controlador de carga para baterias

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Njay »

sim, podes usar o irf540 e um condensador de 10uf 450v. certifica-te só nas datasheet que o pinout é igual nos 2 mosfets (penso que é).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


CarlosGraca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 16, 2009 11:53 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por CarlosGraca »

ja agora depois na montagem final:
Imagem
para o circuito esterior ao controlador de carga irei precisar de mais 1 zener, 1 fusivel e 2 reles, e obviamente a fan e lampadas.
quais seriam as caracteristicas de "bobine relé", "fus",o zener, e o rele a seguir ao fusivel que vem do aerogerador?

obrigado


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Njay »

"bobine relé" e "contactos relé" são 2 partes de um mesmo relé. este relé terá que aguentar com alguma folga a corrente máxima que o gerador/painéis é capaz de gerar, e terá que ser um relé que funcione com 12v. se calhar o mais fácil é usar um relé de automóvel (até nos hipermercados se vendem), que em geral são de 40a e funcionam a 12v, mas sempre verificando a questão da corrente que referi atrás.

o diodo que referiste como sendo zener na verdade não é, é um diodo normal. eu diria um 1n4148.

o fusível parece-me ser para protecção das baterias caso haja algum tipo de problema na parte dos geradores que cause um curto-circuito nas baterias. não tenho nenhuma teoria sólida para calcular o seu valor, o que eu faria, era talvez também usar um fusível de automóvel com um valor 120% a 125% acima da corrente máxima gerada pelos geradores.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


capposta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 09, 2010 3:13 am

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por capposta »

bom dia.
em primeiro lugar olá a todos, pois sou novo aqui no forum.
sem querer parecer convencido ou algo do género (visto ser a primeira vez que estou a escrever neste forum) venho aqui expressar o meu ponto de vista em relação á seguinte mensagem que foi postada anteriormente:
njay Escreveu:sim, podes usar o irf540 e um condensador de 10uf 450v. certifica-te só nas datasheet que o pinout é igual nos 2 mosfets (penso que é).

a meu ver como os condensadores utilizados na montagem e que estão á entrada e á saída do regulador não precisão de ser de 450v (é desperdício de dinheiro ) pois num a tensão máxima é dada pela tensão total das baterias totalmente carregadas (se não me engano, neste caso 14.5v) e no outro é dada pela tensão de saída do regulador (8 v). assim se utilizarmos condensadores de 10uf de 25v, estes fazem bem o seu trabalho, e reduzimos em uns trocos o projecto do circuito.

ps.:sou novo nestas andanças, por isso se estiver errado não me levem a mal, e agradeço, que me corrijam.


Randolfo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 23, 2010 11:05 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Randolfo »

tb sou novo neste forum.
fui solicitado para montar o dito controlador mencionado neste tópico.
pelo que li , o njay é a pessoa que melhor explicou o funcionamento deste controlador.
muito boa sua explicação.
pergunta: porque utilizar este fet de potência?
qual a corrente do relé ?
um bc 337 ou um tip41c não serve para esta função?
e o fan?
em 12v qual a corrente que ele requer ?
não é o caso de utilizar um rele simples acionado por um bc337?
o que importa não é a corrente que circula na bobina do relé , mas sim a corrente que circula nos seus contatos.
fiz um circuito impresso.
preciso aprender a postar o desenho.
até mais,
randolfo.


erosgk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 18, 2010 9:39 am

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por erosgk »

ola amigos, sou novo no forum e tenho algumas dúvidas, talvez dúvidas de iniciante ( mas quem nunca foi um iniciante ? )

a minha dúvida refere-se ao sistema misto, solar + eolica ... como faço uma ligação simples entre os dois sistemas? supomos que eu tenha 3 paineis 12v 65w cada + um aero gerador 400w 12v tambem .... posso simplesmente liga-los em paralelo e então liga-los a um controlador de carga como esse aqui referido no topico ?

abraços
erosgk

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por mauri »

erosgk Escreveu:ola amigos, sou novo no forum e tenho algumas dúvidas, talvez dúvidas de iniciante ( mas quem nunca foi um iniciante ? )

a minha dúvida refere-se ao sistema misto, solar + eolica ... como faço uma ligação simples entre os dois sistemas? supomos que eu tenha 3 paineis 12v 65w cada + um aero gerador 400w 12v tambem .... posso simplesmente liga-los em paralelo e então liga-los a um controlador de carga como esse aqui referido no topico ?

abraços
erosgk
enquanto aguarda pelas possíveis respostas, passe pelas apresentações. ser iniciante de algo positivo é sempre bom.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


erosgk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 18, 2010 9:39 am

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por erosgk »

desculpa minha falta de sensibilidade mauri, você tem razão e peço desculpas aos futuros colegas de forum,

