessito de estar, apenas estou a relatar os factos que são aqui transmitidos e partilhar a minha experiência e conhecimentos sobre este e até outros assuntos. Se é a menina do escritório que dá informações técnicas sobre a mota, enfim acho estranho.
Clarifiquemos que é a componente de corte que actua e não a componente de balanceamento. Acho importante dizer isto aqui porque na minha ideia a componente de balanceamento é que gera problemas, não a de corte. Sem BMS podemos também ter sempre sistemas de corte activos (embora também possamos passar esta função para os controladores em alguns casos), por tensão de pack ou individual de cada célula. Assim, quando dizes que o "bms entra em protecção e desliga a mota" é a componente de corte que actua.jmal Escreveu:Mas a grande maioria das motas que andam aqui a circular e que fazem kms têm bms, e muitos dos problemas que surgiram nem estragaram células porque o bms entra em protecção e desliga a mota.
Eu não leio aqui essa recomendação do fabricante. Eu leio é que ele recomenda uma monitorização das células para prevenir over e under voltage o que é muito diferente de dizer que recomenda um circuito que puxe as orelhas às células para elas chegarem onde a maior do pack chegou, como faz a componente de balanceamento de um BMS.jmal Escreveu:Se o bms é preciso, eu não sei, mas os fabricantes de baterias recomendam.
Cada um que tire as suas conclusões....Tradução Escreveu:Qualquer célula de armazenamento para ser usada em paralelo ou em conexão em série, tem que haver um circuito electrónico ou circuito monitor de forma a monitorizar a carga e descarga de tensão e prevenir danos causados nas células por carga e descarga excessiva.
Boas,electrizado Escreveu:Ò pessoal acho q não me fiz entender, eu n fui enganado apenas me disseram q n tinha bms e q o carregador controla a carga e o controlador a descarga. Isto é verdade, fazem o controlo do pack n das celulas uma a uma.
Se estiver aqui alguma coisa errada corrijam-me sff.
Abraço
Obrigado2wheelfun Escreveu: Pessoalmente agradeço a tua participação pois já aprendi com ela. Possua menos conhecimentos que tu mas também sou pela partilha para que cada eu de nós ajuíze o que considera melhor para si.
Tanto deve cortar numa situação como noutra, se bem que na descarga deve cortar o motor, porque está a descarregar, e quando em carga deve cortar o carregador, caso o bms não consiga acompanhar o balanceamento com a corrente que o carregador tá a dar no momento ou em situação do carregador meter tensão a mais.2wheelfun Escreveu:Clarifiquemos que é a componente de corte que actua e não a componente de balanceamento. Acho importante dizer isto aqui porque na minha ideia a componente de balanceamento é que gera problemas, não a de corte. Sem BMS podemos também ter sempre sistemas de corte activos (embora também possamos passar esta função para os controladores em alguns casos), por tensão de pack ou individual de cada célula. Assim, quando dizes que o "bms entra em protecção e desliga a mota" é a componente de corte que actua.
Certo, essa parte eles não recomendam, nem precisam de recomendar porque o que interessa é que nenhuma delas atinja os limites, a parte do balanceamento só serve para maximizar o uso de todas as células do pack, porque na pratica não se tira mais corrente nenhuma a partir do momento em que qualquer uma entre em corte, e no caso do corte por overcharge, também o pack não recebe mais carga a partir desse momento. Logo mantê-las balanceadas ou equalizadas é uma forma de rentabilizar o uso de todas.2wheelfun Escreveu:Eu não leio aqui essa recomendação do fabricante. Eu leio é que ele recomenda uma monitorização das células para prevenir over e under voltage o que é muito diferente de dizer que recomenda um circuito que puxe as orelhas às células para elas chegarem onde a maior do pack chegou, como faz a componente de balanceamento de um BMS.
Cumps.
Fico contente por teres tido o interesse em ver o vídeo mas não lancei nenhum desafio...zointz Escreveu: Boas, Devido ao teu desafio resolvi ver o vídeo
Já não me recordo exactamente das diferenças que ele refere mas reparaste na precisão do instrumento de precisão? Os desvios são verificados com esse nível de precisão e num instrumento com menor resolução até se poderá dizer que não há desvio. De qualquer das maneiras, penso que não será maior do que aquele que se verifica quando se exige a uma célula para chegar lá acima à tal prateleira e ela por pouco não consegue.zointz Escreveu:julgo quer mantenho a minha questão da resistência interna das baterias que vai afectar o sistema sem balanceamento. Concordo com a opinião do balanceamento por baixo, pois faz todo o sentido mas atenção, ele realmente diz que tem de as re-balancear de vez em quando
Continuo a achar que pode não ser necessário. Eu se calhar teria mesmo de fazer o que dizes porque o meu pack já foi abusado e agora ainda hei-de receber a mota (hei-de?! Quase que já me esqueço que tenho VE ) com algumas células novas misturadas com as minhas antigas o que é uma salganhada mas se o pack for iniciado da forma que ele diz, estou convencido que as diferenças serão tão marginais que não terão significado. O que pode acontecer no meu caso é por desequilibro ter uma autonomia mais reduzida até reequilibrar o pack mas... curiosamente era isso que eu me queixava até "explodir" com a 7 ou com a 8, já não sei.zointz Escreveu:, ou seja para o comum utilizador de um veiculo, não ter um BMS implica que não vais ter bateria por muito tempo, pois o utilizador comum não sabe equilibrar o pack.
Mal desenhados? Quererás se calhar dizer que os nossos têm pouca capacidade de dissipação energética, talvez. Segundo me explicaram relativamente ao meu BMS, creio que quando uma célula atinge o máximo em carga e outras para lá caminham, ele tenta segurar a célula a 200mA, isto é, consegue dissipar esta energia enquanto o carregador que está na fase de 'fadeoff' até as 0A, tenta dar à esfomeada mais umas colheradas. Esta energia dissipada é francamente reduzida. Aqui estamos de acordo.zointz Escreveu:Resumindo, os BMS eventualmente estão mal desenhados, mas são imprescindíveis.
...e os problemas que tenho tido com algo que considero dispensável, democratiza?zointz Escreveu:claro que nos podemos substituir ao BMS e fazer o equilíbrio de vez em quando, mas isso não democratiza o VE.
Acredita que faria isso tudo mas tenho pouca experiência e tenho receio em mexer.zointz Escreveu:No teu caso em particular quando acabar a garantia podes remover o BMS e fazer o balanceamento manual, com um pouco de sorte consegues remover apenas o balanceamento activo e manter apenas o corte por voltagem, mas tens de arranjar forma de as balanceares de vez em quando.