Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Mrs.M Escreveu:
Onde posso consultar alguém que me faça esse estudo? Só encontrei na internet uma empresa que fornece esse serviço, sendo esta em Nelas.

Como a casa neste momento está em obras ( nem janelas em alguns sítios tem) não pode ser feito nenhum estudo ( segundo percebi a casa tem que estar no seu estado "normal"). Ora o problema é que agora o empreiteiro já está a avançar na obra e quer saber se é para meter tubos para aquecimento ou não ( os tubos irão permanecer nos tectos falsos e irá ter de furas mais paredes de tabique e granito etc). Resumindo, como pode ser feito um estudo se a casa nem se quer está habitável ou seja não se sabe o comportamento calorífico, a inércia, de cada compartimento? Estive a ler o link que enviou acerca dos calculos e por muito que me esforce os meus conhecimentos de física são limitados para perceber o que lá está escrito. Praticamente chinês ao quadrado!! Percebo tudo o que me explica nas suas respostas/dicas e só lhe tenho que agradecer a paciência e dedicação que tem tido comigo ao longo destas inúmeras explicações. Infelizmente estou bloqueada por não saber o que decidir, a quem pedir ajuda para realizar o tal estudo, em quem acreditar ( estou me a referir aos fornecedores de materiais) qual será o melhor sistema para a casa etc.

Adoraria saber isto mas não tenho conhecimentos para tal! E como já lhe havia referido cada técnico que vai lá à casa "conta uma história" diferente e ficamos baralhados e confusos
A casa não precisa de estar em estado "normal". O estudo é feito com base no projecto que define dimensões, tipos de material, incluindo os de isolamento, e sua espessura, orientação, tipo de janelas e portas, suas dimensões...
Estudo - dados.jpg
Estudo - dados.jpg (80.13 KiB) Visto 13707 vezes
Perdas de calor - formula.jpg
Perdas de calor - formula.jpg (21.75 KiB) Visto 13707 vezes
MatematicaHorror.jpg
MatematicaHorror.jpg (41.46 KiB) Visto 13707 vezes
Caso não encontrar ninguém para fazer o estudo, contacte-me por mensagem privada. Ajudo-lhe resolver isso.
Obrigado, já fiquei com uma ideia de quanto pode custar o AC Multisplit. É bastante mais económico que colocar tubos e colocar a bomba de calor ( mesmo sabendo que só tenho garantido o AQC)!! Tive outra ideia que pode parecer uma verdadeira estupidez! E se colocarmos na casa um sistema de AC ( bomba de calor só para AQC) como aquele que nos enviou e outra bomba de calor ( AC) só para AQS? No fundo seriam duas a funcionar separadamente!? Mas já não seriam necessários os tubos caros e radiadores ( montagem cara). Segundo a minha leitura o AC têm outras funcionalidades como desumidificador etc. o que pode ser muito vantajoso aqui no Porto com a humidade excessiva em vários meses do ano. Esta ideia surgiu porque na sua tabela do nr.61 ao 65 existe essa possibilidade. O reparo que faz é que é pouco económico!! Será por causa do reservatório da água?!
Esta ideia não é estupidez nenhuma, pelo contrário, comprova que está começar a perceber melhor o assunto. Se instalar só AC Multisplit, poupa na tubagem, radiadores, etc. O conjunto de aparelhos fica mais barato com esta solução do que o sistema de aquecimento central com bomba de calor.

Quanto a AQS, pode ser usada uma BC dedicada. É capaz ficar bem mais barata e de certeza com custos operacionais mais baixos que um sistema com painéis solares. O que indica a tabela é que é menos económico comparado com sistema combinado de AQC+AQS. É por causa de menores custos com produção do calor para AQC (temperaturas mais baixas=maior eficiência). Um sistema com BC dedicada é um sistema muito económico para produção de AQS. As cores da tabela confundem um bocado, ficava melhor com avaliação separada de AQS do AQC (critério mais adequado).

