jamerico Escreveu:josenir,
como voce e sua familia foram de natal? espero que tudo tenha sido muito bom. por aqui está fazendo bastante frio, chegando até a nevar na semana anterior ao natal, mas fora isto isto está muito bom.
aqui passamos muito bem, o clima está ótimo, e estamos na temporada dos ventos. e esse ano os ventos quase não param, aqui está um paraíso para quem desenvolve cataventos
jamerico Escreveu:pensando em meu gerador que irei fazer assim que voltar ao brasil, comprei um osciloscopio para conectar a usb do computador com 5 entradas, mas acho que não a tensão máxima deste osciloscópio é muito baixa e terei de fazer um atenuador para medir tensões geradas pelo alternador. vou então no mes que vem comprar outro osciloscopio que permite se utilizar 3 entradas mas aceita uma tensão máxima de 35 v com ponta de provas 1x..
se eu fosse você preferia comprar um osciloscópio digital portátil, que é mais prático. inevitavelmente vai ter que fazer medições em campo, e fica difícil levar um computador junto. e também essa limitação de tensão a ser medida é um problema, que com um oscilocópio portátil não existe, pois todos medem acima de 200v e tem pontas 1x e 10x.
jamerico Escreveu:outra questão que tenho é quanto a possibilidade de se fazer um enrolamento hexafásico em um estator de 36 canais, que já conversamos há pouco tempo atras. a questão é se seria possivel e prático utilizar para retificação deste gerador 3 pontes retificadoras ao inves do diodos originais, pois não teriamos espaço interno no alternador para se colocar mais 6 diodos e 3 pontes retificadoras possuem em conunto 12 diodos. se possivel, como seria a ligação destas bobinas nas pontes?
seria realmente vantajoso este tipo de bobinamento? eu poderia ter uma corrente, e em consequencia uma potencia gerada mais alta para uma mesma rotação do alternador?
gostaria muito de saber sua opinião.
gostaria de reconsiderar algo que disse na nossa discussão anterior sobre o bobinamento hexafásico. estive fazendo alguns testes práticos com este bobinamento e observei que existem duas informações que eu repassei incorretamente. a primeira é que a quantidade de pulsos que será produzida pelo gerador não depende do número de bobinas nem do número de fases do enrolamento, e tão somente do número de pólos do induzido do gerador. se você enrolar apenas uma bobina no estator do alternador, medindo com um osciloscópio vai ver os 12 pulsos por volta do induzido, pois a cada volta os 12 pólos do induzido passarão pelos dois pólos da bobina. usando mais bobinas por fase, apenas se aumenta a área de exposição de cada fase ao campo magnético e com isso aumenta-se a tensão, apenas isso.
a segunda informação que verifiquei na prática que não funciona como eu esperava é o uso de duas fases em oposição enroladas na mesma ranhura do estator. na prática ocorre um cancelamento parcial do campo magnético e o rendimento fica reduzido. fiz vários testes e, como essa prática não existe em geradores comerciais, estou me convencendo de que não funciona como eu esperava.
nos últimos dias estive fazendo muitos testes em bancada com vários tipos de enrolamento para o alternador automotivo, e para minha surpresa, a conlcusão foi que o melhor de todos realmente é o bobinamento trifásico. a meu ver isso acontece justamente porque o estator de 36 canais em conjunto com o induzido de 12 pólos foram fabricados para receber o bobinamento trifásico, pois 12 pólos x 3 = 36 ranhuras. qualquer outro enrolamento vai produzir rendimento inferior.
juntando-se a isso o fato de que para fazer uma retificação eficiente do bobinamento hexafásico são necessários 12 diodos, e diante da dificuldade de acrescentar esses diodos no alternador automotivo, que possui apenas 6, eu concluo que acaba não sendo boa ideia este bobinamento para o alternador automotivo. mas existem vários estudos que tratam de mostrar as vantagens do bobinamento hexafásico para turbinas eólicas, apenas concluo que se aplicam a um estator compatível. para 12 pólos teriamos que ter um estator de 72 ranhuras, o que não temos no alternador automotivo.
jamerico Escreveu:desde já agradeço
um abraço e se não nos falarmos um feliz ano novo.
jose americo
feliz ano novo para você e para todos os colegas deste fórum. e que em 2010 consigamos ainda mais sucesso em nossas realizações, e quem sabe até contribuir para desenvolver soluções que melhorem a nossa vida, e com menor impacto ambiental do que as atuais formas de produção de energia.