O meu projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Resumo de produção janeiro 2020:

Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quase metade da produção foi injetada, em Janeiro. Tens que tentar usar um pouco mais, senão, no verão...
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Realmente, está aí bastante "desperdício"...estás a fazer alguma gestão? seja manual ou automatizada ed consumos durante o dia?

Eu o meu medidor owl penso que não faça uma leitura muito correcta, de qualquer forma em Janeiro 2021 e com 6 paineis (zona Ovar):
TOTAL PRODUZIDO: 134,372 KWH
TOTAL INJETADO REDE: 4,436 KWH

Como tenho o aquecimento central ligado, mais gente sempre em casa (com gestão manual de máquinas de lavar e assim), consigo injetar muito pouco :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Tento fazer a gestão para aproveitar ao máximo o que produzo (ligar máquinas, etc.)

Estou a ponderar investir num termoacumulador para aproveitar qualquer excedente de energia e no limite, aumentar o sistema. Vamos ver como vai ser o rácio produção/consumo nos dias de maior exposição.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

humm...
Com apenas 2 paineis e já a desperdiçar metade produção em Janeiro (um dos meses piores de produção)...parece-me que se não tiveres A/C ligados no verão, vais ter muitos desperdícios.

Além do termoacumulador (atualmente como produzes AQS?) podes também equacionar algum equipamento que consuma 200-400watts pois com 2 paineis também não deves produzir muito mais pico... normalmente os termoacumuladores (pelo menos o meu de 100l), liga uns 1500w durante umas 2,5h.... seja é bastante mais do que o que produzes e não é durante muito tempo.. o ideal era algo que consumisse continuamente durante o dia (com um temporizador de tomada para ligar tipo 10am e desligar 4pm), mas não muitos watts :)

Mas alguém com mais experiência e conhecimento que se chegue à frente... não tenho grandes conhecimentos eletricidade :p
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

Realmente injetar metade do que produz não é mt eficiente......
Eu recomendo um TA com gestor de excedentes, neste momento estou super satisfeito.

Agora de inverno vou "jogando" com o AC quando tenho produção superior a 700W. quando é menor tenho uns aquecedores de toalhas do Lidl de 150W.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Eu ainda consumo quase 100% do que produzo. Mas já só com o último filho por voar do ninho e a diminuição da necessidade de água quente estou a pensar num sistema simples e barato para ligar a resistência da água quente, aproveitando o netmetering quarto-horário.
Tipo um Shelly programado para ligar metade de cada quarto de hora:
On das xhoras:7minutos às xhoras:22 minutos (aproveito logo dois quartos de hora)
Off das xhoras:23minutos às xhoras:37 minutos
e assim por diante.

Isso vai aumentar imenso o tempo em que consigo aproveitar tudo, com investimento de €15. Neste momento ainda consigo ligá-lo só continuamente.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Quintas2 Escreveu: domingo fev 21, 2021 8:09 pm Eu ainda consumo quase 100% do que produzo. Mas já só com o último filho por voar do ninho e a diminuição da necessidade de água quente estou a pensar num sistema simples e barato para ligar a resistência da água quente, aproveitando o netmetering quarto-horário.
Tipo um Shelly programado para ligar metade de cada quarto de hora:
On das xhoras:7minutos às xhoras:22 minutos (aproveito logo dois quartos de hora)
Off das xhoras:23minutos às xhoras:37 minutos
e assim por diante.

Isso vai aumentar imenso o tempo em que consigo aproveitar tudo, com investimento de €15. Neste momento ainda consigo ligá-lo só continuamente.
optima ideia…
Grão a grão…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”