O que estou fazendo de errado?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

acho q agora entao temos 2 problemas, a lavagem e a baixa conversao do ovu em bio ......
começo a desconfiar seriamente q haja a presença de agua na reaçao ou q a naoh nao esteja sendo completamente dissolvida no metanol, nao consigo imaginar outra coisa, pois estas a fazer tudo certo !!!!
o fornecedor de metanol é de confiança??? só vejo esta opçao ..... esta geleia q se forma só pode ser por causa de agua !!!
estou encucado com isso hehehe

abraço t+


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

olá... , desculpem-me pela demora, mas é a vida moderna...
deixemos o passado para tras, pois aindo acredito que estou com a receita correta e o modis operandi continua o mesmo. mas agora estou tentanto fazer a limpeza a seco e para tal fiz um filtro ermético. em seu interior coloquei dolomita (para quem não conhece é uma rocha composta de 65% de carbonato de cálcio e 35% de magnésio) granulada nas medidas 10, 20 e pedriscos da mesma - do mais grosso para o mais fino, de baixo para cima, e, por cima de tudo coloquei areia fina de praia. com isso, consegui baixar o ph do bio, porém a cor permaneceu a mesma e ao fazer o teste da garrafa (50/50) o mesmo se comportou como se fosse uma lavagem normal - a 1ª - ficando na parte de cima o bio e na parte de baixo aquela água na cor de emulsão.
será que somente o fato de baixar o ph é suficiente?
a cor não deveria "clarear"?
será que saiu a naoh?
será que saiu o excesso de metanol e algum resto de glicerina?

aguardo respostas dos amigos que estão "anos luz" a minha frente, em conhecimento e prática.
abs.
eron.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá eron

o fato da água no teste ter ficado turva, ou pior ainda, branca, significa que o bio não está lavado corretamente.
o teste, para passar, a água tem que estar cristalina, como se fosse a última lavagem com água.
pena nosso amigo red baron não estar mais por aqui. ele sabe 500 x mais do que eu nessa parte. o que sei, aprendi com ele.
procure pelos posts dele. tem muito material bom para estudar. o cara é um gênio.

em conjunto, nós desenvolvemos um sistema de limpeza que tem tudo para dar certo, com uso de poquissima água. isso acabou não indo para a frente, mas tente entender o sistema:

numa bombona, você coloca o biodiesel recém feito e, por meio de uma mangueira, conduz o bio para um recepiente num nível inferior ( o que vai fazer a limpeza ).
esse "limpador de bio", recebe o biodiesel através da mangueira que vem da bombona acima e entra por baixo.
na parte superior, é aberto, mas vedado( muito bem vedado) com um tecido, semelhante ao tecido de guarda-chuva.

para fazer funcionar: coloca-se 20% de água junto com o bio e mexe-se vagarosamente, para não criar emulsão.
abre-se a torneira lá em cima ( de forma limitada ) e o bio+agua desce pela mangueira, entrando por baixo no filtro.
ele vai encher e lá encima, onde tem o tecido, vai ficar quase como um balão, com o tecido impedindo o bio de sair.
mas ele consegue, sai e escorre pelos lados, devendo ter uma bombona embaixo para aparar o bio que cai.
é necessário colocar uma torneirinha no filtro, para de tempos em tempos, retirar a água que irá se acumular na parte de baixo do filtro.

sempre que o bio conseguir sair por cima do filtro, , vai entrar a mesma quantidade no filtro, proveniente da bombona lá encima, que contem o bio+água.
todo o bio+água que entrar no filtro, vai encontrar água e suas moléculas irão se juntar, subindo apenas o bio.

os testes que fizemos passaram todos, mas tínhamos alguns problemas para resolver no conjunto.

mas daí veio a lavoura aqui e a mudança do red baron para a base de beja. e aí, tudo ficou na prancheta.

