Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

gbento Escreveu: quarta nov 04, 2020 4:28 am Sérgio, não sei se ajuda, mas como temos "uma quantidade de painéis semelhante" deixo a minha produção de ontem foi de 3,2kWh.
Isso está mais em linha com o que seria de esperar para um dia limpo de Outubro (ligeiramente mais frio mas menos horas de sol do que no verão). Factor de capacidade de 20% ou 4.8h a potência de pico.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:
gbento Escreveu: quarta nov 04, 2020 4:28 am Sérgio, não sei se ajuda, mas como temos "uma quantidade de painéis semelhante" deixo a minha produção de ontem foi de 3,2kWh.
Isso está mais em linha com o que seria de esperar para um dia limpo de Outubro (ligeiramente mais frio mas menos horas de sol do que no verão). Factor de capacidade de 20% ou 4.8h a potência de pico.
Bem nem comento... Ou aliás comento tenho um pico de 350w mas a produção média era na ordem dos 100w produção diária não chegou a 1kw também esteve nublado mas...

Que achas do inversor, João? Quintas2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Preferia que o GBento viesse primeiro dizer quantos painéis (dois?) tem, quais (60 células 220W?) e qual a potência e energia gerada hoje para compararmos de modo mais direto. O facto de estar nublado complica um pouco a comparação mas esses valores de 100W e 350W duvido que sejam limitados só pelo inversor (tinha de ser muito mau) e acredito mais que foi um mau dia de geração. As curvas de produção medidas pelo Sonoff num dia limpo ajudavam.

Quanto ao inversor em si, não conheço a marca e não posso comentar sobre a qualidade. Reparei de facto que tem uma corrente máxima de saída de 2.25A o que limita a potência a cerca de 520W e não chega para os potenciais 660-700W que ai tens. Claro que falta ver se os painéis dão isso.
Cumprimentos,
João Ramos


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

joaocunharamos Escreveu:Preferia que o GBento viesse primeiro dizer quantos painéis (dois?) tem, quais (60 células 220W?) e qual a potência e energia gerada hoje para compararmos de modo mais direto. O facto de estar nublado complica um pouco a comparação mas esses valores de 100W e 350W duvido que sejam limitados só pelo inversor (tinha de ser muito mau) e acredito mais que foi um mau dia de geração. As curvas de produção medidas pelo Sonoff num dia limpo ajudavam.

Quanto ao inversor em si, não conheço a marca e não posso comentar sobre a qualidade. Reparei de facto que tem uma corrente máxima de saída de 2.25A o que limita a potência a cerca de 520W e não chega para os potenciais 660-700W que ai tens. Claro que falta ver se os painéis dão isso.
Dois painéis de 330. Hoje não houve sol por aqui. Tudo coberto. Estive a ver pelo meio dia o max foram cerca de 140wImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Confirma-se que esteve um dia mau, de facto.

E a energia do ultimo ano, quanto foi?
Para multiplicarmos por 220/330 para ver quanto deveria ter o Sérgio de modo mais direto.
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Foi mesmo um dia pior do que eu esperava, pelas previsões. Mas vêm aí mais dias frescos de chuva com sol de vez em quando. É ter paciência.

Uma coisa é certa, algo não está bem e não se pode descartar os painéis. Podes experimentar testar os painéis 1 a 1 nesse inversor, para ver se dá grandes discrepâncias, apesar de a tensão estar fora da gama MPP. Ou fazer combinações de 3, 2 a 2, e comparar resultados. Ou então, medir cada painel em DC. Vai dar algum trabalho.

Também já li referências do inversor ser muito sensível ao calor e só dar a potência nominal para temperatura ambiente de cerca de 20ºC, o que parece um exagero, mas quem sabe?
Ele está num local quente?
Está instalado na vertical, condição essencial para ser bem ventilado?

Será que a tensão da rede não está alta e isso leva-o a desligar com frequência. Esse é um parâmetro que por vezes dá para regular, mas não conheço o Soladin 600. Se não me falha a menória, o visitante1 teve um. Talvez ele pudesse ajudar por PM, pois não aparece por cá há algum tempo.

