A minha casa de madeira

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

A minha casa de madeira

Mensagem por aiked »

boas,
eu vivo numa casa de madeira vai para 2 anos e só posso dizer bem.
0% de humidade, 1 salamandra com o tubo por dentro e á mostra que me aquece a casa toda, gasto muito pouca lenha. no res-do-chão tenho um quarto, wc, cozinha, sala de jantar, sala de estar. no 1º andar (esconço) tenho 3 quartos 2 wc e 1 mezanine, tudo quantinho de inverno. aquecedores a óleo e desumificador que tinha (na outra casa) ofereci-os.
a única pedra que tenho dentro de casa é na banheira e poliban's e só na zona onde a agua toca (pedra 10x10 cm). chão de toda a casa em pinho maritimo da flandres, paredes em abeto nordico e pilares em pinho nórdico.
quando vai lá alguém que nunca tinha entrado numa casa destas o adjectivo (e eu já sei que o vão dizer - é também esse o meu sentimento) é que a casa é muito "acolhedora". é realmente fantastica e só posso aconselhar.
preparem-se para uma valente guerra com a camara municipal, no meu caso 2 anos até ter a licença de construção (sem dinheiro por fora).
as licenças, seguros, alvarás, enfim toda e qualquer documentação e igual ás das casas ditas "normais".
escolham bem a empresa, tenham atenção aos vendedores de banha da cobra, no meu caso 5* rusticasa em vila nova da cerveira.
duvidas? perguntem que respondo

cumprimentos
francisco

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

sim. era essa a empresa que eu conhecia.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

olá! bem vindo a este fórum!
obrigado pela partinha de experiências.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

eu ainda não sei o que vai acontecer nos próximos dois anos, detesto viver aqui... tenho um contrato de 3 anos.

em portugal temos duas casas por onde escolher, em coimbra, uma delas, está mesmo perto da baixa, de qualquer maneira pretendo redesenhar a fachada frontal, quero recuar a entrada, adicionar tipo 1/1 metro ...onde possa existir uma pequena divisão tipo interface. marquise.. a arquitectura frontal continua na mesma, eu só irei trabalhar lá dentro... construir uma caixa de ar revestida a cortiça talvez. ou seja, as divisões irão ficar mais pequenas. penso em refazer a sala existente... uma área onde possa encaixar uma mesa de snoker, esta irá ficar abaixo do nível do mar 1 metro pelo menos ... instalar uma salamandra com alguns tubos que irão ficar ligados na parte externa das paredes, com bastante torneiras, no inverno irão aquecer e no verão ficam paradas..podem servir em caso de falta de água.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

casta-baga, deves-te ter enganado. a baixa de coimbra fica aproximadamente a 20 m de altitude. para ficares 1m abaixo do nível do mar, tens de cavar 21 metros. não estarás a pensar no rio mondego?

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

orbis Escreveu:casta-baga, deves-te ter enganado. a baixa de coimbra fica aproximadamente a 20 m de altitude. para ficares 1m abaixo do nível do mar, tens de cavar 21 metros. não estarás a pensar no rio mondego?
sim sim, tens toda a razão
queria dizer um metro abaixo do nivel da estrada...
1 abraço

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por BioPower »

aiked Escreveu:boas,
eu vivo numa casa de madeira vai para 2 anos e só posso dizer bem.
0% de humidade, 1 salamandra com o tubo por dentro e á mostra que me aquece a casa toda, gasto muito pouca lenha. no res-do-chão tenho um quarto, wc, cozinha, sala de jantar, sala de estar. no 1º andar (esconço) tenho 3 quartos 2 wc e 1 mezanine, tudo quantinho de inverno. aquecedores a óleo e desumificador que tinha (na outra casa) ofereci-os.
a única pedra que tenho dentro de casa é na banheira e poliban's e só na zona onde a agua toca (pedra 10x10 cm). chão de toda a casa em pinho maritimo da flandres, paredes em abeto nordico e pilares em pinho nórdico.
quando vai lá alguém que nunca tinha entrado numa casa destas o adjectivo (e eu já sei que o vão dizer - é também esse o meu sentimento) é que a casa é muito "acolhedora". é realmente fantastica e só posso aconselhar.
preparem-se para uma valente guerra com a camara municipal, no meu caso 2 anos até ter a licença de construção (sem dinheiro por fora).
as licenças, seguros, alvarás, enfim toda e qualquer documentação e igual ás das casas ditas "normais".
escolham bem a empresa, tenham atenção aos vendedores de banha da cobra, no meu caso 5* rusticasa em vila nova da cerveira.
duvidas? perguntem que respondo

