Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

olá amigos,

estou abrindo este tópico para tratar de alguns assuntos relacionados a eólica que não se encaixem bem em tópicos já existentes.
desde já me coloco à disposição de todos para ajudar na solução de problemas que estejam ao meu alcance nesta área. e convoco os mais experientes a dar uma ajudinha sempre que preciso.

agradeço,

josenir silvério.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, supondo que você tem alguma turbina funcionando em sua casa, em que você está ultilizando estes watts sobressalentes?
há alguns meses vendi a única turbina eólica que tinha em funcionamento em casa. e estou construindo uma nova, mas tenho estado muito atarefado, e o trabalho se encontra parado há vários meses. pretendo terminar esta nova nos próximos dois meses. se tivesse tempo integral a dedicar a este trabalho, com certeza terminaria em menos de uma semana de trabalho. mas eu tenho que ganhar o pão de cada dia, e num trabalho que me toma até a maior parte dos finais de semana.
quando estava com a turbina em uso, carregava uma bateria automotiva de 150a que mantinha a iluminação da minha casa (06 lâmpadas fluroescentes compactas de 15w e duas fluorescentes tubulares de 20w). infelizmente, além de a minha região não ser privilegiados por bons ventos, ainda estou em áre urbana, o que prejudica muito o desempenho da turbina.
o gerador eólico é baseado no alternador automotivo, cujo projeto se encontra publicado aqui no forum.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

meu camarada, você não sabia o quanto eu estava ansioso à criação deste tópico .mas em relação ao consumo do meu refrigerador,que é na realidade de 25.8kw/h mês,de que forma eu chego ao resultado da potência real em watt?


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, aqui no fórum novas energias, muitas vezes perco o ânimo quando tento assimilar novos conhecimentos, pelo motivo de haverem demasiados tópicos que sinceramente não levam ninguém a lugar algum,existem também tópicos inativos que datam de 2008, com apenas uma mensagem,a de seu criador,sem falar nos inúmeros tópicos com praticamente os mesmos objetivos ,mudando apenas o sinônimo de suas palavras. queria sugerir a um administrador, que os tópicos com menos mensagens pudessem ficar em último lugar na lista, ou quem sabe serem deletados se passassem um certo período sem receber novas mensagens ,não estou querendo ser taxativo ou melhor que nenhum de nossos virtuosos companheiros que compõe essa grande família, apenas seria uma forma de valorizar mais os conteúdos de real valia, como os que você nos apresenta entre outros,tornando assim o nosso fórum mais dinâmico, atrativo e sempre atualizado.preciso da sua opinião a respeito,obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, aqui no fórum novas energias, muitas vezes perco o ânimo quando tento assimilar novos conhecimentos, pelo motivo de haverem demasiados tópicos que sinceramente não levam ninguém a lugar algum,existem também tópicos inativos que datam de 2008, com apenas uma mensagem,a de seu criador,sem falar nos inúmeros tópicos com praticamente os mesmos objetivos ,mudando apenas o sinônimo de suas palavras. queria sugerir a um administrador, que os tópicos com menos mensagens pudessem ficar em último lugar na lista, ou quem sabe serem deletados se passassem um certo período sem receber novas mensagens ,não estou querendo ser taxativo ou melhor que nenhum de nossos virtuosos companheiros que compõe essa grande família, apenas seria uma forma de valorizar mais os conteúdos de real valia, como os que você nos apresenta entre outros,tornando assim o nosso fórum mais dinâmico, atrativo e sempre atualizado.preciso da sua opinião a respeito,obrigado.
de certa forma você tem razão. mas nós mesmos, por vezes, poluimos um pouco os tópicos com desvios ao tema proposto. e nessas horas contamos com uma boa dose de tolerância dos moderadores e dos membros em geral. então acredito que devemos nos esforçar mais para manter o fórum organizado e ser tolerantes também com os demais colegas, em especial com os novos membros.

a tolerância é uma virtude essencial para a convivência em sociedade. e quanto mais numerosa e diversificada a comunidade, mais é preciso de tolerância. é muito bom saber que as pessoas a nossa volta têm respeito por nós e dedicam uma boa dose de tolerância aos nossos erros. mas isso tem um preço: precisamos também ser tolerantes com os demais.

