Quadro proteção AC

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
badyto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Quadro proteção AC

Mensagem por badyto »

Ora vivam, tenho um painel e micro inversor de 295wp, estava a tratar de instalar um quadro de proteção ac com disjuntor e diferencial, agora fiquei com uma dúvida, o diferencial deve proteger no sentido do micro inversor ou ficar no sentido da instalação?
Já vi exemplos com as 2 opções agora qual a correcta?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por Quintas2 »

???
Não tens ID no quadro atual?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
badyto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por badyto »

Não, neste momento tenho mesmo o painel ligado directamente a uma ficha, dai que queria por a coisa em condições :lol:
Mas tenho duvidas quanto ao sentido de colocação quer do diferencial, quer do disjuntor, se alguém puder dar o seu testemunho agradecia.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por Quintas2 »

Mas essa ficha está ligada a uma tomada, que estará protegida por um disjuntor magnetotérmico, disjuntor este ligado a um interruptor diferencial (ID), certo? Costuma ser este o caso. Assim, se já tiveres um interruptor diferencial com sensibilidade de 30 mA, podes alimentar um disjuntor magnetotérmico dedicado ao fotovoltaico, sem necessidade de novo ID.
A menos que queiras ter um quadro só para o fotovoltaico. Aí, penso que que deves ter um disjuntor de corte no quadro principal (QP) disjuntor este que vai alimentar e permite o corte do quadro secundário. Neste quadro secundário, o ID é alimentado pelo tal disjuntor de corte do QP e alimenta o disjuntor magnetotérmico que protege o circuito fotovoltaico.

Não entendi bem a tua questão, mas o disjuntor magnetotérmico fica a jusante do ID, ou seja, entre este e o microinversor.

Os manuais dos microinversores costumam ter um esquema com essas indicações.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por Quintas2 »

Nota que, se puseres um novo ID, este não deverá ficar em cascata com os IDs que possam existir no quadro principal.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
badyto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por badyto »

Ora vamos ver se percebi.
A ligação ira ser:
Quadro Geral com diferencial de 0.300ma
Disjuntor dedicado
Deferencial no quadro parcial de 0.030ma, (sendo que irá efectuar a protecção no sentido do micro inversor)
Dijuntor de corte
e por fim microinversor .
Sera isto?

Ja vi montado ao contrario, o ID alimentado pelo micro inversor saindo para a instalação de consumo, ou seja como o inversor fosse a Rede Eletrica, dai a minha duvida e baralhação


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por Quintas2 »

O ID de 300mA (0,300A) é o que já tens no Quadro Geral (QG) a proteger a tua instalação existente?
Se sim, não mexes em nada aqui. Portanto, o Quadro parcial (QP), vai ser alimentado de forma independente.
O teu QG deve ter um interruptor de corte geral (CG). É este interruptor que alimenta o ID de 300mA.
Idealmente, este CG passará a alimentar também um segundo CG que tu vais adicionar ao QG, este com a única função de corte do novo quadro - QP, que tu vais criar.
Este QP vai ter um ID de 30mA (0,030A), que é alimentado pelo novo CG que instalaste no QG.
Este ID de 30mA alimenta um disjuntor magnetotérmico (DM) que protege o circuito fotovoltaico.

Naturalmente, todos os CG, ID e DM devem ser dimensionados para a potência fotovoltaica a instalar.

Quanto à ordem de instalação, o normal é o descrito. Vê se isto responde à tua dúvida: viewtopic.php?p=11242479#p11242479
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por Quintas2 »

Não é demais recomendar mil cuidados nestas alterações, com o quadro desligado. Atenção, que a entrada para o corte geral vai manter tensão. Se a instalação tiver um limitador de potência da E-Redes, o ideal é desligar aí.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
badyto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Re: Quadro proteção AC

Mensagem por badyto »

Muito Obrigado pela ajuda e rápida resposta...;)
Já tinha falado com 2 electricistas e cada um dava a sua sentença.... completamente distinta uma da outra.....dai as minhas duvidas.
Para alem disso respeito muito a electricidade, pois estar a mexer numa coisa que não se vê exige sempre algum cuidado.
O meu Quadro Geral ainda possui o corte de potencia da E-Redes, logo cortando ai a montante fica tudo desligado e em segurança.
Obrigado mais uma vez ;)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”