Desperdicio de água fria/quente!?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Não se esqueçam que o volume de água fria desperdiçada no início (à espera de água quente) é o mesmo volume de água quente que fica nos canos depois da utilização. A solução 1 não impede que fique água quente nos tubos e creio que só aumenta as perdas térmicas (não me parece interessante). Uma solução simples e pragmática para minimizar o desperdício de água quente e a quantidade de energia térmica que fica nos canos depois das utilizações é:

Regular as válvulas misturadoras à saída do depósito para o mínimo de temperatura admissível. Assim a água que fica nos canos não é tão quente (já misturada com água fria) e perde-se menos energia.

O tempo de espera infelizmente é o mesmo. Recomendo aguardar pela água quente com a torneira toda para o quente para purgar os tubos de água quente sem gastar também água dos tubos de água fria. O hábito será esperar com a torneira já à temperatura certa, suponho. Se as torneiras forem termostáticas isso já é automático.
Última edição por joaocunharamos em sexta ago 07, 2020 2:05 pm, editado 6 vezes no total.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Seja como fôr, o cálculo de desperdício de agua fria acima pareceu-me exagerado. Para começar, 10L só cabem em tubagens muito longas ou muito largas (duvido que seja o caso). Mais, depois de uma pessoa esperar por água quente e deixar sair toda a água fria dos canos (cold start) a pessoa que vier depois já deve ter água quente nos tubos e não precisa de esperar (hot/warm start).

Isso quer dizer que uma outra solução simples e pragmática pode ser tentarem tomar banho em proximidade temporal. Assim ainda há água quente nos tubos e só o primeiro é que tem de esperar.

Eu não faria contas à recuperação de investimento com poupanças na água. A água é quase de graça. Mas aplaudo o exercício de responsabilidade.
Última edição por joaocunharamos em sexta ago 07, 2020 2:05 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

t3lmo Escreveu: quarta dez 14, 2016 11:00 am ...já faço com a água das caleiras (chuva e purga do AQS) que é encaminhada para um reservatório de 300L para regar a horta todos os dias automaticamente.
MRider Escreveu: quarta dez 14, 2016 12:16 pm Se não querem por baldes é fácil. Basta adicionar mais uma canalização de volta ao reservatório de água fria.
t3lmo Escreveu: quarta dez 14, 2016 12:39 pm É isso que faz a solução 2).
Atenção t3lmo, depende do reservatório de que estamos a falar. As bombas de circulação normalmente o que fazem é devolver a água fria dos canos para o termoacumulador (reservatório quente) apesar de poderem usar a canalização de água fria como retorno.

O que pode considerar fazer é desviar essa água para o reservatório de 300L que já tem para rega da horta. Basta uma torneira adicional (Iigada à saída de água quente na casa de banho distante) e um pouco de tubagem. A dificuldade será saber quando já está quente para não deitar água fora em excesso.

Como o uso é para a horta, que suponho que é regada pela superfície, não recomendo aproveitamento de todas as águas cinzentas (de esgoto dos banhos) pois poderia contaminar as hortícolas. Mas para uso em jardim por outro lado seria completamente adequado e muito recomendado em termos ambientais. Nesses casos simplesmente desvia-se o esgoto dos chuveiros e lavatórios para um reservatório como já faz com a chuva e a purga. Aí recicla muito mais água. Obviamente, mas nunca é de mais salientar, nunca se faz isso com as águas pretas (sanitas).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

alexjp4 Escreveu: quarta dez 14, 2016 10:52 pm Penso que o melhor mesmo é o balde qualquer outra solução nunca mais vai ser amortizada a não ser que a distância seja muito grande e se percam muitos litros de agua mas não deve ser mais de 10 ou 15 litros na pior das hipoteses.
As tubagens têm 20-30mm de diâmetro o que dá cerca de 0.4L de água por 1m de tubagem. Para dar 10L precisa de 25m de tubagem (25m * 0.4L/m = 10L). Isto é algo como atravessar 8 pisos (8 * 3m = 24m) ou atravessar uma moradia comprida. Permite fazer uma estimativa caso a caso.

Um chuveiro tem débito de 5-10L/min e por isso também pode medir o volume perdido pelo tempo de resposta. Isto se não puder medir directamente o volume num balde. Já mediram na prática?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por serges »

Obrigado João pelos teus contributos pois são muito importantes para complementar o tópico em questão!

