2010-03-08 - Seminário “Mobilidade Eléctrica: O Veículo”

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: 2010-03-08 - Seminário “Mobilidade Eléctrica: O Veículo”

Mensagem por serges »

ora o meu resumo!

então vamos ao resumo não oficial do seminário sobre a mobilidade eléctrica: o veiculo
o sr nuno fernandes, da omnidea
falou correctamente da história do ve, desde a sua concepção até as suas várias mortes, passando pelo ev1 e acabando no tesla.
falou da produção energética na eu, em que 45% é de co2 neutro, renováveis e nuclear…
comentou sobre o parque automóvel em portugal que ascende aos 5 milhões de veículos.
lançou discussão sobre o lítio usado na montagem de cada bateria, ao que desconheço as contas feitas, segundo o mesmo é usado 4 a 5kg de litio para produzir uma autonomia mínima de 100kms no ve, ao que existe lítio suficiente para as nossas necessidades?
lançou polémica sobre a nossa possível dependência sobre os países que detém a maior reserva de desse elemento alcalino e sobre a extracção em portugal, existe, mas associado a outros elementos…
comentou, e bem que no ano de 2009 foram produzidas 3000mw de energia eólica que podia ter sido usada em horas de vazio pelos mesmos ve ao que não se iria perder tal electricidade!
os comentários foram assertivos mas comentou muito pouco sobre a solução existente, scooters eléctricas e que foi confrontado pelo nosso amigo volt sobre a melhor solução, as 2 rodas!

volt questionou sobre os apoios e existência de ves em portugal, um murmurinho que se deu, existem veículos eléctricos, eu e o meus amigos temos ve e apoios zero… é a melhor solução para agora já existem!

o sr antonio joaquim, representante da nissan,
falou sobre o seu leaf e futura frota de veículos eléctricos e sua concepção, nada que não tenhamos no fórum já que estava muito completa a descrição do mesmo, pois o seu desin é mesmo direccionado para ter uma maior aerodinâmica…
preços 25.000 a 35.000€ sem baterias e com possível leasing das mesmas já com apoio do estado incluído no preço!
mais uma vez o volt aproveitou a deixa para questionar o porque do raio do carro ser vendido aos bocados e o preço exagerado! ao que o sr joaquim explicou que é uma tecnologia nova e cara que será sempre suportada pelo comprador devido aos elevados custos de pesquisa e desenvolvimento do mesmo… que raio o futi deve ser um balde de plástico com rodas…

o sr guilherme castro, mitsubishi portugal.
o sr veio vender o seu peixe, bem vendido, comentou tudo o que não sabíamos do seu miev, já existe, está a venda no japão para empresas, os estudo feitos inicialmente com os projectos-pilotos, o efeito psicológico dos pontos de carga, já que não contam com os mesmos só para enfeitar pois o cliente é que vai pensar em tal.
mostrou diversos estudos interessantes em que existia um raio de alcance de perto de 15km2 em que sem ponto de carga os 2 veículos andavam perto de 10 a 15% da área compreendida devido ao receio da autonomia faltar, com a instalação de 2 pontos de carga nessa mesma área foi feito uma cobertura de perto de 90% e o uso dos pontos de carga foram usados muito poucas vezes…
as notícias são que o veículo é para estar a venda para empresas inicialmente, o seu cliente alvo para já devido ao seu alto preço, 35.000€ sem ajuda do estado, ao que tem 8 anos de garantia das baterias e um alcance médio de 160kms, mas que diversos factores alteram essa mesma autonomia.
a surpresa foi mesmo os 15.000€ para 2014 o preço do miev e nessa altura o objectivo será o cliente particular!

volt emendou que os primeiros veículos eléctricos de série fabricados e vendidos em todo o mundo foi a vectrix… não mitsubishi nem a nissan, tem rodas a mais e tempo a mais para sair…

o sr pedro sena silva da autosil.
de longe o mais controverso, lançou polémica sobre as baterias e desmistificou muitos mitos sobre as mesmas. foi o discurso mais aliciante em toda a reunião…
para dar o gosto falou sobre uma noticia nos eua em que o post office, correios americanos, vão converter 20.000 veículos, da sua frota de 120.000 veículos, em eléctricos e perguntou o que os ctt faziam por cá, pois renovaram a frota por 900 fumarentos…

perguntas foram feitas por um senhor a representar os ctt’s que estava na audiência que se sabia os testes e estudo feitos em portugal por ve ao serviços dos ctt, pena o dito sr não saber que agora estão todos nos ferros velhos as ditas berlingos eléctricas que fala, o sr pedro arrematou com a conversa já que de longe os ctt eram os melhores clientes para tal já que tem as suas rotas feitas e cronometradas etc que parvoíce esses veículos com tanta mão de obra e trabalho disponível em portugal para se fazer e empregar… enfim…

nem questionamos com tanta vontade de dar os parabéns pela apresentação…

o sr pedro silva da mobie e efacec,
foi uma parodia completa desde o perigo de carregar um ve numa tomada vulgar, os seus pontos de carga serem adiados mais uma vez talvez para fins de 2011 talvez 2012 de ecp

foi confrontado pelo volt e eu sobre o perigo de ligar um secador de 2500w a corrente e uma mota eléctrica sugar 1500w… ainda não morremos nós somos corajosos em ter um ve e liga lo sempre que podemos a corrente eléctrica sem nenhum ponto de carga oficial…
enfim não sei o que se pretendia sobre esta apresentação se criar medo ou simplesmente ignorância do que é um ve. ccreio na minha opinião ser uma maneira de instalar na nossa casa um ponto de carga mobie e pimba paga lá o que se perde na galp…

o sr antoine feiral, michelin.
uma empresa de pneus mostrou um estudo enorme sobre a autonomia de diversos ve’s em que pode ser estendida com pneus espectaculares já que apresentaram veículos com mais de 400kms de autonomia…
será possível uma empresa fabricante de pneus fazer mais que muitos construtores não conseguem em anos de experiencia?
nada a dizer uma apresentação bem conseguida, embora em castelhano mais bem explicada que muitas em português!

