Prensas caseiras para oleos vegetais

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Rui Pedrosa »

toakiuai
sem querer agravar a "prensa" que você está levando de outros users (com toda a razão), quero apenas alerta-lo que sua postura é errada e até mesmo contraditória.
sendo você um expert "como diz"em oleos, está tentando vender informações num local onde outros a oferecem gratuitamente e a prová-lo eu tenho para lhe informar (100% gratuito) que os óleos essenciais e devido às exigências do seu grau de pureza são extraídos por destilação, raros são os que são extraídos por prensagem. já os oleos extraídos de grão esses sim são por prensagem, ou química.

outra contradições suas, às quais deve prestar mais atenção são:

primeiro vocês diz
toakiuai escreveu:
quero uma coisa pronta.. pq eu nao tenho oficina nem industria pra fazer uma, muito menos ideia...
depois diz:
toakiuai escreveu:
eu construi uma mini-usina piloto para 600 lts, dia, fabriquei sozinho e vendia biodiesel de sebo bovino pra uma associaçao rural em rondonia/brasil. sou prof. de matematica... e tenho familia pra tratar, nao sou universitario.. nem tenho ninguem me custeando minhas pesquisas... e voce?
afinal em que é que ficamos? você tem ou não tem oficina

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por lobão »

rui pedrosa Escreveu:afinal em que é que ficamos? você tem ou não tem oficina
rui pedrosa é tudo banha de cobra!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por toakiuai »

meu amigos deixem eu vos esclarecer minha pessoa.....

eu sou formado pela universidade ferederal de rondonia em matematica, fisica, e extensao pra quimica, - pós-graduado em informatica, ja inventei e fabriquei muitos móveis, até pra exportação com madeiras da amazonia, contrui, uma maquinas pra trabalho de marcenaria, ou seja.... tenho amplo conhecimento de oficina e mecanica, tenho 37 anos e muita experiencia, se eu falo de óleos to falando de babaçu, cacau, cupuaçu, andiroba, cumaru, entre outros... por prensagem mecanica, e não destilação.... eu não tenho ofcina, eu só estudo e avalio os experimentos com ajuda dos vizinhos que tem oficina .... eu agradeço os comentarios que todos tem relatado a meu respeito, isto tem me ajudado muito ver as coisas por outro lado ,das quais estão me ajudando na minha carreira profissional.... como sou prof. vou começar a fazer palestras nas escolas sobre tudo o q tenho aprendido... o segredo na é nos bastidores..., sempre é necessário quebrar a rotina pra crescermos na vida... valeu...

lobão: quanto ao financiamento no qual até outro user comentou, diga-me se vc ou quem ja conseguiu financiameto de ongs, ou alguma instituição pra fazer pesquisas q nao faça parte da faculdade? infelismente, vc conhece no nosso brasil... é riquissimo em tudo, menos na distribuição da mesma, quem detem o poder de decidir financiar ou não, tem outros interesses desconhecidos... financiamento pra pesquisas só se vc for da faculdade, ou ter um q.indica bem alto, ou pegar emprestado com algum banco pra pagar depois com juros altissimos, independente dos resultados.
se alguem ja consegui recursos pra pesquisa mostre-nos o caminho....
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por jmal »

toakiuai Escreveu:meu amigos deixem eu vos esclarecer minha pessoa.....

eu sou formado pela universidade ferederal de rondonia em matematica, fisica, e extensao pra quimica, - pós-graduado em informatica, ja inventei e fabriquei muitos móveis, até pra exportação com madeiras da amazonia, contrui, uma maquinas pra trabalho de marcenaria, ou seja.... tenho amplo conhecimento de oficina e mecanica, tenho 37 anos e muita experiencia, se eu falo de óleos to falando de babaçu, cacau, cupuaçu, andiroba, cumaru, entre outros... por prensagem mecanica, e não destilação.... eu não tenho ofcina, eu só estudo e avalio os experimentos com ajuda dos vizinhos que tem oficina .... eu agradeço os comentarios que todos tem relatado a meu respeito, isto tem me ajudado muito ver as coisas por outro lado ,das quais estão me ajudando na minha carreira profissional.... como sou prof. vou começar a fazer palestras nas escolas sobre tudo o q tenho aprendido... o segredo na é nos bastidores..., sempre é necessário quebrar a rotina pra crescermos na vida... valeu...

