Estou chateado...

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Estou chateado...

Mensagem por itisix »

desculpem lá o desabafo, mas estou deveras chateado...

finalmente, ao fim de 1 ano, lá me foram hoje instalar as novas janelas. alumínio bom com corte térmico, vidro duplo, bla, bla...

fui lá dar uma espreitadela à hora de almoço e só me apetecia arrancar aquilo à marretada.

as janelas são +/- assim

Imagem

têm uma parte fixa em cima com vidro e a janela de 1 ou 2 folhas por baixo.

ora... o vidro duplo apenas é na janela. na parte de cima é vidro simples! ainda não falei com o patrão, mas um dos empregados disse-me que não devia dar para fazer vidro duplo com aquele formato... mas ninguém me disse nada, quando o combinado foi vidro duplo em tudo. as janelas estão a ser aplicadas já "prontas", ou seja, estão a retirar as antigas e a colocar as novas completamente montadas. está a ficar uma frincha enorme entre as janelas e a parede. provavelente enche com poliuretano ou silicone ou lá o que será.
a união da parte fixa à parte da janela, não tem qualquer isolamento. basicamente tem um perfil por cima e umas frinchas enormes que, pelo que vi, estão a ser tapadas com silicone.

a firma até é supostamente capaz e tida como conceituada aqui na zona. pior ainda, o dono é conhecido dos meus pais.

e agora as perguntas:

será que alguém consegue construir com qualidade em portugal?

será que não há mesmo vidro duplo para aquele formato curvo (e bastante baixo). o vidro terá no máximo 15 cm de altura e de 90 cm a 1,5m de largura, conforme as janelas.
se não houver vidro, que posso fazer para aquilo ter um comportamento térmico decente (é que me vai condensar tudo ali, já estou a ver)?


desculpem o desabafo, mas estou mesmo chateado. estão a ser caríssimas e só me sai disto...

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Estou chateado...

Mensagem por katzilla »

o problema creio que não será do vidro, porque esse é cortado em todas as formas e feitios, será do perfil para encaixar os ditos vidros. se assim for não haverá nada a fazer.
em relação ás frinchas, leva-me a pensar que esse senhor compra o material já feito e apenas o aplica, só assim se explica diferenças nas medidas da extrutura e do material estou certo?
qualquer forma não acredito que adiante reclamar, não dá para alterar o material e não creio que fizeste um contrato para que esse senhor possa ser responsabilizado.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Estou chateado...

Mensagem por itisix »

katzilla Escreveu:o problema creio que não será do vidro, porque esse é cortado em todas as formas e feitios, será do perfil para encaixar os ditos vidros. se assim for não haverá nada a fazer.
em relação ás frinchas, leva-me a pensar que esse senhor compra o material já feito e apenas o aplica, só assim se explica diferenças nas medidas da extrutura e do material estou certo?
qualquer forma não acredito que adiante reclamar, não dá para alterar o material e não creio que fizeste um contrato para que esse senhor possa ser responsabilizado.
boas,

o vidro o homem diz mesmo que não dá para ser vidro duplo
se me tinha dito antes a conversa era outra.

quanto a contrato, de facto não tenho, mas tenho orçamento com desenhos e com lista de materiais. são eles mesmo que cortam e montam (menos o redondo, penso eu). acho que tiraram foi mal as medidas (e não havia razão para isso, porque foram lá umas 4 ou 5 vezes! o problema foi que não devem ter contado que as velhas estavam um bocadinho dentro do cimento. não é uma frincha descomunal, mas acho que para o dinheirão que estou a pagar devia estar perfeito.
ah, e segundo o santo, o vidro simples em cima não vai condensar nada... mal tenha uma gota de água vai ouvir!!! o pior ainda é ser conhecido dos meus pais. nunca se metam com pessoas conhecidas porque se é preciso ir às orelhas de alguém...

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Estou chateado...

Mensagem por filipeoliv »

eu sei como é, a quem entreguei trabalhos conhecidos foram os piores


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estou chateado...

Mensagem por Njay »

também passei recentemente por uma situação dessas, apesar de não me ter ficado tão caro no bolso, e acabei por ter que "despedir" a pessoa. o facto é que a gente só se lembra que "pessoa tal é amiga" e trabalha em tal e esquece-se de ir ver os trabalhos feitos por ela. às vezes nem é que o trabalho esteja propriamente mal feito, mas simplesmente não está ao nosso gosto.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Estou chateado...