se quiseres podes avançar nisso. a idéia é boa e promete.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

bom dia luciano,
vou ler novamente os posts e buscar essas informações. continuarei tentando com o meu filtro. o que vc tem sobre a aplicação de talco industrial? houve progresso?
abs.
eron.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

luciano, continuando com o meu filtro..., hoje a noite consegui deixar o bd cristalino, e isso eu já considerei um avanço enorme, pois até então ele ficava turvo, provavelmente devido ao pó da dolomita, mas quando faço o teste da garrafa ainda continua o problema da água não ficar cristalina. eu coloco uma parte de bd e uma parte de água e agito bastante, depois de um tempo há separação, que ocorre lenta e a água permanece na cor de emulsão.
outra coisa, vc tem certeza que na limpeza a seco, tem como retirar a naoh ainda existente e demais impurezas como restos de metanol e glicerina?
não localizei o tópico sobre o sistema que vc informou anteriormente.
abs.
eron.

e.t. se lavar com água a cor fica bem mais clara do que na limpeza a seco, é isso mesmo?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá eron

o tópico sobre o filtro que lhe indiquei, você não achará em lugar algum. foi um invento luso-brasileiro, feito entre eu e o red baron, que acabou não indo adiante por problemas de tempo, meu e dele.

o pó da dolotomita é inerte, não vai causar alterações no ph da água do teste. experimente medir o ph da água antes de colocar no teste, e meça o ph depois de misturado. se não houver alterações significativas, o bio está limpo e a turbidez é somente do pó.

o teste dos 3/27 informa se existe resto de glicerina no metanol.

e o teste da água, revela a existencia de naoh na água. se não houver alteração do ph, tá limpo.

alguns tipos de óleos, nunca deixam a água limpida, embora o bio esteja limpo.

avance e informe.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

hoje resolvi expor as tentativas que fiz e dizer, o que para a minha pessoa, não deu certo. quero escrever para facilitar a compreensão daqueles que pretendem seguir pelo mesmo caminho que eu fiz e buscou informações e às vezes lhe causaram dúvida ou incertezas e então resolveu testar na prática para ver o resultado. entre tais tentativas posso citar:
1ª como sendo lavar o biodiesel com água e usar a própria bomba de circulação..., pode ter certeza absoluta que vai criar uma grande maionese (emulsão), a água deve ser adicionada por meio de uma névoa...névoa...névoa....bem lento mesmo, uso um nebulizador para tal;
2ª é usar tubulação de plástico, mesmo que própria para água quente. se vc pretende ultrapassar 70°c esqueça, vai derreter tudo, isso se for tubos para água quente, se forem para água fria, com a metade vc já terá sérios problemas de vazamento;
3ª jamais adicione o metóxido de sódio ou potassa quando a temperatura do óleo estiver acima de 70°c. além de perigoso vc vai ter grandes problemas de conversão;
4ª tenha o maior cuidado com abraçadeiras caso vc utilize mangueiras e alguma pressão para transferência de qualquer coisa utilizada no biodiesel, pois certamente vc terá vazamentos;
5ª nunca substime os cálculos feitos e refeitos para obtenção da quantidade de metóxido a ser usado, pois certamente vc terá problemas na reação, ou para mais ou para menos, durante a titulação;
6ª o óleo realmente não pode conter água, caso contrário vc fará uma grande emulsão;
7ª na limpeza a seco, não queira inventar: carvão ativado só serve par sujar o biodiesel. pó de talco ou talco industrial, só serve para entupir filtros (eu não consegui fazer a tal limpeza a seco);
8ª filtros mecânicos usados para limpeza de água, não fazem a purificação do biodiesel, ou seja, a naoh não reage com o material utilizado por ser inerte, portanto esqueça que a soda vai ficar "agarradinha" às pedrinhas.
9ª tenha sempre a mão muito material de limpeza, pois até vc encontrar o caminho certo (que ainda não é o meu caso) vc terá muito chão para limpar, e a coisa fica suja mesmo.
10ª faltam mais informações no momento, mas se vc prestar atenção nisso e não fizer, já estará dando um grande salto.
caso eu esteja errado, por favor me corrijam, pois não é meu desejo informar errado...
por fim, busque sempre ajuda neste fórum, pois dificilmente encontrará em outro local, e o pessoal daqui é fera mesmo.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

boa noite.
aqui estou novamente, após os 2x0 contra a fortíssima seleção da república democrata da coréia do norte e algumas cervejas para fazer a seguinte pergunta:

ao secar o biodiesel, a partir de qual temperatura o mesmo passa a ficar "ruim"?
estraga o biodiesel se permanecer a 60 - 65ºc por alguns dias até secar?
estamos no inverno e dias úmidos, então duvido que o mesmo seque por si. agradeço o retorno de quem puder ajudar
abs. eron