lobão: quanto ao financiamento no qual até outro user comentou, diga-me se vc ou quem ja conseguiu financiameto de ongs, ou alguma instituição pra fazer pesquisas q nao faça parte da faculdade? infelismente, vc conhece no nosso brasil... é riquissimo em tudo, menos na distribuição da mesma, quem detem o poder de decidir financiar ou não, tem outros interesses desconhecidos... financiamento pra pesquisas só se vc for da faculdade, ou ter um q.indica bem alto, ou pegar emprestado com algum banco pra pagar depois com juros altissimos, independente dos resultados.
se alguem ja consegui recursos pra pesquisa mostre-nos o caminho....

sim já sabemos que você sabe muito, mas partilhar informação tá quieto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por lobão »

toakiuai, experimente o pronaf!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

o user toakiuai é a versão brasileira do xavier maluco ( banido dessa comunidade ).
autoditada, conhecedor profundo de tudo. mas partilha, que é o pilar desse forum, nada.
cabe uma diferença entre os 2. o xm não pedia dinheiro para revelar segredos. apenas não revelava nada ( se é que sabia o que revelar ).

toakiuai. desculpe, você é brasileiro, mas é o tipo que causa cólera nos colegas de outros países. aquele segredo que você queria dinheiro para revelar sobre a lavagem sem água, virou nada, por suas próprias palavras. aqui vieste em outra oportunidade, para fazer uma mea-culpa, visto que tentava vender um produto de domínio público. reconheceu o erro publicamente.

achei que o episódio tinha sido suficiente para traze-lo à partilha do conhecimento.

enganei-me mais uma vez. abriu esse tópico com o objetivo de vender algo. novamente.

ao ver seus anuncios no brasil, não posso deixar de dizer que estás aqui vendendo banha de cobra. lamento, mas suas ações forçam-me a intervir repondo a verdade.
gostaria que eu publicasse os anuncios que fizeste nos sites onde também tenta vender os mesmos produtos ?
aquele rapaz que oferece-se como companhia, motorista e massagista ? a resposta do joão propondo-lhe algo mais ?

toakiuai: não infringiste nenhum artigo do regulamento. mas aceite meu conselho: registre-se novamente, com outro nick e comece com o pé direito. doe-se. partilhe o conhecimento.

se não são esses objetivos que lhe pautam. nem tente. temos aqui uma moderação dedicada, esforçada e atenta.

se entrares para colaborar com o conhecimento, seja bem vindo novamente. se não deseja, procure um forum comercial, pague um anúncio e seja feliz nos seus empreendimentos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: domingo abr 13, 2008 1:11 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por ajsv »

pessoal que querem comprar prensas no brasil , e muito facil.
a minha empresa no nordeste brasileiro consegue colocar la as maquinas facilmente.
tendo como base o preço em portugal, e tendo em atençao os custos e impostos , um equipamento que custe 1000 euros em portugal, podera ser vendido por 5000 reais no nordeste. se e necessario que hajam clientes, e segurança no negocio.
chamo a atençao que estes equipamentos sao dotados de motores electricos de 220 v, sendo que ainda ha locais no brasil que a tensao e de 110v.
se precisarem disponham.
lobão Escreveu:escalavardo, também não conheço nenhuma pessoalmente (apenas em fotos), tenho essa mesma idéia de uma rosca sem fim, conica para que possa dar maior ou menor pressão!

mas não tenho idéia por onde escorre o óleo, que não sai junto a torta!


