Moinho de Vento

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
JotaP
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda set 09, 2019 10:32 pm

Moinho de Vento

Mensagem por JotaP »

Boa tarde,

Tenho no meu quintal um moinho de vento perfeitamente funcional, mas num poço que já não tem agua à alguns anos.

Penso ser possível colocar o moinho também a gerar electricidade, transformado o movimento vertical do mesmo em rotativo, e aplicando esse movimento a um gerador.

Acontece que sou completamente verde na área, e não encontro genericamente na net, nem aqui no fórum, nenhuma informação sobre o tema, pelo que queria pedir a vossa ajuda, acerca do que possível fazer, se já existem soluções pré-feitas, se é necessário construir de raiz e o que construir, os conselhos possíveis para evitar erros grosseiros.

Desde já agradecido

João Pedro Costa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Moinho de Vento

Mensagem por serges »

Epa, tudo depende do que se pretende mas para já procurar um bom gerador para acoplar ou no veio do mesmo ou com uma correia...

Qual a velocidade, merece o investimento?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Moinho de Vento

Mensagem por apmendes »

Para isso tem que se saber a velocidade a que ele roda, saber qual a potência do gerador, que está dependente também do factor vento se é forte ou fraco, parece-me que é trabalho já para um profissional, pois vai implicar existir uma desmultiplicação da rotação visto o moinho trabalhar a uma rotação muito baixa. O melhor mesmo é contactar um profissional na área, pois caso contrário está sujeito a gastra dinheiro e no fim não resultar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Moinho de Vento

Mensagem por MRider »

Umas fotos ajudava
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”