o sr luis reis, inteli
mais uma empresa interessada nos pontos de carga onde vamos todos atestar em minutos e pagar quanto?

constatou se que existe empresa com muito capital investido neste projecto piloto, de muitas centenas de pontos de carga, para o dia de não sei quê, ao que uma quantia de 0.12€ o kwh parece me pouco para tanta empresa… claro o volt e eu questionamos qual o custo, diversas vezes mas sem resposta… só respondeu que almoços grátis não existem, que raio os pontos de carga que já se conseguiu pela ane são verdadeiros achados?

o sr vasco dos santos, representante escola superior de tecnologia e gestão de viseu.
apresentou e bem o volvo tão nosso conhecido, 14.000€ de investimento para 70km/h de velocidade máxima e 80km de autonomia, creio…

tive de perguntar quanto tempo demorou a fazer a homologação já que temos diversos caso no fórum, mencionei a associação, que estão em curso, alguns concluídos toze, demoraram imenso e perderam dias e semanas e meses para tal… respondeu me a ironizar… depende do factor c, atenção foi uma brincadeira, eh eh eh…

o sr luis santos, da câmara de coimbra com os seus pantufinhas!
mostrou e demonstrou imenso a sua experiencia em veículos eléctricos como o trolei e o guliver, este último com baterias de chumbo com duração de 3 anos máximo mas que estendeu para 6 anos… aquisição de novo veiculo, trólei, mais sofisticado e com um motor a diesel em que quando necessita de sair da linha eléctrica tem autonomia para regressar…
neste caso mostraram se interessados e questionaram e bem o grupo salvador caetano e o grupo barraqueiro pois estão interessados em tal mas a informação é escassa e contavam com a informação do autarca.
as questões de sempre, apoios para projectos nacionais!!! zero…

por fim o fecho por parte do secretário de estado foi mandar aquelas promessas fantásticas em converter os veículos em fim de vida, nada se falou sobre eles, em ve… a homologação rápida e eficiente!
nada a acrescentar só acho que devíamos fazer um seminário pois as pessoas tem as ideias erradas e estão nos cargos errados para informarem, perdão desinformarem as pessoas…
senti me um gajo super fundamentalista nesta dita reunião pois só me apetecia interromper por tudo e por nada…
mais desculpem se me esqueci de alguma coisa, o barrocas, tavares e volt que se cheguem assim como vept, pois todos estivemos lá e presenciamos cenas muito interessantes até do sr antonio febra que esteve lá a perguntar também sobre apoios para o seu projecto…

desculpem ser tão longo mas tem de ser!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

nada a acrescentar só acho que devíamos fazer um seminário pois as pessoas tem as ideias erradas e estão nos cargos errados para informarem, perdão desinformarem as pessoas…
quando?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

acho que a ane teria uma palavra a dizer nesses debates, mas primeiro tem que se organizar internamente (o que não é o caso, minha opinião).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

ane...quem são eles?
eles andem aí......
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

mauri Escreveu:acho que a ane teria uma palavra a dizer nesses debates, mas primeiro tem que se organizar internamente (o que não é o caso, minha opinião).
é verdade mauri mas no entanto não se pode baixar os braços... vamos trabalhar para isso!
pois a direcção está a tomar conta da coisa mas acredita ou não ainda não está tudo a 100% mas depois falamos...

quanto a ideia do seminário da ane era interessante quem sabe, com as pessoas certas e um espaço dedicado porque não!
temos de elucidar as massas não o que este seminário fez!!!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

acho a ideia excelente. temos grandes capacidades e excelentes testemunhos para o fazer. também temos alguns contactos para tornar isto "vistoso".
"bute" trabalhar nisso?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

volt Escreveu:acho a ideia excelente. temos grandes capacidades e excelentes testemunhos para o fazer. também temos alguns contactos para tornar isto "vistoso".
"bute" trabalhar nisso?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

volt Escreveu:acho a ideia excelente. temos grandes capacidades e excelentes testemunhos para o fazer. também temos alguns contactos para tornar isto "vistoso".
"bute" trabalhar nisso?
neste momento temos de concertar esforços, pois somos muito pequenos logisticamente, não podemos ter 3 projectos ao mesmo tempo...
1 evento encontro, viagem lés a lés eléctricos,
2 seminário...
3 organização da ane

temos de nos organizar primeiro
a ane organizada, como o mauri diz e bem, pode dar esses passos mas um de cada vez...
ajuda precisa se...
Mapa dos pontos de carga

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

o evento "passeio" pode motivar pessas para futuros seminários!
eu proponho passeio em primeiro por causa dos incrédulos!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »