CALOR - Alguma informação técnica ...

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

CALOR - Alguma informação técnica ...

Mensagem por luimio »

calor, algumas informações técnicas...

quando existe transferência de energia de um corpo a uma temperatura superior para um a temperatura inferior, essa transferência de energia é chamada de calor.
durante essa transferência, um dos sistemas funciona como fonte de energia e o outro como receptor de energia.
a quantidade de energia transferida para um sistema depende da massa desse sistema, da substância de que é constituído e da variação de temperatura que ocorre durante a transferência:
e = m . c . Δθ
em que e é a quantidade de energia transferida, m a massa do sistema, c a capacidade térmica mássica da substância de que é feito o sistema e Δθ a diferença entre a temperatura final e a temperatura inicial do sistema.
existem três processos de transferência de energia: condução; convecção; radiação.

condução
este tipo de transferências acontece nos sólidos. esta transferência acontece porque as partículas nos sólidos estão muito perto umas das outras. as partículas a maior temperatura (e por isso com maiores movimentos vibratórios - maior energia cinética) transferem energia, por contacto, às partículas imediatamente ao seu lado, mais frias (com menor vibração - menor energia cinética).
existem materiais bons (metais, sílica, grafite) e maus condutores de calor (vidro, plástico, borracha, lã). os maus condutores de calor podem ser utilizados como isolantes térmicos

convecção
a convecção acontece nos líquidos e nos gases. neste caso a transferência de energia de um local para outro é devido à movimentação de partículas (não possível nos sólidos, porque as posições das partículas são fixas), as chamadas correntes de convecção.
correntes de convecção
as correntes de convecção transportam as partículas para um outro local (os gases quentes sobem, levando as partículas mais quentes para locais a uma altura superior).
é possível observar correntes de convecção na atmosfera e em líquidos em aquecimento.

radiação
este processo de transferência de energia não necessita de meio material para se propagar, ao contrário da condução (necessita de um meio sólido) ou da convecção (necessita de um meio líquido ou gasoso).
esta transferência dá-se através do vácuo (espaço vazio). é desta forma que o calor vindo do sol chega até nós.

informação retirada do: fer portugal - forum das energias renovaveis de portugal

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”