Certificado Energético - Bomba de calor Daikin ECH2O

Responder

Autor do tópico
Pedromoreira13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jan 12, 2021 11:13 am

Certificado Energético - Bomba de calor Daikin ECH2O

Mensagem por Pedromoreira13 »

Bom dia

Depois de ler vários tópicos aqui no fórum relativos aos sistemas de aquecimento de águas sanitárias, estou inclinado para instalar a bomba de calor Daikin ECH2O de capacidade de 500L.

Porém, estive a consultar o pré certificado energético emitido em fase de projeto e não sei se está bomba me permitira obter a classe energética previamente estipulada, A+ (18%).

Alguém me pode elucidar se é possível substituir a instalação dos sistemas previamente estipulados no documento por esta bomba de forma a cumprir/obter a certificação energética estipulada?

Passo a apresentar abaixo as soluções previstas no pré-certificado:

TERMOACUMULADOR

Termoacumulador elétrico, com potencia de 3kW e eficiência de 95%, com capacidade de 300 litros, com permutador de calor em serpentina, localizado no interior da fração e instalado na posição vertical, construído em aço vitrificado e possuindo isolamento térmico em espuma rígida de poliuretano com espessura 50 mm. O controlo do sistema é efetuado por um comando diferencial ligado a sondas de temperatura NTC. A instalação da rede de distribuição da rede de água quente deve possuir isolamento térmico com resistência térmica de 0,25m3ºC/W.

Sistema do tipo Termoacumulador, composto por 1 unidade, com uma potência para águas quentes sanitárias de 3.00 kW.


PAINEL SOLAR TÉRMICO

Sistema solar térmico individual de circulação forçada, composto por 2 coletores solares planos perfazendo uma área total de 3.84 m2, instalado na cobertura inclinada com azimute sul (0º) e inclinação de 35º, não existindo obstruções assinaláveis do horizonte. O depósito de acumulação possui 300 litros de capacidade, com permutador de calor em serpentina, com eficácia de 55%, localizado no interior da fracção e instalado na posição vertical, construído em aço vitrificado e possuindo isolamento térmico em espuma rígida de poliuretano com espessura 50 mm. O controlo do sistema é efectuado por um comando diferencial ligado a sondas de temperatura NTC. Os painéis têm certificação “SolarKeymark”, o instalador dos mesmos é acreditado pela DGGE e existe contrato de manutenção do sistema por um período mínimo de 6 anos.


Moradia v3
- 3 pisos (cave, R/C e 1ºandar);
- 4 pessoas;
- Aquecimento da casa será feito por ar-condicionado.

O preço poderá ter alguma preponderância, portanto se acham que existem outras opções que deva ter em conta, por favor refiram.

Agradeço desde já, qualquer esclarecimento/ajuda.

Obrigado.

NOTA: Não percebo nada deste assunto, apenas estou a tentar chegar ao melhor sistema para aquecer as águas sanitárias para colocar em minha casa. Tudo o que já sei está relacionado com o que vou aprendendo através do fórum.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Certificado Energético - Bomba de calor Daikin ECH2O

Mensagem por jmlflorencio »

Mas a questão é escolher entre um conjunto termoacumulador+painéis ou a bomba de calor?

Eu não gosto de solar térmico, iria de caras para a bomba de calor. Melhor ainda com uns painéis fotovoltaicos a acompanhar ;-)


Autor do tópico
Pedromoreira13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jan 12, 2021 11:13 am

Re: Certificado Energético - Bomba de calor Daikin ECH2O

Mensagem por Pedromoreira13 »

Boas

A solução passaria por montar a bomba de calor em detrimento do conjunto termoacumulador + painéis.

Os painéis fotovoltaicos tem um custo muito acrescido?

No mercado existe alguma bomba de calor tão boa quanto a da Daikin ECH2O?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Certificado Energético - Bomba de calor Daikin ECH2O

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, creio que a mudança faz sentido, mas apenas se os equipamentos atuais precisarem de substituição.

O acréscimo pelos painéis depende muito do preço. Qual é a potência da bomba?

Não conheço outros modelos...

Responder

Voltar para “Energia Solar”