A Árvore de Papel - Construção Bioclimática

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Krinkelhas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jul 31, 2010 9:16 pm

A Árvore de Papel - Construção Bioclimática

Mensagem por Krinkelhas »

aqui está um texto acerca de uma boa forma de encarar as questões energéticas dos edifícios, na minha opinião ainda pouco explorada, com aquilo a que se pode chamar de contruções passivas geradoras de dinamicas energéticas, anexas às construções principais que se pretendem climatizar. o efeito de convecção referido pode sem dúvida ser utilizado para climatizar o edifício principal, apesar de ainda não estar plenamente desenvolvido.


Link
a árvore de papel

uma obra da eco estação, foi projectada por guy arnaud e vem no seguimento do projecto “à porta do caracol – casa ecológica com tijolo de papel”.

“a árvore de papel” tem como conceito recriar uma árvore a partir de papel reciclado, papel esse que teve origem numa árvore, com uma função habitacional e estética.
o papel-betão é uma mistura de cal, inertes e papel reciclado, um produto resistente às intempéries usado em isolamento térmico, assim como sistema construtivo.
tem um estilo art-deco e é uma construção com várias funções e formas de a encarar, assim como residem várias formas de vida numa árvore. esta construção-escultura pode ser descrita como um abrigo, um local exterior de convívio ou simplesmente lúdica, mas que tecnicamente funciona como uma máquina térmica. a chaminé (tronco) cria um efeito de sucção na cúpula, substituindo o ar interior por ar fresco, constituindo assim o fenómeno de convecção.

o papel-betão surge como uma oportunidade altamente competitiva, porque é dos poucos que consegue conjugar a redução do impacto ecológico com uma alta capacidade térmica e o factor de condutividade (lambda) abaixo dos padrões máximos da comunidade europeia. a sua característica activa principal é o desfasamento térmico entre o interior e o exterior, com a superfície isolada a suportar elevadas oscilações térmicas durante mais de 10 horas. isto resulta em excelentes performances durante todo o ano, verão ou inverno.
o papel-betão é um produto excepcional, não só pela característica de fácil modelação, mas também pela sua capacidade de acumular energia para aquecer ou arrefecer as nossas casas, o que o torna valioso e faz com que os utilizadores de materiais alternativos devam aprender a conhecê-lo e a ter sobre ele um olhar ecológico. além de ser auto portante, não inflamável e anti-sísmico, existem também composições hidrofugas, dado que com este isolamento se consegue isolar as coberturas, atingindo uma redução de até 30% nos gastos em energia a um excelente preço. a qualidade deste produto é comprovada pela sua crescente comercialização e aplicação na construção europeia e mundial, tendo como exemplo países como eua e frança onde é cada vez mais usado e com excelentes resultados.(mais informação em isosolução.com)

esta construção-escultura em papel-betão, foi exibida pela primeira vez no encontro “arte do carvalho“ que teve lugar na quinta do carvalho, em travassos.
a obra está integrada num design paisagístico ao estilo de um anfiteatro natural sendo um exemplo vivo do que se pode fazer para integrar a arquitectura com a natureza. deste modo, toma vantagem do equilíbrio entre o aspecto funcional, o design arrojado e os materiais ecológicos.

em suma, este tipo de construção amiga do ambiente, é bastante promissor em portugal, constituindo uma solução para poupar, vindo propor a todos os portugueses uma nova forma poupança e de energia alternativa, que funciona de forma passiva.

neste contexto estamos agora a desenvolver uma casa ecológica móvel itinerária com todas as energias alternativas e arquitectura e design eco, estando à procura de empresas para estabelecer parcerias neste projecto, no qual pretendemos ser um exemplo de casa ecológica e sustentável de baixo custo.

equipa criativa da oficina eco estação:
albino da cunha - construção e mecânica
henrique cachetas - escrita e ciência
guy arnaud - arquitectura e design
tem fotos no site da eco estação que valem a pena ser vistas.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”