Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por jmgsousa »

Boa noite,
após algum tempo a avaliar possibilidades, e 7 anos e meio depois de instalar a Microprodução, aventurei-me no Autoconsumo.
Várias propostas pedidas, optei por uma pequena empresa da zona (Palmela/Setubal/Margem sul), que me parece de muita confiança, excelente conhecimento, e competitiva a nivel de valores. Optei pela STG StrategyGoals.

Instalei então 4 paineis monocristalinos de 390W, Jasolar com inversor Solax 1.5.
Como tinha um quadro trifásico, sem qualquer razão de ser, optei por fazer também essa alteração, o que levou a alteração do contador da EDP também.

Para monitorização optei por um Shelly 1PM na saida do inversor, além de outros Shelly instalados, nomeadamente um Shelly EM no quadro principal, um Shelly 1PM na bomba da piscina, com duas sondas de temperatura, uma monitorizar a temperador da água, outra a monitorizar a temperatura exterior. Este Shelly mais para iniciar a bomba quando a produção for suficiente para não enviar excesso para a rede.

Ainda tenho de ver como adicionar fotos, para dar mais algum detalhe.

Com isto, faço uso total do sol, com a microprodução (18 paineis de 240w=4320w, solarmax 4200s), aquecimento piscina (6 paines), autoconsumo (4 paineis de 395w=1580w solax mini 1.5), cheguei ao limite... ou talvez não :-)


Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por jmgsousa »

Sem grandes dias de sol, e começando no dia 22 de Novembro, ou seja, 6 dias, 27kWh.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por serges »

Muito bem...

Parabéns e obrigado pela partilha.

Quanto aos Shelly fazes muito bem, fiáveis eu só investi é em vários tipos de marca e daí ter o HA mas de longe os melhores...

Força e vai contando novidades
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por jmgsousa »

Obrigado. Vou relatar o progresso ao final de um mês de inverno.... Neste momento o instalador acabou de registar
na DGEG, e fez com MCP. Qual era a diferença para UPAC? Qual faz mais sentido?


nanes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 04, 2021 2:55 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por nanes »

jmgsousa Escreveu:Boa noite,
após algum tempo a avaliar possibilidades, e 7 anos e meio depois de instalar a Microprodução, aventurei-me no Autoconsumo.
Várias propostas pedidas, optei por uma pequena empresa da zona (Palmela/Setubal/Margem sul), que me parece de muita confiança, excelente conhecimento, e competitiva a nivel de valores. Optei pela STG StrategyGoals.

Instalei então 4 paineis monocristalinos de 390W, Jasolar com inversor Solax 1.5.
Como tinha um quadro trifásico, sem qualquer razão de ser, optei por fazer também essa alteração, o que levou a alteração do contador da EDP também.

Para monitorização optei por um Shelly 1PM na saida do inversor, além de outros Shelly instalados, nomeadamente um Shelly EM no quadro principal, um Shelly 1PM na bomba da piscina, com duas sondas de temperatura, uma monitorizar a temperador da água, outra a monitorizar a temperatura exterior. Este Shelly mais para iniciar a bomba quando a produção for suficiente para não enviar excesso para a rede.

Ainda tenho de ver como adicionar fotos, para dar mais algum detalhe.

Com isto, faço uso total do sol, com a microprodução (18 paineis de 240w=4320w, solarmax 4200s), aquecimento piscina (6 paines), autoconsumo (4 paineis de 395w=1580w solax mini 1.5), cheguei ao limite... ou talvez não :-)
Boa tarde.
O que usa para aquecer a piscina.

Obrigado


Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por jmgsousa »

paineis solares da Solswim. á mais de 10 anos, e sempre impecáveis...

https://www.facebook.com/Solswim


fabianosf
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça set 14, 2021 12:52 pm

Re: Projecto Autoconsumo 1,56W com Solax 1,5.

Mensagem por fabianosf »

jmgsousa Escreveu: sexta nov 27, 2020 6:04 pm Boa noite,
após algum tempo a avaliar possibilidades, e 7 anos e meio depois de instalar a Microprodução, aventurei-me no Autoconsumo.
Várias propostas pedidas, optei por uma pequena empresa da zona (Palmela/Setubal/Margem sul), que me parece de muita confiança, excelente conhecimento, e competitiva a nivel de valores. Optei pela STG StrategyGoals.

Instalei então 4 paineis monocristalinos de 390W, Jasolar com inversor Solax 1.5.
Como tinha um quadro trifásico, sem qualquer razão de ser, optei por fazer também essa alteração, o que levou a alteração do contador da EDP também.

Para monitorização optei por um Shelly 1PM na saida do inversor, além de outros Shelly instalados, nomeadamente um Shelly EM no quadro principal, um Shelly 1PM na bomba da piscina, com duas sondas de temperatura, uma monitorizar a temperador da água, outra a monitorizar a temperatura exterior. Este Shelly mais para iniciar a bomba quando a produção for suficiente para não enviar excesso para a rede.

Ainda tenho de ver como adicionar fotos, para dar mais algum detalhe.

Com isto, faço uso total do sol, com a microprodução (18 paineis de 240w=4320w, solarmax 4200s), aquecimento piscina (6 paines), autoconsumo (4 paineis de 395w=1580w solax mini 1.5), cheguei ao limite... ou talvez não :-)
Boa tarde. Muito obrigado pela partilha.
Referiu que na bomba da piscina usa um Shelly 1pm com o add-on e 2 sondas. Qual a sonda que usa e como obtém a temperatura da água da piscina?
Por outro lado faz a configuração do 1pm através do “Wheekly Schedule” para ativar a bomba?
Desde já muito obrigado. Cumprimentos, Fabiano.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”