Mensagem por itisix »

njay Escreveu:também passei recentemente por uma situação dessas, apesar de não me ter ficado tão caro no bolso, e acabei por ter que "despedir" a pessoa. o facto é que a gente só se lembra que "pessoa tal é amiga" e trabalha em tal e esquece-se de ir ver os trabalhos feitos por ela. às vezes nem é que o trabalho esteja propriamente mal feito, mas simplesmente não está ao nosso gosto.
neste caso foi mesmo azar... eu até nem queria contratar estes porque uma vez fui lá pedir um orçamento para uma porta e nada... nunca mais deram notícias.
só que os meus pais mandaram aplicar uma janelas em casa deles e foram estes que fizeram, e até ficaram bem e a minha mãe falou com o homem e comigo e eu deixei-me ir. estive 1 ano à espera que lá fossem aplicar, desde a primeira vez que foram lá a casa. aliás, foram tirar medidas umas 4 ou 5 vezes e ainda assim sairam lá de casa ontem e uma janela está com as medidas erradas e vão ter de refazer.

enfim.
ontem já liguei ao homem a desanca-lo. o raio do vidro simples em cima é que me deixou mesmo chateado. a soluçãoa dele era aplicar uma chapa, uma camada de poliuretano e outra chapa... mas como eu lhe disse não sei quantas vezes, quero vidro.


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Re: Estou chateado...

Mensagem por Aldeia »

umas fotos das janelas (se possivel em detalhe) ajudavam.

tenha presente que milagres não se fazem, embora se possa minorar os problemas decorrentes dessa aplicação das janelas.

vamos começar pelas frinchas entre as janelas e paredes. mais importante do que isso seria verificar se o lado exterior da parede está em contacto com o lado interior. isso é só por si uma situação negativa que nenhuma janela xpto vai resolver, pois vai ocorrer uma ponte térmica na própria parede.

relativamente á frincha, existem uns perfis de remate exterior que vai rematar a jenela pelo lado de fora, tapando-as. o resto pode ser preenchido com espuma de poliuretato sem qualquer problema (até é uma mais valia).

relativamente ao problema da parte de vidro simples, aí temos uma situação mais complicada de resolver........ uma das hipótese seria o preenchimento dessa zona com outro material (que não vidro) por forma a formar uma parede dupla. aliás poderia aproveitar essa zona para ventilação do próprio compartimento, contudo perde-se o desenho ou efeito estético que pretende.

outra solução que me ocorre, seria a de manter tudo como está e aplicar um vidro novo pelo interior da parte fixa (com a totalidade do tamanho dessa mesma parte), preso com uma nova moldura (se possivel com uma expressão reduzida para não se ver muito). a questão é que não sei se existe algum perfil adequado para essa "aplicação", dificultada ainda mais pelo facto de ser parcialmente redonda.

mas isto tudo é muito bonito, mas sem ver não sei se é possivel fazer e claro está, qualquer uma das soluções implicam um acréscimo de orçamento.

procure ter os espaços bem ventidados e tenha o cuidado de limpar a condenção periódicamente (uma passadela com um pano basta), por forma a retarzar ao máximo o aparecimento de fungos.

boa sorte!

cumprimentos

j.aldeia
Cumprimentos, j.aldeia


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Estou chateado...

Mensagem por joaquimdelisboa »

este país é um achado....
qualquer pequena coisa custa um dinheirão e qualidade... é para esquecer.

há dias no aki tinham à venda janelas de correr completas, em alumínio 1,00x1,00, lacado a branco e vidros duplos, prontas a aplicar por... 125 euros.

por curiosidade fiz um a simulação num site de alumínios e pediam ...mais de 400 euros e duvido que a qualidade fosse superior.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Estou chateado...

Mensagem por katzilla »

joaquimdelisboa isso é o que eu tenho dito, as empresas portuguesas ainda têm a mania de vender tudo caro para conseguirem o maximo de lucro em cada venda. isso é mau para todos, para eles que vendem menos do que o que poderiam vender (depois queixam-se que a vida tá dificil, recessão e tal...) e para os clientes que em alguns nichos de mercado não têm outras alternativas.
... e o aki não é dos mais baratos, têm muita quantidade mas pouca variedade, estou a falar dos que conheço no norte do país. a nível de preços a max-mat é melhor, qualidade identica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Estou chateado...

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

acabei de por os olhos nesse tópico e gostaria de colaborar.

1ª questão: já pagaste pelo serviço de construção da janela ? se não, informe ao construtor que não está de acordo com o produto e que gostaria de providências no sentido de deixar a janela do jeito que queres. e que só vai pagar, depois de receber o produto da forma que encomendou, com os vidros duplos. se já pagou, vamos à uma outra sugestão:

2ª questão: aqui na fazenda, já que as janelas eram antigas e não tenho essa opção de vidro duplo, optamos por uma película ( igual às usadas nos automóveis ). algumas delas tem propriedade de isolamento acústico e térmico ( minimizam bastante esses 2 fatores ).

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Estou chateado...

Mensagem por orbis »

já ouvi falar nessas películas. alguém sabe onde se vendem?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Estou chateado...

