Página 1 de 1

Moinho de Vento

Enviado: domingo jun 14, 2020 8:58 pm
por JotaP
Boa tarde,

Tenho no meu quintal um moinho de vento perfeitamente funcional, mas num poço que já não tem agua à alguns anos.

Penso ser possível colocar o moinho também a gerar electricidade, transformado o movimento vertical do mesmo em rotativo, e aplicando esse movimento a um gerador.

Acontece que sou completamente verde na área, e não encontro genericamente na net, nem aqui no fórum, nenhuma informação sobre o tema, pelo que queria pedir a vossa ajuda, acerca do que possível fazer, se já existem soluções pré-feitas, se é necessário construir de raiz e o que construir, os conselhos possíveis para evitar erros grosseiros.

Desde já agradecido

João Pedro Costa

Re: Moinho de Vento

Enviado: terça jun 16, 2020 12:53 pm
por serges
Epa, tudo depende do que se pretende mas para já procurar um bom gerador para acoplar ou no veio do mesmo ou com uma correia...

Qual a velocidade, merece o investimento?

Re: Moinho de Vento

Enviado: sexta out 16, 2020 10:33 am
por apmendes
Para isso tem que se saber a velocidade a que ele roda, saber qual a potência do gerador, que está dependente também do factor vento se é forte ou fraco, parece-me que é trabalho já para um profissional, pois vai implicar existir uma desmultiplicação da rotação visto o moinho trabalhar a uma rotação muito baixa. O melhor mesmo é contactar um profissional na área, pois caso contrário está sujeito a gastra dinheiro e no fim não resultar.

Re: Moinho de Vento

Enviado: segunda out 19, 2020 7:30 am
por MRider
Umas fotos ajudava