há que se considerar que existem tópicos que estão atualmente quase sem movimento algum, mas que contém grande quantidade de informação útil produzida em outras épocas, e não é tão simples assim fazer uma filtragem ou excluir.

de todo jeito, esse é o nosso combustível: o debate e a partilha de informações.
agradeço mais uma vez a sua demonstração de interesse pelos temas que tenho desenvolvido aqui. é realmente muito gratificante saber que tenho contribuido para valorização do conteúdo divulgado no fórum. obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:meu camarada, você não sabia o quanto eu estava ansioso à criação deste tópico .mas em relação ao consumo do meu refrigerador,que é na realidade de 25.8kw/h mês,de que forma eu chego ao resultado da potência real em watt?
quando se fala em potência, é comum ver valores em watts. por exemplo: uma lampada fluorescente de 20w. entretanto isso é apenas uma forma de simplificar a unidade w/h. quando dizemos que uma lâmpada tem potência de 20w, queremos dizer que ela gasta 20w/h ou 20 watts por hora. em outras palavras: a cada uma hora ela gasta 20 watts.
no caso da sua geladeira, se o consumo é de 25,8kw/h mês, como k significa quilo ou 1k = 1000, então o consumo é na verdade de 25800w/h mês. ou seja, a geladeira consome 25800w/h por mês. se dividimos 25800 por 30 obteremos o consumo diário, que é de 860w/h (25800 / 30 = 860). se dividimo 860w/h por 24 obtemos o consumo por hora, que é 35,83w/h. que aliás é um consumo muito baixo para uma geladeira. o normal é algo em torno de pelo menos 100w/h para uma geladeira econômica.
o que acontece aí é que no caso da geladeira existe o regime de trabalho, que já deve ter sido considerado no cálculo que chegou a esses 25,8kw/h mês. a geladeira não fica com o motor ligado em 100% do tempo. ou seja o regime de trabalho é inferior a 100%. em geral o regime de trabalho de uma geladeira é de no máximo 70%. ou seja, o motor fica ligado por aproximadamente 70% do tempo. em clima frio o regime é menor.
vamos refazer estas contas considerando um regime de trabalho de 70%.
30 dias de 24 horas dão um total de 720 horas (30 x 24 = 720). se considerarmos que o regime de trabalho é de 70%, então 70% de 720 = 504 horas. logo a geladeira ficaria ligada por 504 horas em um mês. se ela gasta 25800w/h mês, então gasta aproximadamente 51 watts por hora (25800 / 504 = 51,19).
mesmo assim, esse consumo está muito baixo. talvez haja algum engano nessa informação.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:um dos pontos relevantes em matéria de economia de energia elétrica residencial,a meu ver,seria fazer o refrigerador da minha casa funcionar 100% ou próximo disso,com a energia fornecida pelo(s) aerogerador(s)+ painéis solares. aí,eu te perguntaria: que tipo de (conversor inversor) eu poderia usar? tem um tal de onda senoidal sei lá o quê, tem que levar em conta o pico da partida e a potência real do aparelho em watts.o meu refrigerador, consome 28,3kw/h mês, como é a fórmula que calcula a potência real dele em watt? também ouvi falar que há um jeito de fazer um circuito que seria responsável apenas de dar a partida num refrigerador deixando o resto para o inversor,que assim acho que poderia ser menos robusto,ou estou enganado?
uma geladeira para uso em sistema eólico ou solar é uma aplicação um pouco crítica. temos dois grandes problemas nesta aplicação: 1) o fato de ter que trabalhar 24h por dia e 2) a dificuldade de encontrar no mercado uma geladeira apropriada para 12v ou 24vcc.
no brasil já existe pelo menos um fabricante de geladeira para 12v e 24vcc, o problema é o preço. em dezembro de 2009 fiz uma cotação de uma geladeira do fabricante elber e me informaram o seguinte preço:
- geladeira re280 12 volts solar – preço unitário........................r$ 2.769,37

infelizmente o preço é um pouco salgado, mas é a solução economicamente mais viável. se você tiver que usar um inversor para elevar a tensão obtida do aerogerador e dos painéis solares para 127v para alimentar a geladeira 24h por dia, além do gasto com o inversor, as perdas de energia serão grandes, e com isso o custo será muito alto no final das contas.
Orcamento_Elber_280.jpg
Orcamento_Elber_280.jpg (34.84 KiB) Visto 28588 vezes


