O que estou fazendo de errado?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

já estou convencido.
não utilizarei mais o método com a furadeira.
fico enormemente agradecido pela preocupação e orientação.
abs. eron


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

eron eu recomendo q vc use o acido muriatico, pois a relaçao custo beneficio é a melhor !!! e vc pode comprar em qualquer casa de ferragem (pois ele é usado para auxiliar na chamda solda "fria") vamos aos calculos entao :
a reaçao quimica entre a soda e o acido cloridrico é a seguinte:

naoh + hcl -> nacl + h2o. ou seja, vc vai produzir sal de cozinha e agua !!!!!

o acido muriatico q compro possui pureza de 30%, ou seja 30% de hcl e 70% de h20.
considerando q a naoh utilizada seja praticamente pura, os calculos são:
massa molar: naoh=40g/mol massa molar do hcl= 36,5g/mol
se vc utilizar de 40g naoh, pela estequiometria da reaçao deve-se uzar tbm 36,7g de hcl.
como o hcl possui pureza de 30%, e a densidade é aproximadamente 1,15 os calculos sao:
como exeplo utilizaremos 10g de naoh
para naoh:
n=m/mm =10/40=0.25 mols = n

para hcl: d=1,15g/ml
m=n.mm=0.25x36,5= 9,15g

v=m/d = 9,15/1,15= 7,15ml/0,3 = 26,5ml de acido muriatico devem ser adicionados para neutralizar a naoh

esses sao os calculos, nao sei se fui bem claro, pois pode ser q vc nao entenda nada d quimica heheheeh mas qqr coisa é so seguir as formulazinhas na sequencia q nao tem erro.

não se esquece, jogue o acido logo q acabar o tempo de reaçao, antes mesmo de deixar decantar a glicerina !!!!!

se fizer tudo com t falei tenho quase certeza q vai dar tudo certo !! pois comigo da!!
e apos a lavagem, aqueça o bio a 90°c ate q ele fique translucido!!! depois adiciono 1g de carbonato de calcio para cada litro de bio (retirar qqr traço de agua q possa existir) e pronto !!!

bio com boa qualidade !!!!

e só por curiosidade, por quanto vc compra p litro de metanol ???? pq nao usa etanol ???


abraço e espero ter ajudado


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

observaçao: sou ferrenho defensor do etanol !!!! simplismente por ser ecologicamente correto !!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

phenrique

o etanol no brasil, vendido em postos de combustíveis, não possuem a pureza necessária. vira tudo maionese, da boa!
o único etanol que pode ser utilizado é o anidro, mas esses, só é vendido às distribuidoras de combustíveis, que adicionam agua ( sim, água ), nos tanques.

podemos encontrar etanol anidro em farmaquimicas, mas esse chega à um preço muito elevado.

inviável para a transesterificação. e de uma realidade não podemos fugir: custos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

luciano, com certeza o etanol utilizado deve ser anidro, é sabido q o de posto nao funciona exatamente por causa dos 4% de agua q possui.
alem d que, posso estar errado mas pelo que sei é proibida tbm a venda de metanol (em maiores volumes ) em qualquer estabelecimento comercial para pessoa fisica. ou seja, o mesmo esforço feito para comprar metanol é feito para comprar etanol anidro. e quanto aos preços, comprei a mais ou menos 6 meses atras 200l de etanol anidro 99,7% com certificado de analise e qualidade por r$ 1.80 o litro. nao sei quanto é o custo do metanol mas com certeza nao deve ser muito mais barato q isso.
isso sem contar os riscos que a pessoa corre manuseando metanol que é extremamente nocivo à saude!!

não quero gerar uma discusão sobre isso, a final de contas cada produtor deve utilizar a matéria prima que lhe for mais conveniente.

abraço

pedro


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

phenrique, obrigado pelo retorno.
realmente ficou complicado entender..., bem recordo quando minha mãe dizia: "vá estudar vag...." , e hoje com duas faculdades, sou tão leigo quanto antes....bom, o jeito é entender a fórmula, não é mesmo?
o luciano respondeu quanto ao etanol, todavia sua informação logo após nos deixa animados. uso o metanol, por ser a primeira fonte de orientação que tive e posso comprar o mesmo a r$ 2,00 o litro (para bombas de 200 lts), com ou sem cnpj (pessoa física ou jurídica); r$ 2,60 em bombas de 20 litros.
vou procurar saber quanto custa o anidro...
abs. aos amigos.
eron


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

vamos ver se eu entendi:
como exemplo vou usar uma batelada de 100 litros de ovu, onde pela titulação eu utilizo 670g de naoh.