cumprimentos
francisco
caro francisco, parabéns pela nova casa e parabéns por este excelente tópico que a mim muito me interessa, pois desde há muito desejo possuir uma casa de madeira tanto pelo seu conforto e aparência como pelas vantagens nos gastos energéticos no aquecimento.
gostaria de saber as dimensões da casa e qual o preço final.
tem tido problemas com rachas ou empenos?
qual a madeira utilizada na construção?
obrigado.
Green fuel is the right choice


york
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 12, 2008 11:43 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por york »

aiked Escreveu:boas,
eu vivo numa casa de madeira vai para 2 anos e só posso dizer bem.
0% de humidade, 1 salamandra com o tubo por dentro e á mostra que me aquece a casa toda, gasto muito pouca lenha. no res-do-chão tenho um quarto, wc, cozinha, sala de jantar, sala de estar. no 1º andar (esconço) tenho 3 quartos 2 wc e 1 mezanine, tudo quantinho de inverno. aquecedores a óleo e desumificador que tinha (na outra casa) ofereci-os.
a única pedra que tenho dentro de casa é na banheira e poliban's e só na zona onde a agua toca (pedra 10x10 cm). chão de toda a casa em pinho maritimo da flandres, paredes em abeto nordico e pilares em pinho nórdico.
quando vai lá alguém que nunca tinha entrado numa casa destas o adjectivo (e eu já sei que o vão dizer - é também esse o meu sentimento) é que a casa é muito "acolhedora". é realmente fantastica e só posso aconselhar.
preparem-se para uma valente guerra com a camara municipal, no meu caso 2 anos até ter a licença de construção (sem dinheiro por fora).
as licenças, seguros, alvarás, enfim toda e qualquer documentação e igual ás das casas ditas "normais".
escolham bem a empresa, tenham atenção aos vendedores de banha da cobra, no meu caso 5* rusticasa em vila nova da cerveira.
duvidas? perguntem que respondo

cumprimentos
francisco
boa noite
estou a comprar uma casa de madeira á empresa rusticasa.convenceram-me a fazer um contrato e a dar uma sinalização para manterem o preço da casa, que como deve saber não é barato ( trocos de 16cm pinho nordico ).
o contrato era por um ano. nós caimos que nem patinhos. é claro que agora passou 1 ano e o nosso projecto ainda está na camara. até á data quando falava que o prazo ia ser ultrapassado iam dizendo que logo se via. agora sem mais nem menos querem aumentar o preço. passou sómente 1 mês do ano do contrato. e eles contribuiram para 3 meses de atraso no processo pois atrasaram-se com os calculos de estabilidade que a camara exigiu.
gostaria de saber se não teve este problema uma vez que diz que o seu projecto levou 2 anos.
tenho pena se tiver que desistir pois parece-me uma boa empresa com construção de qualidade, apesar de uma amiga minha que tem a casa há 8 anos ter tido problemas com as portas para o exterior que ás vezes empenam.
além da rusticasa acho que talvez a monjolo seja uma boa empresa pois tenho mais uma amiga que vai fazer através deles.uma coisa contra a rusticasa ( não sei se com a monjolo é o mesmo ) é que a minha casa ficou 10% mais cara por estar a longa distancia de vila nova de cerveira.
é complicado neste pais construimos uma casa de madeira. os obstáculos são imensos e existe um lobby tremendo do betão. além de que os próprios eng e projectistas não percebem nada de construções de madeira.
já agora o que acha do abeto? uma das imposições para não ter aumentoera trocar o pinho pelo abeto por ser mais barato agora.
até breve
york
York