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir,aconteceu um fato lamentável com meu aerogerador, ele foi açoitado neste domingo dia 05\09\2010 por ventos muito fortes, e infelizmente as pás que eram de madeira,foram destruídas.aproveitando essa oportunidade queria saber se voçê poderia me explicar como eu faço para construir um sistema de freio tipo "furling",sei que voçê em certa ocasião mencionou que se fosse fazer algum tipo de freio seria tipo curto-circuito, mas acho que sendo furling daria mais status para a máquina.em fim,se você tiver como me ajudar de qualquer forma agradeço,pois fiquei muito preocupado que as pás atingissem alguém.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, dê uma olhada nesse link: http://www.helices.com.br/7af.html ou se preferir; www.helices.com.br. como faço para deixar o link ''verde",facilitando assim o acesso de nossos companheiros? procurei saber onde comprar e o valor, mas não encontrei. .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir,aconteceu um fato lamentável com meu aerogerador, ele foi açoitado neste domingo dia 05\09\2010 por ventos muito fortes, e infelizmente as pás que eram de madeira,foram destruídas.aproveitando essa oportunidade queria saber se voçê poderia me explicar como eu faço para construir um sistema de freio tipo "furling",sei que voçê em certa ocasião mencionou que se fosse fazer algum tipo de freio seria tipo curto-circuito, mas acho que sendo furling daria mais status para a máquina.em fim,se você tiver como me ajudar de qualquer forma agradeço,pois fiquei muito preocupado que as pás atingissem alguém.
a minha região fica no meio do continente, e quase nunca ocorrem situações de ventos extremos, por isso não me preocupo muito com essa situação. mas mesmo no meu caso, com certeza devo desenvolver alguma segurança contra excesso de vento. tenho trabalhado em uma ideia nova, diferente do que existe pronto por aí. no momento não posso publicar a minha ideia porque ela ainda precisa amadurecer um pouco mais, e ainda depende de testes para ser aperfeiçoada.

eu sugiro o link a seguir, onde você pode ver uma das ideias mais comuns para esse problema:
http://www.thebackshed.com/windmill/docs/furling.asp

aqui no forum você deve encontrar outras ainda. entre na seção éolica do forum:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=27
e na parte de baixo, no final da página vai ver um campo com a mensagem "pesquisar por:"
então digite furling ou freio, ou algo parecido, e pressione enter. vai localizar vários tópicos onde o assunto é tratado.

boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, dê uma olhada nesse link: http://www.helices.com.br/7af.html ou se preferir; http://www.helices.com.br. como faço para deixar o link ''verde",facilitando assim o acesso de nossos companheiros? procurei saber onde comprar e o valor, mas não encontrei. .
ví o link, mas já de cara, só pelo formato quadrado da pás, deu para observar que elas não são indicadas para eólica. são pás para ventiladores industriais e automotivos. como existem tamanhos razoáveis, para uma primeira aplicação em eólica deve quebrar um galho. a questão é saber se a fábrica vai vender uma unidade apenas, e também qual o preço.

não conheço nenhum fornecedor de pás prontas para indicar. o jeito é continuar procurando.

e não esqueça aquele provérbio: "quem procura acha" eh eh !


