Relé para grid ties

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
fernandohabert
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 01, 2010 3:18 am

Relé para grid ties

Mensagem por fernandohabert »

Olá!
Tenho um gerador eólico de 800W24V, mas quando venta forte, chega a gerar 90V. Tenho acoplado a este, um inversor de 1000W com dump, instalado (chinês).
Porém, tenho mais 2 inversores, com voltagem de operação na faixa de 24 volts, e gostaria de ligá-los em paralelo com esse inversor, para aproveitar melhor a faixa de geração, pois quando passa de 60 volts, o inversor para de injetar energia.
Aí vem meu dilema: se eu instalar os inversores de 24v, posso queimá-los, pois a voltagem máxima de entrada deles é 48V.
O que pretendo fazer: um circuito que, quando chegasse nos 48V, acionasse um relé para ligá-los em série, assim aproveitando os mesmos até os 96V, e quando baixasse a voltagem para 48v, o relé voltasse a ligá-los em paralelo, assim ficaria com uma amplitude muito maior de geração, inclusive em altas velocidades.
Existe algum projeto nesse nível? Pois se eu ligar o relé direto, na prática ele acionará com voltagem bem inferior à nominal, assim não tendo precisão em excitá-lo.
Possível eu sei que é, mas não encontro em mente componente que faça essa regulação de voltagem para excitar o relé.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”