Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Deivyd Escreveu: sexta mar 16, 2018 5:00 pm Sr. Josenir, gostei muito da explanação.
-Tenho um estator com 36 canais... é possível enrolar ele bifásico obtendo 36 canais?
imaginei dessa forma pois de acordo com a fórmula bastaria 200 rpm pra gerar energia.
Talvez, depende do rotor. A quantidade de polos do estator tem que casar com a quantidade de polos do rotor. Caso contrário não vai gerar energia.
Deivyd Escreveu:-Qual a diferença entre o boninamento com estator e boninamento sem o estator ?
abraço
Não existe isso: bobinamento com e sem estator. O que existe são geradores que usam estator de ferro laminado e outros que não usam ferro no núcleo. Os geradores em geral possuem estator de ferro laminado. O estator de ferro laminado serve para concentrar o campo magnético das bobinas. Os geradores axiais de ímãs permanentes não usam estator de ferro laminado, porque usam dois discos com ímãs. E esses dois discos já servem para concentrar o campo magnético, dispensando o estator de ferro laminado.

Em relação aos seus questionamentos, eu gostaria de esclarecer que o objetivo deste tópico não é "inventar" ou "criar" um gerador. A ideia aqui é só orientar sobre como funcionam os bobinamentos, para que as pessoas entendam melhor como funciona um gerador.

Se você pretende construir um gerador, procure um projeto e tente montar da forma como o autor orienta. Não tente "inventar a roda", tentando criar um projeto novo do zero. Se insistir em fazer assim, vai perder tempo, dinheiro, e ainda pode não conseguir concluir.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por serges »

Obrigado Josenir sempre a aprender...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gen2
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 22, 2019 2:54 am

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por gen2 »

Josenir Escreveu: sábado out 04, 2008 12:36 am sugestões de alterações em bobinamento de geradores

observe na figura 1 o bobinamento mais comum usado em alternadores automotivos. para torná-lo mais adequado ao uso em eólica podemos alterar o bobinamento para 12 pólos. desta forma estaremos melhorando o seu desempenho em rotações mais baixas. não esqueça que um gerador de 6 pólos gera com 1200 rpm e um de 12 pólos gera com apenas 600 rpm, logo já seria uma alteração fácil de ser feita e considerável a nível de desempenho. para melhorar um pouco mais pode-se aumentar o numero de espiras por bobina, para pelo menos o dobro. é claro que tem-se que diminuir a bitola do fio para que o novo bobinamento se encaixe no espaço físico do estator, mas pode-se usar um pouco mais de espaço, pois a bobina original quase sempre não usa todo o espaço do estator. o bobinamento para 12 pólos está na figura 2 e parece até mais simples de ser feito. na verdade o que muda é a forma de ligar as 6 bobinas de cada fase entre si.

uma outra opção seria fazer um bobinamento hexafásico. no caso do alternador automotivo a coisa complica um pouco mais devido ao fato de o alternador ter embutido apenas 6 diodos retificadores e o bobinamento hexafásico vai exigir 12, logo terá que providenciar um local adequado para fixar mais 6 diodos, talvez na placa do regulador de tensão.
o bobinamento hexafásico está na figura 3.
não esqueça que não se pode alterar o número de pólos do bobinamento do estator de um gerador para qualquer número, sem alterar o numero de pólos do induzido. o alternador automotivo, devido à sua forma construtiva pode ter o estator bobinado com o dobro do número de pólos do induzido, qualquer outro número não vai funcionar. os geradores de indução, com rotor em gaiola de esquilo também aceitam o dobro, mas os geradores síncronos de rotor bobinado só podem ter o estator alterado se o induzido também for alterado para a nova quantidade de pólos. os geradores com ímãs permanentes são um pouco mais flexíveis, mas também só aceitam quantidade de pólos diferentes desde que sejam pares e múltiplos inteiros do número de ímãs, ou então se usar apenas uma bobina por fase, mas mesmo assim deve ter número de ímãs sempre par e com polaridades alternadas:





boa boite josenir ! estou estudando sobre enrolamento e vi este poste mas nao consegui entender o diagrama de enrolamento abaixo de 36 ranhuras 12 polos 6 bobinas nao seria 18 polos nesta configuraçao obrigado


bouroinho
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mai 12, 2019 9:47 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por bouroinho »

