Comportamento do vento nas pás eólicas

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
fernandohabert
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 01, 2010 3:18 am

Comportamento do vento nas pás eólicas

Mensagem por fernandohabert »

Tenho um aerogerador que tem 10 pás, mas instalei apeas com 5 pás porque fazia muito ruído. Depois percebi que o ruído era falta de isolamento do gerador com a laje, e não a quantidade de pás.
Agora, quando utilizado, ele gera 24V com certa facilidade (com as 5 pás mesmo), porém com vento forte ele chega a gerar até 90 volts.
Será que eu colocando as 10 pás, quando venta forte, essa quantidade de pás fará ele rodar mais rápido, ou geraria uma "barreira" no vento, assim diminuindo a rotação?
Existe algum estudo que informe a aerodinâmica do vento perante as pás conforme a quantidade e a forma destas?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Comportamento do vento nas pás eólicas

Mensagem por Ferra »

Do pouco que sei, o ideal para um aerogerador são 3 pás. Mais pás aumentam o binário mas diminuem a rotação! Começam a sofrer o efeito do arrasto da pá que passou...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


bennieACITS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo abr 21, 2019 3:26 am

Comportamento do vento nas pas eolicas

Mensagem por bennieACITS »

Tenho o mesmo problema num compact, tambem suspeito das borrachas que contornГЈo a porta, mas nГЈo fazia idea que o valor delas chegava a esse absurdo.


humbertini900
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça set 17, 2019 11:08 pm
Contacto:

Re: Comportamento do vento nas pás eólicas

Mensagem por humbertini900 »

ola senhor fernando
desculpe o meu fraco portugues vivo em londres ja a 30 anos +, mas tem razao que mais pas tiver pior a velocidade alcancada, tres pas e o ideal, ja fiz aerogeradores tambem com 10 pas e comecava a rodar facilmente devido ao volume mas nao passava de certa velocidade, com tres pas a menos volume mas mais velocidade outra coisa que ter em conta e que com muitas pas cria mais turbulencia de uma pa para a outra.
tente sempre manter as pas a 120 graus quando se faz 3 pas, com o mesmo pesso, expessura etc
se poder veja o meu canal chamado humbertini900 no youtube, para perceber os meus varios geradores e as boas e mais qualidades, se precissar de mais ajuda ou informacao mande-me uma mensagem
p.s desculpem se o meu portugues escrito nao faz sentido.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”