seguindo a orientação :

naoh
m/mm =
670/40 =
16,75 mols =
n

.x.x.x.x.x.x

hcl
n.mm =
16.75 . 36,5 =
611,37

.x.x.x.x.x.x.

v=m/d =
611,37/1,15 =
531,62 lts/0,3 =
1770 ml de hcl =
1,77 litros de hcl para uma batelada de 100 litros de ovu (óleo vegetal usado)

obs. misturo logo após o período de repouso da reação (+/- 12 horas), ou seja alguns segundos antes da retirada da glicerina ou logo após parar a mistura do catalizador com o ovu ( cerca de 1 hora de agitação)?
att.
eron.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

eron, exatamente!!!! as contas estao certissimas !!!!

quanto ao acido, vc deve adiciona-lo logo apos o termino da reaçao !!!! ou seja, vc faz todo o procedimento e quando acabar a reaçao, (há alguns que adicionam uma pequena quantidade de agua) ao inves disso, vc adiciona o ácido. a adiçao deve ser feita com agitaçao mais branda possivel, de preferencia sem nem mesmo ligar a bomba de circulaçao. apos isto deixa decantar, separa a glicerina e fazes a lavagem, usando este procedimento faço apenas uma lavagem e depois aqueço o bio a cerca de 90°c ate q ele fique translucido, apos isto adiciono 1g/l de carbonato de calcio, para retirar qqr vestigio de agua e pronto !!!!

e ai vai mais um conselho- nao sei se é viável-
se tudo der certo e vc conseguir um biodiesel de qualidade aparente satisfatória, antes d coloca-lo no motor, tente mandar uma amostra para analise, para saber se realmente esta tudo certo. a partir disso vc poderá determinar com certeza uma rota eficaz e sem ter medo de estragar o seu motor.

abraço

pedro


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

atualizando valores...
para bombonas de 200 litros:
etanol anidro, com 95,61% de pureza, o litro custa r$ 2.09;

metanol, com 99,96% de pureza, o litro custa r$ 1,89.

hcl, a 30%, o kg custa r$ 1,27, em embalagens de 25 kg.

qual o percentual de anidro a ser usado numa reação?

x.x.x.x.xx.
lendo melhor.....
não se esquece, jogue o acido logo q acabar o tempo de reaçao, antes mesmo de deixar decantar a glicerina !!!!!

se fizer tudo com t falei tenho quase certeza q vai dar tudo certo !! pois comigo da!!
e apos a lavagem, aqueça o bio a 90°c ate q ele fique translucido!!! depois adiciono 1g de carbonato de calcio para cada litro de bio (retirar qqr traço de agua q possa existir) e pronto !!!

e o carbonato de cálcio permanece no bio depois de seco?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

eron

existem alguns testes de pureza que substituem as análises de laboratório. nos relatos, constam valores de r$ 5.000 reais, ou 2.000 euros pela análise do bio.

na secção experiências e protocolos, temos o teste 3/27 ( 3ml de bio + 27 ml de metanol ) e mais alguns que com toda a certeza vão atestar a qualidade do bio com segurança, sem pagar os custos de laboratórios.

as orientações do phenrique sobre as misturas de ácido não posso opinar, pois não cheguei à faze-las aqui.

faça-a em pequena escala e retorne os resultados. já experimentou lavar o bio com a ...n...é...v...o...a.... ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

boa luciano !!! eu nao sabia destes testes caseiros !!! muito interessante isto !!!!
falei sobre a analise laboratorial pois nao tinha nem ideia sobre custos pois meus experimentos foram feitos pela minha faculadade, dentro do meu projeto de pesquisa, logo, nao precisei pagar nada hehehe

mas muito interessantes esses testes !!

assim q tiver um tempo vou ler mais a respeito !!!! este forum se torna cada vez mais util e interessante !!!

parabens !!!

att

pedro


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

phenrique e luciano, conheço bem o teste 3/27, pois já o fiz anteriormente.

fico no aguardo do phenrique quanto ao carbonato de cálcio, deixo o mesmo no bd depois de seco?

luciano, vc tem alguma opinião sobre isso ou sobre o hcl? eu lembro de posts seus com o red baron e o fry sobre isso. vc já tem algo firmado sobre o assunto?
abs. eron.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

hoje coloquei 110 ºc no ovu para retirar a água e calibrar o meu termostato com o termômetro e cheguei a conclusão que os tubos "aquaterm" não suportam 120 ºc ou 150 ºc como já ouvi dizer por aí..., com 110 ºc eles começaram a amolecer, portanto no tambor para segagem não poderá ter esse tipo de cano, na verdade nem no reator; o certo é fazer tudo em metal.