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por CarlosPoças »

olá eron
eu seco o bio entre 70º e 80º e com a bomba a recircular de 10 em 10 minutos durante 1 hora,

mas estou convencido que se consegue os mesmos resultado a 50ºc

no fim da secagem-no dia seguinte-retiras o bio pela parte inferior e ainda deve conter água e bio turbo cerca de 1 litro "para utilizar na lavajem do proximo fabrico"
deixa sair até sair transparente esse é o seco

por causa da humidade deixa a tampa aberta com um pano tipo tenda para respirar.
abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

bom dia carlospoças.
gostei da sua sugestão e acho que tem tudo a ver mesmo, pois no meu caso que a batelada é de 100 litros há uma certa demora para fazer a secagem do bio. depois de várias horas na temperatura constante de 75°c +/- eu retiro amostras e aqueço em uma pequena panela para ver se borbulha. mas o mais importante que vejo em sua sugestão é a de que eu ao retirar determinada quantidade do fundo, além de retirar a água possivelmente existente, acredito que retiro também algum resto de impureza que possa conter na linha que margeia a água e o bio.
valeu!
abs.
eron
p.s. no fórum relativo a lavagem sem água, postei um questionamento a respeito de resina catiônica de ácido forte. alguém sabe me dizer algo a respeito?


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

alguém sabe me dizer se quando a glicerina resultante da reação fica sólida é considerada sabão? pelo menos parece ser e limpa como se fosse sabão. isso faz mal a pele?
abs. eron.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por CarlosPoças »

olá
quase podes dizer que é sabão e se lavares as maôs com ela verificas que até sujas com oleo
ficam bem lavadas.
mas convém retirar algum metanol que ainda está por lá.

será que queres experimentar a fabricar sabão ?

eu comecei a algum tempo mas ainda não o tenho na perfeição

abraço
carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

sem dúvida alguma ainda existe uma quantidade de metanol lá dentro. e metanol é tóxico.

para usar glicerina como matéria prima para fabricar sabão, convêm destilar o metanol através de sistemas simples. aqui no forum, vais encontrar modelos fáceis de construir, que recupera o metanol presente na glicerina, sem contar que é um produto caro e, reaproveitado, vai novamente ao processo de transesterificação.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

e muito cuidado pois o metanol é absorvido pela pele e pode provocar danos muito graves a longo prazo, por isso tenha certeza de q o glicerol esta isento de metanol antes de usar !!!


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Existe algo sobre rendimento do BD?

Mensagem por Eron »

olá, já faz bastante tempo que não escrevo, mas sempre que posso dou uma olhada para ver se há novidades. um feliz 2011 para todos.
hoje, busco uma informação: alguém pode me dizer se há queda na média de consumo de km/l ao usar o bd? pergunto pois ando notando que meu veículo baixou a média de 9,5 para 8,3 km/litro de bd. se alguém souber por favor me responda.
abraços a todos.
eron

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por CarlosPoças »

olá eron

bom ano para ti tambèm

que percentagem utilizas de bd ?
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

bom dia carlos, tudo bem?
a meses venho usando bd100.
abs.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por CarlosPoças »

sim eron

já fiz bastantes km. a bd100 num terrano nunca fiz médias, mas noto o motor mais macio.
presentemente devido a ter pouco oleo usado, adiciono em 40 litros 10 l de bd.
tem bastante cuidado com a filtragem pois quando te começar a sair fumo branco é sinal de que precisas de mudar o filtro do gasóleo.
quanto a tua pergunta é provavel que tenhas um consumo inferior, em certos motores o bd como é menos fluido aumenta a compresão e poderá originar melhorias.
carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

obrigado pelo retorno.
abs.
eron.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

eron, o uso de b100 tem um consumo de 15 a 20 % mais de combustuvel do que o diesel, isto se deve ao fato de o biodiesel ter uma menor "octanagem" q o diesel !!!


att

pedro

Responder

Voltar para “BioDiesel”