Código: Selecionar todos

restante conteudo feito nas apresentações
acredito que a tecnologia e a historia ainda nos revelará verdades convenientes.

bom é isso mauri, obrigado pela dica e abraços


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Njay »

capposta Escreveu:
njay Escreveu:sim, podes usar o irf540 e um condensador de 10uf 450v. certifica-te só nas datasheet que o pinout é igual nos 2 mosfets (penso que é).
a meu ver como os condensadores utilizados na montagem e que estão á entrada e á saída do regulador não precisão de ser de 450v (é desperdício de dinheiro ) pois num a tensão máxima é dada pela tensão total das baterias totalmente carregadas (se não me engano, neste caso 14.5v) e no outro é dada pela tensão de saída do regulador (8 v). assim se utilizarmos condensadores de 10uf de 25v, estes fazem bem o seu trabalho, e reduzimos em uns trocos o projecto do circuito.
tens toda a razão no que dizes, mas quem faz a pergunta que o carlosgraca fez é geralmente porque o material que menciona é o que tem disponível ou o que conseguiu encontrar.
randolfo Escreveu:pergunta: porque utilizar este fet de potência?
qual a corrente do relé ?
um bc 337 ou um tip41c não serve para esta função?
e o fan?
em 12v qual a corrente que ele requer ?
não é o caso de utilizar um rele simples acionado por um bc337?
o que importa não é a corrente que circula na bobina do relé , mas sim a corrente que circula nos seus contatos.
penso que terá sido por precaução, por tolerância, para que o modelo de relé utilizado não seja muito crítico. se o relé consumir 100ma na bobina de excitação, um bcxxx já fica no limite de corrente máxima de colector. um tip41c não teria problemas com a corrente, no entanto, as características típicas mostram que precisaria de 2ma de corrente de base para ter 100ma de corrente de colector, e as portas lógicas cmos não são famosas por conseguirem fornecer muita corrente, ainda para mais com 1 led lá ligado; só resultaria com mais um transístor "driver" entre a porta lógica e o tip41c. já com o mosfet indicado não há nenhum destes problemas.
é preciso não esquecer que este tipo de circuito pode estar a funcionar no "exterior" e terá que suportar maior variação de temperatura, daí que convém desenhar isto com bastante "folga".
erosgk Escreveu:a minha dúvida refere-se ao sistema misto, solar + eolica ... como faço uma ligação simples entre os dois sistemas? supomos que eu tenha 3 paineis 12v 65w cada + um aero gerador 400w 12v tambem .... posso simplesmente liga-los em paralelo e então liga-los a um controlador de carga como esse aqui referido no topico ?
podes ligar a eólica em paralelo com a fotovoltaica, mas é preciso que haja um díodo entre cada um e o controlador de carga. o esquema do circuito original tem uma referência a isto, se reparares há um pedaço do circuito onde estão 3 díodos e que diz "entrada de energia dos paineis solares e aerogeradoes" .
isto é uma forma muito simples de usar energia de vários sistemas, mas não acho de todo a mais eficiente, porque podem estar 2 ou mais sistemas "capazes" de produzir energia só que apenas é aproveitada a energia do sistema que em cada momento tem a tensão mais alta. é preciso pensar com cuidado num sistema destes que envolva aerogeradores, porque calculo que se os paineis estiverem a debitar mais energia do que o aerogerador mas estiver um vento do catatau, o gerador não tem carga e pode atingir uma rotação muito alta acabando por se auto-destruir, se não tiver nenhum mecanismo de protecção.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por daniel.espadeti »

olá pessoal, estive lendo os topicos, achei muito bom. esta semana acabei de concluir um controlador, que funciona da seguinte maneira, 1 entrada para bateria 1 entrada para o painel solar e 1 saida para carga. no momento o circuito desliga a carga quando a tensão chega aos 10 v e rearma quando chega aos 11 v, na parte de controlar o painel, tenho um sistema que alterna atravez de um relé, quando a bat chegar a uma carga de 13.5 v ( o painel estará com uns 14.2 v) por ai, se almentar mais um pouco para uns 13.8 ou 9 na bateria automaticamente a pianle estará com uns 14.8 por ai, nesse momento o sistema joga toda tensão do painel para um regulador de voltagem( 2 tip 35c) que apartir desse momento pode colocar até 20 v na entrada que so sairá para a bateria 13.8, então ate o primeiro estagio a tensão vai direto para a bateria, quando a bateria chegar aos 13.8 por ai ele comuta um relé que dai em diante passa a ser regulada, se a tesão baixar ele volta direto para bateria. minha duvida é o seguinte nesse caso corro o risco de carregar demais a bateria, o sistema de flutuação seria o que desligaria a entrada de corrente do painel.

