O meu novo grid tie inverter

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por g_card »

para criares a tua propria rede eletrica precisas de um inversor normal, onde podes ligar as luzes e afins.
um grid tie inverter apenas serve para injectar corrente na rede, se por exemplo falhar a luz eletrica ele nao faz nada.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Esteves »

@Reanimate isto é uma solução funcional, ver AQUI


Reanimate Escreveu:Boas pessoal,

Tenho andado a preparar um projecto para um futuro próximo e gostaria de fazer algumas perguntas. Tenho ainda um contador antigo de roda e estou a pensar iniciar a construção de um gerador eólico, para já de pouca potencia, depois uma experiência com uns ímanes de HD que tenho mais ou menos garantidos e finalmente um gerador axial com capacidade para 1KW com ímanes de neodimio N50.

A minha questão tem a ver com o banco de baterias, uma das opções é rectificar a corrente para DC e regular para 12V de forma a carregar um banco de bateria de 12V. Mas todas as "ferramentas" ou sistemas de iluminação funcionam a 220V AC que é o que obtemos da rede correcto????

Ora posto isto vai ser sempre necessário um grid tie inverter nem que seja para ligar na outra ponta uma extensão para o que for necessário?? TV, luzes, frigorífico, etc??

Agora depois de ler esta secção sobre o grid tie inverter fiquei sem perceber se posso simplesmente ignorar o banco de baterias e ligar o grid tie invertor directamente na tomada. Li que em relação aos novos contadores digitais que não é certo se é possível sem que haja consequências mas... e nos antigos???

Já agora aproveito para expor uma situação, imaginem que eu tenho já um gerador eólico de fluxo axial com capacidade para gerar 1000W e que por sua vez esta ligado a um banco de baterias 12V. Posso comprar qualquer grid tie inverter e ligar ao banco de baterias desde que venha preparado para um inpunt inferior a 12V independente da potencia? Digamos 300W.

Abraço e obrigado.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por Esteves »

@Reanimate correu mal o link que mencionei mas agora já está correcto como pode ver AQUI








PS: Peço ao moderador altere o link acima e apague este post.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


mp76
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo set 16, 2012 7:04 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por mp76 »

Pessoal após ter lido com muita atençao este tópico e após busca por uma eficiencia melhor, gostaria de saber o seguinte:
* Em minha casa tenho 4 tv´s, 2 pc´s, 1 frigorifico, 1 mini arca vertical, 1 placa vitrocerámica, 1 forno eléctrico, 1 micro-ondas, 2 videos e 2 receptores satelites e a iluminação da minha casa é toda feita por lampadas de 3w em led´s.
* A questão é a seguinte, eu queria implementar um sistema solar para "controlar" o consumo destes electrodomésticos, para que a factura da edp seja mais suave no final do mês, não quero fazer microprodução, apenas produção para uso interno, o que me aconselham?

Encontrei isto http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 0532&sid=0 na minha busca pela net, chegará?
Depois tenho duvidas em termos de ligações, vi algures por aqui no forum, em que do painel solar saia uma ligação ao inverter e depois este é ligado directamente à tomada, é assim que funciona ou tenho de usar mais material?

Não sou muito expert na matéria mas gostava de aprender.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por g_card »

amigo tens de pesquisar mais um pouco sobre inversores.

os inversores normais criam a sua propria rede (mesmo que falhe a EDP tens luz!), mas para isso necessitas de um banco de baterias, procura no forum os projectos para auto consumo como por exemplo o do amigo esteves em que o link esta no post acima.

os inversores grid tie não precisão de baterias e tudo o que produzem é injetado para própria rede elétrica da casa, com o problema de passar pelo contador e a EDP poder detectar e dar problemas.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


mp76
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo set 16, 2012 7:04 pm

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por mp76 »

g_card Escreveu:amigo tens de pesquisar mais um pouco sobre inversores.

os inversores normais criam a sua propria rede (mesmo que falhe a EDP tens luz!), mas para isso necessitas de um banco de baterias, procura no forum os projectos para auto consumo como por exemplo o do amigo esteves em que o link esta no post acima.

os inversores grid tie não precisão de baterias e tudo o que produzem é injetado para própria rede elétrica da casa, com o problema de passar pelo contador e a EDP poder detectar e dar problemas.

Hum, acho que ja entendi.
O melhor mesmo é instalar com baterias para produzir apenas internamente, correcto?
Já agora, estive ontem no Aki e vi lá uns paneis solares com um inversor de 500w isso não da para nada certo?
Quantos kit´s desses necessito para ter corrente suficiente em casa?


humbertini900
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça set 17, 2019 11:08 pm
Contacto:

Re: O meu novo grid tie inverter

Mensagem por humbertini900 »

Hugomez Escreveu: sábado ago 13, 2011 6:18 pm Para se injectar corrente da rede de casa é preciso este inversor especifico?

Cumps
sim e precisso mesmo este inversor

Responder

Voltar para “Energia Eólica”