Construção com Superadobe

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
valter.marques
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça mai 15, 2007 6:10 pm

Construção com Superadobe

Mensagem por valter.marques »

ola pessoal,
recentemente reencontrei a técnica de construção superadobe.
não sendo arquitecto ou engenheiro, gostaria de perguntar se alguém me podia esclarecer algumas duvidas.

é legal construir desta forma em portugal? se sim existe alguma coisa que deva ter em conta em termos legais?
é uma estrutura resistente a sismos?
existe algum local em portugal para aprender a construir desta forma?

segue em baixo um mini filme a mostrar como se constrói desta forma:

1.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dfhjb4ge ... re=related[/youtube]
2.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1kvl4buo ... re=related[/youtube]
3.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aqqmuijg ... re=related[/youtube]
4.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c9wq85qv ... re=related[/youtube]
5.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kjov4ez5 ... re=related[/youtube]
6.ª parte
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-9dk3sd2 ... re=related[/youtube]
Última edição por serges em segunda mai 24, 2010 3:17 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Youtube links by serges...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por mauri »

também gostaria de saber mais sobre esse tipo de construção superadobe!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por JP Jacinto »

olá

não vi os videos, mas reconheci logo pelas imagens apresentadas nesses.

é um método de construção criado para países com fracos recursos económicos e em zonas não sísmicas. ou seja, não tem nenhuma garantia em caso de terramoto.

e portanto, não seria legal em portugal.

é contudo útil para construir em zonas remotas e onde faltam os materiais de construção, e com qualquer mão de obra.

este método deriva de um tipo de construção tradicional do norte de áfrica, a construção com barro.

cumprimentos

jp


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Ferra »

boas.
em portugal pode-se construir com adobe. o rgeu permite esse tipo de construção. no entanto, como não oferece garantias contra sismos (entre outras limitações) existe o limite de andares e/ou altura permitido.
pode-se construir usando técnicas como taipa, adobe e btc (blocos de terra comprimida) além do vulgar tijolo. e por falar em tijolo, o tijolo de burro também está contemplado.
no entanto, como são técnicas pouco disseminadas, ficam mais caras que a construção vulgar pois por exemplo o btc apesar do que o nome indica não tem nada de simples pois obriga a assegurar que não existe matéria organica e as argilas e inertes devem ser estabilizados...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Krinkelhas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jul 31, 2010 9:16 pm

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Krinkelhas »

olá.

já existe em caldelas, no norte de portugal, uma construção muito parecida com essa.
é junto ao bar do ar, no clube de parapente cá da zona, para o caso de a quererem ver, uma vez que nao tenho fotos.

um problema que sei existir com estas construções é ela não "respirar", ou seja, não ser permeável ao vapor, daí apenas ser boa solução em países com pouca humidade como nos trópicos, uma vez que aí o bom poder isolante do material e a sua capacidade térmica serem bem aproveitadas.

abraço

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por JP Jacinto »

olá

ferra;
em portugal pode usar adobe, ou outro material qualquer... desde que a estrutura seja anti-sísmica (depende da zona; a pior é nos açores e a mais fraca no norte do país).

como material de preenchimento (paredes) não tem problema.

mas a construção mostrada, usando tubos cheios de terra que se vão sobrepondo não seria aprovada sem uma estrutura de suporte. a qual pode ser em betão, metal, madeira, lsf, etc. e aí já não seria o mesmo tipo de construção.

pois repare que a construção nos videos é autoportante. mas um tremor forte de terra e coitado de quem estiver lá dentro...

cumprimentos

jp


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Tó Miguel »

tratando-se de uma construção de um só piso, não obriga a qualquer cálculo sísmico.
neste caso tratando-se de uma estrutura em abóbada, é por si só suporte suficiente.
já no que diz respeito a infiltrações e outras intempéries, tenho as minhas dúvidas.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Ferra »

tó miguel Escreveu:tratando-se de uma construção de um só piso, não obriga a qualquer cálculo sísmico.
neste caso tratando-se de uma estrutura em abóbada, é por si só suporte suficiente.
já no que diz respeito a infiltrações e outras intempéries, tenho as minhas dúvidas.
pois de facto assim é, o rgeu (regulamento geral de edificações urbanas) anda um bocado desatualizado...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Chainho
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 22, 2010 4:11 pm