De qualquer forma, já o tens. É preciso ver bem antes de ir a correr comprar outro. em termos de €, mesmo a produzir menos, pode não compensar comprar um novo. Chateia é um bocadinho...
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

papacurvas Escreveu: quarta nov 04, 2020 11:19 am
joaocunharamos Escreveu: terça nov 03, 2020 5:57 pm A máquina da ROUPA precisa de água fria para exaguar e pre-lavagem por isso não pode ser alimentada a quente. Só as bi-térmicas (duas entradas) podem receber água quente e fria mas não valem a pena pelo preço. Por isso mesmo deixaram de haver no mercado português. Já falei com várias marcas.

Papacurvas, podes clarificar como as máquinas podem flipar? Alimentar com água a 30°C irá fazer uma diferença residual e não vai compensar o custo da torneira termoestática.

Os manuais de máquinas de lavar roupa que vi dizem que desde que a tubagem não indique o contrário (limite de 25°C) a entrada de água pode ir até aos 60°C. A generalidade dos programas funcionam a 50-60°C. Tinha um manual antigo que até indicava a poupança se a máquina fosse alimentada a água quente.
A maquina pode ter um sensor que ao detetar água mt quente quando deveria ser fria entrar em modo de segurança. Foi o que me disseram, não tenho provas nem sou profissional da área, assim para não abusar colocar a termostática.
Cada um sabe de si mas aqui em casa o normal é programas de 30º, 40º as vezes e mtmt raramente 60º. Dai eu ter falado nos 30º, ao fim de uns anos talvez compense.

Desculpa mas acabei por não perceber se podemos ou não(se a tubagem permitir) alimentar com água quente a maquina da roupa.
Desculpem lá, não tenho seguido tudo e não sei de onde veio esta conversa. Mas, @joaocunharamos, eu tenho uma bitérmica de lavar a roupa da Balay. As marcas do grupo Siemens/Bosch/Balay têm máquinas quase iguais, sendo a Balay um pouco mais barata, tipo €50 em €600. Honestamente, não compensa, a menos que a máquina esteja mesmo ao lado do termoacumulador. Isso já foi aqui discutido, algures.

Mesmo num programa quente, ela mete primeiro água fria, para encher o fundo, para evitar que o detergente em pó assente diretamente para o esgoto, antes de se dissolver. Depois, mete o detergente, também com água fria. Só então começa a meter água quente, e esta demora um pouco a chegar, se a fonte não estiver logo ao lado.
Resumindo, se calhar os primeiros 5 litros de água foram de água fria, num total de menos de 20 litros de água da lavagem a quente.
Em minha casa, aquece-se a água para um cântaro, antes de ligar a máquina, e enche-se a máquina manualmente com uma mangueira/torneira ligada à água quente que entra na máquina e tem um "T", para garantir que toda a água que entra para a lavagem é quente. Mas isso não pode ser feito por WiFi.

De qualquer forma: https://www.bosch-home.pt/catalogo/WAQ2 ... 724944273/
https://www.balay.pt/catalogo/3TS976BT# ... 126281557/
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Quintas2 Escreveu:Foi mesmo um dia pior do que eu esperava, pelas previsões. Mas vêm aí mais dias frescos de chuva com sol de vez em quando. É ter paciência.

Uma coisa é certa, algo não está bem e não se pode descartar os painéis. Podes experimentar testar os painéis 1 a 1 nesse inversor, para ver se dá grandes discrepâncias, apesar de a tensão estar fora da gama MPP. Ou fazer combinações de 3, 2 a 2, e comparar resultados. Ou então, medir cada painel em DC. Vai dar algum trabalho.

Também já li referências do inversor ser muito sensível ao calor e só dar a potência nominal para temperatura ambiente de cerca de 20ºC, o que parece um exagero, mas quem sabe?
Ele está num local quente?
Está instalado na vertical, condição essencial para ser bem ventilado?

Será que a tensão da rede não está alta e isso leva-o a desligar com frequência. Esse é um parâmetro que por vezes dá para regular, mas não conheço o Soladin 600. Se não me falha a menória, o visitante1 teve um. Talvez ele pudesse ajudar por PM, pois não aparece por cá há algum tempo.

De qualquer forma, já o tens. É preciso ver bem antes de ir a correr comprar outro. em termos de €, mesmo a produzir menos, pode não compensar comprar um novo. Chateia é um bocadinho...
Exactamente, ando em testes observo as novidades tenho de testar um por um mas creio que vai ser para o ano pois vai fazer um ano em novembro se não estou em erro e assim já tenho algo para comparar...

