Construcção de Aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
c3dr1c
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo mar 14, 2010 12:37 pm

Construcção de Aerogerador

Mensagem por c3dr1c »

Boas.

Como tenho aqui uns imans em casa estava a pensar construir um aerogerador, pela experiência de aprendizagem. Como sao imanes de ferrite, devem ter quase 1kg de força, muito inferiores aos imanes de neodimio. Mas pronto assim não gasto dinheiro :P

Gostava de discutir aqui uns assuntos com vocês. Basicamente resumem-se no seguinte rabisco:

Imagem

Portanto trata-se de um aerogerador com dois pratos com imanes e no meio destes dois, um prato com as bobines.

Cada prato terá 12 imanes de ferrite com 27x14x7mm, com os polos intercalados... N S N S N S N.

Os imanes têm uma boa distancia lateral entre si para o fluxo do campo magnético não se desviar das bobines.

Ao ter 12 imanes em cada prato, tenho 12 polos. Com 12 polos preciso de no minimo de 500 rpm para uma frequencia de 50hz. Isto é pouco, pois o vento deve gerar uma velocidade média de 300 a 600 rpm. Mas so tenho 24 imanes :P


Pelo que andei a ler deve-se ter o mesmo numero de polos nas bobines. Isto é verdade?

E as bobines como as hei-de construir? Construo como as da direita ou as da esquerda? As da direita, se o iman estiver ao centro da bobine, o topo e o fundo estão sobre o mesmo polo, nao gerando corrente. Mas isto pode ter algum contra?
As da esquerda, o topo e o fundo ja nao ficam sobre o iman e gasta-se um pouco mais de fio esmaltado. Tem vantagens?


Também nao sei que tipo de gerador hei-de construir. Monofásico, bifásico ou trifásico?

Monofásico, face ao bifasico e ao trifásico acho que nao vale a pena.
Bifásico parece-me ser a melhor opção, com 6 bobines em cada fase, ou seja, 12 polos por fase.
Trifásico seria uma boa opção. Teria várias maneiras de ligar as bobines e gerar diferentes tensões, etc...

Mas trifásico, so poderia ter 4 bobines por fase, ou seja, 8 polos.


Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke


manotroll
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

Re: Construcção de Aerogerador

Mensagem por manotroll »

tenho um projeto aqui não foi eu quem fiz vi na internet
quer ?


Jorge Encanador
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda set 09, 2013 10:02 pm

Re: Construcção de Aerogerador

Mensagem por Jorge Encanador »

Olá c3dr1c.

Me parece que você andou lendo o tópico sobre bobinamento do Josenir, não é mesmo? rs

Eu também me interessei muito pelo que ele diz lá. Já comprei 24 ímãs ferrite e vou construir um modelo bifásico como tá explicado lá.

Sou novo aqui e ainda sei muito pouco.

Mas pelo que aprendi até agora nas minhas andanças pelo forum, acredito que você deve fazer as bobinas como as da esquerda do desenho. Pouco maiores que o comprimento do ímã.

Quase todo mundo constrói os estatores com os ímãs longe um do outro como no seu desenho. Mas li em algum lugar que é melhor aproximar mais os ímãs.

Na verdade, acredito que este aerogerador já deva estar pegando um vento.

Abraço.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”