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas orbis:

aqui no brasil a principal marca é a insulfilm, que está no site:

http://www.insulfilmarquitetonico.com.b ... lucoes.htm

coloquei esse endereço para, na falta do fornecedor portugues, pudessem ler algo a respeito das soluções propostas para arquitetura, visando proteção acústica e térmica.

sei que ainda não é a solução desejada pelo itisix, mas do limão temos que fazer uma limonada, e achar a solução melhor possível.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estou chateado...

Mensagem por Njay »

em portugal essa pelicula parece ser a que se vende aqui:

http://www.sotermica.pt/pt/automotive/html/
(ver "pelicula de segurança")


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Estou chateado...

Mensagem por itisix »

bem, cá ficam umas fotos

Imagem

parte de cima da janela. aquele redondo em cima é o tal que dizem que não pode ser vidro duplo.



Imagem

pormenor de uma soleira (esta está com o "remate" a cima)


Imagem

e esta está ligeiramente abaixo


Imagem

e o buraco a toda a volta.


quanto a pagamentos, está quase tudo pago, porque são conhecidos dos meus pais e tiveram um problema e pediram aos meus pais se eu adiantava. não sou muito apologista disso, mas a minha mãe pediu e lá fiz a vontade.
enfim... agora tenho 2 janelas por colocar e não sei quando vêm porque tinham de acertar...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Estou chateado...

Mensagem por serges »

pois realmente é um aborrecimento, embora elas até são bem bonitas!

sorte com as mesmas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Estou chateado...

Mensagem por filipeoliv »

na parte da soleira, há solução.
nas minhas pedras da cozinha, houve um engano na medida, ficaram curtas, eles ao tirarem as medidas não deram o desconto do azulejo, então as pedras ficaram à face do azulejo. liguei logo para o vendedor, ele no dia seguinte esteva lá e disse para aplicarem as janelas que no final ele faria uma pedra só para o interior para colar em cima daquela.
fiquei desconfiado ralhei, mas deixei-me ir. no final do trabalho feito ficou ainda melhor que a pedra original.
à volta penso que rematado com cimento e pintado é o melhor


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Estou chateado...

Mensagem por Ferra »

ou muito me engano ou são oscilobatentes fapim, se estiver certo, está com sorte!
bom agora vamos ao que importa. quanto ao fixo, nesse perfil não sei, mas garanto-lhe que dá para ser em vidro duplo. mais, basta trocar o "bite" e é o suficiente. para o vidro é tirar um molde e pedir á vidreira para o fazer.
quanto ás janelas serem caras o facto de serem curvadas em cima contribui em muito para isso.
ao utilizarem puliuretano estão a trabalhar bem. devem ter em atenção as quantidades, pois pode apertar as folhas e alterar as cotas de funcionamento.
quanto ás frinchas são facilmente tapadas com uma chapa, perfil em aluminio ou similar. isto em nada vai alterar o comportamento da roptura térmica. em baixo aconselho uma chapa e se for bem aplicada ainda tem o beneficio de simular uma pingadeira.
deixe-me dar-lhe um conselho: deixe que continuem o trabalho pois penso que as vão tapar. quanto ao vidro é que não sei que lhe diga, mas que dá, dá!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Estou chateado...

Mensagem por ventoinhas »

mais importante do que isso seria verificar se o lado exterior da parede está em contacto com o lado interior. isso é só por si uma situação negativa que nenhuma janela xpto vai resolver, pois vai ocorrer uma ponte térmica na própria parede

isso é o mais importante

de maneira alguma o interior eo esterior devem ter comonicaçao para tapar as frinchas um profil em alulinio julgo ser o ideal mas fazer atencao em deixar 3mm para junta em cilicone de altas performances para fazrer o corte termico e a boa vedaçao as humidades
boa noite e bons sonhos
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Estou chateado...

Mensagem por itisix »

boas,

obrigado pelas respostas.

esta história do vidro duplo (em cima) de facto é estranha. até porque no orçamento está vidro duplo. mais, no orçamento, para as janelas propriamente ditas o orçamento tem vidro 6mm + 20mm caixa + 5mm e o que está aplicado é 5 + 20 + 4 (esqueceram-se de tirar os aucolantes todos do vidro).

ferra:

essa ideia da chapa é muito boa. arranjo um bocado de chapa no brico e é só montar com silicone e já está. fácil e prático.

acho que pelo andar da carruagem vou esperar mais um ano para que acabem aquela porcaria, mas enfim.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Estou chateado...

Mensagem por Ferra »

só no vidro já estão a poupar uns euros . cuidado com o silicone pois tem muito que se lhe diga. a qualidade, resistencia, enfim o comportamento varia de marca para marca.
a chapa apesar de parecer facil de aplicar não o é, no entanto não é nada que não se faça.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”