abraços

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por tiktak »

olá a todos

ao mais entendido na matéria(controlador de carga para baterias)

gostaria de colocar,a seguinte pergunta!
construi um gerador de imãs permanentes.liguei 2 dos 3 bornes de saída ac a uma fonte
de alimentação de pc.girando o gerador consigo obter os 220v ac para a fonte que debita
12v cc.
e a pergunta; posso utilizar a fonte como controlador de carga para a bateria?

fica no ar a dúvida,e o obrigado pelas respostas


Autor do tópico
jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por jprr »

boas pessoal
estou a ter problemas com este controlador que aqui está neste topico,... já o construi a mais de um ano, e volta e meia tenho que andar a trocar o relé porque este fica com os contactos queimados,... uso relés de 12v 25amperes, o aerogerador não dá mais do que 8 amperes (registei 8 amperes num dia com um grande temporal),... não percebo porque é que isto acontece.... alguem sabe que relés devo adequirir de modo a evitar esta situação?
ou então o esquema de um controlador que seja eficiente e de simples construção.

obrigado
abraço


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Njay »

já reparaste se alguma vez o relé fica a abrir e fechar repetidamente muito depressa?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por jprr »

njay Escreveu:já reparaste se alguma vez o relé fica a abrir e fechar repetidamente muito depressa?

sim, já vi isso acontecer num dia em que eu desliguei o cabo para a bateria, e como o aerogerador estava a funcionar, fazia isso... (agora para evitar essa situação desligo primeiro o aerogeraor e só depois a bateria)

... mas já são varios relés que tenho que substituir, com os contactos queimados

agora comprei um relé de 12v - 30 amperes

vou experimentar, a ver quanto tempo dura, entretanto tenho que talvez começar a pensar noutro tipo de controlador,.... vamos ver

obrigado


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Njay »

se o relé ficar nessa situação de ligar e desligar repetidamente, os contactos degastam-se num instante.

talvez os contactos estejam a faíscar demais, se a tensão for muito maior que os 12v nominais (quando está a carregar a bateria a tensão está "regulada", mas quando comuta para a outra carga...). tenta um relé com contactos para 24v.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Tiengenhocas »

njay Escreveu:se o relé ficar nessa situação de ligar e desligar repetidamente, os contactos degastam-se num instante.

talvez os contactos estejam a faíscar demais, se a tensão for muito maior que os 12v nominais (quando está a carregar a bateria a tensão está "regulada", mas quando comuta para a outra carga...). tenta um relé com contactos para 24v.
já tinha reparado que este circuito tem alguns problemas
para não queimar o relé nem ficar intermitente, devem fazer as seguintes alterações: ver esquema, o diodo d deve suportar toda a carga do aerogerador
Capturar.PNG
Capturar.PNG (17.05 KiB) Visto 11072 vezes

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por daniel.espadeti »

eu vou montar um desses para teste. eu acabei de concluir um controlador que só usa transistor. ele funciona mandando toda tensão para a bateria (só passa por um NBR 1545). e quando a bateria chegar aos 14.3 o relé comuta para dois TIP 35c que regula a tensão para os mesmo 14.3 assim a bateria sempre recebe uma carga, e constante. e tambem tem um sistema que desarma o consumo quando a tensão da bateria chegar a um nivel baixo (10.5).

amanha vou postar a placa desenhada.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por daniel.espadeti »

segue um desenho da placa
em anexo.
CONTROLADOR V 5.4.rar
(62.39 KiB) Transferido 424 vezes


Claudemir
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 09, 2012 10:00 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por Claudemir »

O lá pessoal, sou novo aqui e estou meio que perdido;bom desculpe por algum ato falho, sou eletricista e me interessei muito por o gerador eólico gostaria se possível que alguém me desse algumas dicas desde já obrigado


renaldoxx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado nov 10, 2012 11:15 pm

Re: controlador de carga para baterias

Mensagem por renaldoxx »

Olá! Acabei de me registrar neste fórum porque achei muito interessante e importante pois trabalho com eletrônica.
Bom é o seguinte: estava eu a procura de um esquema de controlador de carga para baterias e achei esse aqui no fórum e tive lendo as perguntas e respostas dos amigo e de quem montou o controlador e que estão tendo problema com o dano do relé de carga. Imagino que para resolver esse problema do relé se danificar seus contatos devido a carga controlada, penso que se acrescentar um ou mais SCR do tipo TIC 226 para fazer a função do contato do relé, ou seja o relé ao invés de controlar a carga diretamente passa a acionar o gate do scr e com isso o scr é quem ficará com o controle da carga e assim o contato do relé seria poupado. Alguém pode confirmar se isso daria certo? pois preciso de um circuito desses. Obrigado

Responder

Voltar para “Energia Eólica”