O Decreto-Lei n. 80_2006 de 4 Abril estipula:

Artigo 7.º
2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos
para aquecimento de água sanitária nos edifícios
abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja
uma exposição solar adequada…..
…….
4—Em alternativa à utilização de colectores solares
térmicos podem ser utilizadas quaisquer outras formas
renováveis de energia que captem, numa base anual,
energia equivalente à dos colectores solares, podendo
ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento
de água se tal for mais eficiente ou conveniente.

Isso quer dizer que para AQS é obrigatório recorrer a energia renovável.

Estive a estudar o seu ficheiro/ tabela gigante/estudo "AquecimentoID.jpg" e surgiu-me uma questão:

Na parte que tem as bombas de calor ar-água A7/W45 está um investimento de aprox. 3800€ (nr.55-59)com eficiência A. Depois mais abaixo passa para bombas de calor ar-água A7/W50 com um investimento de 14.700€ ( nr. 67) com eficiência A++. Os COPs são bastante parecidos. A minha questão é porque é que existe de repente esta discrepância de preços de investimento. Comparei tudo e há qualquer coisa que me está a escapar. A não ser o W45 para W50 não encontro grandes diferências de consumos e factura no final do mês. A diferência reside no investimento brutal na segunda opção.
É a tal diferença entre Rolls-Royce e Citroen (os preços encontrei na Internet).
A de A7/W50, embora aqui aquece para temperatura mais alta, continua com COP mais alto (o COP diminui com aumento da temperatura do médio aquecido).
A outra A7/W45, com temperatura de água de 45 ºC, tem COP mais baixo. Mas é bastante mais barata.

Há outros factores a considerar. Para tomar banho, basta água com 43 ºC. Aquecer a esta temperatura e acumular no termo-acumulador, é mais económico que aquecer até 50 ºC. De qualquer maneira é necessário elevar a temperatura da água no acumulador uma vez por semana para eliminar a Legionella http://pt.wikipedia.org/wiki/Legionella_pneumophila.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Mrs.M
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado mai 24, 2014 10:52 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por Mrs.M »

Obrigado, já fiquei com uma ideia de quanto pode custar o AC Multisplit. É bastante mais económico que colocar tubos e colocar a bomba de calor ( mesmo sabendo que só tenho garantido o AQC)!! Tive outra ideia que pode parecer uma verdadeira estupidez! E se colocarmos na casa um sistema de AC ( bomba de calor só para AQC) como aquele que nos enviou e outra bomba de calor ( AC) só para AQS? No fundo seriam duas a funcionar separadamente!? Mas já não seriam necessários os tubos caros e radiadores ( montagem cara). Segundo a minha leitura o AC têm outras funcionalidades como desumidificador etc. o que pode ser muito vantajoso aqui no Porto com a humidade excessiva em vários meses do ano. Esta ideia surgiu porque na sua tabela do nr.61 ao 65 existe essa possibilidade. O reparo que faz é que é pouco económico!! Será por causa do reservatório da água?!
Esta ideia não é estupidez nenhuma, pelo contrário, comprova que está começar a perceber melhor o assunto. Se instalar só AC Multisplit, poupa na tubagem, radiadores, etc. O conjunto de aparelhos fica mais barato com esta solução do que o sistema de aquecimento central com bomba de calor.
Quanto a AQS, pode ser usada uma BC dedicada. É capaz ficar bem mais barata e de certeza com custos operacionais mais baixos que um sistema com painéis solares. O que indica a tabela é que é menos económico comparado com sistema combinado de AQC+AQS. É por causa de menores custos com produção do calor para AQC (temperaturas mais baixas=maior eficiência). Um sistema com BC dedicada é um sistema muito económico para produção de AQS. As cores da tabela confundem um bocado, ficava melhor com avaliação separada de AQS do AQC (critério mais adequado).

