Como funcionam as eólicas modernas

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Como funcionam as eólicas modernas

Mensagem por jmal »

criei este tópico para que vejam a diferença entre uma eólica tradicional e aqueles monstros que se vêm um pouco por aí, notem que estes geradores são muito eficientes e aproveitam na totalidade a energia do vento assim que o vento tenha a velocidade mínima.
vestas_2.JPG
vestas_2.JPG (18.43 KiB) Visto 7324 vezes
vestas_3.JPG
vestas_3.JPG (15.98 KiB) Visto 7322 vezes
vestas_4.JPG
vestas_4.JPG (15.58 KiB) Visto 7319 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: Como funcionam as eólicas modernas

Mensagem por jmal »

vestas_5.JPG
vestas_5.JPG (6.09 KiB) Visto 7313 vezes
vestas_1.JPG
vestas_1.JPG (38.96 KiB) Visto 7317 vezes
mais informações : http://www.vestas.com/admin/public/dwsd ... 3_0_uk.pdf
http://www.vestas.com
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito boa contribuição jmal, sabemos que funciona mas muitas vezes não sabemos como!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:muito boa contribuição jmal, sabemos que funciona mas muitas vezes não sabemos como!
não está totalmente explicado, mas é fácil entender como funciona, achei necessidade de mostrar como funciona, porque normalmente as pessoas associação a força do vento à energia produzida e pode parecer que com pouco vento não produz, mas não é verdade, produz sempre a mesma potência entre os extremos mínimo e máximos da velocidade vento, e mesmo assim os geradores são fabricados e montados de acordo com o local onde serão instalados. também não fazem oscilações na rede devido à seu sistema de gestão de saída de carga que evita isso. e também para desmitificar a ideia de que estes geradores eólicos gastam energia para se manterem em andamento, o que não é verdade, não é a toa que custam 1 milhão de euros cada.
Cumps Inovadores

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

jmal Escreveu:
não está totalmente explicado, mas é fácil entender como funciona, achei necessidade de mostrar como funciona, porque normalmente as pessoas associação a força do vento à energia produzida e pode parecer que com pouco vento não produz, mas não é verdade, produz sempre a mesma potência entre os extremos mínimo e máximos da velocidade vento, e mesmo assim os geradores são fabricados e montados de acordo com o local onde serão instalados. também não fazem oscilações na rede devido à seu sistema de gestão de saída de carga que evita isso. e também para desmitificar a ideia de que estes geradores eólicos gastam energia para se manterem em andamento, o que não é verdade, não é a toa que custam 1 milhão de euros cada.
explica-me lá como é possível que com velocidade de vento diferente "produz sempre a mesma potência entre os extremos mínimo e máximos da velocidade vento"........ produzir potência é uma coisa que não existe, a energia é que é produzida....

eu leio, do primeiro gráfico, que com vento de:
- 5 m/s a potência atingida é de 250 kw
- 10 m/s a potência atingida é de 1.750 kw
- 15 m/s a potência atingida é de 3.000 kw

sabes qual é produção anual prevista para aquela zona? a minha estimativa é entre 10 e 12 gwh. também não me parece que uma eólica desta custa só 1.000.000 €, diria que vai para uns 3 a 4 milhões.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hynek Escreveu:explica-me lá como é possível que com velocidade de vento diferente "produz sempre a mesma potência entre os extremos mínimo e máximos da velocidade vento"........ produzir potência é uma coisa que não existe, a energia é que é produzida....

eu leio, do primeiro gráfico, que com vento de:
- 5 m/s a potência atingida é de 250 kw
- 10 m/s a potência atingida é de 1.750 kw
- 15 m/s a potência atingida é de 3.000 kw

sabes qual é produção anual prevista para aquela zona? a minha estimativa é entre 10 e 12 gwh. também não me parece que uma eólica desta custa só 1.000.000 €, diria que vai para uns 3 a 4 milhões.....

nem mais, daí estarem colocadas em locais de bom em que o vento é quase uma constante, os extremos que falo são os 10 m/s e os 25 m/s, verifica o segundo gráfico, não sei qual a produção anual para esta zona, mas ando á procura, e quanto ao preço são dados que obtive através da empresa que faz manutenção e instalação.
Cumps Inovadores

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

estás confundido, a potência de 3 mw é mantida só a partir de 15 m/s, até lá a potência é menor e corresponde ao primeiro gráfico....

quanto à produção, fiz algumas contas a partir dos dados do site da vestas, e tenho de corrigir - cada 1 mw corresponde à produção média de 2,1 gwh, por isso 3 mw produzem aprox. 6,3 gwh. o valor do investimento para instalar uma eólica desta estimo em 3 milhões de €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Cumps Inovadores

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

não percebo o gráfico do output...

desde quando o output de uma eólica é constante?