Freitas07
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 09, 2009 10:01 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Freitas07 »

ligeirow Escreveu:claudio tenho interesse em adquirir esta prensa para mim de onde vc está a importar a sua? me diga fonte qualquer coisa meu msn ligeirow arroba hotmail ponto com ...
toakiuai Escreveu:pessoal, eu quero importar uma miniprensa para extração de óleos vegetais, iniciar com óleos essenciais, ganhar uns trocos e depois entrar nos óleos comuns com uma prensa em grande escala. uma prensa comum como a masiero, piratininga, ecirtec são carissimas mesmo sendo usadas e não tenho uma programa de incentivo a sustentabilidade na agricultura em rondonia para a região amazonica. o risco de se investir em uma prensa expeller continua de grande porte em nosso estado hoje é muito grande. como risco da importação de qualquer tipo de equipamento por uma pessoa também é alto, caso você se interesse em comprar e/ou conhecer a prensa desta foto para mais tarde comercializar e/ou produzir:

eu preciso de 8 patrocinadores com um valor de r$150,00, cada para mim comprar minha miniprensa importada.
esta miniprensa tem uma grande vantagem de além de ser barata, o sistema de prensagem é continuo podendo até ser adaptado um motor pra aumentar a produçao. com esta miniprensa você ganha muito dinheiro extraindo óleos essenciais, usado em cosmeticos, farmaceuticos e alimenticios.

com todos os valores de importaçao e taxas para um exemplar deve custar r$1200,00 reais importada pelos correios via sedex para o brasil. parece caro, porque é os correios que estão importando, mas ela é muito barata.

patrocinando esta importaçao, eu enviarei gratuitamente via email a sua escolha, uma das 4 apostilas que eu distribuo, sem despesa nenhuma de correios, para você construir: maquina de fazer briquete caseiro - mini-usina de alcool para 100 lts dia - miniprensa para extrair óleos vegetais hidraulica - mini-usina de biodiesel para 100 lts dia. ou também você pode pedir 0,5 litro de qualquer tipo de óleo da amazonia extraido pela miniprensa. além da apostila recebida, após a chegada da prensa em minha casa, todos os patrocindores conhecerão a industria fabricante da miniprensa.

isto é um projeto para incentivar os brasileiros para criar energias renovavel e sustentavel.

após a confirmação do deposito dos r$150,00 de patrocinio, eu envio qualquer apostila que você escolher.
patrocine esta ideia, participe... maiores informações envie email para [email protected] tel.: 0055- 69-9282-4633 (brazil)
ligeirow este é o link http://www.network6000.com/store/html/oil-press.html

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por lobão »

freitas07, não entendi??????????????????????????????
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão, o freitas indicou o site de onde o toakiuai copiou a foto para colocar no seu avatar.
nesse site, a prensa ( manual ), produz 2 litros de óleo por hora.
note a manivela que precisa ser tocada...
chega uma hora que o "manivelador" considera que não valeu o investimento.
pode-se colocar um motor, mas haverá desperdício de energia, já que o eixo helicoidal não tem capacidade de grandes volumes de sementes.
também no site, indica seu preço us$ 134,00, mas o brasileirinho queria a contribuição de 8 pessoas com us$ 70,00.

quem souber de um desenho de construção de em eixo helicoidal para essas prensas, dê aqui o seu contributo. tenho um torneiro que pode executar qualquer desenho, e eu me encarrego de postar aqui as fotos do processo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por lobão »

mais bah amigo velho a quanto tempo!??
tinha certeza disso apenas não quis acreditar !!!
tem certas pessoas que não aprendem!!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por A_mais »

boas!

voltando as prensas...
como dito no seguinte topico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =21&t=6838, estou a cultivar girassois (espero eu).
tenho feito algumas pesquisas e segundo estas os 2kg que semeie darão ± 400kg de sementes e ±150lts de oleo (não me parece, mas depois confirmo...)

ora se isto for verdade... preciso de uma prensa electrica, 2 hipoteses:

http://cgi.ebay.co.uk/professional-heav ... 240%3a1318 em que a ultima peça de enroscar - com os furos por onde deveria sair a carne - é substituida por um cilindro micro-prefurando por onde sairá o oleo e terá um redutor de diametro provavelmente com aquelas peças de latão da canalização.

