Isolamento sotão moradia e mais

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Isolamento sotão moradia e mais

Mensagem por Nuno_pt »

Boas a todos, já que á muito tempo que não existe aqui um tópico novo resolvi lançar uma nova discussão, e aqui vai.

Aqui á uns anos na minha moradia de construção do principio dos anos 80, resolvi levantar uma água do telhado (sotão de casa, a água que fica virada a norte, a 0º medido com uma bussula, isto será para mais tarde visto que vou remodelar mais e aproveitar o amigo sol) onde o telhado ficou como antigamente, vigas de madeira e ripado com telha "encarnada" normal, como ainda não se pensava em nada meteu-se roofmate de 3cm entre as vigas de madeira mas por baixo das ripas (ou seja pelo interior do ripado) e depois forrou-se com os tetos com pladur hidrofugo de 22mm afastado das vigas de madeira.

As janelas são em aluminio de vidro duplo com portadas em aluminio, as paredes de fora são de tijolo de 22 e as interiores de 11, o chão além da altura da laje tem por cima desta uma betonilha de 5/6cm, e depois o chão flutuante.

O acesso ao sotão faz-se pelo interior de casa por uma divisão, quarto de arrumos, onde tem uma escada.

Ora agora como os miudos estão mais velhos quiseram ir para o sotão, onde tem 2 quartos, casa de banho (com esquentador a gás natural próprio numa casa no exterior que servia para as bilhas do gás) e sala, mas agora nota-se que no verão a temperatura é muita de dia/noite e só se esta bem com uma ventoinha (fraco isolamento térmico).

A minha ideia agora é a seguinte, desmontar o pladur todo, meter roofmate de 10cm até encher a altura das vigas que devem ter ~10/12cm de espessura e ajusta-los com espuma expansiva ás vigas, para não mexerem com o tempo e depois meter outra camada de 5cm na horizontal fixada por "pregos/parafusos" nas vigas de madeira para "quebrar a ponte térmica das vigas de madeira e então refazer o teto de pladur.

Agora pergunto, acham que isto basta para isolar a temperatura do sotão??

Quanto ao rés do chão onde habito, as paredes exteriores tem caixa de ar, feitas em tijolo de 11 ambas as paredes (exteriores e interiores) e com 11cm de distancia entre elas, mas na altura ainda não se usava nada de roofmates ou só muito esporádicamente, as janelas estão a ser trocadas por janelas de PVC de oscilobatente de vidro duplo, quanto aos estores são térmicos de aluminio, quanto ás caixas dos estores penso que não haja muito a fazer a não ser nas tampas meter uma placa de roofmate de 5cm colada pelo lado interior (virado para o estore) para tentar cortar essa ponte térmica.

Depois será para meter uns paineis (falta chegar a wibee box) para medir os consumos, e alimentar a casa, AQS e VE's, mas isto será debate para os outros foruns de cada respetivo tópico.

Peço desculpa pelo longo e aborrecido texto, mas nestas coisas quanto melhor a descrição e mais promenorizada melhor podem ser as opiniões.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento sotão moradia e mais

Mensagem por serges »

Boas,

Longo pode ser o texto mas toca nos pontos todos importantes com esse isolamento é o melhor e com a espuma a colocar os ditos no sitio fica fantástico, pois o único trabalho é mesmo o pladure pois é um investimento mais que importante para o isolamento...

O resto concordo com o uso wibee para os consumos e estudar um pouco o comportamento após esta intervenção...

Fico a espera do desenrolar e não iria por muito mais que isto! Talvez uma claraboia, velux com estore...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Isolamento sotão moradia e mais

Mensagem por Nuno_pt »

Boa tarde @serges e obrigado pela resposta, quanto ao isolamento depois de muito lêr por foruns e também por falar com amigos meus que trabalham na construção civil (já tive esta profissão quando era mais novo, mas ainda não se utilizava isto) que disseram que era um passo acertado, e ainda pode ficar melhor com isolamento triplo, ou seja passo a explicar, roofmate de 10cm entre os "barrotes de madeira" e encostados ao ripado da telha, com espuma expansivél para eliminar passagem de calor e também segurar as placas, placas na horizontal "pregadas" nos "barrotes de madeira" para colmatar as pontes térmicas dos ditos, e depois o pladur com wallmate colado, que já se vende assim, mas julgo que este ultimo não vai chegar a ser preciso, quanto ao pladur já sei que vai ser muito dificil desmontar as placas sem as partir, dito por um amigo meu que trabalha na construção e faz trabalhos com este material, por isso mais uma despesa, roofmate de 10cm, roofmate de 3 a 5cm para as horizontais e chapas de pladur, desta vez secalhar opto por não meter hidrofugo, por causa da respiração para não ficarem sujos.

Quanto ao wibee chegou á hora do almoço e já foi montado, estando neste momento a monitorar os consumos gerais da casa, estamos 5 pessoas em casa, TV's ligadas, PC's, e o resto dos eletrodomésticos, pelo que vejo neste bocadinho anda á volta de 400W o consumo, logo á noite já vejo o desta tarde e então começo a analizar para a semana.

Quando iniciar a "obra" vou dar o reporte de como a coisa corre, entretanto vou vendo os consumos, e já tenho em mente um sistema solar para painéis, mas tenho de ver como se distribui a minha utilização de luz, o que acontece no dia 13/06, que é a minha data de enviar a leitura, já que no principio do mês passado a EDP vei trocar o meu velhinho contador de "roda" por um Landis Gyr+, no dia 13/05 tirei a contagem e agora a 13/06 vou tirar para ver como se distribui o consumo, no vazio, cheio, ponta e a partir dai ver se o que tenho em mente pode ser utilizado ou não e se será sobredimensionado para servir para AQS com o uso de um termoacomulador de dupla serpentina, quanto ao sistema dos paineis estou a pensar rotativo Este - Oeste.

O "sotão" tem janelas e porta, a porta dá para o terraco em cima da garagem, as janelas são em aluminio de vidro duplo com portadas, por isso não vejo necessidade de claraboia ou o velux.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento sotão moradia e mais

Mensagem por serges »

Se já tens as ditas janelas... Fantastico...

Mais um projecto e realmente o velhinho contador de roda era muito interessante!

Muita sorte e vai nos dando mais informações!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”