070tiag0 Escreveu: domingo mar 29, 2009 2:45 pm bem josenir fiz a bobinagem como me aconselhou, e estou um pouco desiludido, pois em velocidade normal apenas produz +/- 5 v, com uma grande amperagem. (não posso converter amperes em volts, certo?)

que utilidade posso dar a isto para rentabilizar o meu projecto? carregar baterias? sugestões se faz favor.

só para experimentar liguei inícios das três fazes umas às outras e os finais passei na ponte rectificadora. como na imagem,

Imagem

imagens do projecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

nesta imagens falta o prato de ímanes superior.

Imagem

Imagem
Não dá para ver as imagens


bouroinho
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mai 12, 2019 9:47 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por bouroinho »

Boas,
No gerador axial trifásico (12 bobines e 16 ímans), o buraco no meio da bobine tem que ser ligeiramente maior que o tamanho do íman, para que este não seja posicionado simultaneamente nos dois polos da bobine, ou este facto não tem iportância?

E no axial bifásico (12 bobines e 12 ímans), um íman pode tocar simultaneamente parte dos 2 pólos da bobine ou o furo da bobine tem que ser do tamanho do íman?


RenatoBigio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 16, 2019 12:54 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por RenatoBigio »

Josenir, boa tarde.
Sou brasileiro, e estou começando vc agora a participar deste fórum.
Meu projeto é de construir um gerador. Tenho estudado muito, olhado vídeos diversos no YouTube, mas sempre falta alguma informação.
A minha fonte de energia é hídrica, mais ou menos 420 rpm.
Pergunto: você sabe de fórmulas ou algum software em que, se eu informar, por exemplo:
rpm a ser alimentada no gerador;
N. de fases
Off-grid ou on-grid;
Saída DC desejada (12v 24v ou 48v) se off-grid - OU saIda AC desejada (127v ou 220v) se on-grid;
Amperagem de saída desejada;

Com base nos dados acima as fórmulas ou o software né proporcionaram:

Quantidade de bobinas;
Quantidade de voltas por bobina;
Diâmetro do furo de cobre esmaltado;
Tipo da ligação das baterias - série ou paralelo, delta ou estrela;


RenatoBigio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 16, 2019 12:54 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por RenatoBigio »

Boa noite.
Estou estudando muito para produzir um gerador. Tenho visto muitos vídeos sobre o assunto, e tenho aprendido muito. Mas este fórum achei de extrema importância, pois só de ver as perguntas e comentários aprendi muito.
O meu gerador vai rodar com base em energia hídrica com a finalidade de carregar baterias (off-grid). Tenho visto muitos exemplos de construção de gerador, mas na maioria dos casos eles são feitos por tentativa, isto é, não se sabe o que vai produzir. Acho que seria bom se pudéssemos projetar o que pretendemos obter.
Então eu pergunto: existem fórmulas ou talvez algum software que, ao informarmos determinados dados, poderemos obter como resultado as informações necessárias ao que pretendemos?
Por exemplo: se eu informar: rpm disponível, voltagem DC desejada (12V, 24V ou 48V)
obteríamos como resultado: quantidade de bobinas, voltas por bobina, diâmetro do fio de cobre esmaltado, amperagem a ser atingida, etc.
Como vou usar ímãs de neodímio, tenho a preocupação de investir muito dinheiro e não obter o resultado desejado.
No meu caso, tenho 400 rpm e pretendo gerar 48V DC x 65 amperes = 3000 watts.
Alguém pode me ajudar? desde já agradeço.


bouroinho
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mai 12, 2019 9:47 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por bouroinho »

Para essa potência, bem que precisas de um grande caudal de água ou então de muita pressão. Terás de fazer umas 15 bobinas de fio awg 18 dúplo com 120 voltas e precisas de 40 ímans tipo 50x40x10. Diâmetro do rotor onde leva os ímans com uns 40 cm...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por visitante1 »