Quanto ao consumo a minha Coluna de duche tinha essa curiosidade com avaliação no consumo de agua, na ordem os 5.5Lt min…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por gbento »

Por acaso também perguntei á equipa do aqs acerca de uma solução para não desperdiçar água á espera de água quente. Faltam-me de umas bombas de circulação de água quente, que faziam a circulação da água x vezes por dia (dá para programar). Não se gasta água mas gsta-se electricidade

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Este senhor pareceu-me muito competente e conhece soluções para isso (e também para gás, aquecimento, A/C, ventilação...). Para quem estiver na zona do grande Porto convido a contactar:

Vasco Alemão
Calortécnica
+351 962 671 296
[email protected]
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por Quintas2 »

Com o devido respeito pelas ideias e soluções de cada um, mantenham soluções simples. Cada vez que nós levantamos um dedo, como espécie, contribuímos para a nossa pegada ecológica, em detrimento de todas as outras espécies.
A questão que considero fundamental é ver os custos de manutenção, para além dos custos de operação. Mas não apenas os custos em €. Uma vez que, como sociedade, ainda não percebemos que temos de internalizar os custos ambientais em tudo o que fazemos, penso que devemos tentar fazê-lo individualmente.
Tudo o que compramos tem um custo ambiental de produção, de manutenção e de reciclagem/eliminação que ainda não contabilizamos. E o resultado está à vista.

As minhas opções são:

Encher baldes de água junto aos duches, para usar posteriormente na sanita, em limpezas, etc.. E é mesmo plural, cerca de 2 baldes de 7l cada no WC mais longínquo, 1 balde no mais próximo e quase nada na cozinha (termoacumulador próximo). Mas, como tomamos banho todos ao final do dia, por norma, e investi num bom isolamento térmico da canalização de água quente, mesmo quem vem 1 h depois ainda encontra a água suficientemente quente para começar o seu banho só com água quente e, à medida que a tubagem reaquece, ir misturando com água fria (sem torneiras termoestáticas).
Bombas de recirculação, nem pensar. Mais um luxo para poluir e substituir periodicamente. Só fazem sentido em hotéis.

Já tive a solução de dois termoacumuladores, um a lenha/gasóleo/eletricidade próximo da cozinha, que alimentava um segundo termoacumulador, próximo dos WC's. Isto porque aqueço a casa a lenha, pelo que me compensa sempre poder também aquecer a água sanitária a lenha. Após avaria do termoacumulador próximo dos WC's, retirei-o e ofereci-o e passei só a um termoacumulador e para a necessidade dos 2 baldes. Compensa, de longe, até porque o termoacumulador que retirei era a gás. É menos um termoacumulador a manter/substituir periodicamente. E já não uso gasóleo. Lenha ou eletricidade, predominantemente fotovoltaica. Ligo a caldeira a gasóleo 1 vez por mês no inverno, para ter a certeza que se mantém operacional.

Sistemas Zypho. @joaocunharamos, já pensaste na manutenção? Águas com cabelos, gordura e sabão são sinal de entupimento, em especial ao passar por canais estreitos. A própria Zypho recomenda https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=UGU9yxpEFqc a utilização de um produto para desentupimento 1x/ano. Mesmo que esse desentupimento anual seja suficiente - mas muitos desses produtos não resultam bem, dá o passo seguinte: não penses nos €5 que te vai custar um frasco de desentupidor por ano. Pensa que são normalmente produtos muito nocivos para as canalizações e para o ambiente. Pensa que, se quiseres ter um rio Douro limpo, tens de deitar menos porcaria para lá e pagar muito mais por tratamentos eficientes de águas residuais, tratamentos esses com os seus custos ambientais.
Também questiono a eficiência dos Zypho. Baseia-se numa entrada de água fria a 10ºC. No nosso país, mesmo nos sítios mais frios, isso deve acontecer por curtíssimos períodos do ano, nunca num apartamento em que a canalização corre em paredes/pavimentos interiores. Também questiono que a água saia do duche a 40ºC. A pouco mais do que isso uso eu a água para duche. E o espaço do permutador de calor parece-me ser pequeno, para as diferenças de temperatura da água fria de entrada e da água morna de saída do duche. E muitos deles vão ficar inacessíveis. Mais uma peça com uma potencial fuga e a manter no futuro. E se for preciso substituí-los?
https://hardhouseblog.wordpress.com/201 ... -recovery/
http://www.silverspray.co.uk/2012/03/26 ... -recovery/
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por Quintas2 »

E, João, lembra-te de deduzir os €5 (que deveria custar €10, internalizando os seus custos ambientais) anuais nas contas de retorno do investimento e que não vais poder usar os desentupidores mais eficazes, pois costumam ser corrosivos para metais - o permutador é em cobre.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por Quintas2 »

De qualquer forma, eu mandei instalar tampas de acesso aos esgotos das banheiras, que são forradas com o mesmo revestimento do WC. Se estás em obras, poderás considerar essa opção, particularmente instalando os Zypho. Não dá é para bases de duche.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Totalmente de acordo, Quintas.