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por katzilla »

york Escreveu: boa noite
estou a comprar uma casa de madeira á empresa rusticasa.convenceram-me a fazer um contrato e a dar uma sinalização para manterem o preço da casa, que como deve saber não é barato ( trocos de 16cm pinho nordico ).
o contrato era por um ano. nós caimos que nem patinhos. é claro que agora passou 1 ano e o nosso projecto ainda está na camara. até á data quando falava que o prazo ia ser ultrapassado iam dizendo que logo se via. agora sem mais nem menos querem aumentar o preço. passou sómente 1 mês do ano do contrato. e eles contribuiram para 3 meses de atraso no processo pois atrasaram-se com os calculos de estabilidade que a camara exigiu.
gostaria de saber se não teve este problema uma vez que diz que o seu projecto levou 2 anos.
tenho pena se tiver que desistir pois parece-me uma boa empresa com construção de qualidade, apesar de uma amiga minha que tem a casa há 8 anos ter tido problemas com as portas para o exterior que ás vezes empenam.
além da rusticasa acho que talvez a monjolo seja uma boa empresa pois tenho mais uma amiga que vai fazer através deles.uma coisa contra a rusticasa ( não sei se com a monjolo é o mesmo ) é que a minha casa ficou 10% mais cara por estar a longa distancia de vila nova de cerveira.
é complicado neste pais construimos uma casa de madeira. os obstáculos são imensos e existe um lobby tremendo do betão. além de que os próprios eng e projectistas não percebem nada de construções de madeira.
já agora o que acha do abeto? uma das imposições para não ter aumentoera trocar o pinho pelo abeto por ser mais barato agora.
até breve
york
achei o teu post muito interessante, eu estou a pensar em mandar construir uma casa de madeira, ainda não estive a procurar empresas que façam esses trabalhos. foi muito bom colocares aqui o teu testemunho para esclarecer uma situação que normalmente não é falada, que demora anos para conseguir o projecto aprovado e de que os contratos que as empresas tentam fazer com os clientes é de um ano, nem que fossem dois anos dificilmente cobre o tempo de espera pelo projecto.
empeno de portas e janelas é sinal que apanharam humidade, o que não espanta, quer dizer que a madeira não foi devidamente tratada. não é problema de material mas sim de quem fez o trabalho.
o encarecimento do preço base em 10% devido á distancia da construção e da empresa eu entendo perfeitamente, é complicado mandar homens e material para fazer trabalhos longe da sede, uma questão de custos. o problema é a escaces deste genero de empresas.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por Njay »

olás,

este tipo de casa tem algum "ranger" do soalho ao andar?

sempre ouvi dizer que os seguros são mais caros, confirma-se?

obrigado!


york
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 12, 2008 11:43 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por york »

olá

em relação ao aumento de preço pela distancia eu até aceito, uma vez que se trata de mão de obra altamente especializada e nos deram a opção de arranjar o alojamento para os técnicos.
o que não concordo é com a imposição do contrato de 1 ano sabendo a empresa que é de antemão praticamente impossivel de cumprir. no meu caso até daria á justa se assumissem os 3 meses que levaram depois do contrato assinado a fornecer os calculos de estabilidade da madeira, que atrasou todo o processo, pois tive informação que o meu projecto está em vias de aprovação. mas isto porque da minha parte não houve atrasos nas decisões e estou sempre a fazer pressão sobre o gabinete encarregue do projecto e também a camara municipal.