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, só depois de tirar a turbina do mastro em que ela estava atrelada, que eu pude ter a real dimensão do que havia acontecido. aí que eu fiquei com medo! o centro da roda que fica diretamente em contato com o eixo, havia se despedaçado. sinceramente passou pela minha cabeça abandonar essa idéia de ter um aerogerador em cima da minha casa, que se encontra em área urbana. felizmente só algumas partes das pás de madeira, foram "lançadas" e não atingiram ninguém, caso contrário isso poderia até levar a um processo judicial. agora já pensou se a roda completa se desprende? um objeto que pesa aproximadamente 20 kg,caindo de uma altura de 11 mts e ainda mais girando,podia até ser fatal para alguém que fosse atingido. mas se o erro serve para alguma coisa, é para agente aprender com ele. então estou pensando em abrir um novo tópico, que se chamaria mais ou menos assim: responsabilidades em se construir e instalar um aerogerador(aprendendo com os erros). seria um espaço para que nossos amigos revelassem casos como este, fazendo assim que todos nós ficássemos mais atentos sobre os reais riscos que um projeto pode causar.se você quiser ser o autor deste novo tópico, fique à vontade.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, só depois de tirar a turbina do mastro em que ela estava atrelada, que eu pude ter a real dimensão do que havia acontecido. aí que eu fiquei com medo! o centro da roda que fica diretamente em contato com o eixo, havia se despedaçado. sinceramente passou pela minha cabeça abandonar essa idéia de ter um aerogerador em cima da minha casa, que se encontra em área urbana. felizmente só algumas partes das pás de madeira, foram "lançadas" e não atingiram ninguém, caso contrário isso poderia até levar a um processo judicial. agora já pensou se a roda completa se desprende? um objeto que pesa aproximadamente 20 kg,caindo de uma altura de 11 mts e ainda mais girando,podia até ser fatal para alguém que fosse atingido. mas se o erro serve para alguma coisa, é para agente aprender com ele. então estou pensando em abrir um novo tópico, que se chamaria mais ou menos assim: responsabilidades em se construir e instalar um aerogerador(aprendendo com os erros). seria um espaço para que nossos amigos revelassem casos como este, fazendo assim que todos nós ficássemos mais atentos sobre os reais riscos que um projeto pode causar.se você quiser ser o autor deste novo tópico, fique à vontade.
tenho visto bastante gente fazendo aerogeradores de madeira, mas eu mesmo nunca confiei. prefiro sempre construir toda a estrutura de ferro com solda de boa qualidade e só uso parafusos de aço, e com arruelas de pressão. mesmo assim também já tive alguns projetos parcialmente destruídos. por isso é muito bom ter cuidado.
a minha principal dica é: comece sempre por algo bem pequeno, até ter muita segurança no que faz, e ter certeza de que funcione adequadamente e seja bastante resistente às intempéries e excessos de vento. depois vá construindo projetos um pouco maiores, mas sempre com muita cautela.
já vi aqui no fórum alguns colegas que nunca fizeram um pequeno aerogerador para acender um led planejando fazer projetos com pás de 5m. isso é se expor a grandes perigos.
temos aqui a experiência do cascavelo, que sofreu um acidente grave por um pequeno descuido ou até talvez por excesso de empolgação.
a área de eólica exige uma boa dose de conhecimento de várias outras áreas, e algumas atividades de risco. e envolve subir em torres carregando peso, e estar sujeito a rajadas de vento que tanto podem assustar como podem levar ao chão. eu mesmo, com todo o cuidado que tenho, já sofri alguns pequenos acidentes e tomei alguns bons sustos.
então todo cuidado é pouco. é como já dizia minha vó: "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".
sobre o tópico novo, acredito que já ando com muita responsabilidade por aqui, você mesmo pode abrir, ou até mesmo deixar a discussão em aberto aqui neste, que estará bem adequado. sempre que puder dou algum palpite. agradeço pela preferência.


eumais
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado ago 28, 2010 5:23 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por eumais »

boa tarde a tds

queria colocar uma questão

o q me dizem de um alternador para fazer uma eólica?

agradeço desde já as vossas respostas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

eumais Escreveu:boa tarde a tds
queria colocar uma questão
o q me dizem de um alternador para fazer uma eólica?
agradeço desde já as vossas respostas
se for um alternador automotivo é uma ótima opção.
e neste caso seria interessante você verificar o tópico do alternador automotivo em uma turbina eólica, no link abaixo:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8127


