Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por MRider »

Ok 👌
Live long and prosper!


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por jpmp24 »

Como parte da solução que tenho de aquecimento (bomba calor+ventiloconvectores) e fotovoltaico (autoconsumo 6 paineis), solicitei também a instalação de um medidor de energia gasta e consumida...

Estou só a aguardar chegada e instalação do sistema que é este:

http://www.theowl.com/index.php/energy- ... uition-pv/

Não sei se é muito fiável...espero que o seja minimamente.

Fredy
Está agradado com a solução que optou?
Também ando a ver a melhor combinação entre aquecimento central, aquecimento de águas, bomba piscina e gastos normais de equipamentos elétricos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

jpmp24 Escreveu: domingo abr 14, 2019 8:45 pm Como parte da solução que tenho de aquecimento (bomba calor+ventiloconvectores) e fotovoltaico (autoconsumo 6 paineis), solicitei também a instalação de um medidor de energia gasta e consumida...

Estou só a aguardar chegada e instalação do sistema que é este:

http://www.theowl.com/index.php/energy- ... uition-pv/

Não sei se é muito fiável...espero que o seja minimamente.

Fredy
Está agradado com a solução que optou?
Também ando a ver a melhor combinação entre aquecimento central, aquecimento de águas, bomba piscina e gastos normais de equipamentos elétricos.
Oi Jp, eu fiquei desiludido com Efergy Hub e OWL. OWL adorei o software mas em termos de medição como não consegue medir voltagem e fator de potencia dá valores muito errados. Finalmente com o Mirubox da Mirubee consegui ter valores certos.
Vê este post http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=21178 tens o OWL no topo e Mirubee no final da página
Espero que ajude (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

O intuition owl foi instalado na quinta feira e só desde aí tenho vindo a medir.

Como paineis estão ligados a um segundo quadro (garagem, cozinha de forno e anexos), só consigo medir consumos deste quadro (seja bomba de calor, termoacumulador, máquina lavar roupa, carregamento do carro e bomba de água - só para rega..ainda nem foi ligada vez nenhuma)...

De qualquer forma tenho tido pouco desperdício (exportação) de energia, até agora (acabei de verificar na app), tive uma produção foto de 21,2 KW e uma exportação de 2kw.... claro que mesmo esta exportação de 2kw ainda pode ter sido gasta pelo resto da casa (cozinha, electrodomésticos vários como seja ventilocaonvectores)... penso que de inverno consumo toda a produção FV...de verão...vou mesmo ter de pensar se não seria melhor meter umas baterias para ajudar a carregar pópó à noite...

Num dia de sol os 6 paineis geraram 10kwh... num dia mau 3-5kwh.

Estou perto de Ovar e om paineis fixos...final da tarde de inverno têm alguma sobra...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por jpmp24 »

E porque optou por ligar somente a 1 quadro e não ao quadro geral? Desculpem a minha ignorância no assunto.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

Liguei a quadro dos anexos pois era o mais perto da instalação... o quadro geral fica do outro lado da casa (casa antiga século XIX com paredes xisto de mais de 50cm espessura :) ) - não dava muito jeito ir ligar no quadro principal.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por jpmp24 »

Existe algum medidor para ver a produção painel a painel?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Quintas2 »

Os sistemas de monitorização/comunicação de algumas marcas de microinversores registam a produção de cada painel/microinversor: Involar, Enphase, APS.
Inversores centrais com otimizadores instalados em cada painel também permitem monitorização individual.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Quintas2 Escreveu: quarta abr 24, 2019 11:18 am Os sistemas de monitorização/comunicação de algumas marcas de microinversores registam a produção de cada painel/microinversor: Involar, Enphase, APS.
Inversores centrais com otimizadores instalados em cada painel também permitem monitorização individual.
Eu ainda poderei comprar o ECU para o meu APSystems mas 250€ +- afastou a vontade de investir, até porque pelo que vi apenas me iria dar os resultados de produção e não do consumo.

Era giro ter a produção individual, especialmente no meu caso optei por micro inversores por causa de uma parabólica do lado direito e o termossifão do lado esquerdo que me afectam a produção ao nascer e por do sol (em alguns paineis apenas), mas depois de ponderar muito não consegui justificar o valor.

Entre os medidores fisicos nos quadros e o Mirubox, super satisfeito (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Biod »

t3lmo Escreveu: sábado mar 16, 2019 10:36 pm Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.