em relação á ultima pergunta da casa ranger. pelo que sei a madeira sempre estala um pouco, o que pessoalmete não me faz nenhuma diferença antes pelo contrário. para que o piso do 1º andar ficasse mais robusto solicitei um extra que é o isolamento acústico do 1º andar. em relação aos seguros não houvi falar nada de serem mais caros. mas ainda não cheguei a essa fase.
até breve
york
York


york
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 12, 2008 11:43 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por york »

gostaria de saber de alguém que entenda de madeiras de construção as diferenças de qualidade entre o abeto nórdico - casquinha branca e o pinho nórdico ( silvestre ) - casquinha vermelha para a construção de uma moradia.
pelas pesquisas que tenho feito o que tenho encontrado é que o abeto é menos denso, mais macio que o pinho, com alguma impregnabilidade o que lhe confere menos resistencia aos fungos, maiores riscos de fendas e maior retração volumétrica o que o torna mais adequado para interiores que exteriores, sendo o pinho mais adequado para exteriores.
agradeço a vossa ajuda.
até breve
York


york
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 12, 2008 11:43 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por york »

boa noite,

a rusticasa está a demonstrar que é a empresa credivel e responsavel que eu pensei que era. penso que vamos conseguir ultrapassar as nossas divergencias e levar a bom porto a construção da nossa casa.
darei noticias quando a casa estiver construida.
até breve
York

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por katzilla »

vejam estas casas
http://picasaweb.google.com/nunexo/case ... 9705409970

são um espectáculo


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por jcaiado »

aiked Escreveu:boas,
eu vivo numa casa de madeira vai para 2 anos e só posso dizer bem.
0% de humidade, 1 salamandra com o tubo por dentro e á mostra que me aquece a casa toda, gasto muito pouca lenha. no res-do-chão tenho um quarto, wc, cozinha, sala de jantar, sala de estar. no 1º andar (esconço) tenho 3 quartos 2 wc e 1 mezanine, tudo quantinho de inverno. aquecedores a óleo e desumificador que tinha (na outra casa) ofereci-os.
a única pedra que tenho dentro de casa é na banheira e poliban's e só na zona onde a agua toca (pedra 10x10 cm). chão de toda a casa em pinho maritimo da flandres, paredes em abeto nordico e pilares em pinho nórdico.
quando vai lá alguém que nunca tinha entrado numa casa destas o adjectivo (e eu já sei que o vão dizer - é também esse o meu sentimento) é que a casa é muito "acolhedora". é realmente fantastica e só posso aconselhar.
preparem-se para uma valente guerra com a camara municipal, no meu caso 2 anos até ter a licença de construção (sem dinheiro por fora).
as licenças, seguros, alvarás, enfim toda e qualquer documentação e igual ás das casas ditas "normais".
escolham bem a empresa, tenham atenção aos vendedores de banha da cobra, no meu caso 5* rusticasa em vila nova da cerveira.
duvidas? perguntem que respondo

cumprimentos
francisco
um grande amigo meu tem à já cerca de 7 anos uma casa de madeira tambem da rusticasa, e de facto confirmo que o diz em relação ao conforto... não existe outro tipo de construção que se compare como aquecimento tambem só tem uma salamandra com tubo à vista na sala e aquece de tal forma que de inverno mesmo naqueles dias frios com temperaturas mesmo negativas, temos que andar em manga curta lá lentro, se puxar pela salamandra então fazemos sauna , depois humidade não existe, de verão tambem é super confortavel. sei que a contrução ficou na altura substancialmente mais cara do que alvenaria, e teve bastantes problemas com credito e seguros, sei que apenas um banco lhe condeceu emprestimo e com um spread bem puxado em relação aos projectos não houve entraves (camera de oliveira do bairro). por fim resta salientar o profissionalismo da rusticasa 5*, foi a empresa que apresentou o orçamento mais elavado, mas mesmo assim decidiram entregar a obra a rusticasa e dizem que não estão nada arrependidos com escolha depois de estar em contacto com contruções mais recentes de outras empresas. atenção não tenha nada a ver com a rusticasa.... apenas quero transmitir a satisfação de um caso que conheço muito bem com esta empresa. penso tambem que actualmente os entraves (creditos, seguros ,etc) associados a este tipo de construção já são muito menores! se fosse construir casa actualmente, quase de certeza que seria em madeira não me importava de abdicar de alguns m^2 em troca de um conforto de excelencia durante 365 dias por ano

jc


santos182
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 01, 2008 3:59 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por santos182 »

retirado o conteudo já que colocar dois post's com o mesmo conteudo em nada enriquece o forum e seus utilizadores!
moderado por serges