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Chainho »

ferra Escreveu:
tó miguel Escreveu:tratando-se de uma construção de um só piso, não obriga a qualquer cálculo sísmico.
neste caso tratando-se de uma estrutura em abóbada, é por si só suporte suficiente.
já no que diz respeito a infiltrações e outras intempéries, tenho as minhas dúvidas.
pois de facto assim é, o rgeu (regulamento geral de edificações urbanas) anda um bocado desatualizado...
então eu digo: pois, de facto, assim não é! o rsa não dispensa edifícios de 1 piso do cumprimento das acções sísmicas.

o problema é que não há um método determinístico de fácil aplicação para dimensionar a estrutura. logo, este tipo de construção teria que ser estudada por simulação de modo a se prever o comportamento a acções sísmicas.
sabem porque é que as casitas de 1 piso construídas em alvenaria de blocos de cimento lançaram o haiti na desgraça?

digam-me, iriam habitar numa casinha destas em portugal na zona sísmica a (grande lisboa, alentejo litoral e algarve) sem qualquer receio?
eu, nem na zona d (acima do douro)!

este sistema de construção também poderá esbarrar no cumprimento do rccte (térmica). piso térreo sem laje sobre desvão sanitário e sem isolamento térmico... muito dificilmente cumprirá seja qual for a forma (apesar de quase não ter perdas lineares nos casos apresentados).


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Tó Miguel »

pois é o rsa e não o rgeu, que trata do assunto da resistência dos edifícios e pontes aos sismos.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Ferra »

obrigado pelo alerta do meu erro!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Tó Miguel »

superadobe tecnologia / saco de areia foi patenteado nos estados unidos e no exterior, para proteger o direito do inovador para torná-lo disponível gratuitamente para os necessitados do mundo e para o proprietário-construtor, e sem necessitar de licença para uso comercial.

• o plano de eco-dome é uma parte do cal-terra educacional e programa de investigação. é um documento de construção educacional desenvolvido para ser usado em conjunto com o curso de aprendizagem cal-terra.

• todos os planos de construção e deve ser confirmado com a construção de locais e serviços de segurança vigentes e códigos locais. cal-earth institute, arquiteto nader khalili, e os seus representantes e agentes não são responsáveis por defeitos do produto, as ações ou os efeitos dos indivíduos que constroem destes planos e segui-lo de instruções. construtores devem usar de bom senso, prudência, as precauções de segurança necessárias para um canteiro de obras, e todas as protecções necessárias para pessoas e bens.

• superadobe tecnologia, e.u. patente # 5934027, foi testado em cúpulas e abóbadas individual (1993-1996) para a cidade de hesperia, california, da construção e do departamento de segurança, em consulta com icbo estas estruturas passaram a califórnia necessários códigos.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Filipe Cardinal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça fev 01, 2011 11:38 am

Re: Construção com Superadobe

Mensagem por Filipe Cardinal »

como parte interessada deste assunto, esperava menos contradição nos posts anteriores... senão vejamos:

- a tecnologia superadobe está certificada nos eua e patenteada no resto do mundo ( há mais de 15 anos...) http://calearth.org/
- não resiste a terramotos? só se a certificação foi "comprada" na california... http://earthquake.usgs.gov/regional/sca/ca_eqs.php
- argilas e inertes estabilizados tornariam a construção mais cara que o convencional; é uma afirmação que não parece ter grande lógica
- as intempéries são sempre complicadas; nada como aplicar os materiais adequados

sendo assim:
- workshops, segundo a empresa somente nos eua e provavelmente na australia
- poder-se-á construir em portugal legalmente? pergunta que continua sem resposta, mas já foi feito: http://www.youtube.com/watch?v=_nsp2yq1p9k

assim de repente e respondendo a mim mesmo: deve dar cá uma trabalheira burocrática construir uma coisa destas em portugal que nem imagino!

estas casas são de uma arquitectura única; são simples, baratas e do mais ecológico que já vi. anda por aí alguém que tenha experiência pessoal que possa compartilhar? agradecia imenso.

cumprimentos
filipe cardinal

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”