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:não percebo o gráfico do output...

desde quando o output de uma eólica é constante?
o gerador é variável, pode produzir a mesma potência a várias rotações, alterando claro o torque necessário para isso, tem caixa de velocidades e regulação de pitch ou inclinação das pás para recolher mais ou menos energia do vento.
Cumps Inovadores

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

o gerador é variável, pode produzir a mesma potência a várias rotações, alterando claro o torque necessário para isso, tem caixa de velocidades e regulação de pitch ou inclinação das pás para recolher mais ou menos energia do vento.
power = torque . angular speed

então reduz o torque e aumenta a velocidade?

não me parece lógico que extraia 3mw constantes... porque nalguma ponta, estaria a desperdiçar potencial....

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

pois deve ter a haver com os hertz ou talvez mais com o número de rotações ideal. quando a velocidade do vento aumenta a partir de uma certa velocidade as pás reduzem o ângulo e a caixa de velocidades reduz também a rotação.

já há mais de um ano que ando a alertar para o desperdiço de energia a partir dos14/15 kms.
daí a minha insistência, de que se deve produzir mais energia através de forma indirecta. um compressor de ar, bomba de água, ou em vário número, devem ter uma maior amplitude de funcionamento aproveitando a energia desde velocidades mais baixas do vento e aumentado a produção conforme o aumento da velocidade do mesmo.

tb já tinha pensado num sistema simples com um leme que com a velocidade do vento ligaria vários números de geradores, ou induzia energia a vários alternadores conforme a velocidade do vento, mas depois aqui no fórum descobri que o eurico da fonseca já tinha feito um aerogerador com a solução de se ligar mais de um gerador conforme a velocidade do vento.

tenho algures no gmail o caderno técnico das gamesas instaladas á 1/2 anos em pt. se quiserem posso enviar para analisarem melhor.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

os grandes aerogeradores não são máquinas síncronas pois o vento pode ser mais rápido nas variações que o equipamento de controle electromecânico e isso inviabiliza o sincronismo.
como os gráficos indicam uma velocidade variável no gerador e uma saída constante, obviamente o alternador não está em paralelo com a rede receptora e haverá um conversor intercalado entre ambas a funcionar com sistema automático de regulação. o gráfico de saída indicará uma produção no limite ideal do inversor, apesar das variações mecânicas da máquina.
este inversor está indicado na figura do equipamento da máquina. ítem 5.

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
power = torque . angular speed

então reduz o torque e aumenta a velocidade?

não me parece lógico que extraia 3mw constantes... porque nalguma ponta, estaria a desperdiçar potencial....
nada disso, lê o manual e vais perceber, a mim parece-me bem lógico.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:os grandes aerogeradores não são máquinas síncronas pois o vento pode ser mais rápido nas variações que o equipamento de controle electromecânico e isso inviabiliza o sincronismo.
como os gráficos indicam uma velocidade variável no gerador e uma saída constante, obviamente o alternador não está em paralelo com a rede receptora e haverá um conversor intercalado entre ambas a funcionar com sistema automático de regulação. o gráfico de saída indicará uma produção no limite ideal do inversor, apesar das variações mecânicas da máquina.
este inversor está indicado na figura do equipamento da máquina. ítem 5.
nem mais, o alternador é variável, este em conjunto com o inversor fazem com que a saída seja sempre igual, com a ajuda da caixa de velocidades e o ângulo das pás o gerador tem sempre a melhor rotação e torque para responder a essa variação.

um alternador variável pode produzir a mesma energia a 100 rpm e a 1000 rpm, claro que o torque requerido a 100 é +- 10 vezes mais. tenho aqui 1 desses de 7kw e já fiz alguns testes com uma electrónica que estou a desenvolver e confirma-se.
Cumps Inovadores

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

este aerogertador parece ser de velocidade “fixa” tem gear box (10) é de ligação directa á rede e consome elevada potência reactiva. o gerador síncrono, de velocidade variável, não tem caixa de velocidades e necessita de um conversor de frequências.

continua-se a concluir que á desperdiço de energia devido aos condicionalismos técnicos da geração directa de electricidade, neste caso os aerogeradores de velocidade de rotação fixa, talvez os mais usados??

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

fernando pereira Escreveu:este aerogertador parece ser de velocidade “fixa” tem gear box (10) é de ligação directa á rede e consome elevada potência reactiva. o gerador síncrono, de velocidade variável, não tem caixa de velocidades e necessita de um conversor de frequências.

continua-se a concluir que á desperdiço de energia devido aos condicionalismos técnicos da geração directa de electricidade, neste caso os aerogeradores de velocidade de rotação fixa, talvez os mais usados??
diz no pdf que o gerador é variável e tem o inversor que faz a sincronização da tensão e frequência.
Cumps Inovadores

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

ok, obrigado.

a base da minha afirmação contraditória está aqui:
http://disciplinas.dcm.fct.unl.pt/cce/f ... olica4.pdf
- é bom vale a pena ver.

ainda só consegui ler na “pré-diagonal”.
Anexos
variação de velocidade.jpg
variação de velocidade.jpg (0 Bytes) Visto 6743 vezes
Última edição por FERNANDO PEREIRA em quarta jul 23, 2008 6:39 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

fernado o link não está inteiro. verifica sff.
Cumps Inovadores

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

editei já está. obrigado

Responder

Voltar para “Energia Eólica”