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, o grande vilão da minha conta de energia, talvez seja o meu ventilador, que fica ligado cerca de 10 horas toda noite. então eu queria saber se você teria em mãos um circuito de um controlador de tensão para um motor dc de 12v que consumisse algo em torno de 8a. se você não tiver, acho que serviria aquele que você queria usar em uma bicicleta(24v). .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, o grande vilão da minha conta de energia, talvez seja o meu ventilador, que fica ligado cerca de 10 horas toda noite. então eu queria saber se você teria em mãos um circuito de um controlador de tensão para um motor dc de 12v que consumisse algo em torno de 8a. se você não tiver, acho que serviria aquele que você queria usar em uma bicicleta(24v). .
o melhor controlador para motor cc que eu tenho é aquele que está publicado aqui no fórum, e que uso na minha bicileta elétrica. não há problema algum em usá-lo com um motor de potência mais baixa. também seria muito difícil encontrar um outro projeto de tão baixo custo e fácil de montar.


ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por ondaverde »

conheço uma pessoa que, até é entendida nas eólicas, diz que um aerogerador de eixo horizontal pode atingir uma maior velocidade, através do nº de rotações, do que a velocidade do vento que o faz funcionar é verdade??

eu acho que não, e o josenir o que acha??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

ondaverde Escreveu:conheço uma pessoa que, até é entendida nas eólicas, diz que um aerogerador de eixo horizontal pode atingir uma maior velocidade, através do nº de rotações, do que a velocidade do vento que o faz funcionar é verdade??
eu acho que não, e o josenir o que acha??
a velocidade do vento e a rotação máxima obtida por uma hélice de turbina eólica são medidas em duas unidades diferentes, por isso não é tão simples uma comparação entre ambas. a velocidade do vento é medida em m/s (metros por segundo) e a rotação da hélice é medida em rpm (rotações por minuto).
dependendo do diâmetro e do passo das pás, uma hélice de uma turbina de eixo horizontal pode atingir rotações muito altas. a título de exemplo, uma hélice de 3 pás, com diâmetro de 1m, pode atingir uma rotação acima de 1000 rpm, com ventos em torno de 15 m/s. o mesmo já não é verdade para as turbinas de eixo vertical.
entretanto o fato de uma hélice atingir rotações muito altas não chega a ser a grande solução para o problema. há que se considerar o torque desenvolvido e mais alguns detalhes para concluir se o resultado obtido é realmente extraordinário.
de todo jeito essa é uma informação muito útil: que as hélices de turbinas de eixo horizontal, se forem bem construídas, podem atingir velocidades fantásticas, o que é altamente desejável para a geração de energia elétrica.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

kidney Escreveu:esponsabilidades em se construir e instalar um aerogerador(aprendendo com os erros). seria um espaço para que nossos amigos revelassem casos como este, fazendo assim que todos nós ficássemos mais atentos sobre os reais riscos que um projeto pode causar.se você quiser ser o autor deste novo tópico, fique à vontade.

quando me acidentei testando o meu projeto tive bastante tempo para pensar nos perigos de se montar e instalar uma aerogerador, já havia pensado em criar um tópico a respeito, acho que é necessário. pensando a respeito na época defini alguns pontos como rascunho para um tópico que deveria ser permanente,
perigos na montagem:
- amassar os dedos quando se instala os discos de imãs.
- intoxicação, quando se prepara a resina que envolve o estator.
- acidente com motores, polias e correias improvisadas para testar o aero na bancada.
- choque, já que a corrente é alternada e muitas vezes chega a centenas de volts durante os testes.
- incêndio por super aquecimento ou curto circuito nos testes.
- instalação da torre, é realmente um trabalho perigoso, dependendo do tamanho dela.
- queda da torre ao instalar o aerogerador (aconteceu comigo).
- partes que se soltam quando o aero se danifica em ventanias e podem atingir alguém ou danificar patrimônio alheio.
(aconteceu também no meu caso, fotos abaixo.)
gostaria que os companheiros, acrescentacem problemas que tiveram e que podem apresentar riscos, depois poderiamos definir uma redação final para abrir um novo tópico, de preferência fixo.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”