Utiliza um motor assíncrono trifásico como gerador, são extremamente baratos, embora a eficiência não seja igual a um gerador de ímanes permanentes acho que compensa a trabalheira de fazer um ou o custo da compra
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


LucasCardozoIbarra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 15, 2019 9:25 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por LucasCardozoIbarra »

Oi pessoal eu tenho uma pergunta eu quero saber como fazer um gerador de 12 volts com 12 ímãs de magnetron e eu gostaria de saber a espessura do cabo esmaltado para para fazer as bobinas e quantas bobinas deve ter o gerador, o gerador que eu quero fazer e trifasico

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por serges »

Olá

Bem vindo, passe na area das apresentações e fala nos de ti!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Emeale
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta mar 08, 2019 12:30 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emeale »

Bom dia, sou novo no fórum e talvez esse não seja o canal correto para perguntar, mas como não encontrei um melhor.
Estou desenvolvendo um gerador para carregar baterias e estou com uma dúvida sobre as bobinas, sempre ouvi falar que as bobinas com núcleo magnético (com metal) tem melhor rendimento, mas todos os modelos que vi aqui são com núcleo de ar. Minha questão é quero alcançar o melhor rendimento possível, então fiquei na dúvida entre usar ou não o núcleo magnético. Se alguém puder me ajudar ou indicar Onde buscar essa informação eu ficaria muito grato.
Há Parabéns pelo fórum, é muito esclarecedor.


Emeale
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta mar 08, 2019 12:30 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emeale »

Ola, estive lendo as postagens epercebi que faltou detalhes na minha pergunta. O gerador que estou desenvolvendo te apenas um rotor com doze imâs e o estator para doze bobinas, por isso estou em duvida seuso as bobinas com nucleo de ferro ou ar.


RenatoBigio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 16, 2019 12:54 am
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por RenatoBigio »

Boa tarde. Sou novo no forum.

Pretendo construir um gerador pmg para carregar baterias. Para tanto, adquiri um projeto de 3kw (48v) do James Biggar (internet).
Este projeto, que é para energia eólica, vou usá-lo para construir um gerador para energia hidráulica. Ele especifica 4 rotores com 16 ímas 50x25x10 cada e 2 estatores com 12 bobinas cada de 75 voltas fio 14 awg. Ligação trifásica, em estrela.
Mas, considerando a opinião do Josenir, vou fazer a ligação bifásica; então, teremos 4 rotores com 16 ímãs e 2 estatores com 16 (e não 12) bobinas de 75 voltas de fio 14 awg.

A sequencia de construção é: dois conjuntos cada um com Rotor, Estator, Rotor.

As minhas dúvidas são:

1) as bobinas serão em oposição ( isto é, uma fase com as bobinas enroladas num sentido e a outra fase em sentido contrário ) ?

2) como faço a ligação de um estator para o outro?

3) Entre os dois conjuntos fica uma estrutura para a torre eólica; estrutura essa que, como vou construir o gerador para energia hidráulica, não vou utilizar. Então um dos rotores de um dos 2 conjuntos vai ficar com a parte sem ímãs virada para a parte sem imãs de um dos rotores do outro conjunto com um espaço entre eles. Então pergunto: a construção poderia ser feita Rotor, Estator, Rotor dupla face, Estator, Rotor? ( o que chamei de rotor dupla face seria um disco com imãs colados dos dois lados, substituindo assim dois rotores, e acarretando menor peso do gerador). Caso isso não seja recomendado, qual seria a distância mínima entre esses dois rotores?

Me desculpem tantas perguntas...


thomaseletrecista
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta nov 14, 2019 6:09 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por thomaseletrecista »

Josenir

sou novo aki... mais tenho procurado aprende mais a cada dia!
como eu faço pra caucular a cada bobina, tipo; espiras, e AWG? tem algum calculo, site ou app que me ajude com isso? e tambem como saber c o imã que estou usando é muito fraco ou muito forte?
por favor ja pesquisei en tudo que é lugar mais n achei nada relacionado!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”