luciano, estou aguardando confirmação dos questionamentos já feitos para então fazer a reação, para em seguida misturar o hcl e fazer a lavagem.....bem lento...,já até estou providenciando um micro-espersor agrícola que fará perfeitamente o papel. eu sei pois uso esse sistema de irrigação com micro-espersor no meu viveiro de mudas de pinus/eucalipto. vai funcionar bem direitinho, ou seja...névoa....bem lento.
o valor gira em torno de r$ 1,30 o conjunto, então...
valeu amigão. abs. eron.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

etanol anidro, com 95,61% de pureza, o litro custa r$ 2.09;

metanol, com 99,96% de pureza, o litro custa r$ 1,89.

hcl, a 30%, o kg custa r$ 1,27, em embalagens de 25 kg.



eron,cuidado, etanol com 95,6% de pureza nao é anidro !!! por isso nem pense em usar este etanol !!!
o etanol anidro deve ter no minimo 99,5% de pureza !!! e quanto aos preços, parecem vairar bastante de regiao para regiao !!
mas....

o carbonato de calcio deve ser adicionado ao final de tudo, quando seu bio ja foi lavado e seco, ai vc adiciona 1g por kg de bio e deixa em repouso por uns 4 dias,(o carbonato de calcio vai absorver a agua residual ) entao vc pode filtrar (pode ser um filtro do tipo do de pó de cafe mesmo) e pronto !!!!

abraço
pedro


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

ok phenrique, vc esclareceu bem a minha dúvida.
obrigado, só vou aguardar o tempo melhorar por aqui e fazer, creio eu, pela primeira vez um bom biodiesel.
valeu amigão
abs. eron.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

tomara q de tudo certo !!!
acredito q se seguires certinho o q falei nao teras problemas !!!!

e nao se esqueça de postar aki o resultado !!!

abraço


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

olá aos amigos..
cá estou para, de forma frustrada, dizer que não deu certo, e explico: houve um problema no início da mistura do catalizador com o ovu, ocorrendo um pequeno vazamento na parte superior do reator, que me obrigou a retirar cerca de 15 litros já no início. creio que isto motivou não completar a reação, pois nas três tentativas de lavagem (com névoa...névoa...bem lento) rs, aliás, que saco....levei cerca de 01:30 hs para adicionar cerca de 30 litros de água cada vez, e isso me fez acelerar o desejo de implantar o sistema de limpeza a seco (...)., ocorreu uma pequena emulsão, digo pequena porque atingiu pequena parte do bd, mesmo adicionando 2 litros de hcl, conforme verificado na fórmula ensinada pelo amigo pedro, que resultou num ph creio que 7, pois em momento algum houve alteração na coloração das tiras de medição de ph, tanto no bd, quanto nas águas de lavagem.
depois das três lavagens sequei uma amostra do bd e fiz o teste da garrafa e não deu certo como deveria dar (fiz este teste tb em cada lavagem). instigado fiz o teste 3/27 e então constatei que a reação estava bastante incompleta.
tirei foto de todas as etapas, verifiquei o ph da água, do bd, da água da 1ª, 2ª e 3ª lavagem, cor, etc...tudo com o objetivo de postar aqui no fórum, na idéia de que estava no caminho certo. ainda acho que estou, vou continuar. tb vou colocar as fotos na sequência.

o que devo fazer para completar a reação deste bd "não reagido por completo"?
uma vez fiz novo metóxido apenas com 10% de metanol e 3,5g de naoh/ litro de ovu e virou uma geléia só..., então gostaria de uma melhor orientação para que isso não ocorra novamente.

como disse fiquei frustrado, mas vou seguir em frente.
abs.
eron.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

não consegui achar o post que explica como postar fotos...help!!!
eron.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá eron

o tópico que ensina está em regras e suporte técnico.
mas é bem simples, quando clica em responder, um pouco mais abaixo, você procura a foto no seu pc e clica em enviar. aguarde a tela que mostra que esse arquivo está inserido. depois é só enviar e pronto.
se quiser enviar várias fotos e textos entre eles, use a opção "inserir na linha". ele joga a foto lá, depois do texto e aí tu segue o barco, escrevendo e mandando as fotos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

volto a perguntar aos amigos...

o que devo fazer para completar a reação deste bd "não reagido por completo"?
uma vez fiz novo metóxido apenas com 10% de metanol e 3,5g de naoh/ litro de ovu e virou uma geléia só..., então gostaria de uma melhor orientação para que isso não ocorra novamente.
caso ocorra a formação da gelatina, o que fazer para resolver?

Responder

Voltar para “BioDiesel”