Qual será uma boa a melhor opção/marca/sistema de bomba de calor para o AQS?? Já estive a pesquisar na internet mas de facto há muita oferta!?
O Decreto-Lei n. 80_2006 de 4 Abril estipula:

Artigo 7.º
2—O recurso a sistemas de colectores solares térmicos
para aquecimento de água sanitária nos edifícios
abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja
uma exposição solar adequada…..
…….
4—Em alternativa à utilização de colectores solares
térmicos podem ser utilizadas quaisquer outras formas
renováveis de energia que captem, numa base anual,
energia equivalente à dos colectores solares, podendo
ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento
de água se tal for mais eficiente ou conveniente.

Isso quer dizer que para AQS é obrigatório recorrer a energia renovável.

Se há tanta exigência nos decretos de lei para instalação AQS então também deveria haver incentivos fiscais para que as pessoas possam instalar ou alterar os sistemas na renovação das casas!


É a tal diferença entre Rolls-Royce e Citroen (os preços encontrei na Internet).
A de A7/W50, embora aqui aquece para temperatura mais alta, continua com COP mais alto (o COP diminui com aumento da temperatura do médio aquecido).
A outra A7/W45, com temperatura de água de 45 ºC, tem COP mais baixo. Mas é bastante mais barata.
Há outros factores a considerar. Para tomar banho, basta água com 43 ºC. Aquecer a esta temperatura e acumular no termo-acumulador, é mais económico que aquecer até 50 ºC. De qualquer maneira é necessário elevar a temperatura da água no acumulador uma vez por semana para eliminar a Legionella http://pt.wikipedia.org/wiki/Legionella_pneumophila.[/quote]

Sim, em todas as bombas de calor de AQS há um sistema para uma vez por semana a água aquecer acima do normal para evitar o problema da legionella.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Qual será uma boa a melhor opção/marca/sistema de bomba de calor para o AQS?? Já estive a pesquisar na internet mas de facto há muita oferta!?
AQS é para quantas pessoas?
Eu recomendo um sistema com depósito suficiente para acumular AQS necessárias, para poder trabalhar só em tarifário de vazio (bi-horário). O sistema Inverter é mais económico.
O depósito deverá ter uma resistência (de reserva, eventualmente para desinfectar o depósito por elevação da temperatura).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

umas dicas e boas práticas de como melhorar a eficiência energética:

http://www.adene.pt/sites/default/files ... _v1310.pdf
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Será que este sistema tb serve para AC frio via radiador!?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O_volt Escreveu:Será que este sistema tb serve para AC frio via radiador!?
não é difícil fazer isso, mas haverá problema de condensação de água.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

E o liquido que corre dentro dos radiadores poderá aguantar essas temperaturas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O_volt Escreveu:E o liquido que corre dentro dos radiadores poderá aguantar essas temperaturas?
estamos falar de temperaturas da água acima de 0 ºC, se tiver anticongelante, poderia ter ainda menos. Mas do ponto de vista prático e da eficiência penso que chegam uns 5 a 10 ºC.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

hynek Escreveu:
O_volt Escreveu:E o liquido que corre dentro dos radiadores poderá aguantar essas temperaturas?
estamos falar de temperaturas da água acima de 0 ºC, se tiver anticongelante, poderia ter ainda menos. Mas do ponto de vista prático e da eficiência penso que chegam uns 5 a 10 ºC.
Mas o liquido dos radiadores já costuma ter um produto qualquer....
E já experimentaste?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O_volt Escreveu: Mas o liquido dos radiadores já costuma ter um produto qualquer....
E já experimentaste?
convém ter (anti-ferrugem, anti-ruído, anticongelante só nas zonas frias).

exemplo:
- se, para aquecimento, os radiadores estiverem a 40 ºC e a casa a 20 ºC, a diferença da temperatura (dT) é de 20 ºC (40-20=20).