Eu coloquei um medidor igual a esse no quadro para medir o consumo, no entanto acontece-me isto:

Exemplo:

- Produção dos painéis : 500 watts
- consumo : 100 watts

Esse medidor vai mostar “400 watts”


Outro cenário:

- Produção dos painéis : 100 watts
- consumo : 500 watts

Esse medidor vai mostar também 400 watts.


Também acontece isto com o teu ou instalei isto mal?

É que pelo vídeo que vi do medidor do roberto, aquele mede apenas a energia obtida da rede

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

Depende de onde colocares o sensor amperimétrico.
Estes sensores são bi-direcionais, logo contam corrente que flua nas duas direções, injeção ou auto-consumo.
Tens que aplicar o sensor do consumo, não no geral mas somente no circuito de consumo, ficando a injeção ligada antes desse sensor.
Existem vários tópicos que falam desse tema.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Biod »

t3lmo Escreveu: quarta mai 08, 2019 12:27 am Depende de onde colocares o sensor amperimétrico.
Estes sensores são bi-direcionais, logo contam corrente que flua nas duas direções, injeção ou auto-consumo.
Tens que aplicar o sensor do consumo, não no geral mas somente no circuito de consumo, ficando a injeção ligada antes desse sensor.
Existem vários tópicos que falam desse tema.
Eu neste momento tenho o geral e tenho os outros todos. Não tenho essa divisão

Tinha de fazer uma espécie de Y , saindo do geral o da direita o consumo e o da esquerda a produção, é isto?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Biod »

Obrigado, esses posts tinham-me passado ao lado.


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por LSousa »

Eu instalei um Wibeee com 3 sensores um exclusivo para o PV outro no geral e outro apenas para o 1º piso, funciona às maravilhas, agora estou a dar uma mãozita na melhoria da app agora já podem via web browser ter um PT-PT e a aplicação móvel será de seguida....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Biod Escreveu: segunda mai 06, 2019 3:20 pm
t3lmo Escreveu: sábado mar 16, 2019 10:36 pm Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.

Eu coloquei um medidor igual a esse no quadro para medir o consumo, no entanto acontece-me isto:

Exemplo:

- Produção dos painéis : 500 watts
- consumo : 100 watts

Esse medidor vai mostar “400 watts”


Outro cenário:

- Produção dos painéis : 100 watts
- consumo : 500 watts

Esse medidor vai mostar também 400 watts.


Também acontece isto com o teu ou instalei isto mal?

É que pelo vídeo que vi do medidor do roberto, aquele mede apenas a energia obtida da rede
Boas (Y) não tenho passado por cá por falta de tempo e perco o "o fio a meada" em alguns posts e perguntas :) PS: Era porreiro se o forum enviasse notificações por mail (se algum moderador estiver a ler fica a sugestão :) )

Em relação á questão, tal como o Telmo disse depende mesmo da forma como os instalamos, não sei se viste o video no 1º post - Chamado de *Update https://youtu.be/8SAzbAXhaqo isto porque inicialmente eu tinha como estás a referir - 1 circuito apenas e então se estivesse a produzir 500w e a consumir 100w o medidor do consumo estaria a mostar 400w, mas esses mesmos 400w seriam de injeção na rede e não de consumo, o que fazia muita confusão principalmente a quem não tem noção do que os equipamentos gastam e não têm noção do que está ligado a cada momento como os meus familiares. Porque eu acho que qualquer um de nós afficionados com estas coisas chegamos a uma altura que olhando para o quadro conseguimos quase identificar 1 a um os equipamentos ligados 😉

A modificação que fiz foi simples, antes a ligação dos micro inversores era após o diferencial principal ou seja como outro equipamento elétrico qualquer, o que originava um "empurrão de energia" para o medidor de consumo que nos confunde e depois alterei para a ligação dos micro inversores ser feita junto ao "Corte Geral". Sai do corte geral 1 para diferencial 30mA para alimentação que passa pelo medidor de consumo e sai outro do mesmo corte geral para um diferencial de 300mA que vai ligar aos micro inversores e assim estão separados. Toda a energia gerada vai ser injetada na nossa casa ou na rede antes do medidor de consumo e dai o consumo medido é o total, independentemente da energia a ser produzida no momento.

Espero que ajude, se mesmo assim tiveres dúvidas apita e tento esmiuçar isto 👍
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por LSousa »

Se for um medidor bidirecional irá medir corretamente caso se coloque o fluxo da corrente de forma apropriada....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

LSousa Escreveu: domingo out 20, 2019 1:03 am Se for um medidor bidirecional irá medir corretamente caso se coloque o fluxo da corrente de forma apropriada....
Sim Sousa, mas estes não são.
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Responder

Voltar para “Energia Solar”