2ª adaptação de um motor electrico de prensa de vinho a uma prensa manual... hummmm, não me parece...



a ver vamos...
ponto de carga 24h para quem precisar


iaps1
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta out 24, 2008 2:41 am

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por iaps1 »

poxa pessoal eh complicado fazer alguma coisa com uma figura dessas (hdhfjkhf num sei das quantas metido a experto) conheço bem esse tipo de figura pq infelizmente tenho uma figura assim na minha familia. + se vocês quiserem me ensinar como eu faço para colocar uma imagem de sketchup, eu faço um desenho básico que penso que irá atender as nescessidades de vocês sem ter que ir lá na china comprar um afinal é mecânica básica.
ah desculpem se ficou embaralhado e/ou errado algo é porque já estou co sono tchau

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Luciano Kaefer »

toda a ajuda é válida. se tiveres algum arquivo, envie-me por pm ou por mail mkaefer @ terra.com.br, que descubro uma maneira, junto aos administradores, de coloca-lo no forum.

ou ainda, você pode exportar a imagem em 2d, no formato jpg.

daí é mais fácil inclui-la no forum. basta, após a tela de postagem, localizar o arquivo (jpg), anexa-lo e envia-lo para o forum.


qualquer dificuldade, avise. estamos aqui para ajudar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Anjero
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jul 19, 2010 2:32 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Anjero »

olá!
preciso de informações sobre prensas que trabalhem com frutas fibrosas, seria a mesma dinâmica de extração de oléo. porem o problema é quanto o tyravamento do equipamento, pois a prensa que utilizo funciona muito bem com oleo de soja, babaçu, milho, girassole etc.


Anjero
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jul 19, 2010 2:32 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Anjero »

senhores!
essa é minha 2ª postagem aqui e percebi muitas dúvidas sobre um conjunto (presa) extremamente simples: explico:
1º - a presa internamente tem um parafuso sem fim;
2º - o corpo da prensa é formado por um conjunto de barras de metal paralelas ao parafuso uma au lado da outra, sendo que este conjunto é divido pela metado - lado de baixo fixo, lado cima removível que é montado com seis parafuso(o conjunto forma o cilindro). quando queres limparou manutenção, retira-se o conjunto de cima que dá acesso ao parafuso.
3º - o oléo é extraído pela fendas que ficam entre as barras de metais que são minúsculas quase impercepitível, mas existem.
4º - o volumoso - parte seca/dura de grãos, semetes, amêndoas sai pela frente do cilindro na ponta do parafuso seco e consequentemente pela pressão quente, como o óleo.
5º - todo o conjunto é coberto por uma tampa ppois o óleo respinga e desca para baixo onde ficam três pereiras para não deixá parra os dentritos- sendo claro de três graduações diferentes.

senhores o meu problema é além dessa discução essa prensa extrae até oléo de milho, mais é incapaz de retirar o suco do caju, por trava com a fibra é dessa informação que preciso, que outra presa faz isso em grande quantidade?

o meu objetivo é fazer cajuína no piauí.

obrig. depois posto o desenho técnico.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Luciano Kaefer »

se você reparar nas prensar comerciais, ela possui realmente um parafuso sem-fim, porém ele vai diminuindo de tamanho e o centro dele é cônico, de forma que o material que entra, vai sendo prensado de forma cada vez mais forte, e o excesso sai pela ponta do sem-fim, na forma de um produto extrusado.
adapta-se um cortador, que vai formando pequenos pelets, sendo o resultado dessa prensagem, servir de ração animal, ainda com alto teor de pb.

se tiver fotos, publique aqui que fica mais fácil o entendimento.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por lobão »

anjero, não sei se essa prensa que você descreveu foi fabricada artesanalmente ou não, quando você puder poste aqui o desenho técnico e fotos!

pela sua descrição acho que é necessário para torná-la uma máquina de suco seja o afastamento do sem fim com o corpo da mesma, pois no caso da prensa de óleo o espaço é minimo entre essas peças para que as sementes sejam esmagadas para a extração do óleo, no caso de frutas, penso eu, não seja necessário esse atrito tão forte!

um abraço e seja bem vindo!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Anjero
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jul 19, 2010 2:32 pm

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por Anjero »

tá aí outra máquina prara exytração de óleo
Anexos
vejam! Fabricada pela embrapa,<br />prod 2 L/h, com pressão de 30 t
vejam! Fabricada pela embrapa,
prod 2 L/h, com pressão de 30 t
PDVD_011.JPG (50.61 KiB) Visto 14716 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Prensas caseiras para oleos vegetais

Mensagem por mauri »

bem que a foto assim tremida até faz doer os olhos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “BioDiesel”