Ele está na vertical e sim tenho algum receio da harmónica ou mesmo uma tensão mais elevada mas anda na ordem dos 220 a 227v

Tenho muito tempo como está a compensar e ajuda mensalmente vamos manter só para o ano posso verificar o que fazer após os testes e obviamente estão me a ajudar imenso.

O visitante1 já me fez o favor de medir painel a painel ligando negativo e positivo e verificar com uma pinça amperímetrica e ver os resultados mas falta essa parte mas disse logo com esses soluços é mesmo do inversor mas falta os testes...

Obrigado a todos pelas opiniões pois ajuda imenso...

Para breve o Shelly e outras alterações em que saem alguns contadores lol.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: quarta nov 04, 2020 9:19 pm Desculpem lá, não tenho seguido tudo e não sei de onde veio esta conversa. Mas, @joaocunharamos, eu tenho uma bitérmica de lavar a roupa da Balay. As marcas do grupo Siemens/Bosch/Balay têm máquinas quase iguais, sendo a Balay um pouco mais barata, tipo €50 em €600. Honestamente, não compensa, a menos que a máquina esteja mesmo ao lado do termoacumulador. Isso já foi aqui discutido, algures. (...)
Sim, Quintas, foi discutido num tópico separado e foi o que repeti aqui ;). Cometi foi um desleixo e troquei máquina de loiça por roupa no último parágrafo, quando tentava distinguir as duas. Já rectifiquei isso.

A conversa originou no aproveitamento de excedentes e na probabilidade de não compensar usar baterias para potência baixa. Estava a remeter para a reserva no termoacumulador que por sua vez pode ser maximizada se se usar água quente para múltiplos fins.

De qualquer modo o cerne da questão do momento é o aproveitamento desta instalação. O serges falou de a aumentar eventualmente.
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

joaocunharamos Escreveu: quinta nov 05, 2020 11:49 am
Sim, Quintas, foi discutido num tópico separado e foi o que repeti aqui
(...)
0brigado, João.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

serges Escreveu: quarta nov 04, 2020 9:25 pm
O visitante1 já me fez o favor de medir painel a painel ligando negativo e positivo e verificar com uma pinça amperímetrica e ver os resultados mas falta essa parte mas disse logo com esses soluços é mesmo do inversor mas falta os testes...
Sendo assim, a tensão da rede não parece ser problema. Faltaria ver a frequência, que também poderia estar na origem do problema. Consegues pôr uma câmara a filmar um ou dois medidores para ver em simultâneo, nos instantes em que o inversor desliga, qual a tensão e frequência da rede?
Pelo que percebi, as medições do visitante1 ilibaram os painéis, certo?
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ainda não as medi...

E normalmente acontece quando algo se liga... Não tenho certeza e pode ser coincidência...

Vou ter de me debruçar sobre isto mas o Shelly EM já aí vem com umas pinças e vai ver o que se passa pois o sonoff só diz o que se fez de produção no dia todo e não por fases ou se desliga etc etc...

Deixa ver... Agora não posso ir a outro concelho comprar a coisa mas pelo correio já é possível.

Obrigado pela ajuda
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: quinta nov 05, 2020 6:54 pm Sendo assim, a tensão da rede não parece ser problema. Faltaria ver a frequência, que também poderia estar na origem do problema.
A frequência é a mesma em toda a Europa e controlada na Suíça para garantir que a média ao longo do tempo é 50Hz para manter relógios acertados. Duvido que seja o problema.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: quinta nov 05, 2020 8:38 pm E normalmente acontece quando algo se liga... Não tenho certeza e pode ser coincidência...
Ora bem... interessante. Isso pode ser por distorção harmónica ou emissão transitória de ruídos que activem mecanismos de segurança do inversor. O ligar e desligar de cargas induz flutuações instantâneas de tensão que podem confundir o mecanismo de prevenção de operação em ilha (segurança do inversor). Isso pode explicar os soluços muito facilmente.

Os 220-227V de tensão são indicativos de alguma distância ao posto de transformação e maior resistência da linha. Isso causa mais facilmente flutuações de tensão. Qual a tensão medida no quadro eléctrico à entrada da habitação? A resistência pode ser da cabelagem da casa.