Começo por clarificar que a instalação que vou fazer de um Zypho é um risco assumido e curiosidade de avaliar a eficácia do sistema. Instalo só um exactamente por isso. Vou já deixar torneiras para desactivar o sistema (fazer bypass) no futuro se tiver algum problema.

No que respeita à manutenção também reconheço todas essas questões. Na generalidade, essas não se colocam no caso do Zypho PiPe 65 (por ser um tubo vertical largo) mas eu não tenho possibilidade de instalar esse (por ser um apartamento). No Zypho iZi há um filtro para apanhar cabelos à entrada (que deve ser limpo periodicamente) e a presença de gorduras no chuveiro não é tão drástica como por exemplo na cozinha. O sabão no entanto é algo a considerar.

No que respeita à eficácia: esta está mais ligada à relação de fluxos de água e menos às temperaturas; a recuperação é proporcional ou fracional. Claro que quanto maior o diferencial de temperatura maior o ganho absoluto. A temperatura de água fria em Portugal de facto oscila entre os 10ºC e os 20ºC ao longo do ano, sendo 15ºC um valor mais sensato para assumir. Também assumo que a água ao drenar já vá abaixo dos 35ºC sendo de particular relevância considerar a massa e condutividade térmicas da base de chuveiro (a minha será de plástico fino e não pedra grossa de mármore, por exemplo).

No que respeita aos desentupidores, estou consigo, fico sempre ruído por dentro quando vejo usar quantidades astronómicas de soda cáustica (ou outros produtos mais modernos e igualmente nocivos) para resolver reduções de caudal de esgoto. Farei os possíveis por minimizar essas utilizações, exactamente por considerações ambientais. Em termos financeiros, os 5-10€/ano seriam vestigiais no cálculo do retorno de investimento.

Para testar, terei uma casa de banho com e outra sem Zypho e depois comparo os gastos de água quente (ambas em boa proximidade ao termoacumulador). Eu poderei reportar a minha experiência com o passar dos anos.
Última edição por joaocunharamos em sexta set 11, 2020 12:55 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

No que respeita aos artigos referidos, faço notar que são de 2012 e a certificação e descrição do produto já não é a mesma. Por outro lado concordo que a instalação da unidade central e vertical (Zypho PiPe 65 ou equivalente) seria preferível mas mais uma vez não o posso fazer por se tratar de um apartamento.
Última edição por joaocunharamos em sexta set 11, 2020 12:53 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Quanto à substituição/intervenção futura. É uma pena terem de ficar inacessíveis e debaixo do chuveiro/chão mas como qualquer canalização tem de ser bem feita. Se houver problemas de fugas é para isso que serve o seguro da casa. É esse o meu ponto de vista corrente.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

De qualquer modo isto deveria ser todo um outro tópico porque já não é sobre desperdício de água mas sim sobre eficiência energética em águas quentes sanitárias. :mrgreen:

Sobre a poupança de água concordo que ambas as soluções referidas me parecem pouco interessantes, tanto económica como ambientalmente. :oops: :roll: O (re)aproveitamento de água no jardim, eventualmente considerando até o uso de águas cinzentas continua a parecer-me o mais interessante.

Conforme referi antes, creio que numa instalação nova o ideal será reduzir comprimentos de tubagem. Com esquentadores a gás há sempre o atraso de arranque e não há nada a fazer. Também se pode evitar o uso do balde com um dreno directo para o reservatório de uso exterior (rega), seja ele uma torneira (da saída quente com tubagem até ao reservatório) ou uma bacia de recolha ao lado do chuveiro (com drenagem para o reservatório).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por joaocunharamos »

Ora bem, hoje falei com um instalador entendido que referiu uma solução interessante. :idea:

Ele em casa tem toalheiros aquecidos (a água) para secar as toalhas e também uma bomba de circulação para garantir água quente instantânea. São dois pequenos luxos mas do interesse de alguns de vós. O que ele fez foi alimentar os toalheiros com a própria água quente sanitária (do termoacumulador ou caldeira) de modo que a circulação da água quente é feita pelo toalheiro. Assim garante água quente instantânea e ao mesmo tempo deixa calor residual no toalheiro. (Y)

Pode ser uma solução interessante para quem queira toalheiros aquecidos e não tem circuito de aquecimento ou para quem queira instalar a bomba circuladora e aproveitar para dupla função.

Nota:
É importante que os toalheiros sejam de inox para evitar degradação e contaminações. Se forem fazer a adaptação é importante considerar que o retorno vindo do toalheiro deve ser um tubo separado (de volta ao termoacumulador ou caldeira) e não a conduta de água fria. Caso contrário injetam água quente em ambas as tubagens de fria e quente e deixa de haver regulação de temperatura. :lol:
Cumprimentos,
João Ramos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Desperdicio de água fria/quente!?

Mensagem por jmlflorencio »

Realmente é uma solução muito engenhosa!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”