- se, para arrefecimento, os radiadores estiverem a 5 ºC e a casa a 25 ºC, diferença a da temperatura (dT) também é de 20 ºC (25-5=20).

Os radiadores fornecem a mesma quantidade de energia em aquecimento que subtraem em arrefecimento. Não há necessidade de recorrer às temperaturas negativas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Só falta mesmo é o teu kit pronto pro pessoal!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por CrOhN »

Vejo um problema com o uso dos radiadores para arrefecimento: estando junto ao solo, só irão arrefecer até à altura deles. Vai ser fresquinho nas pernas e calor na cara.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

CrOhN Escreveu:Vejo um problema com o uso dos radiadores para arrefecimento: estando junto ao solo, só irão arrefecer até à altura deles. Vai ser fresquinho nas pernas e calor na cara.
pois é, o frio mantém-se em baixo, convém ligar uma ventoinha para mexer o ar
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Mrs.M
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado mai 24, 2014 10:52 pm
Localização: Porto

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por Mrs.M »

O_volt Escreveu:Só falta mesmo é o teu kit pronto pro pessoal!
Estamos todos a aguardar pela criação do hinek!!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Viram a publicidade de um AC de 12000btu no Leroy Merlin por 499?.....era um começo...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O_volt Escreveu:Viram a publicidade de um AC de 12000btu no Leroy Merlin por 499?.....era um começo...
Obrigado pela alerta. Há uns senãos....

Ao escolher a máquina, temos de prestar atenção à parte electrónica, se é possível adaptar e gerir de acordo com a finalidade. Um AC está concebido para trabalhar ar-ar. Converter para ar-água pode não correr bem e lá vai a máquina... Não é muito fácil adaptar a parte electrónica e reprogramar o comportamento.

Outro problema tem de ver com as peças de substituição. Basta uma trovoada e, além da TV, frigorífico..., vai também a máquina. Se for comprada numa grande superfície, será difícil de resolver o problema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Ó rapaz, então sai lá com o teu kit!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O_volt Escreveu:Ó rapaz, então sai lá com o teu kit!
A parte relativa ao depósito será resolvida, espero eu, dentro de 15 dias. Parte do comando e controlo, com gestão por PC, tablet ou smartph, ainda vai demorar. Alguém sabe da programação em C (linguagem de programação) e está disposto a ajudar, se for necessário?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Mr. FG
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta set 04, 2014 12:05 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por Mr. FG »

Boa Noite Hynec,

Parabéns pela iniciativa e pela claresa nas respostas.
Montei no ano passado uma BC de 21 Kw "chinesa", não é um Rolls, mas até ver estou muito satisfeito, tenho uma casa bastante grande na zona de Sintra e antes tinha uma caldeira a Diesel que com o aumento do preço do combustivel se tornou incomportavél, para ter a casa razoavelmente aquecida, gastava entre €500-€600 por mês, com a BC passei a gastar cerca de €100 mês para ter a casa permanentemente a 22º... e ainda a utilizo para AQS, enfim, foi um bom investimento.

A minha questão prende-se com deposito de enercia, já varios vendedores e instaladores me disseram que a economia ainda ia ser maior, mas por mais que eu pesquise, não encontro nada referente a esse tema...

Sabe-me informar como posso fazer calculos de rendimento e dimensionamento do mesmo?

Outra questão, anteriormente, escreveu em relação aos COP e ás tarifas Bi e Tri horaria, sendo o COP durante a noite muito mais baixo, não compensa mais ter a bomba a trabalhar durante o dia mesmo com o preço dos Kw's mai caros?

Ainda em relação ao COP, não percebi como posso calcular, para não ter surpresas, instalei um contador á entrada da BC, assim sei exactamente quanto gasto, também atravez do controlador consigo ver a tempreatura de saida e de entrada da água, tenho também um termometro exterior que me diz a temp. exterior, com esta informação toda, como posso eu verificar o COP da minha maquina?

Obrigado pela atenção


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

E quando temos máquina?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”