Recomendo que ligues o inversor num circuito independente, ligado diretamente ao quadro eléctrico por condutores de 2.5mm2 e com um disjuntor só para os painéis fotovoltáicos, conforme devia. A tensão assim será mais estável. Como está neste momento? Ligado a uma tomada?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem neste momento tem tudo o que indicaste com a excepção do disjuntor essa será o próximo passo.

Tem exactamente a mesma tensão que tem a entrada no quadro.

O cabo que faz a ligação a garagem é de 4mm.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Então não deve ser da tensão.
Se conseguires perceber o que é que causa soluços quando é ligado diz.

Não está fácil diagnosticar… Talvez o mais sensato seja esperar pelo Shelly
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

joaocunharamos Escreveu: sexta nov 06, 2020 1:02 am A frequência é a mesma em toda a Europa e controlada na Suíça para garantir que a média ao longo do tempo é 50Hz para manter relógios acertados. Duvido que seja o problema.
João, a frequência será monitorizada a partir da Suiça, não controlada. A Suiça não terá essa capacidade. Creio até que a monitorização não abrange toda a Europa. A minha central de intrusão permite alterar um parâmetro para que o relógio se mantenha certo, de acordo com a frequência da rede. Posso dizer-te que jogo com esse parâmetro e não consigo que o relógio fique certo, o que atribuo a alterações da frequência, mas não tenho a certeza.

Mas, tudo isso é irrelevante. Sendo a frequência um dos parâmetros que os inversores têm em conta para se desligarem da rede quando há uma falha de energia, se ela sofrer uma variação suficiente, mesmo não havendo falha de energia da rede, o inversor desliga-se. Aliás, a Powerwall, da Tesla, quando totalmente carregada acima dos 97% eleva a frequência (claro que de forma significativa), fazendo o inversor desligar-se, e apenas repõe a frequência no valor normal quando a sua carga desce de novo abaixo dos 97%.

Os meus microinversores desligam-se por vezes e não são caso único. Um deles foi já substituído e o problema mantém-se. Há mais relatos semelhantes aqui no fórum. A explicação mais plausível que me foi dada pela Solarimpact (uma empresa muito popular nesta área) para o meu caso, não sei para os outros, foi precisamente a frequência da rede, pois não parece ser a tensão. E encontram-se mais casos desses na net, noutros países.

Mas, concordo, a tensão costuma ser o motivo principal.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Sim, eu sei Quintas. Estava a falar em termos simples para o forum em geral. Em verdade eu desenho inversores destes e estou informado ;) A frequência varia pouco mas não é constante por isso o relógio só está certo a longo prazo e não forçosamente ao segundo.

De qualquer modo o que queria dizer é que a frequência será comum para todos os utilizadores do forum e que se um inversor disparar mais que os outros deverá ser por outros motivos que não uma variação local de frequência. A frequência de uma rede elétrica interligada é sempre a mesma ressalvando, claro, algumas dinâmicas do ângulo de fase relacionadas com a alteração dos fluxos de potência (negligenciáveis e momentâneas). Claro que o inversor pode estar mal desenhado e dar falsos positivos de alertas diversos.

Sinceramente, não consigo diagnosticar este sistema sem os dados que esperamos do Shelly.
Última edição por joaocunharamos em sexta nov 06, 2020 11:02 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Para ser exacto, a Suiça impõe a referência de frequência que os controladores terciários (de despacho) depois usam como valor central para a regulação. É um controlo indirecto. Ver aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Utility_f ... #Stability

No entanto podes estar a falar disto: https://medium.com/@bramus/grid-time-or ... c2dd028bfa

Os restantes desculpem estar a divagar.
Última edição por joaocunharamos em sexta nov 06, 2020 11:10 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

O problema com alguns inversores não é a frequência mas a medição da frequência e de outras qualidades da rede. As regras impõe que o inversor desligue quando há uma perturbação grande na rede, sugestiva de ter ido abaixo (islanding detection and prevention). Isto serve para prevenir que alguém seja apanhado desprevenido com electricidade solar nos fios quando desligou o quadro elétrico para fazer uma reparação elétrica. Alguns inversores podem ser precoces e demasiado sensíveis...
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”