Autor do tópico
aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por aiked »

biopower Escreveu:
aiked Escreveu:boas,
eu vivo numa casa de madeira vai para 2 anos e só posso dizer bem.
0% de humidade, 1 salamandra com o tubo por dentro e á mostra que me aquece a casa toda, gasto muito pouca lenha. no res-do-chão tenho um quarto, wc, cozinha, sala de jantar, sala de estar. no 1º andar (esconço) tenho 3 quartos 2 wc e 1 mezanine, tudo quantinho de inverno. aquecedores a óleo e desumificador que tinha (na outra casa) ofereci-os.
a única pedra que tenho dentro de casa é na banheira e poliban's e só na zona onde a agua toca (pedra 10x10 cm). chão de toda a casa em pinho maritimo da flandres, paredes em abeto nordico e pilares em pinho nórdico.
quando vai lá alguém que nunca tinha entrado numa casa destas o adjectivo (e eu já sei que o vão dizer - é também esse o meu sentimento) é que a casa é muito "acolhedora". é realmente fantastica e só posso aconselhar.
preparem-se para uma valente guerra com a camara municipal, no meu caso 2 anos até ter a licença de construção (sem dinheiro por fora).
as licenças, seguros, alvarás, enfim toda e qualquer documentação e igual ás das casas ditas "normais".
escolham bem a empresa, tenham atenção aos vendedores de banha da cobra, no meu caso 5* rusticasa em vila nova da cerveira.
duvidas? perguntem que respondo

cumprimentos
francisco
caro francisco, parabéns pela nova casa e parabéns por este excelente tópico que a mim muito me interessa, pois desde há muito desejo possuir uma casa de madeira tanto pelo seu conforto e aparência como pelas vantagens nos gastos energéticos no aquecimento.
gostaria de saber as dimensões da casa e qual o preço final.
tem tido problemas com rachas ou empenos?
qual a madeira utilizada na construção?
obrigado.
boas

a casa tem sensivelmente 185 metros quadrados e o preço só do kit de madeira foi sensivelmete de 25 mil contos.
as rachas são um acontecimento natural e temporal deste tipo de construção. de realçar que se for em meios troncos ou em troncos redondos as rachas aparecem mais rapidamente. no meu caso pedi troncos laminados (direitos) pela estétics (gostos) e portantos as rachas ou não vão acontecer ou irão ser muito poucas.
empenos são também um acontecimento natural e só nos 2 primeiros anos (a casa a assentar) a rusticasa faz a manutenção e resolve
a madeira da minha casa é abeto e pinho nórdico e pinho maritimo para o soalho

cumprimentos


francisco


Autor do tópico
aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por aiked »

york Escreveu:boa noite,

a rusticasa está a demonstrar que é a empresa credivel e responsavel que eu pensei que era. penso que vamos conseguir ultrapassar as nossas divergencias e levar a bom porto a construção da nossa casa.
darei noticias quando a casa estiver construida.
até breve
boas

eu estava a achar estranho o comportamento da rusticasa que felizmente não se confirma conforme posso ler no teu post. no meu caso demorei 2 anos, nunca tive problemas com eles e só posso dizer bem. vais ver que durante a construção também te facilitarão o pagamento das percentagens que combinaram. se falares com a berta vilas manda-lhe um abraço do benfiquista de lisboa (ela sabe a quem te referes se lhe disseres assim).

cumprimentos

francisco


apocalypsealexi
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 24, 2008 5:08 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por apocalypsealexi »

andei a pesquisar e não encontrei nenhuma referência a preços destas casas. uma com uns 100 m2 ronda que preços?


Autor do tópico
aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: A minha casa de madeira

Mensagem por aiked »

apocalypsealexi Escreveu:andei a pesquisar e não encontrei nenhuma referência a preços destas casas. uma com uns 100 m2 ronda que preços?
normalmente os preços rondam os 500€ 100mts2 mais euro menos euro mais metro menos metro

cumprimentos

francisco

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”